O Diabo no Porta-Malas

Resenhas - O diabo no porta-malas

Dani Furiati 08/07/2020minha estante
Série vaga-lume é mara

Aline.Rodrigues 08/07/2020minha estante
Essa série sempre ficará marcada em nossas vidas.

Vi 19/05/2021minha estante
Essa série é magnífica, realmente sempre ficará marcada em nossas vidas. Marcou muito a minha infância e independente da idade essa coleção nunca se torna enfadonha.?

Naiara 24/03/2024

Gostei da leitura, rapido e com um suspense envolvente.
nao é o tipo de suspense de comer as unhas, vale a pena por ser bem escrito e fluido. Os personagens nao precisaram ser tao bem desenvolvido para sentir o jeitao de cada um de ser. Gostei bastante.

Rodrigues 23/09/2020

Marco Rey era um autor incrível
Sou muito suspeita para comentar sobre os livros do autor,pois sou muito fã dele desde que comecei a ler a querida série Vaga-lume.
Nessa história um cadáver é encontrado dentro de um carro e o dono do carro é acusado pelo assassinato,Mario o filho do acusado acredita na inocência do pai e faz de tudo para encontrar o verdadeiro assassino.
Mais um livro com uma história simples,bem escrita e rápida.Mais um ótimo livro dessa série.

Ana 29/01/2022

Resenha: Mário é um jovem esperto, inteligente, filho de um empresário acusado de matar Rico, seu sócio sem escrúpulos. O mais tenso foi o fato de Rico, o morto, ter sido encontrado dentro do porta-malas do carro do pai de Mário, vestido de diabo, com uma capa preta e tudo, uma morte no mínimo bizarra.
Mário, como filho amoroso que é, jura na frente de todos que lutará para provar a inocência de seu pai, que ele tem certeza que não é um assassino. Mas muitos duvidam dessa inocência e viram-lhe as costas. Só lhe resta a amizade de um vizinho e da noiva de seu pai, a bela Nádia. Mário vai atrás de suspeitos que podem ter matado Rico: a ex-mulher, um ex-sócio, pessoas a quem ele passou para trás, um ex-músico viciado... mas acontecem alguns perigos pelo caminho, e no meio disso tudo, surge uma paixão na vida de Mário: Lupe, filha da viúva de Rico, o que pode contribuir para que a atenção sobre o verdadeiro assassino seja desviada. Cabe a Mário, Nádia e a seu Elias, o vizinho de Mário, se manterem firmes e tomarem o devido cuidado com suas próprias vidas se quiserem ir até o fim e tirar Miro, o acusado, da cadeia.
Minha opinião sobre o livro: é um suspense eletrizante e creio que é um dos melhores de toda a famosa série Vaga-Lume, pois Marcos Rey escrevia muito bem e seus livros nunca subestimaram os leitores adolescentes. A série Vaga-Lume é patrimônio histórico-cultural brasileiro. Ou deveria ser.

Fabio Shiva 04/02/2017

viva Marcos Rey!
Simplesmente não resisto a um livro da Coleção Vaga-Lume! E quando é do Marcos Rey, então! Um autor que me marcou profundamente, enquanto leitor e também enquanto escritor.

Nesse “O Diabo no Porta-Malas” ele segue seu estilo clássico, de contar uma história de forma simples e honesta, sem frescuras e sem pretensões, mas com muita técnica e conhecimento da boa arte de contar histórias.

Talvez por não ser mais o guri que ficou com medo de dormir após ler “Mistério no Cinco Estrelas”, achei o mistério da identidade do assassino meio óbvio demais... e também fiquei um pouco grilado com uma pontinha de preconceito do autor contra o candomblé... será que esse preconceito é tipicamente paulistano? Ou será que isso é puro preconceito meu?

Em todo caso, viva, viva, viva Marcos Rey!
Nathalia.Ramos 02/04/2018minha estante
Amo os livros dele! Meus preferidos são sozinha no mundo, o mistério do hotel 5 estrelas, um cadáver ouve rádio e rapto do menino de ouro

Fabio Shiva 02/04/2018minha estante
Eu também sou muito fã dele! E os livros para "adultos" também são ótimos!

May | @vidadaleitora 25/11/2019minha estante
Esse autor é incrível!

Joana Vivi 11/05/2021

Que autor incrível!
O livro é misterioso e encantador ao mesmo tempo, vejo que o escritor se esforçou muito para escrevê-lo, pois sua escrita é incrível demais! O livro é pequeno, mas em poucas páginas, este livro consegue ser bem melhor que muito de 500 páginas!

Caique.Taguti 14/07/2021

Trama boa, personagens carismáticos e conclusão simples sem rodeios, mas mesmo assim, bem satisfatória.

Aleckssandra0 06/06/2022

Livro muito bom!
Ele conta a história sobre Mário tentando provar que seu pai foi condenado injustamente a vinte anos de prisão.

É um mistério que te faz se envolver na história.

Cami 19/04/2021

Um livro que eu amo!
Mais um livro que eu li porque a professora pediu, porém esse foi o livro que fez-me amar livros sobre crimes, assassinato e investigação.

