Animal Farm George Orwell

Resenhas - Animal Farm

Rafael 25/05/2020

Uma aula sobre regimes autoritários
Um grande clássico da literatura de George Orwell que mostra como os regimes autoritários surgem.

Vitor 27/10/2009

Metaforicamente perfeito
Ao meu ver, Animal Farm foi uma forma inteligente em que George Orwell procurou mostrar, por meio de metáforas, a história de uma pequena revolução iniciada em uma fazenda, em que porcos são comparados com políticos, cachorros com militares e o resto dos animais com o resto da população. "Todos os animais são iguais, porém, alguns são mais iguais do que os outros" é a principal frase do livro e apresenta bem a idéia de Orwell.
Luvanor N. Alves 10/02/2017minha estante
Na verdade, vitor, Animal Farm é realmente uma alegoria da Revolução Russa, com Stalin e Lenin tomando as formas dos porcos socialistas e capitalistas, Napolion e Snowball.

Duda 02/06/2020

Animal Farm
Este livro conta a história de uma fazenda em que seus moradores animais fazem uma rebelião contra seu dono humano devido aos condições em que viviam. Portanto os animais passam a viver sob a liderança dos porcos, porém a realidade e as promessas feitas durante o movimento passam a ser bem diferentes.
O autor faz um excelente trabalho relatando a rotina diária dos animais e mostra a ignorância enraizada naquela sociedade, como a confiança total no líder, falta de educação para todos e a manipulação dos pensamentos. É uma obra maravilhosa que nos permite fazer conexões com a atualidade e perceber fatos extremamente realistas e presentes em nossa sociedade.

Lua 02/05/2021

Não é ruim, mas
Animal farm não é um livro ruim. Com certeza é um livro que não me agrada, é claro, mas como um todo é uma obra okay.
Como primeiro contato com Orwell talvez ele até seja recomendável, porém existem coisas que eu particularmente considerei como falhas que mudaram a nota final consideravelmente.
Além de partes contraditórias do enredo da história se tratando dos animais, o autor utiliza uma técnica de repetição de fórmula que me cansou e irritou muito durante a leitura.
Ademais, foi um livro bem insignificante na minha vida como leitora.

Bruno Venâncio 11/09/2022

Uma Crítica as Revoluções Humanas
Ao leitor, em um primeiro momento, “A Revolução dos Bichos”, ou no original “Animal Farm”, do escritor inglês George Orwell, pode parecer uma crítica exclusiva ao socialismo real soviético, tal qual 1984 e o seu Grande Irmão. As condecorações que remetem a Grande Guerra Patriótica, a forma de se dirigir ao outro pelo título de “Camarada”, as disputas internas pelo poder no “partido” pós-revolução, as obras magnânimas… Mas à medida que as páginas rolam a frente do lente, fica cada vez mais difícil, tal qual diferenciar porcos de homens, diferenciar uma revolução de outra na história humana. Orwell, dessa forma, não se prende a um projeto político restrito a um pequeno momento da história, mas sim à própria forma de organização da espécie humana enquanto sociedade. Não eram as Revoluções Burguesas também a derrubar as monarquias (Os “Sr Jones” de sua época) e prometer igualdade, liberdade e fraternidade a todos só para espalhar seu próprio terror e formas de exploração? E quantos outros se ergueram como a “voz do povo” para implantar sistemas muito próximos daqueles que antecederam sua ascensão? Com um olhar notavelmente pessimista de como as mudanças são difíceis e de como a história é constantemente alterada por aqueles no poder, o autor nos deixa, afinal, a pergunta: é possível uma Revolução que beneficiará a todos? Em algum momento será vislumbrável que todos os “animais” sejam iguais ou será para o sempre “todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros”?

Lauraa Machado 15/12/2020

Entrou para os favoritos
Sei que todo mundo já leu esse livro, que todo mundo já sabe que ele é excelente desde 1945 e que a minha recomendação não vai mudar muita coisa para quem já quer ler. Mas ainda queria deixar registrado que eu gostei bem mais da leitura do que esperava, fiquei mais revoltada, mais intrigada e até mais incomodada com o final. Me impressionou, confesso, ainda que eu já esperasse muito dele. Achei a leitura bem fácil, fluida e interessante.

Não tenho críticas para fazer, não tenho muito para acrescentar que já não devem ter falado mil vezes. Posso resumir só dizendo que entrou para os meus favoritos e que todo mundo deveria ler, se todo mundo puder, por favor, entender o que o livro quer passar. Vai que sua ironia e sarcasmo passa batido para certas pessoas e o livro acaba sendo levado como manual por algum maluco por aí. Nada mais me surpreende nesse mundo mesmo.

