Estudos Sobre Veneno

Estudos Sobre Veneno Maria V. Snyder

Resenhas - Estudos sobre Veneno

Lu Oliveira 05/02/2016

Mais um para a lista de favoritos.
Yelena está presa a muito tempo por ter sido acusada de ter matado o filho de um líder militar. Prestes a ser executada por tal crime, ela recebe a oferta de ser a provadora de comidas do comandante. Disposta a tentar, ela passa por treinamento com Valek e tem que provar vários tipos diferentes de venenos. Uma forma que Valek encontrou para que ela não fugisse, é envenenando-a. Todos os dias ela deve ir até ele para receber o tal antídoto.
O líder militar não desistiu de ver Yelena pagar pela morte de seu filho, e assim, envia soldados seus para dar fim a vida da moça.
Depois desse ataque ela decide aprender a se defender, mas ainda assim, ela ainda corria perigo.

Esse livro é bem parado no começo, mas nada disso tira o brilho da obra. Ao longo da leitura, nós vamos conhecendo os segredos do passado de Yelena. As tramas foram bem construídas e nos faz querer ficar agarrados ao livro até terminar. Os personagens são incríveis e bem construídos. Yelena é uma personagem forte apesar do que aconteceu em seu passado. O romance foi bem abordado, e meu Deus, eu amo um romance bem construído.

O livro se tornou meu favorito e já estou louca pra ler os outros. Vamos ver o que o futuro guarda para Yelena.
Recomendo!
Leitora Inquieta 05/02/2016minha estante
o que achooou?

Lu Oliveira 05/02/2016minha estante

tivoria 14/10/2021

começo interessante
Não sabia muito bem o que esperar, por não ser um livro muito conhecido. Vi muitas avaliações boas por aqui e fiquei bastante surpresa com isso, o que me fez começar a leitura.

Demorei um pouco a me acostumar com o estilo da escrita mas acho que isso é normal no começo de todo livro, e logo me vi gostando muito da história.

A personagem principal é muito interessante, e a todo momento se pega lutando pela sua vida. Como provadora de venenos, e antes disso. Yelena tem que lutar pelo seu presente, enquanto é assobrada por fantasmas do seu passado.

O livro tem muitos acontecimentos interessantes, a leitura é bem tranquila, e tem personagens muito bons. A história se desenvolve de uma maneira muito conexa, e abre espaço para plots muito interessantes, que espero ver nos próximos livros. Me surpreendi positivamente.

A Yelena é uma personagem muito forte, e tenho certeza que seu futuro será muito intenso, ansiosa pros outros livros.

Tinha esquecido de colocar aviso de gatilho: o livro cita uma cena de estupro, não dá detalhes do ato em si, mas achei a cena um pouco chocante, então imagino que algumas pessoas não conseguiriam ler por causa do gatilho.

lollaaaaa 12/01/2023

Esse livro me envenenou
Esse é o meu livro favorito há 8 anos. E toda releitura que eu faço dele, serve apenas para me fazer amá-lo cada vez mais.

E sempre falo isso mas é bom repetir. É um livro de fantasia de ESTREIA de uma autora que até então era meteoróloga, lançado em 2005. DOIS MIL E CINCO GALERA! E com representatividades maravilhosas! Uma protagonista forte e com grande desenvolvimento que não é branca. Tem um outro plot também que não gosto de citar pra não tirar a surpresa da história... IMPECÁVEIS!

Uma história sobre magia envolvente e tão rica em detalhes que você consegue imaginar cada pedacinho da história, cada ambiente e cada roupa. Simplesmente incrível!

Tem romance mesmo que não seja o foco do livro, mas é simplesmente o romance da minha existência. O casal compõem os meus dois personagens favoritos de toda a vida! Nunca vou superar meu amor por eles.

O melhor é pegar esse livro pra ler enquanto estiver completamente confortável em algum lugar, pois são tantos acontecimentos surpreendentes que você simplesmente não vai querer parar de ler. Cada capítulo termina com um gostinho de quero mais.

Há quase 10 anos tentando fazer as pessoas conhecerem esse livro...

Leiam Estudos sobre Veneno e se apaixonem pela forma de contar histórias da Maria V. Snyder! ?

