Estudos Sobre Veneno

Estudos Sobre Veneno Maria V. Snyder

Resenhas - Estudos sobre Veneno

melz0ca 09/11/2022

Yelena rainha
É uma história muito bem construída. Ele não tem muita ação, o livro foca mais na história da Yelena. Mesmo assim, é muito interessante todo o passado dela. Acredito que os próximos livros tratarão mais sobre as habilidades dela, consequentemente tendo mais ação.

Por mais que a Yelena tenha sofrido, eu adorei ela. Ela é durona na medida certa, não fica de birra por coisas bestas igual outras protagonistas (Mare cof cof America cof cof).

Para mim, a cereja do bolo é o romance. Ele é total segundo plano, tanto que só é tratado no final da história, mas como uma romantica incurável que sou, isso só melhorou minha opinião sobre o livro.

Recomendo para quem gosta de fantasia e personagens femininas fortes.

Yasmin 07/06/2022

Eu quero mais reconhecimento nessa obra
Não consigo acreditar que uma obra tão boa assim não tem um devido valor. É um livro com sua primeira publicação em 2005 e traz uma representatividade que na época nem eram tão levado a sério. É um livro de fantasia, romance, da década passada, mas com temas tão atuais que me surpreende não ter uma comunidade forte de fãs. Se você quer um livro com uma heroína massa, pautas importantes, representatividade e outras coisas mais, esse livro é para você.

May 24/07/2015

É um livro envolvente, você fica sem querer parar de ler, mas quando para sua cabeça fica viajando, pensando em todas as possibilidades para os personagens.
Pode ser apenas minha opinião, mas com o primeiro capítulo não pude deixar de notar semelhanças entre ToG com esse livro. Com o passar dos capítulos ainda notei essas semelhanças em várias partes, é mais tipo em ideias sabe?! (ok, os autores podem extrair ideias de vários livros, eu sei, eu sei.) Não quero ficar comparando até porque, as histórias tem muitas diferenças ao mesmo tempo. Desculpa Sarah,mas foi meio inevitável,já que ToG veio depois, mas amo você e Trono de Vidro também.
Adorei os personagens, Yelena é uma garota que mesmo com medo da morte, acaba por aceitar a situação que se encontra, sem saber como será o amanhã. Ela ao mesmo tempo que tem seus medos, também é forte, tranquila, inteligente e a medida que vai passando adquire mais confiança em si, não posso deixar de achar graça em certas palavras com um leve tom de sarcasmo que ela usa com Valek. (não deveria mas... parece muito com Celaena, só que mais tranquila e menos esnobe, não estou falando mal da Cel,adoro ela).
Estou simplemete apaixonada pelo Valek, ele é a medida certa entre entre várias coisas, é hábil com venenos, luta, tem pesamentos rápidos, sarcasmo e por aí vai,se eu não parar a lista seria infinita, mas o melhor de tudo não é metido. Desde o primerio capítulo fique interessada por ele e cumpriu com todas as minhas expectativas. (prometo que será a útima vez ok?! É tipo a mistura de Chaol com Dorian, tipo 35% de um,com mais 25% de outro e os outros 40% é o que torna a singularidade do Valek única, em outra palavras adoroooooo).
Adorei ler esse livro, não é uma leitura cansativa, muito pelo contrário, desperta curiosidade e ansiedade pelos próximos capítulos, poderia falar mais, só que recomendo ler para a pessoa tirar suas próprias conclusões. Essa é a minha, muito bom.
Hels 24/01/2017minha estante
MELHOR DEFINIÇÃO
''É tipo a mistura de Chaol com Dorian'' conseguiu expressar o que eu senti quando conheci Valek!
Também relacionei muito com ToG, mas li Graceling antes que se conecta tão bem na história que tive que reler algumas partes porque misturava os personagens de dois livros diferentes kk

