Estudos sobre Veneno

Estudos sobre Veneno Maria V. Snyder

Resenhas - Estudos sobre Veneno

Desi Gusson 29/08/2011

IMPERDÍVEL
Chamem-me de feminista o quanto quiserem, eu comprei o livro por ser, primeiramente, a história épica de uma garota. Depois de As Crônicas do Mundo Emerso nunca mais fui a mesma, esse gênero me encanta.
Porém Estudos Sobre Veneno (1º na trilogia As Lendas de Yelena Zaltana) passou da conta. Reúne o que há de melhor: ação, intriga, magia, mistério e romance. Tudo escrito de um jeito detalhado e sexy (sim, épicos podem ser sexy).

Quando você acha que sabe onde tudo vai dar, uma reviravolta acontece e o tabuleiro fica incrível novamente.
É impossível não se imaginar andando pelo palácio com a Yelena e mais impossível ainda é não fazer o teste do nariz tapado. (Vatek é o cara!)

Recomendo não só lê-lo, mas fazer isso num lugar confortável e em um dia sem compromissos. Uma vez começado, não há como parar!
Cris 22/06/2012minha estante
Assino embaixo de cada palavra!
Adorei e recomendo p/quem gotou do Crônicas do mundo emerso vai gostar dele também, com o mesmo tipo de protagonista valente, amei.

Lu 30/11/2012minha estante
Sério mesmo, Andhromeda? Estou atrás de um livro imperdível para comprar de Natal. Sempre quis comprar esse livro e a sua resenha foi o empurrão que eu precisava. Valeu!

Carol 07/05/2014minha estante
eu acho que vc esta certíssima chega de "heroinas" songa mongas, que nos fazem engolir.

Thais.Oliveira 23/09/2020minha estante
Eu ameiii esse livro tbm!

Lu 28/09/2020minha estante
Não é? Pena que não dá pra achar o terceiro livro em lugar nenhum! ?

Books Friends & News 06/09/2011

Intrigas & Magia & Romance
O Território de Ixia é dividido em 9 distritos militares, cada um comandado por um general, e todos os distritos são governados pelo Comandante Ambrose, e os cidadãos viviam sobre as regras do rígido Código de Conduta, dependendo do delito, o cidadão seria retido no calabouço do Comandante Ambrose, até seu julgamento que no caso de Yelena seria a forca, acusada de assassinar o filho de um dos generais distritais.

Yelena é órfã, foi criada pelo General Brazell desde de pequena, aprendeu a ler, escrever e também passar bastante infortúnios nas mãos do General e seu filho Reyad, mas no dia que ela acha que será executada ela receberá um chance, ser provadora de comida do Comandante Ambrose, que consiste em verificar se há veneno ou não, e se tiver pode ser letal, porém...

... Ela será treinada por Valek, chefe da segurança pessoal do Comandante, irá aprender a identificar cada veneno, o que poderá salvar a sua vida, o que a faz pensar enquanto isso numa possível fuga, porém Valek lhe dá um veneno denominado Pó de Borboleta, ou seja ela continuará presa, já que terá que tomar o antídoto todos os dias, senão será fatal.

Realmente tudo que citei até agora, está na sinopse, parece ser bastante informação, mas não é..., a narrativa que Maria V. Snyder construiu há intrigas políticas, magia, romance com personagens cativantes, além de uma diferente estrutura política, cultural e social. Com certeza foi o melhor livro que li nesse semestre, como disse Charlaine Harris, autora do best seller de Clube dos Vampiros, "Um livro difícil de ser deixado de lado."

Estrutura Política

A autora não definiu um período para história, apenas sabemos que a história se passa na transição de uma monarquia para o militarismo, onde o território de Ixia é dividido em 9 distritos militares, onde as regras são respeitadas através de um Código de Conduta, no qual é rígido e sem privilégios, qualquer cidadão de qualquer classe social será punido se desrespeitar alguma leis contidas no Código, todas decisões passa pelo Comandante Ambrose, ele delega para os generais responsáveis pelos distritos algumas decisões, mas praticamente as essenciais são decididas por ele, e pelos seus conselheiros, por exemplo, a construção de uma fábrica, por mais que seja no distrito do general quem pode autorizar é apenas o Comandante.