P.S.: Obrigada Valek Icefaren, por ser o maior personagem da história dos personagens em TODA A MINHA VIDA. Te amo mais que TUDO, meu amor!
louleonezi 12/01/2023minha estante
é volume único amiga?

lollaaaaa 12/01/2023minha estante
não amiga, é uma trilogia que depois acabou virando série. mas no br só tem a trilogia lançada (e ela tem final)

louleonezi 12/01/2023minha estante
pois botei na lista

lollaaaaa 18/01/2023minha estante
tudo pra mim

Kah 04/06/2021

Eu li esse livro em maratona e foi super fácil e leve, a protagonista tem uma posição bem interessante e incomum na história. O único ponto que eu gostaria que tivesse sido mais trabalhado foi a relação romântica

Kaicchan 19/01/2022

Fantasia divertida e desconstraída
No geral eu gostei do livro. Ele é bem rápido de ler, tem uma narrativa bem fluída e descritiva e tem vários momentos de ação, que fizeram o livro ser ainda mais divertido. Só acho que a autora se perdeu nos últimos 20% do livro, que tudo ficou mais rápido, menos explicado e menos lógico.
Os personagens são divertidos, mas eu senti que faltou profundidade no tratamento de alguns deles, principalmente nos outros trabalhadores do castelo, tipo o Rand e a Margg, que eu meio que não me senti muito próxima deles - inclusive alguns outros menos importantes, como a Liza e o Sammy, para que colocá-los lá se eles não trazem nada de novo para a história?
O mundo do livro é ok, mas eu senti falta de uma construção melhor do mesmo. As dinâmicas de poder e o passado político do livro me deixaram meio perdida, porque, honestamente, nunca são bem explicadas. Você só sabe que teve uma tomada de poder e é isso. O sistema de magia é outra coisa que eu não achei muito bem desenvolvido, sem falar que a desculpa para não a haver feiticeiros em Ixia é super fraca e pouco convincente.
Outra coisa que eu senti falta no livro foi justamente o que o título diz: veneno. A Yelena aprende tudo sobre venenos, vira provadora do Comandante para quase nunca sofrer com um ataque de envenenamento? A maior parte do livro trata sobre as questões de magia e as tensões políticas, tendo acho que apenas uma vez onde ela fala da comida estar envenenada.

De modo geral, é um livro de fantasia divertido, com vários momentos que vão te fazer rir bastante e a Yelena é extremamente carismática, é difícil não torcer por ela.

Erica 06/12/2021

O novo favorito
O melhor livro que li nos últimos tempos. Personagem principal cativante e tramas bem elaboradas. Muito bom, fazia tempo que não lia uma fantasia tão boa, senti uma vaibe de Celaena (Trono de vidro), o que me fez gostar ainda mais.
Romance como trama segundaria, muito fofo.
Estou ansiosa para ler as continuações.

Raíssa 10/07/2013

Distopia genial
Eu amei demais a história deste livro e não via a hora de terminar de ler para saber qual seria a próxima aventura. Quando você começa a ler, fica difícil parar! Nunca li uma história tão interessante em toda a minha vida, que te prende a atenção desde a 1ª frase! É uma narrativa muito bem escrita, estruturada e madura, apesar de sua temática ser fantasia. É também muito bem detalhada e explicativa sobre tudo, desde os territórios até o sentimento dos personagens, mas sem deixar, em nenhum momento, que se torne monótona ou cansativa e atrapalhe o ritmo do livro, muito pelo contrário – a história torna-se cada vez mais interessante e empolgante ao longo do livro.

Para ler a resenha completa, entre no link abaixo:

site: http://pensamentos-aereos.blogspot.com.br/2012/02/resenha-estudos-sobre-veneno.html

putzvillegas 13/12/2017

Maravilhoso
Acho que nunca fiquei tão vidrada em uma história como fiquei com Estudos sobre Veneno... Yelena e Valek mexeram com as minhas estruturas

Fernanda.Granzotto 01/11/2017

Eu não acho que já li um livro que me cativou tão rápido quanto esse.
A escrita maravilhosa desta autora me fez ficar imaginando o que ia acontecer a seguir,os personagens são certamente um dos mais cativantes e interessantes que eu já li.
A história é excelente e o mundo criado totalmente envolvente.

thais.pessoa.18 14/09/2017

Maravilhoso
O livro é intenso e viciante sim! Tenho uma banda e a música tema do nosso primeiro EP se chama "Toxina" e foi inspirada nesse livro. Pra quem quiser ouvir: https://www.youtube.com/watch?v=LdGCvr9_Thg

Super indico a leitura.

