Quem tem medo de Ana Jansen?

Quem tem medo de Ana Jansen? Wilson Marques

Resenhas - Quem tem medo de Ana Jansen?

MARTA CARVALHO 16/08/2023

A obra é dirigida ao público infanto-juvenil e descreve a uma conversa familiar entre uma avó e um neto acerca da lenda sobre Ana Jansen, uma personagem rodeada de mistério.
Ana Joaquina Jansen Pereira viveu em São Luís no século XIX e se destacou na história como uma mulher à frente do seu tempo, pois naquele tempo casou-se duas vezes, tornou-se rica e poderosa, se envolvendo com comércio e política. Sua fama de crueldade com os escravos e vingança com seus adversários renderam a ela muitas histórias que viraram lendas após a sua morte.
Reza a lenda que nas noites, de quinta para sexta, "Donana", como também era conhecida, atravessa as ruas centrais da cidade em sua carruagem puxada por dois cavalos sem cabeça e guiada por um escravo também decapitado e arrastando correntes por onde passa.
Independente da veracidade das histórias criadas, a personagem é um patrimônio lendário de São Luís e é sempre bom conhecer as lendas que permeiam e formam a nossa cultura.