Estrutura Territorial

No Território de Ixia é proibido magia, praticamente todos os magos foram mortos ou partiram para Sitia, na época da monarquia, os bruxos, feiticeiros eram vangloriados, mas no decorrer do livro descobriremos o verdadeiro motivo para o Comandante abominar a magia. E por falar em Sitia, quando ocorreu a mudança alguns cidadãos foram refugiar em Sitia, onde a magia é liberada e a autoridade do Comandante não é presente.

Estrutura Cultural e Social

Algo que achei interessante é que nesse sistema as mulheres são livres para desempenharem qualquer função de acordo com a capacidade, na época da monarquia as mulheres apenas podiam desempenhar funções subalternas, mas nesse sistema a mulher é valorizada por sua capacidade.

"(...) Parte dos conselheiros do Comandante atribuía funções baseando-se na habilidade e na inteligência, não no sexo da pessoa."

Outra particularidade é a questão das roupas, todos deveriam usar uniformes, o Código de Conduta era para todos os tipos de regras, se alguém não tivesse usando uniforme seria punido, e pelo que li no livro da punição com certeza ninguém iria andar sem uniforme.

O uniforme era obrigatório para identificar as profissões de cada um e até do distrito que pertence, através de cores de diamantes na roupa.

Magia

Abordagem da magia nesse livro é sutil, na metade do livro para o final, ela aparece um pouco mais, já que ela aparece através das descobertas de Yelena sobre ela mesmo, e aparece também por trás das intrigas políticas, a autora mostra ao leitor uma magia bem madura, sem situações clichês, algo inovador e adulto.

Valek tem uma relação interessante com a magia, acho que nos próximos livros teremos revelações.

Personagens

Yelena

Yelena inicialmente nem sabe a família que pertence, já que desde muito pequena estava sobre a guarda de Brazell, e realmente ela passou bastante trabalho nas mãos do general e também do filho, eles tinham a intenção de subjulgá-la tanto por propósitos pessoais como políticos.

"Notei um movimento à minha esquerda. Mãos agarraram o meu braço e me puxaram para dentro. A porta fechou-se ruidosamente. Fui envolvida pela mais completa escuridão e atirada de cara contra uma parede de pedra. O impacto expulsou ar de meus pulmões. Eu me virei. De costas para a parede. Procurei recuperar o fôlego.

- Fique quieta – rosnou uma voz masculina.

Desferi um pontapé frontal em direção da voz, mas encontrei apenas o vazio. Uma risada zombou de mim. Uma vela foi descoberta. O tênue brilho amarelado refletiu-se em uma comprida lâmina pareada. Apavorada, segui com os olhos a fica até a mão, depois, braço acima, até chegar ao rosto,... (...)"

Ela é uma personagem forte, que passa a narrativa toda sendo perseguida pelo general, tem visões com o fantasma de Reyad, e ainda tem a feiticeira sitiana.

Por mais contraditório que seja, a Yelena mesmo estando sobre pressão tanto pelo trabalho que exerce ou pelas perseguições, ela começa a encontrar o seu lugar no quartel do Comandante.

"(...) – Eu não contei para ninguém. – Permiti que a raiva alterasse a minha voz. – Como pode acreditar que eu colocaria minha própria vida em risco?

- Por que deveria acreditar em você? A única outra pessoa que sabia era o Comandante.

- Ora, Valek, você é o mestre dos espiões. Será que alguém não poderia ter escutado a conversa? Quem mais tem acesso a esta sala? Você deixou suas anotações bem à vista sobre a escrivaninha. – Antes que ele pudesse chegar a outra conclusão precipitada, apressei-me em dizer: - Estavam bem visíveis. Se eu as notei com um simples olhar rápido, elas estavam implorando para serem inspecionadas por alguém procurando informações.

- O que está dizendo? Quem você está acusando?

