Meninas de Calças

Meninas de Calças Ann Brashares

Resenhas - Meninas de Calças

Lee 24/07/2023

Terceiro volume
Terceiro volume da série Meninas de Calças e aqui iremos qcomoanhar o último verão das meninas como estudantes do ensino médio.

Bee se torna técnica de futebol no mesmo acampamento onde ela foi como jogadora no primeiro livro, Carmen tem um verdadeiro dilema para se decidir, Lena corre atrás para conseguir convencer seus pais a permitir que ela curse arte na faculdade e Tibby tem seus próprios problemas para resolver kkk.

Já estou com saudades desse quarteto ?

Tha 24/02/2022

"Naquele tempo, lá atrás, era exatamente como agora. Para enfrentar a correnteza, aprendemos a nos dar as mãos".
Não pensei que ia ficar tão emocionada quanto fiquei com esse livro ... A personalidade delas tão diferente entre si, mais é o que une elas ..
A sensibilidade artística da Lena, o cuidado e até o ciúme da Carmem, a ousadia da Bridget e a personalidade imponente da Tibby..
É sobre crescimento, amadurecimento e o quanto o passado , presente e futuro se entrelaçam pra formar a vida!!

Luana 06/02/2020

Frases
"Naquele tempo, lá atrás, era exatamente como agora. Para enfrentar a correnteza, aprendemos a nos dar as mãos."

"Quando você sente a dor ou a alegria de alguém de uma maneira tão profunda ao ponto de parecer ser suas próprias emoções, aí você percebe que realmente ama esse alguém".

Ivy (De repente, no último livro) 27/08/2019

Resenha do blog "De repente, no último livro"
Não vou mentir, eu esperava mais dessa terceira parte. Talvez tenha ido com muita sede ao pote... talvez o fato de haver lido o livro anterior à pouco mais de uma semana também compensou para que eu me saturasse rapidamente... mas o fato é que nesta terceira parte senti que faltou algo, senti a história até mesmo arrastada demais em alguns momentos.

Uma das coisas que mais me decepcionou foram as respectivas histórias de Tibby e Bee. Ambas foram meus personagens favoritos no primeiro livro (Tibby) e no segundo (Bee) e aqui, ambas, estão mais vazias, mais apagadas e sem a mesma emoção dos livros anteriores.

Em muitos momentos me deu a impressão que a autora estava apenas preenchendo o tempo com as histórias de Bee e Tibby. As garotas simplesmente não evoluem para nenhum lado e não há nada útil que se possa agregar para o próximo livro com respeito ao que tiveram nesta terceira parte.

Felizmente, Carmen e Lena estão ai.

Carmen que, nos primeiros livros se revelou bastante egoísta e até mesmo maldosa, consegue se redimir bastante nesta terceira parte, trazendo ao leitor os momentos mais doces e também mais emocionantes dessa continuação, ao ter que aceitar e lidar com a chegada de um novo membro à sua família.

Lena, que deverá pela primeira vez enfrentar a família para lutar por seu sonho de estudar arte também amadurece e continua evoluindo bastante como personagem, se tornando mais emotiva e intensa.

Bridget (Bee) volta ao passado, ao acampamento do primeiro livro e também à Eric, o garoto por quem ela esteve fascinada há dois anos atrás. Quando houve o relacionamento de Bee e Eric já na primeira parte, senti como uma das partes mais fraquinhas desde aquele momento, e aqui, mais maduros e mais conscientes, da mesma maneira o casal não consegue emocionar-me. Algo não funciona na história de Bee e Eric... pelo menos ao meu ver.

Tibby tem uma família estupenda e tem Brian, porém, nesta terceira parte parece travar e seus momentos são cheios de voltas e incertezas para, ao fim, terminar em nada.

A narrativa da autora parece estar mais pausada e mais pesada nesta terceira parte. Embora traga momentos que me fizeram sorrir, momentos doces e que despertam emoções no leitor, em muitos momentos senti a história estancada em um mesmo ponto, sem surpresas ou reviravoltas.

Meninas de Calças: O terceiro verão da irmandade foi até aqui o livro mais fraquinho da série. Previsível e muitas vezes cansativo, a autora parece resgatar fatos já passados no primeiro livro sem trazer um desfecho coerente. Alguns personagens parecem não evoluir nesta terceira parte e a sensação final é a de que poderia haver sido um romance melhor se a autora tivesse dado à duas de seus personagens um rumo diferente em suas histórias.

site: www.derepentenoultimolivro.com

Cady 05/10/2018

Bom, nada demais!
É uma leitura agradável, quando você consegue superar os egoísmos da Carmen. O bom é que ela mesmo sabe disso. Como sempre, achei a história um pouco corrida, mas é um bom livro para passar o tempo.

