O Garimpeiro

O Garimpeiro Bernardo Guimarães

Resenhas - O Garimpeiro

R.H N'fer 29/09/2023

CLICHÊZÃO
Tenho o Bernardo Guimarães como um grande expoente do Romantismo brasileiro, mas este livro é um clichê daqueles que momento ou outro dá vontade de parar de ler. Uma história de amor entre classes sociais diferentes e suas barreiras até a cristalização, essas barreiras se resumem à riqueza patrimonial enquanto que as reflexões esquálidas sobre a grandeza da alma ficaram vazias de sentido. De positivo, há as reflexões típicas dos românticos quanto ao social do país: o povo pobre do interior, os escravos e a covardia das classes mais abastadas numa melhora real da nação. Essas questões estão presentes nesta obra e em toda a bibliografia do autor. Outro ponto ''nonsense'' é a reviravolta final.

Recomendo este livro para as senhoras noveleiras e para os adolescentes fanfiqueiros.

Clio0 07/01/2023

O Garimpeiro pega um dos clichês mais adorados pelos leitores brasileiros: o amor entre classes sociais diferentes.

Elias é um homem pobre que se apaixona por Lúcia - a filha de um "major" - que lhe corresponde o sentimento. Mas, incapaz de sustentá-la, o rapaz resolve tentar a sorte num dos garimpos de Minas Gerais.

A descrição da cultura interioriana e dos garimpos é boa, ainda que concisa. O mais interessante da trama são os artífices que o autor usa para prender o leitor a obra: amor impossível, aventura numa mina, estelionato, prisões, etc.

Um bom romance para quem gosta da temática.

Betânia 04/11/2022

O garimpeiro
Um romance muito lindo! Me surpreendeu, o enredo prende a atenção, é uma história bem elaborada e emocionante. Curto, agradável e de fácil leitura. Muito bom!

LetFelden 02/07/2022

Eu não estava botando muita fé nesse livro, mas até que me surpreendeu bastante, é muito bom!!! ??

Moises Celestino 11/08/2020

Revisão do Livro...
Gosto muito deste livro, elaborado por Bernardo Guimarães, a estória é cativante e singular. "O Garimpeiro", ao lado de "O Seminarista", considero ambos, os melhores trabalhos literários do autor.

Gustavo.leão.3D2Y 04/07/2020

Duvidoso
O garimpeiro é um livro realmente bom pra passar o tempo. Ele tem poucas páginas e uma história "legal".
Na minha humilde opinião "o garimpeiro" tem muitas palavras difíceis que dificultam na leitura. Mas não é por isso que o livro é "ruim", a gente até dá uma passada de pano, tanto porque é a época em que eles estão vivendo, tanto porque no final de cada página tem meio que um "conceito" das palavras mais complexas ou das abreviações.
O livro é sim bom, mas tem algumas partes que ficam meio "chatas" onde você meio que empurra com a barriga. Outro fator é que EU não me apaguei aos personagens, eu falava "pobre Elias" ou "poxa, que pena", mas de formas sarcástica, os personagens não se tornaram realmente marcantes pra mim, o que consequentemente me desanimou.
Mas, tem algumas viradas de mesas que salvam o livro e são bem legais, algumas até te enganam.
Ler "o garimpeiro: foi bem legal mas não está nos meus favoritos e nem nos melhores que eu já lí esse ano.

Renata Molina 21/03/2017

Livro típico do romantismo, mas que me surpreendeu. Vale à pena.
Samara 27/03/2017minha estante
Renata você gosta dos clássicos, acabei de ler Til do José de Alencar

Renata Molina 25/04/2017minha estante
Sim, gosto dos clássicos, mas tem uns que são difíceis...

Fco Simões 14/06/2017minha estante
Bom dia Renata! Tenho essa versão na biblioteca onde trabalho, inclusive estamos disponibilizando para troca, aos interessados. Tem outros títulos também que em breve estarei colocando a disposição dos amigos.

Lily 25/03/2016

Então, o que impede o amor hoje?
A questão história representa um papel primordial nas nossas relações. Tem dúvidas? Veja a sua realidade então. Certo, o dinheiro desde antes da mineração até hoje tem sido o centro dessa confusão, mas junto a isso atualmente vemos a questão intelectual(qualidade ignorada de Elias) quase protagonizando. O conhecimento cego separando pessoas. Mais barreiras vão chegando com o passar do tempo para o alcance do amor; vivemos numa época de competição e egoísmo, e estas barreiras, todas dentro de nós, formam a maior droga entorpecedora já vista. Não sentimos, e é pior que ser impedido de viver o amor cheio de clichês e provações de Elias e Lúcia.

chaany 26/05/2013

Sem dúvida O Garimpeiro foi o livro que mais me surpreendeu. Comecei a ler com as expectativas mais baixas que eu poderia ter, pois a única coisa que eu sabia da obra antes de lê-la era que havia grandes descrições sobre os garimpos de Minas Gerais e eu não costumo gostar nenhum pouco de livros que se perdem em páginas de narrativas sobre paisagens e demoram para contar a história propriamente dita.

Felizmente, O Garimpeiro não era nada daquilo que eu esperava e narra a história de um casal de amantes que não podem ficar juntos devido à falta de dinheiro do rapaz. Com o coração despedaçado, o jovem Elias promete a sua amada Lúcia que sairia para tentar a vida nos garimpos e dentro de 1 ano retornaria com dinheiro suficiente para poderem se casar. Enquanto esperava, o pai de Lúcia confessa à filha que a família está na falência e implora que a menina se case então com o rico Leonel para salvar o futuro de todos das garras da pobreza.