(...)

- Tenho minhas suspeitas – eu informei. – Contudo, recuso-me acusar alguém sem provas. É injusto, e quem iria acreditar em mim?

- Ninguém."

A autora consegue nos mostrar uma personagem forte, decidida porém sensível, delicada, ela equilibra a personalidade de Yelena, sendo a personagem que narra todo o livro, ela que passa ao leitor as informações, então na parte das perseguições a ela, você fica angustiado junto com ela.

Valek

Valek é um assassino frio, e o braço direito do Comandante Ambrose, ele foi importante na tomada de poder do militarismo, ele também é rígido, sarcástico e apaixonante.

"(...) Seus perigosos e brilhantes olhos azuis sempre conquistavam a minha atenção. Eu aprendera a ler as suas expressões faciais como tática de sobrevivência, porém jamais havia olhado para ele desse modo. Valek era um estudo de contradições. O homem que entalhava delicadas estatuetas também era capaz de desarmar sete adversários sem se esforçar muito. Minhas interações com Valek lembravam uma apresentação na corda bamba. Em um instante, sentia-me confiante e equilibrada, no outro, insegura e instável."

O fato que iremos aprendendo a gostar de Valek na mesma progressão que Yelena, por trás de toda austeridade de Valek, tem um homem leal aos seus ideais, com princípios, e também veremos uma vulnerabilidade em relação a Yelena, muitas vezes os testes de lealdade que ele a submete e mais uma garantia para ele confiar realmente nela, e não se decepcionar...

Outros Personagens

Inicialmente conhecemos Maarg a governanta pessoal de Valek e do Comandante, que detesta Yelena, o que causa alguns transtornos. Tem Rand, o cozinheiro do Comandante, amigo de Yelana, porém ele está com problemas e acaba prejudicando Yelena. Tem Irys a feticeira sitiana, que inicialmente tenta assassinar Yelena, mas no decorrer do livro a autora nos explica o motivo, e após o surgimento de Irys que a magia entrará permanentemente na narrativa.

A parte cômica do livro realmente é dos personagens Janco e Ari, dois soldados que serão fiéis a Yelena, já que ela os ajudou em um determinada situação, os diálogos deles são ótimos.

Segredos e Intrigas

"(...) – Yelena, não podemos

- Por que uma feiticeira do sul está tentando me matar?

- Uma boa pergunta. A mesma que eu estava para fazer para você.

- E como é que eu vou saber? – Dei de ombros em sinal de frustração. – Os guardas de Brazell, eu posso entender. Porém, feiticeiras! Não é como se eu andasse por aí irritando feiticeiras.

- Ahhh... Que pena. Visto que você tem um talento e tanto para irritar as pessoas."

Várias revelações serão encontrados no decorrer da leitura, desde segredos, até espionagem, atentados, pessoais que você menos desconfiava estão envolvidas, e as pessoas muitas vezes que você tinha certeza que estava por trás de alguma coisa, elas não estavam, muito bem desenvolvida a trama.

" O resto da jornada foi sem incidentes, com exceção do fato perturbador de que, quando mais perto chegávamos de castelo de Brazell, mais inexpressivo ficava o rosto do Comandante. Ele parara de dar ordens e de se interessar pelo que acontecia à sua volta. O brilho inteligente e penetrante que tornava o seu olhar mortífero desaparecida a cada passo, deixando em seu lugar uma expressão vazia e sem vida."

Não posso dizer que ela tentou enganar o leitor, mas realmente ela nos mostrou o que estava acontecendo, porém não mostrou como estava acontecendo, ou seja, você realmente irá ter certeza somente no final do livro, e irá se surpreender.

Romance

O desenvolvimento do romance é gradativo, nada de paixões arrebatadoras, ou adocicado demais, é envolvente, e o leitor irá se apaixonando pelos personagens na medida que eles irão se apaixonando no decorrer do livro.

"- Já voltou? Tão cedo assim? – ele indagou. – É uma pena, eu estava prestes a organizar uma busca pelo seu cadáver. O que houve quando bateu à porta da feiticeira sulista para se sacrificar? Eles a botaram para fora, achando que era burra demais para perderem tempo com você?