Ana 04/02/2015

Meninas de calças
Em 'Meninas de calças - O terceiro verão da Irmandade' conta o terceiro verão das Calças Viajantes antes das meninas irem para a faculdade. E assim, cada vez mais unidas, chega o último verão em que estarão juntas de verdade antes de iniciarem suas vidas adultas. Carmen, Lena, Bridget e Tibby se encontram em situações diferentes e todas têm duvidas sobre suas identidades, amores e relacionamentos. A estória se inicia no prólogo, elas se encontram na academia da Gilda e ali a ficha cai para Tibby, é o momento onde elas se separam. Os livros contam como uma amizade pode ser forte e as calças são a peça chave para se manterem unidas. É chegada à hora dos destinos se definirem, Carmen decide tomar conta da avó de Lena, Lena vai para um curso de arte e tem que desafiar seu pai, Tibby se descobre mais forte do que pensa e o destino flui a favor de Bridget, ela vai para o acampamento de futebol, reencontra Eric e eles se apaixonam.
A leitura é leve e descontraída. A toda hora torcemos pelo melhor da Irmandade, que todas tenham seus sonhos realizados. Consegui me ver devorando o livro querendo saber o final sem querer que a estória acabasse. Ann Brashares se supera em mais um livro da Irmandade das Calças Viajantes, adorei e recomendo!!

Taby Igrejas 18/05/2013

Simples Leitora - http://simplesleitora.blogspot.com.br/
O último verão das quatro amigas juntas, Tibby, Carmen, Lena e Bridget estão prestes a encarar a vida adulta e cada uma delas vai para uma faculdade diferente em setembro. E agora? A vida delas nunca mais seria a mesma... O terceiro verão da Irmandade é uma despedida da vida como cada uma delas estão acostumadas. As calças mágicas estão prontas para mais uma aventura... O começo do livro e o final dele dessa vez é narrado pela Tibby (são quatro livros e cada uma narra o começo e final de um dos livros).

"Você pode dizer: não quero ler um livro sobre calças. E eu compreendo como você se sente. (...) Mas acredite em mim, estas Calças são heroicas."

Já que é a Tibby que narra, vou falar sobre ela primeiro. É uma das minhas favoritas e acho que a história dela nesse livro foi a melhor de todas, seguida pela história da Bridget, Carmen e por último a da Lena. (Sim, achei a história de Lena nesse livro de forma geral a menos emocionante!)

Tibby está sentimental em relação a separação de suas amigas, afinal como não ficar? Para sua surpresa Brian, seu melhor amigo a convida para a festa dos veteranos. Não seria surpresa se ele a convidasse como amiga, mas ele não tinha essa intenção. A garota cada vez mais nota as mudanças em Brian, o garoto que era um completo gamer vivendo no mundo dos jogos agora cada vez mais parecia viver no "mundo real". Sua aparência, sua atitude, muita coisa mudou. Em parte, Tibby ajudou nisso ensinando a ele como se vestir ajudando-o a comprar roupas... A questão é: Tibby e Brian têm uma longa história juntos desde Bailey... Ele conhece e entende as Calças mágicas, para ele aquilo não é estranho. Brian "vive" na casa de Tibby, e a atração entre os dois começa a aumentar cada vez mais e ela não sabe direito como lidar com isso.
Se começasse a ter um relacionamento com Brian, como iria ficar a amizade entre eles se aquilo não desse certo?
Um acidente com sua irmã mais nova, Katherine, faz Tibby se isolar cada vez mais e se culpar por isso. Brian constantemente visitava-a para saber como ia Katherine e como ia Nicky. Mas por mais que Brian amasse os irmãos de Tibby, ele queria vê-la e ela sabia disso. Tibby achava que não merecia amar Katherine ou Brian, não era forte o suficiente. Porém, o problema era que ela tinha medo de tentar.

"Tibby era boa em esconderijos. Era isso o que sabia fazer: lacrar-se numa caixinha e esperar. Mas esperar o quê? O que é que estava esperando?"

