Batman 70 Anos nº 3

Batman 70 Anos nº 3 Brian Augustyn...

Resenhas - Batman 70 Anos nº 3

Lucas Muzel 26/02/2024

Elsewords do Batman
Dois elsewords que fogem do padrão. Gotham City 1889 foi o pioneiro do selo Elseworld. Boa arte do Mignola e roteiro razoável do Augustyn. Usam fatos da época para compor uma Gotham da época vitoriana. Já o segundo Elseworld é menos famoso. Chaykin tem uma predileção por obras de época. Seja década de 30, 40 ou além. Dessa vez ele mostra uma versão de Gotham nos anos de 1962 e 1963. Foi interessante por mudar diversos elementos centrais da mitologia do Homem-morcego. Foca inicialmente na Batgirl e no Robin. Bruce Wayne vai por outro caminho. Os vilões são mais gangsters desfigurados e insanos e menos malucos com fantasias espalhafatosas. A versão do Senhor Frio ficou bem "pé no chão". A arte do Brereton por vezes parece ser cansativa. É quase como uma série de pinturas em sequência. Ainda assim, o traço parece combinar com o estilo "neblina no neon", onde a arte parece "derreter" por um ilusionismo dessa cidade tão peculiar. Esse material acabou no ponto certo, pois parece que tinha material para outras continuações.