(...)

Quando ele ficou quieto, perguntei:

- Terminou?

- O quê? Nenhuma refutação?

Sacudi minha cabeça.

- Nesse caso, terminei.

- Ótimo – eu disse. – Visto que já está de mau humor, é melhor eu lhe dizer logo o que aconteceu enquanto eu estava na cozinha. Na verdade, foram duas coisas: uma ruim, uma boa. Qual quer escutar primeiro?"

Eles começam a gostar um do outro por admiração mútua, por causa de uma situação, além dos ensinamentos sobre veneno, eles passam a conviver mais um com outro, e com o passar do tempo irão se conhecendo.

"Antes que eu pudesse me impedir, encaixei-me atrás de Valek e comecei a lhe massagear os ombros. O álcool assumiu por completo o comando de meus movimentos e a pequenina seção sóbria de meu cérebro conseguia apenas gritar repreensões inúteis."

Mesmo sendo a narrativa é toda em primeira pessoa, ou seja, na pessoa de Yelena, a autora cria diálogos, ou até expressões de Valek que Yelena identifica, mostrando a mudança de sentimentos dele por ela.

É um romance com diálogos inteligentes, sensuais e adultos. E sem deixar de ser romântico.

Conclusão

Uma narrativa criativa, desde a construção dos personagens, até uma estrutura social, politica e cultural diferente, não é um simples livro, é simplesmente o melhor livro que li este ano, Maria V. Snyder foi espetacular.

A autora conseguiu através dos olhos de Yelena nos mostrar todos os detalhes da narrativa, em nenhum momento ser monótomo, até as explicações politicas, culturais que tendem a atrapalhar o ritmo do livro, no caso de Estudos sobre Veneno, ela conseguiu colocar nos momentos certos sem quebrar o desenvolvimento da leitura.

Recomendo o livro para ler em algum feriado, porque duvido que se começarem a ler irão querer parar, ele é viciante.

Para ler a resenha completa com citações ilustrativas acesse:
Cami 23/09/2011minha estante
Nossa, eu ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro! E confesso que eu terminar de ler a sua resenha, não resisti e fui ver o que mais tinha no seu blog *-* resultaado, estou seguindo,o/ assim não corro risco de perder nenhuma informação! Eu gosto quando alguém fala tão bem de um livro e no fim das contas eu fico ansiosa pra descobrir por mim mesma a minha opinião *-* e quer saber ? Tu é no momento a culpada por eu aumentar a minha lista de livros desejados, e por eu estar ficando uns reais mais pobre por conta deles, kkkk' mas vale a pensa! Obrigada, continue escrevendo :D

Georgia 09/11/2011minha estante
Graças a sua resenha, resolvi comprar o livro. Otima resenha.

Georgia 11/11/2011minha estante
Comprei o livro. rsrs

Patrícia 01/09/2015minha estante
Vou ser obrigada a ler esse livro. Não vai ter jeito.

Alcione 26/02/2020

Viciante
Heroína forte e aguerrida.
Nada de "mimimi" e sim,porrada.

Fantasia envolvente e deliciosa com personagens que vão ganhando nosso coração numa narrativa sem perda de tempo.

Senti a firmeza da mocinha em querer se erguer e nunca se vitimizar.

Coração enorme que conquistou diversos amigos ao redor e nós leva a mergulhar nesse mundo encantado e encantador.

Para amantes de uma narrativa ágil e um amor gostoso,preparem um cantinho aconchegante pois após mergulhar na trama é impossível largar!!!

Bruna Karen 20/03/2021

Tudo começa com a Yelena saindo do calabouço e se tornando provadora de comida do comandante.
Estudando sobre venenos e descobrindo segredos do castelo embarcamos numa aventura sensacional sobre venenos e descobertas.

Yelena eu te venero ??

