A Divina Comédia de Dante

A Divina Comédia de Dante Seymour Chwast

Resenhas - A Divina Comédia de Dante

Wander.Santos 03/07/2023

Sempre tive preconceito achando que era complicado, e nem é tão complicado assim.
Gostei de algumas partes, bem descritivas, e já descobri como vai ser a minha penalidade ?????

rai 29/06/2023

Sempre tive curiosidade de ler a divina comédia, mas imaginava que seria bem complicado de entender, então essa graphic novel me deu uma boa resumida da história. achei um pouco confuso, mas ao mesmo tempo bem legal.

Biblioteca Álvaro Guerra 14/12/2018

A Divina Comédia de Dante
"A Graphic Novel é quase guia visual de O Inferno de Dante, ela explica todos os círculos do inferno, todos os degraus do purgatório e todas as camadas do paraíso.
É errado falar que o quadrinho é raso sobre a história, afinal conseguir colocar todos os versos de uma obra tão grande em tão poucas páginas é impossível. E até que ele cumpri muito bem o seu papel de passar uma informação consistente e real sobre A Divina Comédia."

Link da resenha completa: http://pausaparaumcafe.com.br/resenha-a-divina-comedia-de-dante-de-seymour-chwast-cialetras/

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-359-1855-7

z..... 05/04/2016

Que surpreendente! Até então não conhecia nenhuma adaptação para os quadrinhos de "A Divina Comédia". Seymour Chwast fez uma versão com uma simplicidade legal, na arte e roteiro, que permite uma visualização e compreensão de um ponto chave: a crítica à sociedade e religiosidade hipócritas.

O livro está sintetizado de uma forma atrativa, podendo ser lido de única vez, sem ser cansativo e sempre instigante. Parece aquelas tiras de jornal com humor politizado, tratando através de analogias, com uma velada crítica, o que talvez pudesse soar agressivo em um contexto mais direto. Afinal, tinha quer ser meio maluco e corajoso para peitar os dominantes (igreja e estado, que se misturavam) lá pelos idos do século XIV. Através de sua arte Dante faz isso.

A história em si, que faz uma viagem estereotipada pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, tem encontros com várias personagens e situações inusitadas, provocando uma conclusão ao leitor. Inconscientemente ele vai reconhecendo algo daquilo em nosso universo, concordado ou não, mas constatando e tendo criticidade. Oras! Como ser impassível a colocações e exemplos diversos, da história e da realidade cotidiana próxima. Por que aconteciam aquelas coisas? Por que aqueles figurões da história e de mitos universais estavam ali? Aquelas almas tem coisas que reconheça, talvez em mim? Religiosos no Inferno, que houve? E por aí vai...

De certa feita li uma famosa obra da literatura cristã chamada "O peregrino", de Jonh Bunyan, que idealiza uma viagem do cristão à cidade celestial, mostrando várias situações e personagens instigantes a uma reflexão. "A Divina Comédia" é um pouco assim, às avessas, com uma viagem surreal também. As duas são analogias e, importante, provocativas a enxergá-las aqui e agora em nossa realidade.
Essa HQ me ajudou a consolidar isso, pois os textos originais sempre me pareceram esquisitos. Sou do tipo que tem que desenhar para que entenda certas coisas... KKKK. E nisto a HQ está bacana.

Algumas coisas não entendi, são próprias ao contexto do Dante, mas no geral é em uma disposição de criticidade que a história se constrói. Há citações bíblicas, apócrifas, de mitos antigos, de personalidades históricas, e do contexto de vivência do autor.

A arte, um pouco mais sobre isso, tem uma estética que lembra os anos 20, ou por aí, onde a simplicidade exaltou a complexidade da obra.

Gostei! Em uma releitura do clássico vou estar menos alienado.

Bit 13/06/2011

Nesta versão para o poema épico renascentista, Dante e seu guia Virgílio vestem seus chapéus de feltro e vagam pelos domínios de um Inferno, um Purgatório e um Paraíso em estilo 'noir'. No caminho, eles deparam com inúmeros pecadores e santos - muitos deles pessoas reais às quais Dante designa uma punição horrível ou prazeres indescritíveis - e ficam frente a frente com Deus e Lúcifer