O Grupo

O Grupo Mary McCarthy

Resenhas - O Grupo

Lorenzo9 28/02/2024

Um livro ainda atual
O grupo foi publicado em 1963 e toda sua ação se passa no período da grande depressão de 1933,o livro conta a trajetória de um grupo de jovens moças formadas no Vassar(nesse período umas das universidade mais prestigiadas ),no decorrer do livros elas são confrontadas com suas próprias vidas,sendo apresentadas ão sexo,maternidade,casamento etc...o livro se inicia em um casamento e se finaliza em um funeral,o livro apresenta em toda sua narrativa,muita ironia,a cena em que dottie é deflorada merece destaque o realismo na forma como o a ato é,o livro tem muitas discussões sobre amamentação,maternidade,psicanálise,masturbação,lesbianismo,trotsky,O livro não segue um ordem cronológica de acontecimentos são todos aleatórios,muda muito frequentemente as protagonistas,o que faz com que muitas pessoas não gostem desse livro,Mary mccarthy é hoje uma escritora esquecida mais foi uma grande intelectual de sua época,escrevia contos,memórias,ensaios,crônicas teatrais muitas não publicados no Brasil,grande clássico moderno dos anos 60.

Maína 20/05/2020

O livro se baseia na vida de oito moças da alta classe média americana após a graduação, mostrando seus sentimentos, ilusões, frustrações, iniciação sexual, casamento, maternidade, traições, depressão e morte.
Um livro com muitas lacunas, um tanto quanto cansativo, salvo por algumas páginas e sentimentos realmente bons.
Aborda temas interessantes mas a autora peca no seu excesso, tornando cansativo os relatos. Achei um final um tanto quanto vago. Uma leitura fácil porém fraca.

Yussif 16/05/2012

O mais célebre romance de Mary McCarthy relata a vida de oito jovens licenciadas nos anos 30 em Vassar, uma das mais elitistas e conceituadas universidades femininas americanas.
Oito jovens de diferentes níveis sociais e personalidades muito diversas - conhecidas como O Grupo - encontram-se uma semana depois de terem terminado o curso para assistir ao casamento de Kay. A cerimônia é o ponto de partida para as suas vidas de adultas nas suas alegrias e tristezas - no trabalho, no amor, no sexo, ou num quotidiano mais ou menos convencional.
Ao longo dos anos seguem percursos distintos, mas todas têm como objectivo comum serem diferentes dos pais.
A Introdução é de Candace Bushnell, autora de O Sexo e a Cidade e aborda exatamente a influência que o livro teve na sua obra.

Carina 04/05/2015

O livro fala de garotas diferentes que participam de uma mesma irmandade ou grupo.
E assim compartilham momentos importantes em suas vidas. O livro mostra suas trajetórias
e suas formas de agir e pensar.

Bruna 15/09/2018

Uma espécie de Gossip Girl... Sem a garota do blog...
Enfadonho! Nem sei o que me deu pra comprar esse livro, enfim, o terminei! E digo que o fiz com muita sofreguidão!

Temos um grupinho de jovens formadas em Vassar e seguindo suas vidas agora separadas...
Tendo que lhe dar com casamentos, trabalhos, filhos e umas tretinhas com outras mulheres.

Mas a única coisa que me prendeu a continuar foi que vez e outra aparecia um evento picante ou interessante, como com a Kay, Pokey, Libby... Dottie também, mas, infelizmente, vinha cheio de lacunas! Lacunas! Como as odeio!
As últimas páginas ficou com mistério no ar! Um disse me disse! E eu preferia a versão da própria personagem à esse suspense! Juro!

3 estrelas... E esse vai sair logo logo da minha estante!