Thayanne 27/07/2017

Intenso e viciante.
Todos os aspectos da história foram bem desenvolvidos. É impossível não torcer pela personagem principal e o romance que se desenvolve nas entrelinhas é magnífico.
thais.pessoa.18 14/09/2017minha estante
Oi Thayane, é incrível mesmo esse romance nas entrelinhas rs.
Eu tenho uma banda e temos uma música que se chama "Toxina" em que a letra foi inspirada nesse livro, nesse romance rs.
Se quiser ouvir: https://www.youtube.com/watch?v=LdGCvr9_Thg
Bjs.

Ray Corrêa 25/04/2017

Bacana, mas meio médio.
A estória começou meio morna, bem mais ou menos mesmo. Porém, me prendeu o suficiente para continuar.
Mesmo no início eu já gostei da Yelena, apesar de estar obviamente traumatizada e acuada pelo seu passado, ela foi se mostrando cativante e de personalidade forte. Eu sempre admiro isso em um personagem.
Também gostei do personagem Valek, ele tinha um ar misterioso, sarcástico e um tanto cruel. Mas era tudo bem balanceado, então, funcionou de uma forma bacana.
Tem umas partes bacanas explicando como funciona a política de Ixia, desse país, e que não há distinção de gênero para delegar tarefas. Achei bem legal.
Aí o livro começa a ficar bem interessante. A Yelena vai se desenvolvendo mais ainda e se permitindo se envolver com a sua nova oportunidade de vida, ao invés de apenas esperar pela morte. A gente conhece o passado dela, que tem um lado bem obscuro e difícil de ler em alguns momentos. Acho que vale um trigger warning para abuso sexual. Eu não esperava e não gostei de ser pega desprevenida.
Alguns elementos foram bem pensados, umas metáforas que seriam interessantes, porém eu não achei que foram bem executadas. Ao invés de soar profundo e reflexivo, soou meio bobo para mim.

A gente fica bem na expectativa do romance, da hora que aquilo vai acontecer. A autora vai construindo o momento e a relação deles muito bem, eu gostei bastante porque não foi algo instantâneo. A gente vai acompanhando o desenvolvimento daquilo aos poucos. Porém, quando finalmente chegou o momento e o casal ficou junto, mais uma vez não senti que foi bem executado. Todas as cenas românticas ficaram bem superficiais para mim, e eu estava torcendo por esse lado da estória também, porque achei os dois fofos. Fiquei triste por não conseguir me envolver como queria.

Senti que alguns personagens foram bem aleatórios e só estavam ali para encher linguiça. Tanto que quando um desses personagens morreu eu fiquei tipo " Ué?.. ok né."
O desfecho de toda a confusão até que fez sentido e eu entendi as motivações de cada um deles, mas, mais uma vez não senti que a autora conseguiu passar aquilo com a grandiosidade que merecia, então ficou tudo meio médio.

Fora que depois ela acaba acrescentando mais um elemento meio bizarro relacionado ao Comandante ( que eu não vou dizer o que é pois seria spoiler), mas para mim, meio que jogou por água abaixo todo aquele lance legal de não ter distinção de gênero do começo do livro. Eu fiquei meio " O que ela quis passar com isso?". A gente entende que esse elemento é o que motiva o comandante, porém, a falta de aceitação é confusa. Talvez eu só não tenha entendido, mas esse fato por si só, mostra que ela deveria ter explicado melhor.

Mas eu fiquei relativamente entretida e foi bacana ler. Não descarto totalmente. Achei que teve alguns problemas, mas mesmo assim foi interessante. Talvez eu compre o segundo livro para saber como continua a estória, mas não está na minha lista de prioridades.

Paula.Serkonos 23/07/2013

Estudos sobre Valek
Tá aí um livro que protelei, empurrei com a barriga, deixei para depois só para me deliciar tanto com a leitura ao ponto de deixar de dormir. Alguém aqui sabe como comprar livros da Harlequinn? Eu não. Quer dizer, tirando o site deles e a versão para o kindle. Não vejo livros dele em livrarias, o que nem dificulta nada. Nadinha.

