Garota, Traduzida

Garota, Traduzida Jean Kwok

Resenhas - Garota, Traduzida

Isabelle.Veneza 29/01/2023

Kimberly e sua força de coragem para vencer na vida
Kimberly se mudou de Hong Kong para NY muito nova, com a mãe depois de a morte de seu pai. Tendo que lidar com a dificuldade de uma nova língua e cultura, com a "ajuda" de sua tia, ela e a sua mãe começaram a trabalhar na fábrica de roupas.
Momentos onde Kimberly e a sua mãe viveram de extrema pobreza, em um apartamento onde conviviam com bixos e sobrevivendo com o frio de NY em seu apartamento sem calefação. Para Kimberly só havia uma única saída que era pelos estudos, ela precisava tirar ela e sua mãe daquele apartamento.
No mesmo lugar onde Kimberly passava suas tardes depois da escola, conheceu o seu grande amor que viveu momentos bons e ruins.
Um livro de romance e superação, aonde Kimberly teve que tomar atitudes para o seu futuro.

CSK 12/10/2022

Fui surpreendida. Estava procurando um livro de leitura rápida e despretensiosa e encontrei.
História nada romatizada de mãe e filha imigrantes nos EUA e com final surpreendente.

alinetiemi 07/08/2022

Muito bom! Acompanhar um relato triste de como imigrantes que chegam de maneira ilegal sofrem. As condições de moradia e trabalho desumanas, apenas raiva.
A protagonista é cativante, desde criança até se tornar mulher, podemos ver como ela enfrentou tudo, com coragem, inteligência e empatia pelo próximo.
Final incrível, por mais que teve que abrir mão de algumas coisas Kimberly conquistou muita coisa.

Ratinha da Biblioteca 27/06/2022

Nem tudo que parece bom, realmente é!
Temos aqui uma história de imigração, mãe e filha vão tentar uma vida melhor nos EUA, ajudados pela irmã mais velha da mãe, porém a vida não é fácil e aquela que deveria lhes ajudar realmente, é quem mais dificulta as coisas.
Essa história é baseada na vida da autora e eu achei incrível todos os lados que ela trás e a força que nossa protagonista encontra para dar uma vida confortável para a mãe, os sacrifícios que ela faz. Além de nos mostrar melhor sobre a cultura japonesa e as lutas que são travadas ao se mudar para um país estrangeiro.

Alana 11/10/2021

Profundo e inspirador
KIM REALMENTE LUTA COMO UMA GAROTA!
A história não é romantizada em nenhum momento assim, é até mesmo assustador ler sobre as experiências de Kim e sua mãe, que vão viver nos EUA em busca de uma vida com mais dignidade. Porém, chegando na ?América?, suas vidas tornam-se ainda piores, pelo menos por um grande período de anos.
Sobre o final, NOSSA!!
Inesperado e profundo. Ao mesmo tempo que entendi perfeitamente a escolha de Kim, fiquei tão angustiada e triste com sua decisão.
Não espere que a história termine como um conto de fadas. Isso inclusive, não acontece em nenhum momento porque, a excelente escritora, não busca descrever uma história de contos de fadas e sim, uma história real(não necessariamente feliz).

Aleszsandra 01/10/2021

Excelente
Aqui podemos ver as dificuldades de muitos imigrantes e também todas as fases de Kim, e também os amores. E podemos perceber que por mais que duas pessoas se amém talvez elas não sejam destinadas a ficar juntas

sofia 09/09/2021

livro bacana, tem uma história massa, achei o início da história meio chatinho mas dps se desenrola legal, o tempo passa mt rápido eu acho kkkkkk gosto de ver o amadurecimento dela e as dificuldades q ela passa e tenta superar, gostei do final acho q era oq eu esperava no fundo. um bom livro p passar o tempo.

Karla Samira @pacoteliterario 04/06/2019

Grata surpresa
Esse livro, para mim, se transformou em uma grata surpresa. Ele já estava em minha lista há algum tempo, tive a oportunidade de comprá-lo há mais de um ano, mas só agora resolvi realizar a leitura.