Leia a resenha completa: http://simplesleitora.blogspot.com.br/2013/04/resenha-meninas-de-calcas-o-terceiro.html

AnaCRST 13/04/2013

Resenha Meninas de Calças
Meninas de Calças é o terceiro verão da irmandade das calças viajantes. Neste penúltimo volume da série encontramos as meninas bem mais crescidas, mais podemos ver que a essência delas voltou, elas amadureceram, mais voltaram a serem aquelas por quem nos apaixonamos pelas histórias no primeiro livro. As meninas anseiam para o fim do verão onde poderão passar mais um momento junto na praia antes de todas irem para a faculdade. Como se não bastasse a escolha da faculdade as meninas ainda terão varias outras dificuldades a caminho.
Este terceiro verão cada uma vai para um lado, mais elas não ficarão distantes:... confira o resto da resenha em http://bibliotecavirtu.blogspot.com.br

Adriana 17/07/2012

Mais um livro desta série (meu favorito, devo dizer) e finalmente chegamos ao último verão destas quatro amigas juntas. Este é o verão que separará a infância compartilhada da vida adulta que elas trilharão sozinhas.

Cada um vai para faculdades diferentes, em cidades diferentes e aprenderão lições diferentes. Mas antes disso, todo o verão se estende pela frente e é hora de honrar as calças, cumprir o ritual delas e partir para as aventuras.

Todas as meninas amadureceram muito desde o verão em que encontraram as calças (ou as calças as encontraram?), e agora está na hora de por toda esta maturidade a prova.

Bridget está de volta ao acampamento, desta vez como treinadora. O que ela não esperava era reencontrar Eric, seu amor de dois verões atrás que partiu seu coração. Agora que ele estava recuperado, será que há riscos de recaída?

Carmem aprendeu a ser menos egoísta e cuidar dos outros, e é isso que vem aplicando com a avó de Lena. Porém o gatinho que lhe atrai a atenção pensa que ela é uma santa… Não poderia estar mais enganado!

Já Tibby finalmente entendeu o que Bailey quis lhe mostrar no pouco tempo de convivência que tiveram. Só resta saber se ela será esperta o bastante para seguir o conselho.

Por fim, Lena ainda não superou Kostos. Apesar da deixa que a autora deu no final de O Segundo Verão da Irmandade, parece que ela se esqueceu daquilo, pois não dá em nada!

Mais um livro, mais belas lições, mais aprendizado e muito mais amizade. É realmente ótimo que Ann Brashares tenha conseguido colocar no papel sentimentos tão verdadeiros e tão emocionantes!

Neste volume as meninas me surpreenderam pela união, mesmo estando diante da separação eminente. Formadas no Ensino Médio, elas têm estas férias para curtirem juntas e sabem que, ao voltar, nada mais será a mesma coisa.

Suas famílias, sempre tão presentes, apresentam ainda mais conflitos e desafios. Mesmo com a falta da mãe de Bridget, as setembros “mães” conseguem provar que ainda mantém viva a amizade de outrora.

Para quem a-do-ra livros jovem-adultos com temas realistas, sem nada sobrenatural ou mágico, apenas com a força dos sentimentos humanos, esta série é totalmente recomendada!!! E se você não, gosta, acho que deveria dar uma chance mesmo assim, hahaha! Acho difícil alguém ler e dizer que não gostou…

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=4256

Mih Del Debbio 25/04/2010

Amizade.. amizade... amizadeeee!
Não existe presente maior do que Amizade!
Sei que a família é indispensavel, mas os amigos é a familia que a gente tem a opção de escolher e adotar de coração.

Esse livro é fantastico e ainda melhor que o segundo livro da série. Consegue mostrar a superação pessoal, a queda barreiras auto impostas, o crescimento e evolução de cada uma das meninas...
Esse foi o ultimo verão em que elas estavam "juntas", agora elas se formaram no colégio e cada uma vai cursar a universidade em um lugar diferente, mas sabemos que o amor entre elas (e as Calças) vão fazer com que permançam sempre juntas.

Me deu uma saudade dos meus amigos de colégio... rsrsrs!!

Camila 24/03/2010

Meninas de Calças
Mais uma vez termino de ler um livro dessa série e estou completamente emocionada! A história dessas quatro meninas e da amizade entre elas é linda! Vale a pena dar uma chance a essa série! Num tempo em que os jovens parecem cada vez mais sem rumo, essas meninas são exemplo de carinho e união!