Teoria da Literatura

Teoria da Literatura Terry Eagleton

Resenhas - Teoria da Literatura

gablues 16/04/2024

Ótimo no que se propõe, a escrita do Eagleton é bem didática, pode ser um pouco repetitiva às vezes, mas é tolerável. O Eagleton é abertamente parcial aqui, então é aquilo; tomar cuidado para não levar tudo que ele diz como uma verdade absoluta. Em alguns momentos, ele usa algumas simplificações para descrever certos conceitos, o que, pelo contexto, é até aceitável. Vai do leitor ir atrás das referências bibliográficas que forem de seu interesse para realmente se aprofundar.

jackpveras 19/10/2023

Teoria Literária chata para C$@#!&/@.
Livro chato que fala sobre o mesmo assunto 500.000 vezes e que insiste em dificultar os conceitos mais simples do mundo: estruturalismo e pós-estruturalismo linguístico e literário.
A parte voltada à psicanálise na literatura é a única que salva, mas ainda assim o autor toupeira prolonga o seu discurso desagradável por mais 500.000 páginas e teima em complicar as poucas coisas bacanas da obra.

Priscila.Colucci 29/08/2023

A introdução é uma introdução.
A introdução é maravilhosa, mas o livro é sobre métodos de críticas literárias. Traz métodos importantes, mas se você não tem graduação ou está se graduando em Letras (ou algo do gênero), terá dificuldades para acompanhar as teorias da literatura e suas críticas.

androsrenatus 01/06/2023

Um bom panorama para quem busca obra de referência
Uma visão panorâmica sobre as principais teorias literárias do século XX: fenomenologia, hermenêutica, formalismo, estruturalismo, semiótica, psicanálise, pós-estruturalismo, teoria da recepção, com bastante atenção para autores anglo-americanos. A proposta do livro é ser acessível, mas não deixa de, em alguns momentos, ser bastante acadêmico, o que pode assustar leitores mais jovens. Mesmo assim, é recomendável a calouros de Letras e a candidatos que se preparam para entrar na pós-graduação (mestrado acadêmico). Detalhe importante: a perspectiva do autor é sempre bastante crítica, orientada por um viés marxista. Ele também nutre simpatia especial pelas teorias psicanalíticas (Freud, Lacan).

Diego 14/02/2023

Um ensaio aprofundado sobre o fazer da crítica literária (apesar da roupagem "introdutória")
O livro se apresenta como uma introdução à crítica literária mas é, logicamente, bem mais que isso. Eagleton, autor estudado em inúmeros cursos de Letras nas universidades brasileiras, faz aqui um ensaio fundamentado sobre o fazer da crítica. É um texto que na verdade explora as principais correntes da crítica literária fazendo um debate de nível acadêmico -- considere isso um aviso caso você tenha chegado na obra buscando um "manual", um "teoria literária for dummies", ou algo assim.

Recomendo para ESTUDANTES de letras, para quem queira entrar de cabeça no estudo acadêmico (técnico) da literatura. Acho que curiosos de um modo geral sairão de fininho depois das primeiras páginas.

O autor começa com a pergunta inevitável: o que é literatura? E ao não chegar numa conclusão certeira (deixando-nos com dúvidas em vez de certezas), ele já dá sinais de que o livro é mais uma chamada ao debate do que uma "apostila". Logo em seguida ele entra na questão do ensino da língua inglesa e na questão da literatura como disciplina classista. Depois Eagleton expande sua análise para as principais correntes teóricas no campo da teoria literária (passando por fenomenologia, hermenêutica, semiótica, psicanálise e crítica política).

Considerei mais relevante na obra inteira o debate sobre a linguística de Fernand de Sausurre (que desagou no estruturalismo e sua "superação" posterior, o pós-estruturalismo). Gostei bastante da exposição sobre teoria literária sob o viés psicanalítico (e vou cavocar sobre isso).

Luciano 24/05/2022

A introdução é, sem dúvida, a melhor parte deste livro. Contudo, o teor da obra não é tão introdutório quanto alguém possa achar. Penso que teria sido difícil acompanhar esta leitura se eu fosse um aluno do primeiro ano do curso de Letras, por exemplo. De qualquer forma, vale muitíssimo a leitura.
Diego 14/02/2023minha estante
Luciano, tive o mesmíssimo insight. O livro se vende como introdutório mas, na real mesmo, NÃO É.