M. P books 25/01/2021

Perfeito
Com certeza essa é uma trilogia que merece mais reconhecimento.
Sim, a protagonista é uma assassina, e tem todos os motivos para ser, é também uma personagem forte e sobrevivente. Adorei o par romântico, esse que não é o assunto principal do livro, ao contrário. Adorei o circulo de amizade conquistado pela Yalena . Enfim, achei esse livro perfeito e mal vejo a hora de ler o livro 2.

Yasmin 09/11/2011

Um dos Melhores do Ano!

A frase a seguir é a grande responsável por eu comprar esse livro, pura e simplesmente por ler essa frase que eu acabo de ler um dos melhores livros que já li na vida, sem exageros. "As histórias fantásticas de Maria V. Snyder predenm o leiotr ao unir o estilo inteligente e político de George R.R. Martin com um toque sutil e poderoso de romance", a frase é parte da crítica do Publishers Weekly ao livro. Quando li o nome de Martin estava decidido, qualquer coisa que se pareça com Martin merece minha atenção. E olha não é mentira, é tão bom quanto. Algumas partes da minha cabeça até diriam que é melhor. Enfim, não me admiro que compararam ao estilo de Martin. É perfeito.

Ao começar a ler estava meio desconfiada com essa história de militar em uma época que se assemelha a Idade Média, mas logo nas primeiras páginas já não pensava em mais nada e fui devorando página por página. O livro passa rápido de tão fluida que é a narrativa. Sem brechas ou longas e detalhadas explicações do ambiente como se constuma ver em livros desse gênero a autora construíu uma história sólida, instigante e adorável. Yelena é uma personagem excepcional. Sofrida, sozinha e inteligente ela passou por maus bocados e tem um muro em volta de si. Desconfiada de tudo, sempre preparada para o pior, sempre preparada para fugir, lutar e sobreviver. Ela é do tipo de personagem que não precisa nem duas páginas para você gostar. Valek idem. Apesar das circunstâncias tem algo no personagem dele que faz você gostar mesmo que em tese ele seja a pedra no sapato de Yelena. Queria uma pedra assim no meu sapato. Os personagens secundários também foram bem desenvolvidos. Janco e Ari, Rand, Irys, até mesmo o Comandante.

Você não consegue largar a leitura imaginando o que diabos vai acontecer. Afinal na sinopse não tem muita informação. Ela vai fugir? Ela vai morrer? O livro vai contar sua fuga para Sitia? Afinal qual é a história?

Continue lendo: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2011/11/resenha-estudos-sobre-veneno.html

Tayna 07/01/2021

Adorei! Devo admitir que comecei a leitura com um certo receio do que viria pela frente.

Nossa protagonista é decidida, inteligente e forte, com uma personalidade envolvente ela luta pra poder superar seus traumas do passado ao mesmo tempo em que luta pra manter sua vida. Outro personagem que sem dúvidas me conquistou foi Valek que possui uma sagacidade incrível.

Com certeza não me arrependo de ter lido esse livro, bem estruturada e envolvente a história nos prende do início ao fim.

Guilherme6421 25/06/2020

Meu primeiro contato com fantasia, e comecei muito bem.
No começo, até o terceiro capítulo, ainda não tinha engrenado para mim, mas depois eu não parei mais. Gostei demais do mundo, dos personagens, do desenvolvimento da história e o "sistema" da magia, tudo "simples" e fácil de absorver.
Acho uma ótima introdução nesse gênero.

Litta 12/09/2012

Viciante
Primeira Impressão do livro: Após a leitura do primeiro capítulo já deu pra perceber que a leitura era densa, dessas que te agarram com seus tentáculos e te faz mergulhar no universo da personagem. Diversas vezes me peguei acordando no meio da noite para dar uma "espiadinha" no que aconteceria em seguida.
Esse é um livro delicioso, viciante e envolvente. Simplesmente não tem como largar!
Como detesto spoilers estou tentando fazer a resenha do livro em geral, sem entrar muitos detalhes da história. Apenas algumas coisas tenho que ressaltar : Personagens cativantes. NÃO tem como você não se ver sorrindo vendo a interação de Yelena com seus amigos. À personagem principal só restam elogios á parte. Cativante, inteligente, ousada, determinada e pé no chão. Yelena não é aquela típica garota que desejaria ter uma vida normal, amigos e fica se lamentando com todo o seu drama adolescente como geralmente acontece com a maioria das protagonistas. Ela sabe que a vida não é um mar de rosas, sabe seus erros e acertos, sabe que a vida é injusta, mas não mudaria nada para se tornar "normal". Ela aceita quem ela realmente é e as consequências de seus atos.

