O nome da morte Klester Cavalcanti

Resenhas - O Nome da Morte

Juliane72 20/01/2024

O nome da morte
Ainda tentando absorver esse relato, como as aparências enganam, como a vida é uma simples mercadoria.

Anezio 27/12/2023

Matador de aluguel
Muitas histórias que, se verdadeiras, faz-nos pensar no quão baixo o ser humano pode chegar, no nível de desprezo pela vida humana que alguns miseráveis têm.

Temos um senso de justiça não satisfeito nesse mundo que faz-nos relativizar o assassínio em algumas situações, mas ainda assim, mesmo essa nossa natureza caída tem limites aquém dos quais o 'julão' passou.

Difícil acreditar em todas as histórias mas muito fácil acreditar na quantidade de gente morta por ele num país de tamanha impunidade.

Zilmara Pinheiro 24/09/2023

Matador profissional
Estava muito ansiosa pela leitura desse livro e realmente me surpreendi com a narração de fatos da vida de "pistolagem" de Júlio Santana.
Poderia facilmente ser uma hist
ória fictícia,mas uma pessoa acima de qualquer suspeitas ser capaz de quase 500 mortes catálogos por nome,data e local é realmente de se surpreender.
Sem mais delongas,para não ter spoiler,vale a pena ler e conhecer a trajetória de crimes de "Julão "

Polyana 06/09/2023

Interessante
O autor não está na obra para fazer juízo de valor ou fazer com que a gente se simpatize com Júlio. Mas para mostrar como a vida nos leva a caminhos que não são os escolhidos por nós. O restante fica a cargo da nossa reflexão da obra lida e do que concluímos sobre Júlio. Tudo isso somado aos nossos valores sociais e senso de justiça.

Pxtð®âð¨ 23/08/2023

Ótimo livro, o escritor aprofundou muito bem as histórias que aconteceram no decorrer da vida de assassino de Júlio.
Me encontrei dentro desse livro, em certas partes da história até esqueci que estava lendo, e não vendo filme ou participando.
Quando Júlio é chamado para as operações com o delegado e quando ele vai para o garimpo são minhas partes preferidas.
Livro muito bom, para quem quer conhecer a mente dos assassinos e garantir conhecimento geral, é perfeito!!!!

gaby 30/03/2023

O nome da morte
Acho que foi uma leitura leve,algumas partes me fez ter meio que repulsa,mas é muito bom,achei que faltou coisa

Meire 08/03/2023

O Nome da Morte, de Klester Cavalcanti
Meu blog: saladamedica.com.br/

O pernambucano Klester Cavalcanti é um dos poucos jornalistas agraciados com o Prêmio Jabuti em três ocasiões.

Em "O Nome da Morte" o jornalista descreve as memórias do maranhense Júlio Santana, um matador de aluguel que ceifou 492 vidas -- inclusive de crianças e mulheres.

A leitura tem um fluxo de novela e a história, que mereceu virar filme, parece ficção.

O autor localiza bem o leitor no espaço e no tempo e parece ter respeitado bastante a narrativa do Júlio Santana, que concordou em expor a histórias desde que sua imagem e paradeiro permanecessem seguros.

O pacato pai de família e esposo amoroso que capturou o jovem José Genoíno e assassinou de sindicalista a bancário, atuou praticamente impune por trinta e cinco, pois só ficou preso por um dia.

Até a história da prisão e soltura é digna de filme.

O filme, também chamado "O nome da morte", está disponível na Netflix. Alguns detalhes aparentemente foram modificados para não datar a história, mas no geral o roteiro procurou manter uma fidelidade que não comprometeu os pontos mais significativos da vida do criminoso.

Acredito que as pessoas que gostam de criminologia e de true crime vão apreciar bastante o livro.

Meire

Maria 11/01/2023

Excelente!
História muito bem escrita, mostrando desde a vida simples em que levava com os pais até o último assassinato. Tranquilo de ler....
Entrou nos meus favoritos

João 28/10/2022

Bom livro
Bom livro, mas senti falta de mais passagens e estorias. Interessante a passagem sobre a guerrilha do Araguaia

Mota 24/10/2022

Uma vida por 1kg de arroz
A banalidade de uma vida de uma pessoa, é assim que eu vi nesse livro, hoje a morte predomina em qualquer lugar, basta alguém querer, não as condições da vítima, marcou morreu!

Mialu7574 08/09/2022

Um livro intrigante que conta a história de um assassino profissional, nos levando a uma profunda reflexão sobre o que leva alguém a adotar a morte como profissão.

Tatiane.talarico 23/05/2022

A história em si é muito boa? Mas achei que o autor poderia aproveitá-la muito mais.
Ficou muita coisa faltando na minha opinião.

Douglas.Duavy 19/05/2022

Surpreendente e cruel
O livro poderia ter mais relatos sobre os crimes encomendados, as mortes acontecem de formas mais simples por motivos banais, são tipos de relatos que me deixam curioso. O autor fez um ótimo trabalho em conseguir entrevista-lo durante anos.