O livro vai nos contar a história de Kim, uma garota que se muda da China para Nova York com sua mãe em busca de melhores condições de vida e de trabalho. É importante lembrar as condições precárias e, até mesmo, escravas, que são comuns no dia a dia do trabalho na China.

Por ser chamado "país livre", os Estados Unidos dão a esperança de uma oportunidade de se viver e trabalhar melhor. Mas, ao chegarem àquele país, Kim e sua mãe continuam a enfrentar imensas dificuldades.

Trabalham em uma fábrica de roupas e recebem valores irrisórios a cada peça produzida. Residem em um prédio abandonado em uma região muito pobre e têm que fornecer um endereço falso na escola de Kim, pois o prédio já estava abandonado e sequer era permitido morar ali.

Sem calefação e cheio de pragas urbanas, o apartamento onde as colocaram para morar era um verdadeiro inferno, mas era o único pelo qual podiam pagar.

Mas Kim é o que podemos chamar de gênio! Consegue boas notas e se destaca logo. Ela alimenta a esperança de que um dia vai conseguir vencer na vida e tirar a si mesma e à sua mãe dessas condições de vida absolutamente precárias.

Ela encontra em sua vida pessoas boas, que vão lhe direcionar, lhe ajudar e, ao perceber sua inteligência acima do normal, lhe oferecer oportunidades de se desenvolver.

A vida de Kim não é fácil: enfrenta frio, fome, precariedades incontáveis, além de bullying e decepções com a família e os amigos.

Se a vida já era dura desde quando Kim era criança, enquanto atinge a adolescência e sonha com a faculdade, o destino ele apronta mais uma! Na única vez em que permite se apaixonar, Kim se encontra em uma situação dificílima e terá que fazer duras escolhas que poderão lhe custar muito caro!

O final do livro ainda nos reserva algumas surpresas. Pode não ser o desejado por alguns leitores, mas, a meu ver, foi extremamente coerente com as escolhas anteriores de Kim.

A autora consegue, após um desenvolvimento maravilhoso da história, nos presentear com um final muito emocionante, em que descobrimos que a renúncia de quem no passado foi muito maior do que se imaginava.

A escrita, em primeira pessoa, é fluida e rica em detalhes. É o romance de estreia da autora e me levou às lágrimas em vários momentos, especialmente nas últimas páginas.

É um drama muito sensível como eu não lia há bastante tempo e, por isso, foi para a minha lista de favoritos.

Recomendo a quem curte boas histórias e bons dramas, com lições de vida que ultrapassam as páginas dos livros.

Resenha completa no blog.

site: http://www.pacoteliterario.com.br/2019/05/desafio-maio-12-livros-12-paises-12.html

Kymhy 20/03/2018

Garota, Traduzida - Jean Kwok
Procurando o sonho americano, Kimberly imigra para os EUA com sua mãe, acreditando que agora suas vidas irão mudar. Porém o que sentirão na pele é que esta sociedade, as vezes, não é nada boa com imigrantes.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-garota-traduzida-jeane-kwok/

Benita Alves 19/09/2016

A autora Jean Kwok nos proporciona através da protagonista Kimberly Chang, um realidade que soubemos bem pouco: a dos emigrantes chineses em Nova York. Suas lutas, suas conquistas, seus medos narrados através do olhar sincero de uma menina de 8 anos. Toda a história irá te surpreender pois não é Yong Adult; mas é baseado nos relatos vividos pela própria autora. Então, saia do comodismo e leia!
Recomendado a todos que apreciam uma história cativante, comovente e de uma riqueza ímpar.

Beatriz B. 24/06/2015

Se você é nerd, sonha com intercâmbios e adora culturas diferentes, prepare-se para ser Traduzido.
Lá estava eu em uma vibe de intercâmbios e culturas diferentes, até que a sinopse desse livro me cativou de tal maneira, que antes que eu percebesse, já estava a espera dos Correios passar e me entregar este bebê. (Afinal, bebês vêm no Sedex, e não da cegonha).