Eu tinha somente 13 anos e tive que fazer uma música em grupo sobre esse livro, então eu não pude esquecer da história e nem da música até hoje.

Fiquei surpresa por eu ter gostado de um livro de um escritor brasileiro, e até o momento, o único livro brasileiro que amei.

A escrita é muito bonita, e simples, a leitura flui tranquilamente e os mistérios enquanto o caso está sendo desvendado é muito bom.

Graças a esse livro, e alguns outros que complementaram a minha infância, eu gostei cada vez mais de livros, de ler e de acompanhar e conhecer histórias maravilhosas.

Pollyana 01/04/2023

Uma leitura leve, divertida e rápida!
Se alguém próximo de você fosse acusado de cometer um assassinato, o que você faria? Teria coragem de correr atrás de respostas e achar o verdadeiro culpado?

"O Diabo no Porta-malas" é um dos clássicos da coleção Vaga-lume, um patrimônio histórico e cultural, presente na infância e/ou adolescência de muitas gerações.
Embora seja um infanto-juvenil, a obra prende facilmente leitores mais maduros pela escrita cativante e envolvente de Marcos Rey e pela construção do mistério em volta do assassinato de Rico, um vigarista que teve muitos inimigos ao longo de sua vida, tendo seu corpo encontrando no porta-malas de Miro, seu antigo sócio.

A obra possui muitos personagens notáveis e realistas, que lidam com problemas comuns do dia-a-dia, o que na minha opinião facilita com que o leitor crie certo afeto com cada um deles.
Rico, o homem que fora assassinado, não era um santo, muito pelo contrário. Ele se aproveitava da bondade, da fraqueza e da ingenuidade das pessoas. Não pensava duas vezes antes de dar um golpe em alguém e fugir sem olhar para trás.
Os possíveis suspeitos que nos são apresentados tem seus motivos para ter desejado a morte de Rico e devo confessar que senti pena deles.

Embora tenha um agradável toque de suspense, o destaque da obra, no entanto, está na delicadeza com que o autor abordou certas pautas sociais, especialmente em relação ao pre-julgamento das pessoas, o preconceito e a exclusão. Mário, filho de Miro (homem acusado de ter cometido o crime) foi totalmente esquecido pelos seus amigos. De repente ninguém mais queria ser visto com ele e as pessoas o tratavam de forma cruel, como se ele tivesse feito algo errado. Foi triste acompanhar através de suas memórias a dor que ele sentiu quando percebeu que estava sozinho e não poderia contar com ninguém, a não ser a sua madrasta, que estava passando pela mesma situação que ele.
Mas, não pense que "O Diabo no Porta-malas" possui apenas certas dramáticas e repletas de adrenalina não! Há também certo toque de humor em alguns diálogos e cenas específicas, o que torna a leitura divertida.

Com belas Ilustrações surpresas retratando cenas específicas, a obra contém um desfecho bem redondinho digno de uma conclusão de um episódio de série de investigação — o que eu amo!
Por fim, indico a leitura para todos (independente de idade) que procurem uma leitura rápida e leve.

site: https://www.instagram.com/thefawkes_/

jackfowl 24/04/2019

Decepcionante
É um livro infanto-juvenil? É.
Precisava ser tão óbvio? Não.

Ao contrário dos outros livros do Marcos Rey, este livro é uma piada de tão óbvio de tal forma que logo cedo o leitor resolve o problema. A capa já não ajuda.
Só serve pra completar a coleção.

Leilinha 30/05/2014

Bom demais
Não pensem que este livro fala sobre "coisas do além". Tem este título porque no porta-malas do carro do pai de Mário foi encontrado um homem morto (que vestia uma fantasia de diabo). Porém, Mário sabe que não foi seu pai o autor do crime. Será que ele conseguirá provar a inocência se seu pai? Só lendo para saber!

Carol 12/09/2019

livro de mistério
O livro escrito pelo autor Marcos Rey nos apresenta um garoto de dezoito anos chamado Mário cujo pai está sendo acusado de matar um homem chamado Rico. A história é marcada por um narrador onisciente e contém mistério e suspense.
Eu achei o livro bom porque é engraçado e tem suspense, mas achei fácil de descobrir quem era o assassino.

scanavini.i 16/01/2021

Bom, mas...
Eu gostei muito do livro, acgei que os personagens se desenvolveram bem e todos foram úteis na história.

A única coisa é de que eu já sabia quem era o assasino desde o começo. Não sei se só eu descobri quando ele apareceu ou se mais alguém ja desconfiava dele. Talvez tenha sido só minha intuição ou se a maneira de como ele foi colocado na história foi ligeiramente ruim.

O estilo da escrita é muito bom, o diálogo entre os personagens também é ótimo. Eu gostei muito de como nós não mantemos o foco apenas no caso, mas também na vida pessoal e social dos personagens, como eles estão lidando com isso.

Uma leitura bem fácil, recomendo e muito!! :)

Fernando 16/04/2023

Clássico da Série Vaga-lume.
Marcos Rey com certeza foi um dos melhores autores da Série Vaga-lume, que está aí até hoje.
Mesmo nenhum título deste autor fazendo parte desta Série atualmente, não dá pra esquecer seu enorme sucesso. Livro de mistério "a la Marcos Rey".