Lucas Pinheiro 07/03/2022

leitura acadêmica, recomendação do meu professor favorito em uma disciplina de Literatura ano passado. Eagleton é sempre fera.
quase um mês de leitura+anotações, mas valeu a pena.

Monique 07/10/2021

A escrita desse autor é bem confusa. Ele dá muitas voltas nas explicações e acaba comprometendo o que era de fato o tema, mas o conteúdo é bem interessante e bem trabalhando, trazendo muitas opiniões diferentes.

Biblioteca Álvaro Guerra 23/10/2019

Coleção de Biblioteca Universal
o conjunto de titulos dsta coleção caracteriza-se pela iniversalidade. abrange várias Áreas do conhecimento, agrupando obras que desenvolvem de fporma clara e sistematizada.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8533615787

Paulo Silas 01/03/2017

Terry Eagleton traceja a história daquilo que se entende(u) por literatura. Para tanto, expõe as diversas escolas acadêmicas que abordam a literatura como objeto de estudo. Afinal, o que é literatura?
A resposta, como esperado, não é tão simples. Tanto é que o autor não arrisca em conceituar algo que satisfaça o questionamento. A literatura, sua definição, o que se entende por ela, sempre depende de uma época, de um contexto, de uma situação. Daí que há no livro algumas tentativas de definições dadas não pelo autor, mas pelas mencionadas escolas, as quais acabam por estruturar a ideia de literatura de acordo com uma abordagem específica proposta.

Dentre as tentativas de definição da literatura, Terry Eagleton exemplifica que seria possível "defini-la como a escrita "imaginativa", no sentido de ficção", mas que ao se refletir sobre a resposta, pensando em muito daquilo que é considerado literatura, tem-se que tal definição não confere. Outra possibilidade de conceituação seria pelo emprego da linguagem de uma maneira peculiar, no sentido de que "a literatura transforma e intensifica a linguagem comum, afastando-se sistematicamente da fala cotidiana", mas isso também não seria suficiente para preencher com louvor uma conceituação definitiva.
Assim, não se pode dizer que a literatura seja isso ou aquilo, já que, conforme aduz o autor, "não existe uma "essência" da literatura", pois "qualquer fragmento de escrita pode ser lido "não-pragmaticamente", se é isso o que significa ler um texto como literatura, assim como qualquer escrito pode ser lido "poeticamente".".
Necessário se faz também mencionar um ponto importante levantado pelo autor acerca da questão:

"Alguns textos nascem literários, outros atingem a condição de literários, e a outros tal condição é imposta. Sob esse aspecto, a produção do texto é muito mais importante do que o seu nascimento. O que importa pode não ser a origem do texto, mas o modo pelo qual as pessoas o consideram. Se elas decidirem que se trata de literatura, então, ao que parece, o texto será literatura, a despeito do que o seu autor tenha pensado"

Toda a problematização de uma postura relativa acerca da literatura é muito bem explanada pelo autor, assim como também é exposta a problemática em se adotar uma postura estritamente objetiva da questão. É uma das razões pelas quais o autor não fornece um conceito próprio da literatura. Antes, trabalha expondo e problematizando várias conceituações existentes.

A fim de abordar a proposta da obra, o autor divide o livro em capítulos de acordo com a corrente/escola/forma de abordagem pela qual a literatura pode ser analisada e debatida. Após demonstrar a dificuldade de se conceituar a literatura (na introdução), tem-se os capítulos "A ascensão do inglês", "fenomenologia, hermenêutica, teoria da recepção", "estruturalismo e semiótica", "o pós-estruturalismo" e "a psicanálise", encerrando ainda pela conclusão com uma "crítica política", onde o autor conclui que a teoria literária analisada na obra é política, isso porque o que Terry Eaglenton acaba demonstrando é que "a história da moderna teoria literária é parte da história política e ideológica de nossa época".
Para o autor, uma teoria literária "pura" seria meramente um mito acadêmico. A teoria literária deveria "refletir a natureza da literatura e da crítica literária", o que acarretaria em dizer que "a crítica literária é uma "não-disciplina"", já que "se a teoria literária é uma reflexão crítica sobre a crítica, segue-se, então, que também ela é uma não disciplina".

