Livro da Vida

Livro da Vida Santa Teresa de Jesus

Resenhas - Santa Teresa D'Ávila

Beatriz.Filomena 23/04/2024

Que livro incrível. Quanto mais capítulos eu avançava mais amava. Santa Teresa é facinante. Lendo esse livro é como se sentisse ela do meu lado.

mariaonacross 14/04/2024

é uma obra autobiográfica envolvente e bem escrita que aborda sua jornada espiritual. embora demande tempo para ser concluída, oferece reflexões profundas sobre oração e contemplação, sendo uma leitura enriquecedora que inspira uma busca contínua pelo crescimento espiritual a partir das experiências da santa

Renata.Freire 29/02/2024

Só Deus basta!
Foi incrível conhecer mais sobre essa grande Santa da Igreja
Sua vida é uma experiência única de fé e ensinamento.
Ainda há muito que estudar sobre ela, mas esse livro de fato é um ótimo começo.
Amei conhecer mais da sua vida

Julio Cezar 26/01/2024

Obra pra reler várias vezes
A bibliografia de Teresa tem início com o "Livro da Vida", um registro autobiográfico, em que a santa revela os fenômenos místicos com que foi agraciada por Deus. Esta obra foi censurada pela Inquisição Espanhola, que não desejava que as carmelitas tivessem acesso a tais informações. Portanto, o "Caminho de Perfeição" era o primeiro escrito de Teresa que as monjas liam (por sinal, já comecei a lê-lo).

A obra nos faz enxergar o quão distantes da santidade estamos, porém, mais do que isso, nos faz desejar vivê-la (a santidade), algumas horas pelo amor a Nosso Senhor Jesus Cristo, outras por temor, diante das frequentes visões que são relatadas pela Santa.

Grato a Deus por me conduzir a essa leitura logo no início deste novo ano. Veio como um despertar para uma vida nova, saindo do comodismo e desejando agir com violência contra si mesmo.

Bea 22/11/2023

O Livro da Vida
Ah como é lindo conhecer mais a vida dos santos, principalmente daqueles que são nossos amigos do céu! Santa Teresa D?Avila, rogai por nós!

Luzineide 30/10/2023

Livro da vida, de Santa Tereza D,'avila, é uma obra fundamental da literatura mística e espiritual.
A obra é dividida em quatro partes principais. Cada uma abordando diferentes estágios do caminho espiritual. Obra profunda e inspiradora que combina elementos autobiográficos.Linguagem simples e acessível que facilita 4a compreensão do leitor. Santa Tereza transmite uma profunda devoção a Deus e um desejo intenso de união com ele.

Mah 13/10/2023

Que lindo!
Sem palavras pra descrever a riqueza dessa obra, as palavras de grande humildade e sua forma de expressar a sua pequenez, Santa Tereza D'Ávila nos expira viver para Cristo a cada barulho que o relógio faz.

Wellington 01/09/2023

Livro da Vida – 9,5
Edith Stein, fenomenóloga e até então ateia, lê este livro aos 33 anos e se converte ao catolicismo, tornando-se freira carmelita. É a autobiografia de Santa Teresa D’Ávila, nascida espanhola em 1515, primeira mulher a ser reconhecida doutora da Igreja. Tal panorama, junto às minhas buscas de fé, me levaram a lê-lo.

Santa Teresa registrava memórias e pensamentos de forma corrida, em meio a atividades cotidianas, sem preocupar-se com gramática ou pontuação, de forma que o livro é parecido com como nós pensamos. Isso faz com que a experiência precise de tempo – ao menos para um teimoso como eu, afinal, Edith Stein levou apenas uma noite –, já que envolve preparação e compreensão.

Que seja ignorado o prefácio e as palavras modernas com fins financeiros: Santa Teresa D’Ávila não era uma feminista antes de seu tempo ou uma injustiçada perseguida, pois suas preocupações não eram com esse mundo terreno, mas com a vontade de Deus. Não podemos atribuir motivações e objetivos onde eles não cabem. Toda a sua vida teve este fim: agradá-Lo. E, para este fim, quis ela obedecer a confessores e amigos e registrar sua trajetória da moça simples, enérgica e vaidosa para a devota, caridosa e dedicada fundadora de mosteiros católicos.

Ao ler seus registros, compreende-se melhor do que realmente se trata a fé e os caminhos que nos levam a Deus.

site: https://www.instagram.com/escritosdeicaro/

Franciele143 25/05/2023

Livro da vida
Não tem como descrever este livro com outro titulo, sem duvida refere-se "A vida", santa Teresa foi uma jovem muito obediente e isto me chamou bastante atenção, ela no decorrer da história se mostrou muito devotada ao seu propósito de fé,onde buscava viver uma vida santa e nessa busca pela santidade o caminho foi obediência e confissão, durante o tempo de leitura eu senti muita semelhança com as confissões de santo Agostinho e isso me chamou bastante atenção, uma vez que se trata de confissão e encontro pessoal com Deus, o livro é de muito fácil compreensão, a edição é linda e muito confiável, já que estamos falando da minha biblioteca católica, e foi lendo este diário que dei o nome Tereza a minha filha, sem duvida minha filha não poderia ter uma madrinha espiritual melhor.