Guilherme6421 25/06/2020

Meu primeiro contato com fantasia, e comecei muito bem.
No começo, até o terceiro capítulo, ainda não tinha engrenado para mim, mas depois eu não parei mais. Gostei demais do mundo, dos personagens, do desenvolvimento da história e o "sistema" da magia, tudo "simples" e fácil de absorver.
Acho uma ótima introdução nesse gênero.

rita 09/03/2022

Me surpreendeu
Comecei sem expectativa nenhuma mais me surpreendeu muito eu não conseguia para de ler to ansiosa pro segundo

Weltri 27/10/2020

não sei porque eu demorei anos pra ler esse livro, é MUITO bom !!! é um livro de fantasia que te prende do início ao fim, o romance dele é muito sutil e os personagens são ótimos também, principalmente a personagem principal que tem uma grande evolução ao longo do livro e te faz torcer por ela
error/ 27/10/2020minha estante
quantos livros tem na série?

Larissawsf 27/10/2020minha estante

assim, obg :)

Larissawsf 27/10/2020minha estante
Obrigada, mana.

Cabral 27/04/2020

Esse livro é perfeito! O tipo de livro que você começa a ler e não consegue mais largar até a última página, onde você é tomado por uma grande aflição para ler a continuação! E na capa tem uma recomendação de George R.R. Martin!!!!
Uma narrativa criativa, desde a construção dos personagens, até uma estrutura social, politica e cultural diferente, não é um simples livro, é simplesmente o melhor livro que li este ano, Maria V. Snyder foi espetacular.
Duvido muito que se começaram a ler irão querer parar.