Esse livro entrou para minha lista de favoritos da vida, e eu COM TODA A CERTEZA voltarei a relê-lo quando JO tiver indo morar na Ilha da Esmeralda ~~tossing the hair. Certo, sonhos a parte, vou apresentar-lhes Kimberly, uma chinesa que deu um novo significado à expressão "lutar com unhas e dentes".

Kimberly morava na China, tinha 11 anos, era a melhor aluna da sua escola e vivia muito bem com sua mãe, apesar da saudade que sentia do pai falecido. (Eu iria escrever "morrido", mas esta palavra me define melhor). Mas então, sua mãe um dia lhe diz que fez um acordo com uma tia que vivia na terra do tio Sam e agora estão oficialmente se mudando para New York. Kim não sabe ao certo como comemorar. Fogos de artifício ou lágrimas? Mas isso apenas seu novo lar poderá lhe dizer.

E eis sua resposta: Pessoas falando uma língua que ela não conhece; Um apartamento pequeno, sujo e cercado por baratas; uma escola onde todos são detestáveis; e só para acompanhar, mesmo sendo criança, Kim devia trabalhar em uma fábrica de tecidos para ajudar a sua mãe a pagar a dívida com a irmã. E digamos que essa tia não é lá a dos sonhos de alguém. Suas notas 10 agora se transformam em um mar vermelho, simplesmente por ela NÃO conseguir ler as provas. Sua mãe trabalha mais de 12 horas por dia. As noites são frias demais para as poucas cobertas aguentarem e a comida nem sempre sacia a fome.

Porém, apesar da lista de infelicidades que os E.U.A trouxe para Kim ser imensa, uma alegria foi conhecer Matt, um garoto também chinês e que trabalha na fábrica junto a ela. (E aqui é a parte que vocês acham que preveem o que vai acontecer)

Ao longo de toda narrativa, nós acompanhamos o desenvolvimento de Kim, tanto acadêmicamente quanto como pessoa. Sua luta para aprender inglês (identificações livre). O constante bullying vindo inclusive de professores. E o que mais foi impactante para mim: seu amor pela sua mãe e pelos estudos e como isso a fez dedicar todas as horas livres para esforçar-se ao máximo e conseguir uma melhor qualidade de vida para sua família-de-uma-só. Histórias assim são umas das que mais mexem comigo, pois é a batalha diária de uma pessoa que dia após dia procura, através do conhecimento, um futuro melhor .

Um ponto interessante sobre os bastidores do livro é que a autora também é chinesa e foi para os E.U.A ainda criança, ou seja, o livro é um pouco auto biográfico! Fato facilmente sentido devido ao detalhismo nas ambientações e situações descritas. É como ler algo que apenas quem viveu saberia como descrever em palavras.
Particularmente, um detalhe que mais gostei no livro foi os choques entre as culturas chinesa e a americana. Eu sou bem maníaca quando o assunto é culturas diferentes, suas peculiaridades e contrastes, e para mim foi um prato cheio e com direito de repetir!

site: http://soleitoressabem.blogspot.com/2015/06/livros-entre-linhas-garota-traduzida.html
Luana 26/06/2015minha estante
Adorei sua resenha. Fiquei morrendo de vontade de ler! =)

Beatriz B. 28/06/2015minha estante

Karoline Pauli 04/11/2013

o começo é bom, mas quando vai chegando pro final, a história fica meio chata e cansativa. Tem alguns pontos que ficaram meio sem sentido.

Lana 09/10/2013

Sério mesmo? Nossa que livro chato e clichê. Ou talvez simplesmente não faz meu tipo, consegui ler até o final mas foi ridículo. Livro sem emoções, não senti nada do começo ao fim, nem vontade de continuar lendo, só terminei porque gastei dinheiro nele.