Totonho 28/04/2023

Amei! ??
Foi uma leitura incrível! Acho que, de todos os santos que já li suas biografias, Santa Teresa D'Ávila foi a com quem mais me conectei, me identifiquei...
Sua imensa humildade em sempre se apresentar a Jesus como grande pecadora e reconhecer que não merecia nenhum dos méritos que o Senhor lhe fazia, ou fazia através dela, alcançaram muito meu coração, e especialmente aqui me identifiquei extremamente com ela, apesar de nossas vidas serem extremamente diferentes.
Como reformadora do Carmelo, inspirou-me ainda mais a desejar entregar-me por inteiro a Jesus.
Não lembro em detalhes sobre as coisas que mais me tocaram, mas foi uma experiência única ter lido esta obra e aprendi bastante. É um pouco extenso, mas de fácil compreensão e desejo ler novamente, assim como indicarei a leitura aos meus amigos também.
Ó, meu Jesus, por intercessão de Santa Tereza D'Ávila, que arda em meu coração também uma imensa chama de amor, como a flecha que transpassou o coração da santa causando então uma ferida de amor. Faz-me também ferido por amor, Senhor, e não deixa-me mais Te ferir, já não quero mais Te causar sofrimento por minhas culpas! ?????

Aislany0 03/04/2023

100000 estrelas
Um dos meus livros preferidos que, inclusive, pretende reler esse ano. Santa Teresa nos mostra que, nessa vida, nunca é tarde para dar o nosso ?sim? à Deus.
Muito profundo, precisa de muita meditação para absorver totalmente, porém simples, santa Teresa (como uma boa sanguinea) leva muitos assuntos de maneira leve e engraçada. Não achei cansativo.

Bruna 28/03/2023

Sobre a vida de Santa Teresa D'ávila
?O verdadeiro humilde sempre duvida das próprias virtudes e considera mais seguras as que vê no próximo.?

Marquim 11/09/2022

Livro da vida
Com certeza, esta foi uma das minhas leituras favoritas deste ano. A princípio, eu achei a leitura um pouco difícil pela maneira de escrever de Santa Teresa de Ávila. No entanto, a empreitada foi de grande valia, uma vez que essa "dificuldade" possibilitou-me realizar uma leitura mais detida e apurada da vida dessa santa.

E isso foi muito bom. Muito bom mesmo, porque me identifiquei com muitos dos pensamentos dela. E fiquei feliz por ver que a santidade não depende de que eu realize alguma coisa por minhas próprias forças ou também de fazer tudo certo (e menciono isso porque Teresa se considerava uma grande pecadora). Depende, isso sim, de minha disponibilidade de acolher o amor gratuito de Deus por mim a cada dia de minha vida.

A seguir, alguns trechos de que gostei bastante. Vamos ler, galera!

"Procuremos então sempre olhar as virtudes e coisas boas que virmos nos outros e tapar os defeitos deles com nossos grandes pecados." (p. 124).
Um auxílio grande para não julgar nem condenar os que estão ao meu redor por suas ações.

"Servos sem utilidade somos, o que é que pensamos poder?" (p. 205).

"(O demônio) É amigo de mentiras e é a própria mentira: não fará pacto com quem anda na verdade." (p. 235).

"Não há alegria segura nem coisa sem mudança." (p. 339).

"Teve início em mim muito maior amor e confiança nesse Senhor ao vê-lo como alguém com quem tinha conversa tão frequente. Via que, ainda que fosse Deus, era Homem, que não se assusta com as fraquezas dos homens, que entende nossa composição miserável, sujeita a muitas quedas por causa do primeiro pecado que Ele veio para reparar. Posso conversar como com um amigo, ainda que seja o Senhor (...)." (p. 353).

"Se não o tivesse achado todo de uma vez (o lavrador que encontrou um tesouro maior do que o que poderia caber em seu ânimo), mas fossem lhe dando pouco a pouco e sustentando com o tesouro, viveria mais alegre do que sendo pobre e não custaria sua vida." (p. 367).
Assim Deus faz comigo: manifesta-se não de uma vez, mas pouco a pouco.

"Então, ia dizendo que é perigoso ir contando os anos que se teve de oração, pois ainda que haja humildade, parece que pode ficar um não sei quê de parecer que se merece algo pelo tempo servido." (p. 380).

"E foi de muito grande proveito para mim para não confiar muito em ninguém, porque não há quem seja constante, a não ser Deus." (p. 382).

Fabiane Brand 02/03/2022

Uma releitura muito agradável do Livro da Vida. A primeira leitura foi há cerca de 10 anos. Lembro de ser uma leitura difícil e demorada. Na segunda leitura, com mais experiências vividas, tornou-se uma leitura mais agradável, com muitas reflexões para a vida. Um livro que nos ensina ao longo da nossa vida. Recomendo muito a leitura.

Gabi 10/02/2022

Feliz em ter lido esse livro!
Duas das coisas que mais me chamaram a atenção nesse livro: a importância da oração e a virtude da humildade. A santidade de Teresa é tão bela que nem sei o que dizer sobre o livro... apenas agradecer ao Senhor por ter lido!