Rafa 22/11/2022

muito bom
n sei mt oq falar, a escrita é boa a história mais ainda, é basicamente uma forma mais didática de explicar o q acontece no mundo hj em dias em varios lugares por ai

Vanda 04/01/2013

the 7 commandments

1: Whatever goes upon two legs is an enemy.

2: Whatever goes upon four legs, or has wings, is a friend.

3: No animal shall wear clothes.

4: No animal shall sleep in a bed with sheets.

5: No animal shall drink alcohol to excess.

6: No animal shall kill any other animal without purpose.

7: All animals are equal, but some animals are more equal than others.

Concha Literária 01/05/2021

Animal Farm
Esse livro deveria ser leitura obrigatória para todas as pessoas.

Com uma ideia incrível, Orwell apresenta a construção histórica do início do século XX e, sem saber, nos mostra tudo o que acontecerá depois.

Obs.: Pra mim, é o melhor último parágrafo de livro que já li na vida!
Duda 01/05/2021minha estante
Ahhh eu concordo! O final é ótimo. Amei esse livro e sempre recomendo

Concha Literária 02/05/2021minha estante
Ele é incrível mesmo! Também recomendo muito ?

Thaìs.Sãntiago 11/07/2020

Simplesmente Fantástico!
Conhecido como ?A Revolução dos Bichos? em português, um clássico de George Orwell. O li pela primeira vez durante essa quarentena e simplesmente amei.

Tenho o hábito de ler resenhas antes de começar um livro mas, neste caso, as dispensei. Por conta do enorme número de pessoas falando tão bem a respeito. E acho que foi a melhor coisa que fiz, porque fui me surpreendendo ao longo da narrativa.

Vou me limitar a dizer que o livro é uma aula sobre política.

Comecei me empolgando com a revolução comandada pelos porquinhos e fui ficando horrorizada.

Acho que todo mundo aqui conhece o poder que um discurso inspirador pode ter nas pessoas, ainda mais quando vem acompanhado de promessas de dias melhores. E é ainda onde mora o perigo.

Você conseguiria distinguir o certo do errado a tempo de mudar a sua própria história?

kanejreads 11/06/2021

fours legs good, two legs better?
Eu tive que ler esse livro para a escola. No início, estava extremamente entediada e não conseguia entender nada. Porém, a leitura foi fluindo e eu comecei a me interessar por ele. O livro é bem curtinho, mas isso é porque realmente não precisava ser maior do que é. Esse livro não foi feito para gostarmos da história em si, mas sim a mensagem final. Se você ler ele pensando na história, parece um livro infantil e bobo sobre animais. Se pensar no significado por trás, vai chegar na última linha e vai ficar tão surpresa e maravilhada como eu fiquei. A mensagem desse livro é muito forte e realmente me fez refletir. Uma leitura que não vou esquecer.

camerighi 21/11/2020

Clássico
Esse livro nuca perde sua atualidade e importância. A história tem um pano de fundo político-social interessante. É uma boa reflexão de como somos e o que podemos nos tornar quando poder e interesses financeiros estão em jogo.

JuRodrigues 22/03/2013

Incrível Conto de Fadas
Escrito durante a Segunda Guerra Mundial e publicado ao final desta, A Revolução dos Bichos é uma sátira muito bem escrita sobre Revoluções. Baseada na revolução comunista da Rússia, Orwell consegue extrapolar seu "estudo de caso" e criar uma obra que retrata os vários processos, ciladas e desvios que acabam formando uma revolução social.
Como numa fábula, os animais são usados para fantasiar a realidade. Cada tipo sendo associado, lentamente, com uma classe da nossa sociedade.
O sonho de uma vida melhor, com mais justiça, onde todos contribuem com o seu melhor e usufruem unidos do fruto do trabalho do grupo ao ser levado à prática nem sempre se torna realidade, ou facilmente se desvirtua.
Vemos aqui a esperteza, a ganância, e a corrupção de uns usando a ingenuidade, a crença, e a dignidade de outros.
A história é fácil e rápida de ser lida, mas foi de tão maneira bem escrita que sem forçar nos leva a refletir muito.
Leitura super recomendada.

Élida Mercês 03/04/2020

Um livro triste por retratar a realidade da máxima que diz "quer conhecer alguém, dê poder".