Psychobooks 16/04/2012

Resenha Tripla
Yelena foi condenada à forca pelo assassinato de Reyad, filho do coronel Brazel. Prestes a ser executada a sentença, ela tem uma escolha: morrer na forca ou se tornar a nova provadora de comida do General Ambrose. Yelena aceita o novo cargo, afinal é uma oportunidade de tentar se manter viva. Mas a tarefa não será fácil, pois além de possíveis tentativas de envenenarem a comida do general, ela ainda tem que comparecer todas as manhãs ao escritórios de Valek, chefe da segurança pessoal do general, para tomar uma pequena dose de um antídoto, pois para garantirem que ela não tentaria fugir, foi envenenada com o Pó de Borboleta.
Falar de Maria V. Snyder e de sua escrita chega a ser covardia. Já tinha ouvido falar muito de suas obras, mas nunca imaginei que a narrativa tivesse a fluência tão boa e que eu me apaixonaria tão perdidamente por todos os personagens. Yelena Zaltana é dessas protagonistas que, mesmo quando tudo parece estar perdido ela não se deixa abater. Sempre procura uma saída, sempre luta contra o sistema.
A Livia do blog Wishing a Book, sempre me recomendou essa série, mas eu nunca tinha tido a oportunidade de comprá-la até que em um passeio pela livraria eu vi o lançamento em português, mal acreditei! Comprei e não me arrependi!
Quando a Alba falou que o livro era MARAVILHOSO, achei que ela estava exagerando, mas ela não estava. Simplesmente devorei o livro e tive uma depressão pós-leitura.
Yelena é uma personagem determinada a se manter viva e extremamente aplicada a aprender sobre os venenos, mas os fantasmas de seu passado e dos abusos sofridos por ela nas mão de Brazel a atormentam constantemente. O passado dela é um grande mistérios no início. Sabemos que ela sofreu abusos, mas não sabemos de que tipo e em qual grau. Seu passado é revelado em pequenas doses ao longo da história.
A personagem principal, Yelena é fantástica! Uma das poucas personagens femininas do mundo literário que são realmente independentes. Forte, determinada e escaldada por causa do seu passado, não entra em um local fechado antes de analisar quais são suas possibilidades de fuga.
Valek (pegaeu) é uma incógnita na história. Ele é imprevisível e impossível de ser interpretado. Às vezes ele parece alguém tão humano, tão acessível e no momento seguinte ele se torna fechado, obscuro.
A construção dos personagens é maravilhosa. Valek é o oposto de Yelena. Arraigado à sua fidelidade ao General Ambrose, é capaz de tudo para protegê-lo. Suas facetas vão sendo descobertas aos poucos e ficamos numa montanha russa de emoções conforme ele vai se mostrando à Yelena.
Impossível não destacar dois personagens secundários: Janco e Ari. Esses dois soldados, trazem um humor único a leitura, duas pessoas completamente opostas, mas que se completam como irmãos. Ao longo do livro, eles se afeiçoam a Yelena e se tornam amigos e protetores dela.
A hirerarquia de Ixia, local onde se passa a história, lembrou a estruturação da Idade Média, com comandantes, soldados e o General do “estado”. Apesar de um sistema “militar”, o General Ambrose é rígido, mas justo. E o que eu mais gostei, não há a diferenciação entre homens e mulheres. Em seu governo, os cargos podem ser preenchidos tanto por homens, quanto por mulheres.
A história do livro, apesar de ser uma série, tem início meio e fim. Nada é deixado para trás, toda a trama principal tem desdobramento, claro, com algumas atitudes e novas possibilidades abertas para a continuação do enredo no próximo livro. Essa é a beleza da escrita de Maria V. Snyder: ela consegue nos deixar satisfeitos com o final do enredo e, mesmo assim, ansiosos pela sua continuação!
O livro é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista da Yelena, por isso, logo no início do livro ela conquista o leitor. A construção de personagens é impecável, tanto os principais quanto os secundários têm seu papel bem determinado dentro da trama. E o que falar do enredo? Ele é tão diferente e bem construído, o ambiente, a política, a magia, hierarquias e tudo isso é apresentado sem deixar o leitor entediado. Romance, ação, reviralvoltas e muito suspense, faz com que o leitor não queira largar o livro enquanto não chegar ao final.
P.S. Durante toda a leitura um fator me incomodou MUITO. O livro está repleto de erros de tradução, ortográficos, de digitação e de concordância. A diagramação é ruim, com pouca margem na página e com letras muito pequenas. Acredito que poderia ter sido feito um trabalho mais cuidadoso. Espero que as próximas edições tenham essas falhas corrigidas. Gostaria de deixar claro que a minha classificação para a obra (5 estrelas) é devido à trama. Se fosse tirar estrelas pelos erros encontrados, o livro não chegaria a 3 estrelas.
(Faço das palavras da Alba, as minhas. Quem tiver interesse na série, leia pelo enredo e narrativa da autora, se puder, o faça em inglês)

Acesse:
Monisaur 28/05/2012minha estante
Eu também achei esses erros e de verdade, fiquei MUITO chateada. Os livros da série não são baratos e o trabalho que a editora teve para revisar, não vale nem dez reais.

O livro é simplesmente maravilhoso e a resenha também está ótima e fazendo jus a trama e todo carinho que a série merece.

Cris 22/06/2012minha estante
Verdade, só "passei por cima dos erros" pq gostei muito mesmo da trama!

Anna 29/05/2021

Esse é o tipo de história épica despretensiosa que, por incrível que pareça, me é extremamente reconfortante. Durante a leitura me senti aconchegada envolvida por essa escrita, por esses personagens e pelo desenrolar das situações por eles vividas. Estudos sobre Veneno tem uma narrativa bem linear, inclusive, em alguns momentos desejei que a autora tivesse sido um pouco mais ambiciosa em suas escolhas. No entanto, isso não chegou a ser um incômodo porque ela desenvolveu muito bem os elementos que trouxe. Enfim, foi uma delícia, já vou incluir os outros da trilogia na lista de próximas leituras!

Lu 01/01/2013

"Estudos Sobre Veneno" foi uma maneira sensacional de fechar 2012. Virei a última página sentindo-me completamente elétrica. Desde a leitura do "The Mark of Athena", em novembro, não me sentia tão ansiosa por uma continuação. Descobri outro vício literário.