Em torno disso a trama se desenvolve de uma maneira que muito me agradou, pois o desfecho não foi tão óbvio quanto a maioria dos livros românticos costumam ser e cada pormenor da trama foi muito bem conectado; nenhum personagem aparecia por acaso. Acho que todas as meninas que adoram um chick-lit, amariam a leitura do Garimpeiro, uma bela história de amor para ler em um momento de lazer, com grandes personagens e, apesar de haver sim descrições de paisagens que eu cortaria, elas não são nem de longe tão extensas quanto eu pensei que seriam.

www.centraldaleitura.wordpress.com
Peterson.Iaros 30/04/2020minha estante
eu posso pegar uma parte do seu texto pra fazer meu trabalho, por favoor kkk vale 40 pontos. estou desesperado kkkkk

Francieli 10/12/2012

Típico livro de romance; amor impossível, mas que no final dá certo. Achei uma história muito superficial, quase nada detalhista.

Guy 27/05/2012

Romance e aventura no garimpo
Nesta obra de 1872, Bernardo Guimarães aborda a questão da pobreza como empecilho à realização do amor. O garimpeiro é um dos romances que originaram o Regionalismo, na literatura brasileira

Dine 12/04/2012

O Garimpeiro (Minha 1ª resenha) ;)
O romance “O Garimpeiro”, obra de Bernardo Guimarães, publicada em 1872, conta a história de Lúcia, uma moça alegre e bela da província de Minas (Século XIX). E que com o avançar da idade se vê pressionada pelo pai, fazendeiro e Major, a casar-se com um rapaz de posses. Mas o que o Major não sabia a principio, era que sua filha estava
apaixonada por um humilde rapaz.

Em uma época em que as classes sociais e a situação econômica eram o que mais importava. Onde um amor prevalece diante da distancia, dos obstáculos impostos pela vida e da realidade em que Lúcia e Elias viviam.

A leitura de "O Garimpeiro" revela a importância de seguir o coração, ou melhor, de fazer aquilo que se tem vontade, já que o ambiente da história é composto de personagens que agem de acordo com a expectativa dos outros.

Este foi um dos poucos livros que li em formato digital (prefiro sentir os livros em minhas mãos). Mas como diz uma amiga, “isso é o de menos!”. É uma história incrível, coberta de regionalismo, de linguagem simples (o que torna fácil a compreensão), apesar de que algumas palavras não existem mais na Língua Portuguesa atualmente. Porém, nada que atrapalhe o entendimento do texto.

Por fim, após um desenrolar de pouco mais de dois anos de sofrimento dos amantes Lúcia e Elias, o autor nos trás um desfecho encantador. Tudo se encaixa, mas não de uma maneira previsível, o que faz com que a gente passe para página seguinte em busca de algo mais.

Cláudia 23/11/2011

Sobre "O garimpeiro"
Esta é mais uma história de amor fadada ao sofrimento e desencontros que o destino teima em impor ao caminho dos dois amantes. Os personagens, Elias e Lúcia, são o que se pode chamar de eternos apaixonados. Amaram-se desde a primeira vez... Amor a primeira vista... Só um detalhe fundamental para a época os separa: dinheiro. Elias, apesar de não ser um ignorante, não foi abençoado com a fortuna e posição social para ter o direito de cortejar sua querida Lúcia, da qual a sorte lhe favoreceu em beleza, riqueza e bondade.

O empecilho, além de dinheiro também tem nome: Major, o pai de Lucia. Não tendo o menor tato com as aventuras do coração, mas ainda assim uma boa pessoa, ele só quer o bem da filha e para que isso ocorra, precisa casá-la com alguém que lhe dê o mínimo de conforto e dignidade... É... O dinheiro falava mais alto na época.

Época esta muito difícil, em que os homens apostavam suas economias e fortunas no garimpo. Cessa-se aí um pouco a agricultura, a vida na roça. A região de Minas Gerais, onde se passa a história, foi palco dessa corrida aos diamantes. Isso provocou a saída de muitas pessoas de suas fazendas para se instalarem próximo aos locais de extração, transformando a paisagem local e até mesmo urbanizando-a com casas e comércios.

Elias é vitima deste jogo de sorte que era o garimpo de diamantes. Gastando o pouco que tinha, decidiu que os diamantes haviam de ajudá-lo a conquistar razoável fortuna para enfim poder se casar com sua amada. Quis a sorte que não fosse assim tão fácil. Não encontrando nenhum diamante na região, teve que partir para outro local, muito distante de sua amada e com a única promessa de que a amaria sempre e que esperasse por ele. Será que Lúcia se manterá fiel ao seu amor? Poderá esperar por Elias o tempo que for? Será que os dois ficarão de fato juntos?

Apesar de jovens (ambos na casa dos 20 anos) o sofrimento que este amor os causa é doído de ler nas páginas deste livro de Bernardo Guimarães. Como sofreram!!!

Andréa 30/04/2010

Forma linda de descrever costumes e lugares
O Garimpeiro é um livro lindo, de um autor que adoro. Poderia ser só mais um livro de amor impossível como muitos da nossa literatura clássica. Mas Bernardo Guimarães tem uma forma linda de escrever e descrever os costumes e lugares da vida daquela época. O capítulo onde ele descreve a festa da Cavalhada me deu aquela sensação gostosa de saudade como se eu tivesse vivenciado tudo aquilo. Adoro festas folclóricas e estórias que se passam em lugarejos simples no interior, se for em Minas Gerais, melhor ainda. A estória do amor de Lúcia e Elias é cheia da tormentos do coração e da alma, o destino parece reger a vida das personagens de forma traiçoeira, mas a fé e a perserverança vencem todas as adversidades. Mais um livro que retrata os costumes da sociedade do século XIX e que me encantou muito.