Paguei um preço meio salgado no livro, mas SUPER recomendo. É o tipo de livro que em poucos capítulos você sabe que terá um lugar especial na sua estante e no seu coração.
Mione 02/02/2016minha estante
Tirou as palavras da minha boca Litta....não consigo parar de ler!!!

Weltri 27/10/2020

não sei porque eu demorei anos pra ler esse livro, é MUITO bom !!! é um livro de fantasia que te prende do início ao fim, o romance dele é muito sutil e os personagens são ótimos também, principalmente a personagem principal que tem uma grande evolução ao longo do livro e te faz torcer por ela
error/ 27/10/2020minha estante
quantos livros tem na série?

miacorvere 27/10/2020minha estante

assim, obg :)

miacorvere 27/10/2020minha estante
Obrigada, mana.

May 24/07/2015

É um livro envolvente, você fica sem querer parar de ler, mas quando para sua cabeça fica viajando, pensando em todas as possibilidades para os personagens.
Pode ser apenas minha opinião, mas com o primeiro capítulo não pude deixar de notar semelhanças entre ToG com esse livro. Com o passar dos capítulos ainda notei essas semelhanças em várias partes, é mais tipo em ideias sabe?! (ok, os autores podem extrair ideias de vários livros, eu sei, eu sei.) Não quero ficar comparando até porque, as histórias tem muitas diferenças ao mesmo tempo. Desculpa Sarah,mas foi meio inevitável,já que ToG veio depois, mas amo você e Trono de Vidro também.
Adorei os personagens, Yelena é uma garota que mesmo com medo da morte, acaba por aceitar a situação que se encontra, sem saber como será o amanhã. Ela ao mesmo tempo que tem seus medos, também é forte, tranquila, inteligente e a medida que vai passando adquire mais confiança em si, não posso deixar de achar graça em certas palavras com um leve tom de sarcasmo que ela usa com Valek. (não deveria mas... parece muito com Celaena, só que mais tranquila e menos esnobe, não estou falando mal da Cel,adoro ela).
Estou simplemete apaixonada pelo Valek, ele é a medida certa entre entre várias coisas, é hábil com venenos, luta, tem pesamentos rápidos, sarcasmo e por aí vai,se eu não parar a lista seria infinita, mas o melhor de tudo não é metido. Desde o primerio capítulo fique interessada por ele e cumpriu com todas as minhas expectativas. (prometo que será a útima vez ok?! É tipo a mistura de Chaol com Dorian, tipo 35% de um,com mais 25% de outro e os outros 40% é o que torna a singularidade do Valek única, em outra palavras adoroooooo).
Adorei ler esse livro, não é uma leitura cansativa, muito pelo contrário, desperta curiosidade e ansiedade pelos próximos capítulos, poderia falar mais, só que recomendo ler para a pessoa tirar suas próprias conclusões. Essa é a minha, muito bom.
Hels 24/01/2017minha estante
MELHOR DEFINIÇÃO
''É tipo a mistura de Chaol com Dorian'' conseguiu expressar o que eu senti quando conheci Valek!
Também relacionei muito com ToG, mas li Graceling antes que se conecta tão bem na história que tive que reler algumas partes porque misturava os personagens de dois livros diferentes kk

Pam Xavier 05/03/2014

Superou minhas expectativas
Depois de ter ouvido todas as críticas positivas, de ser simplesmente viciada no gênero e ainda por cima terem comparado com George R. R. Martin, Estudos sobre Venenos pulou para o primeiro lugar na minha listinha enorme de livros e definitivamente não me arrependi.

