Isabel de aragão

Isabel de aragão Valter Turini

Resenhas - Isabel de aragão, A Rainha Medium

Ângela Bittencourt Cardoso 01/06/2023

Crês, piamente, que, se receber violência, o
vosso filho não irá responder com mais violência?... Somente o amor reergue e enobrece as almas em desequilíbrio!... Perdoar, sempre, Dona Maria!... Jamais um ato de violência poderá
transmudar-se na lógica sublime que possui o ato de perdoar!...
Haverá algo mais inteligente e sábio que o perdão?... Se se perdoam as ofensas recebidas, evitam-se tantas dores futuras!... Se se perdoa, não há mais a necessidade do revide, que se torna oco, sem
ressonância!... Se se perdoa, descaracteriza-se, completamente, o
ódio, que se esboroa, por falta de alicerces a sustentá-lo!... Se se perdoa, deixa de existir a mágoa, que acabará por dissolver-se no
alívio do esquecimento!... Como podeis muito bem perceber, existem mais vantagens em se perdoar!...

MWeirich 12/03/2024

Isabel de Aragão
Este livro conta a história de Isabel de Aragão e como a sociedade de sua época (idade média) água, vivia e seus defeitos morais. Nesta parte o livro é bastante interessante e traz a percepção de como a humanidade era, e ainda é, tão ligada a matéria.

Entretanto, e este sendo o motivo da baixa nota dada ao livro, não há muitas lições e aprendizados presentes no livro, o que acabou por me deixar sentindo um vácuo em livro, que para mim, seria de amplo aprendizado moral e espiritual.

cid 26/10/2013

As causas da dor
Gostei bastante desse livro, porque nos faz pensar e nos emociona.
Gostei especialmente da pagina 412, onde Isabel conversa com seu marido D. Dinis de Borgonha, nos idos de 1325. E falam sobre o sofrimento . Vou reproduzir o texto...
“- A dor faz parte do viver, meu querido!...Se observares em derredor, verás que todas as criaturas sofrem!... Desconheço ainda , a razão da existência da dor entre nós, mas creio que, se Deus a colocou presente na vida de todas as Suas criaturas, é porque ela deverá encerrar em si uma causa muito forte , não concordas ?
-... Na humanidade até que se consegue entender a razão da dor, uma vez que somos criaturas capazes de fabricar, intencionalmente, o mal e consequentemente , merecedoras de castigo; entretanto, o que dizer da ocorrência da dor, na vida dos animais? Que mal cometem eles?
-A razão impele-nos a concluir que a dor, então, não advém apenas como conseqüência das faltas cometidas! Deverão existir, ainda, outros fatores a desencandeá-la. Daí eu entender que a existência da dor ainda guarda inextricáveis mistérios a serem desvendados.”
André Luiz 24/01/2015minha estante
Linda observação... talvez a dor tenha um papel não só educativo (pela razão), mas simplesmente purificador.

Ângela Bittencourt Cardoso 31/05/2023minha estante
Lindo texto! Os próprios livros do Chico também refletem sobre esse tema. E este livro da biografia dela mostra através dos seus atos que a dor também teria uma finalidade maior e não seria mera causa de aborrecimento entre os humanos.

Verona 15/08/2023

Livro incrível e emocionante! Vemos os acontecimentos da historia pela perspectiva da própria rainha.