Após pagar cerca de R$23,00 reais num e-book, lá vou eu me deliciar com Yelena. Sim, eu paguei. Logo a minha magnificência que se recusa a pagar mais de dez reais num livro, mas enfim.

Primeira coisa: o nome dela não soa delicioso? Ye-le-na. Tem um som gostoso de ouvir, bem encantador mesmo. A questão é: Yelena (sem sobrenome) está na pior. Após assassinar a sangue frio o filho do Comandante Brazell por motivos que só descobrimos no meio da história, ela é presa e espera pela forca. Em Ixia o poder é militar e a base é bem “olho por olho”. Mate alguém e será morto. Simples assim. Lugar delicioso de morar, garanto.

Chegada a sua vez, nossa protagonista encontra-se com Valek, o assassino que veste roupas coladas. Porém, ele lhe propõe algo: morrer ou servir como provadora de comida do Comandante Ambrose. Vocês já sabem a escolha dela. Só que como todo assassino profissional, Valek é bem gatuno e, para ter certeza de que Yelena não irá fugir na primeira oportunidade, lhe dá Pó de Borboleta – que nada mais é que um potente veneno.

Agora, fadada a tomar uma dose diária para não morrer, Yelena se vê tendo que realmente fazer o trabalho. Aulas, lições, testes e uma prova final para provar a sua ~conclusão~ e aptidão para o cargo.

Parece pouco, mas chato, não? Pera que piora.

Para o Comandante Brazell, ter a moça respirando nada mais que é um crime contra a memória de seu filho. E o que é mais clichê a se fazer nesse caso? Matá-la. Claro, vilões são tão sem imaginação… E numa dessas tentativas, Yelena “ativa” seus poderes. Ressalto que ela não os descobre por acaso, estavam lá o tempo todo e pelo instinto de sobrevivência manifestaram-se novamente.

Outra coisa tabu em Ixia é magia. Magia é muito bitch don’t kill my vibe, você não quer estar relacionado com isso.

Lembram quando eu disse que ia piorar? Então, como se isso não bastasse, temos mais pedras no caminho.

Não só sendo mágica, alvo do ódio eterno de Brazell, envenenada por Valek e, por osmose, andando na corda bamba que é a linha entre a vida e a morte como provadora, Yelena também precisa se preocupar com Irys, a feiticeira sitiana que não faz nada além de tentar matá-la.

Fala sério, gente, essa menina tá com o pé na cova e não sabe ainda.

Gostei tanto da história que atrapalhei o meu sono para poder ler. Duas da manhã e eu lá “Só mais esse capítulo” e no fim terminei a leitura. Você quer tanto saber o que acontece em seguida que largar o livro torna-se uma coisa quase dolorosa. É praticamente impossível descansar até que se saiba o que rola.

E o universo que a Maria criou é uma coisa além do que se está acostumado a ler. Eu tive as minhas experiências com Magia, claro, mas não é algo que eu realmente goste de ler. E o engraçado é que nesse livro, tudo soou tão certo e correto que ficou simples, claro e de acordo. Como se tudo estivesse no lugar.

É fácil se identificar com os personagens, muitas vezes eu me vi no lugar da Yelena e tomando as mesmas decisões que ela. E o final? Ai. Dels. Socorro, preciso de mais, quero, me dá. Valek ♥

Estudos sobre Veneno é um ótimo livro para lembrar a todos nós como não estamos tão na merda que não dê para piorar. E como geralmente piora.

site: http://canseideserdiva.com/?p=1367

Annalisa 28/11/2021

Estudos Sobre Veneno

Estou tentando entender por que raios demorei taaaanto tempo para iniciar a leitura desse série, e ao mesmo tempo tentando entender porque ninguém mais está louvando essa história?? Sério!
Eu simplesmente não escuto ninguém, nenhumazinha pessoa panfletar essa série, e cara, como ela merecia ser panfletada!! Óbvio que nada é perfeito, temos seus pontos altos e baixos, mas a construção desse mundo é tão bom que dá para passar um pano em algumas falhas.