É uma trama repleta de intrigas e uma história muito bem construída, realmente surpreendente que te deixa agarrada ao livro. A brutalidade que é retratada, principalmente na cena do diário de Reyad, ao mesmo tempo em que te deixa horrorizada é fascinante, pois é difícil encontrar livros YA que mostrem tamanha crueldade com o protagonista.

O romance na história é bem sutil e vai acontecendo aos poucos, mas quando tem o seu momento é algo sexy e adulto, que deixa uma vontade de quero mais. A magia também vai sendo mostrada aos poucos e de um modo muito bem feito

Foi delicioso ver a evolução da Yelena durante o livro, que após tudo o que viveu se acostumou a abaixar a cabeça e se esconder, mas é nos momentos em que se impõe que você vê a sua força e que incrível mulher ela se tornou.

Os personagens secundários também são incríveis, destaque para Maarg, que é uma bruxa velha completamente odiável e é exatamente por isso que gosto dela, o fantasma de Reyad, que mesmo na morte continua sendo desprezível e infernizando a vida de Yelena e os lindos do Janco e Ari que nos dão os momentos de humor e lealdade no livro, quero eles pra mim gente . ^.^

Agora é o momento fan girl...Gente o que é o Valek *-* ele passou a ser o atual personagem por quem estou apaixonada rsrsr, eu como uma garota que tem um fraco por mocinhos com personalidade forte e com um leve ar de perigoso (fazer o que se gosto de um “bad boy” rsrs), que é necessário se conquistar, devo dizer que Valek está mais que aprovadíssimo.

Só eu achei Trono de Vidro - Sarah J. Maas muito parecido com o Estudos sobre Venenos??
Não que me incomode, livros bons a gente sempre quer mais. u.u

Ahh...Minha primeira resenha, espero que gostem ;3
Mayara 30/07/2020minha estante
Eu terminei de ler esse livro ontem e vim ler nas resenhas se alguém mais notou a semelhança entre essa história com Trono de Vidro. Não vi muita gente comentar, mas eu também achei super parecido os enredos! Ótima resenha. ;)

Cabral 27/04/2020

Esse livro é perfeito! O tipo de livro que você começa a ler e não consegue mais largar até a última página, onde você é tomado por uma grande aflição para ler a continuação! E na capa tem uma recomendação de George R.R. Martin!!!!
Duvido muito que se começaram a ler irão querer parar.

Ju. 31/05/2020

Muito bom! Só não gostei muito do romance, entretanto, o livro é tão interessante que me prendeu do início até o fim.