É um livro robusto e crítico, que faz um apanhado profundo e legítimo acerca da teoria literária. Responder o que seria ou não a literatura é uma atitude ousada e, por vezes, pouco refletida como deveria ser. Interessantíssimo, valendo muito a pena ser lido.
E fica aqui a alegoria com a qual o autor encerra o livro na conclusão:

"Nós sabemos que o leão é mais forte que o domador, que também sabe disso. O problema é que o leão não sabe. Não é de todo impossível que a morte da literatura ajude o leão a acordar."
Ligia.Soares 02/03/2017minha estante
MARAVILHOSO ESTUDO, COMO BEM DIZ ESTUDO DA TEORIA LITERÁRIA. ESSA ARTE COMEÇOU COMO SINAIS CUNEIFORMES OU NÃO, NAS CAVERNAS, PAREDES DE MONTANHAS, ÁRVORES, VIMOS ESSES SINAIS NO EGITO E TAMBÉM ENTRE OS POVOS NATIVOS DO CONTINENTE AMERICANO. VEM LOGO O PENSAMENTO A ARTE DE ESCREVER PARA EMBELEZAR A LETRA, A ARTE DA LETRA. DEPOIS DISSO TUDO É UMA MARAVILHOSA EVOLUÇÃO, ATRAVÉS DE ESCRITORES, ARTISTAS, FILÓLOGO. E OUTROS... QUE SE DEBRUÇAM PARA ESTENDER O ESTUDO PARA TODOS OS QUE SE INTERESSAM, PORQUE VEM EM AUXÍLIO DAS DEMAIS CIÊNCIAS.

Tiago 27/12/2016

O que é Literatura?
Terry Eagleton, neste livro publicado pela primeira vez em 1982, dá uma luz a todos aquele que, como eu, não tem uma formação acadêmica em cursos que tenham a pretenção de passar teoria literária como uma matéria, e também, claro, àqueles que estão em formação nos cursos de Letras. Aliás, este livro vai além do público que se interessa por Literatura em si: o autor revela surpresa ao reparar, nesta edição seguinte, de onde veio meu exemplar, o interessa por parte de pessoas das mais variadas áreas humanas por seu livro.

Em "Teoria da Literatura: Uma Introdução", Terry Eagleton não apenas repassa as teorias surgidas desde a história da própria Literatura contendo uma Teoria, uma forma de estudo sistematizado de sua compreensão, mas também contextualiza a origem das teorias surgidas a partir do momento histórico pelo qual os espaços onde as teorias surgiram passavam. Críticas não são dispensadas às Teorias: para um iniciante nos estudos, é uma Bíblia, na qual não nos mostra as certeza dos estudos de literatura, do entendimento das Obras e sobretudo da Linguagem, mas ao contrário, nos faz criar mais questionamentos: só assim, talvez, poderemos, ao abrir o próximo livro de nossas estantes, esperar coisas novas da Literatura, seja ela o que for: um sistema de produção artística, um conjunto de reação artística ao contexto do mundo refletido no autor, etc.

Janara 25/01/2010

Como estudante de Letras, aproveitei esse livro ao máximo. É informação tanto teórica quanto política. Faz uma relação enorme sobre a tentativa de se construir uma Teoria da Literatura e as concepções políticas de cada época. Gostei e recomendo.

P.S.: Deve ser complementado com leituras mais profundas e com outras visões, para não virarmos discípulos cegos de Eagleton sem escutar outras idéias.
Marina Hion 10/07/2013minha estante
Tenho que me segurar para não ser uma discípula cega do Eagleton! haha
Acho que ele escreve tão bem, de uma maneira tão acessível e interessante! Acho extremamente coerente todas as suas análises.
Mas você está totalmente correta. Não se deve deixar levar pelas ideia de um só crítico, e sim forjar seu próprio pensamento em cima de tudo que se lê, né. haha

victoriatrovao 04/06/2023minha estante
também sou estudante de letras e comecei ele recentemente... pelas poucas páginas que li, me pegou completamente.

Quais outros livros você sugere para não ficarmos preso cegamente por Eagleton?