E arranjei outra trilogia para completar. "suspiro"

O fato é que Maria V. Snyder não perde tempo com bobagens. A história começa de forma direta, e sua narrativa em primeira pessoa é bastante limpa, realista e sem floreios. Gostaria até que ela tivesse caprichado um pouco mais nas descrições porque, até mais ou menos a página 100, eu imaginava o Valek como um senhor de aparência respeitável e com um jeito meio debochado e não lindo de morrer, estilo Jonathan Rhys Meyers, e tal.

Falando em Valek, ele me fez lembrar muito Dimitri Belikov, da série Academia de Vampiros, da Richelle Mead. Ele realmente é O Cara. Astuto, lindo, debochado e letal. Fiquei feliz com cada um de suas aparições e suas interações com Yelena.

Yelena. Uma das coisas que eu mais gostei nessa história é que, se o mocinho é badass, a mocinha também é. Se Katniss Everdeen ou Rose Hatthaway tivessem uma irmã mais velha, certamente seria Yelena Zaltana. Ela é inteligente, sensível e cativante. Torci demais por ela.

A história é bem elaborada, ainda que seu contorno não seja muito preciso. Nesse aspecto, concordo com o crítico do Publishers Weekly. Lembra um pouco As Crônicas de Gelo e Fogo. Aquela sensação de calmaria antes da tempestade. De que tudo pode sempre ficar pior. O Não estou falando isso como desmérito para o livro ou mesmo para a Maria. Pelo contrário. Achei a trama super interessante, cheia de surpresas e uma mitologia fascinante.

Resumindo: um livro sensacional! A continuação está no topo da minha listinha para 2013!

Recomendadíssimo!

joanna.tell 30/06/2023

Estudos sobre Veneno.
Para um primeiro livro está de bom tamanho, consegui captar muitas coisas e ter essa introdução de mundo.
A parada é que tudo se passa muito rápido de uma maneira muito lenta, não tem uma profundidade de sentimentos ou uma elaboração, é como se tudo acontecesse em um estalar de dedos.
Eu não sei explicar muito bem, mas não senti essas coisas que o pessoal da resenha sentiu, não sei se li errado ou no tempo errado.
Para mim, nada foi aprofundado, tudo é bem descrito, mas parece que nada tem importância. Queria que fosse mais "radical" para uma fantasia, mas tudo é meio mole, sabe? Vou ler o segundo livro e ver no que vai da, minha base para ler esse livro foi uma resenha daqui que tinha a palavra "sexy" para descrever a leitura, mas fiquei decepcionado por receber informações, descrições e diálogos como um balde de terra na cara, só passar um paninho que tudo pode ser facilmente esquecido.
Até o "romance" entre Yelena e Valek não foi bem elaborado, tipo (SPOILER!!!!!!!!!!!!!) naquela hora que ela estava bêbada e começa a fazer massagens nas costas de Valek e depois DO NADA, REPITO, DO NADA começa a abrir o cinto dele kaakkaakak eu fiquei????? mulher??? ou quando ela contou as coisa que aquele doente fez com ela pro Valek e ele falou que o Brazzel e o filho dele vão se vê com ele e tals e ficou por isso mesmo.
Não é melhor, botei expectativa e não me dei bem.
Geovanna 25/01/2024minha estante
amei sua resenha exatamente como me senti lendo, a parte da yelena abrindo o cinto ?????????????? eu ri de vergonha alheia tipo não é possível a autora meter uma dessa

joanna.tell 25/01/2024minha estante
compartilharmos do mesmo sentimento de vergonha alheia nessa parte akkakakaka?

Ju. 31/05/2020

Muito bom! Só não gostei muito do romance, entretanto, o livro é tão interessante que me prendeu do início até o fim.