Psychobooks 16/04/2012

Resenha Tripla
Yelena foi condenada à forca pelo assassinato de Reyad, filho do coronel Brazel. Prestes a ser executada a sentença, ela tem uma escolha: morrer na forca ou se tornar a nova provadora de comida do General Ambrose. Yelena aceita o novo cargo, afinal é uma oportunidade de tentar se manter viva. Mas a tarefa não será fácil, pois além de possíveis tentativas de envenenarem a comida do general, ela ainda tem que comparecer todas as manhãs ao escritórios de Valek, chefe da segurança pessoal do general, para tomar uma pequena dose de um antídoto, pois para garantirem que ela não tentaria fugir, foi envenenada com o Pó de Borboleta.
Falar de Maria V. Snyder e de sua escrita chega a ser covardia. Já tinha ouvido falar muito de suas obras, mas nunca imaginei que a narrativa tivesse a fluência tão boa e que eu me apaixonaria tão perdidamente por todos os personagens. Yelena Zaltana é dessas protagonistas que, mesmo quando tudo parece estar perdido ela não se deixa abater. Sempre procura uma saída, sempre luta contra o sistema.
A Livia do blog Wishing a Book, sempre me recomendou essa série, mas eu nunca tinha tido a oportunidade de comprá-la até que em um passeio pela livraria eu vi o lançamento em português, mal acreditei! Comprei e não me arrependi!
Quando a Alba falou que o livro era MARAVILHOSO, achei que ela estava exagerando, mas ela não estava. Simplesmente devorei o livro e tive uma depressão pós-leitura.
Yelena é uma personagem determinada a se manter viva e extremamente aplicada a aprender sobre os venenos, mas os fantasmas de seu passado e dos abusos sofridos por ela nas mão de Brazel a atormentam constantemente. O passado dela é um grande mistérios no início. Sabemos que ela sofreu abusos, mas não sabemos de que tipo e em qual grau. Seu passado é revelado em pequenas doses ao longo da história.
A personagem principal, Yelena é fantástica! Uma das poucas personagens femininas do mundo literário que são realmente independentes. Forte, determinada e escaldada por causa do seu passado, não entra em um local fechado antes de analisar quais são suas possibilidades de fuga.
Valek (pegaeu) é uma incógnita na história. Ele é imprevisível e impossível de ser interpretado. Às vezes ele parece alguém tão humano, tão acessível e no momento seguinte ele se torna fechado, obscuro.
A construção dos personagens é maravilhosa. Valek é o oposto de Yelena. Arraigado à sua fidelidade ao General Ambrose, é capaz de tudo para protegê-lo. Suas facetas vão sendo descobertas aos poucos e ficamos numa montanha russa de emoções conforme ele vai se mostrando à Yelena.
Impossível não destacar dois personagens secundários: Janco e Ari. Esses dois soldados, trazem um humor único a leitura, duas pessoas completamente opostas, mas que se completam como irmãos. Ao longo do livro, eles se afeiçoam a Yelena e se tornam amigos e protetores dela.
A hirerarquia de Ixia, local onde se passa a história, lembrou a estruturação da Idade Média, com comandantes, soldados e o General do “estado”. Apesar de um sistema “militar”, o General Ambrose é rígido, mas justo. E o que eu mais gostei, não há a diferenciação entre homens e mulheres. Em seu governo, os cargos podem ser preenchidos tanto por homens, quanto por mulheres.
A história do livro, apesar de ser uma série, tem início meio e fim. Nada é deixado para trás, toda a trama principal tem desdobramento, claro, com algumas atitudes e novas possibilidades abertas para a continuação do enredo no próximo livro. Essa é a beleza da escrita de Maria V. Snyder: ela consegue nos deixar satisfeitos com o final do enredo e, mesmo assim, ansiosos pela sua continuação!
O livro é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista da Yelena, por isso, logo no início do livro ela conquista o leitor. A construção de personagens é impecável, tanto os principais quanto os secundários têm seu papel bem determinado dentro da trama. E o que falar do enredo? Ele é tão diferente e bem construído, o ambiente, a política, a magia, hierarquias e tudo isso é apresentado sem deixar o leitor entediado. Romance, ação, reviralvoltas e muito suspense, faz com que o leitor não queira largar o livro enquanto não chegar ao final.
P.S. Durante toda a leitura um fator me incomodou MUITO. O livro está repleto de erros de tradução, ortográficos, de digitação e de concordância. A diagramação é ruim, com pouca margem na página e com letras muito pequenas. Acredito que poderia ter sido feito um trabalho mais cuidadoso. Espero que as próximas edições tenham essas falhas corrigidas. Gostaria de deixar claro que a minha classificação para a obra (5 estrelas) é devido à trama. Se fosse tirar estrelas pelos erros encontrados, o livro não chegaria a 3 estrelas.
(Faço das palavras da Alba, as minhas. Quem tiver interesse na série, leia pelo enredo e narrativa da autora, se puder, o faça em inglês)

Acesse:
Monisaur 28/05/2012minha estante
Eu também achei esses erros e de verdade, fiquei MUITO chateada. Os livros da série não são baratos e o trabalho que a editora teve para revisar, não vale nem dez reais.

O livro é simplesmente maravilhoso e a resenha também está ótima e fazendo jus a trama e todo carinho que a série merece.

Cris 22/06/2012minha estante
Verdade, só "passei por cima dos erros" pq gostei muito mesmo da trama!