Temos aqui um mundo novo, nova cultura, crenças, mitologias, um novo governo e principalmente uma p*uta intriga política. Ixia é um país, no qual há décadas foi dominada e governada por uma monarquia suja e corrupta. Onde predominava a tirania e o nepotismo, os pobre eram injustiçados e os ricos abençoados, aquela velha história: Onde o motivo todo mundo já conhece que o de cima sobe, e o de baixo desce... Dentro dessa realidade, houve um golpe de governo, a monarquia foi deposta e o Comandante assumiu, reestruturando toda as classes sociais. Nessa nova configuração, todos podem ter acesso a uma educação, e são promovidos por sus competências e esforços, e até mesmo as mulheres, se demonstrarem aptidão e inteligência podem ser chefes militares!!!

Assim também, foi instaurado um "Código de Conduta", como se fosse nossa Constituição, onde são apresentadas as regras e deveres de todos, e nada nunca pode ser desviado desse código, nem mesmo o Comandante pode se dar ao direito de não seguir o Código. Claro, que nem todos estão felizes com essa nova situação, enfim, o que seria do azul se todos gostassem do rosa, né? Boa parte da população favorável ao regime monárquico, fugiram ou foram mortos, inclusive os portadores de magia.

Dentro desse novo mundo, nossa história inicia com Yelena presa no calabouço do Comandante acusada de assassinato, e de acordo com o Código, ela deverá ser entregue à forca. Yelena não nega, nem justifica seus atos, apenas aceitou seu destino e está aguardando seu momento. Por uma reviravolta do destino, o Provador de Comida oficial do Comande morreu envenenado (rsrs), e de acordo com o bendito Código, o próximo a ser enforcado tem o direito de ser tornar o novo provador, e adivinhem quem é a próxima da fila?? haha

Bom, Yelena obviamente aceita e inicia seus treinamentos em reconhecimento de venenos com Valek, chefe da segurança pessoal do Comandante, uma lenda vida, um assassino perigoso e blá blá blá
E tcharaaam, temos aqui o nosso tão sonhado e amado enemies to lovers, e aqui também temos a pior parte do livro hahaha Cara, como essa relação de ódio e amor entre eles tinha tudo para ser épico e maravilhoso, e se tornou um grande fisco. Completamente mal desenvolvido, sem sentido e não explorado, muito superficial e nem sei mais o que. Fiquei tão mal acostumada com ACOTAR e From Blood and Ash, que eu realmente esperava que todo o pivô romântico desse livro fosse tão bom quanto o resto.

Valek tinha TUDO, repito, TUDO para ser aquele anti-héroi moreno e sarcástico, rude e arrogante, sexy e temperamental que adoramos odiar e amar. MAS, MAS, ele não foi desenvolvido. O personagem foi apresentado, e só. Nada nele nos foi desenvolvido na leitura, sua personalidade, empatias, jeitos e trejeitos, completamente superficiais e sem aprofundamento nenhum. Eu nem sequer consegui entender como ele se apaixonou pela Yelena, se não temos boas cenas de diálogos, interação e construção entre eles.

Bom, se realmente deixarmos a frustração dessa bagaça de romance de lado, todo o resto do livro acontece muito bem, e temos a construção e recuperação de Yelena, tentando vencer seus traumas do passado e seguindo um futuro ainda não tão bem determinado. Temos o desenrolar de todo o jogo de poder e político, a estrutura de Ixia está sendo perigosamente abalada e provavelmente a vida do Comandante também está em risco. Temos alguns segredos do passado bem guardados que voltam a tona e abalam estrutura de Yelena...
É um bom livro, de rápida leitura, que te envolve, e não te deixa parar enquanto não chegar ao fim.
Recomendo a todos, vou começar a panfletar loucamente.

Mariana @amarilendo 21/03/2016

Deixa sem fôlego
Estou completamente obcecada por essa série. A personagem é muito boa, vai crescendo muito durante o livro. Esse livro me deixou sem fôlego com tanto que acontece, é uma aventura/ação atrás da outra, uma leitura muito dinâmica, daquelas que não tem como você parar e, também, aquela que você não quer que acabe. Estou viciada na Yelena, já estou lendo o livro trÊs. Infelizmente, algo que me desanimou foi que o livro 3 não tem versão física no Brasil e, os que estão por vir, também ainda não tem previsão de nenhuma editora..