Bia 09/06/2021

Que história viciante, um livro de tão bom que quando foi chegando ao final eu fui lendo devagar para não acabar rapidamente. Cheio de ação, não há um capitulo em que não aconteça algo, a protagonista, coitada não tem um minuto de paz.
Os personagens são o ponto alto do livro Yelena e Valek principalmente.
O que eu mais gostei foi que acompanhamos o amadurecimento da protagonista, tanto em personalidade quanto em poderes, ela não começa já sendo a super-lutadora, vencendo pessoas com anos de experiencia em um dia, ela treina, se esforça, prática.

Itsane 20/03/2022

TOG foi inspirado nesse livro?
Gostei no livro, mas achei q faltou algo sem dúvidas.. achei que teve descrição pesadissimas de abuso sexual, se vc for sensível ao assunto melhor pular essas partes, eu gostei do livro e recomendo a leitura

Contém spoiler abaixo

Mas sobre comparação com TOG
Assassina
Nome da personagem: Yelena kk
Condenada a morte
Ficou 1 ano na masmorra sendo torturada
Sequestrada criança
Vai toda acabada falar com o espião do exército e é recrutada p trabalhar p governo
Criada por um cara que torturou ela
Consegue conquistar o segurança no primeiro livro
Tem personalidade forte é inteligente e luta bem
É descendente de uma família poderosa
É obrigada a se refugiar no país da família dela
Itsane 20/03/2022minha estante
Esqueci de falar:
Tem representatividade de um homem trans, esse livro é de 2005 achei incrível, nem hoje em dia esse assunto tem presença nos livros de fantasia

Itsane 20/03/2022minha estante
Outra coisa q é em comum com TOG
Tem um momento q ela encontra uma medalha do tamanho do palmo de uma mao q é mt importante p ela kk igualzinho ao amuleto da aelin

Pam Xavier 05/03/2014

Superou minhas expectativas
Depois de ter ouvido todas as críticas positivas, de ser simplesmente viciada no gênero e ainda por cima terem comparado com George R. R. Martin, Estudos sobre Venenos pulou para o primeiro lugar na minha listinha enorme de livros e definitivamente não me arrependi.

É uma trama repleta de intrigas e uma história muito bem construída, realmente surpreendente que te deixa agarrada ao livro. A brutalidade que é retratada, principalmente na cena do diário de Reyad, ao mesmo tempo em que te deixa horrorizada é fascinante, pois é difícil encontrar livros YA que mostrem tamanha crueldade com o protagonista.

O romance na história é bem sutil e vai acontecendo aos poucos, mas quando tem o seu momento é algo sexy e adulto, que deixa uma vontade de quero mais. A magia também vai sendo mostrada aos poucos e de um modo muito bem feito

Foi delicioso ver a evolução da Yelena durante o livro, que após tudo o que viveu se acostumou a abaixar a cabeça e se esconder, mas é nos momentos em que se impõe que você vê a sua força e que incrível mulher ela se tornou.

Os personagens secundários também são incríveis, destaque para Maarg, que é uma bruxa velha completamente odiável e é exatamente por isso que gosto dela, o fantasma de Reyad, que mesmo na morte continua sendo desprezível e infernizando a vida de Yelena e os lindos do Janco e Ari que nos dão os momentos de humor e lealdade no livro, quero eles pra mim gente . ^.^

Agora é o momento fan girl...Gente o que é o Valek *-* ele passou a ser o atual personagem por quem estou apaixonada rsrsr, eu como uma garota que tem um fraco por mocinhos com personalidade forte e com um leve ar de perigoso (fazer o que se gosto de um “bad boy” rsrs), que é necessário se conquistar, devo dizer que Valek está mais que aprovadíssimo.

Só eu achei Trono de Vidro - Sarah J. Maas muito parecido com o Estudos sobre Venenos??
Não que me incomode, livros bons a gente sempre quer mais. u.u

Ahh...Minha primeira resenha, espero que gostem ;3
Mayara 30/07/2020minha estante
Eu terminei de ler esse livro ontem e vim ler nas resenhas se alguém mais notou a semelhança entre essa história com Trono de Vidro. Não vi muita gente comentar, mas eu também achei super parecido os enredos! Ótima resenha. ;)