Alguém espia nas trevas

Alguém espia nas trevas Mary Higgins Clark

Resenhas - Alguém Espia nas Trevas

Fabio Shiva 25/12/2010

Para explicar o que aprendi com esse livro, vou usar uma analogia musical:
Primeiro surgiu Jimi Hendrix. Ele não inventou a guitarra, mas sim uma nova maneira de enxergar as possibilidades da guitarra. Graças a ele, novas técnicas surgiram, e novas tecnologias criaram novas guitarras, que propiciaram o surgimento de novos guitarristas que levaram muito adiante o legado inicial de Jimi (Stevie Vai, Van Halen, Malmsteen etc).

Pois então, passando dos reis da guitarra para as rainhas do crime, temos:

Guitarra = romance policial
Jimi Hendrix = Agatha Christie
Novos guitarristas = Mary Higgins Clark, Patricia Highsmith, Ruth Rendell

É possível se divertir perfeitamente com um livro de Mary Higgins Clark sem jamais ter lido nada de Agatha Christie. Perceber por detrás do livro uma verdadeira “história do romance policial”, no entanto, só acrescenta brilho e diversão à leitura.

Sinto uma afinidade entre as americanas Patricia Highsmith e Mary Higgins Clark, ao procurar enriquecer o romance policial com elementos de drama e construção psicológica dos personagens. À britânica Ruth Rendell, creio, coube a distinção de ter levado o romance policial à esfera das angústias existenciais e filosóficas. E as três tem em comum o fato de serem eternas princesas do romance policial. Pois rainha só tem uma!!!

Quanto a MHC, sua característica principal é deslocar o foco da descoberta do “whoduneit” para uma série de revelações secundárias que compõem a trama. Não somos surprendidos pela identidade do assassino, mas por uma série de relações de causa e efeito que vão interligando os diversos personagens.

A excelência de MHC não está em criar enredos originais e espetaculares, mas em combinar de forma criativa elementos bem conhecidos. Ela é a mestre do clichê retemperado e bem servido, como uma habilidosa dona de casa que prepara um prato delicioso com as sobras do dia anterior.

“Alguém Espia nas Trevas” é um bom exemplo desta culinária literária. Todos os elementos da história são clichê: um casal apaixonado mas em crise, uma criança sensível e com problemas, um jovem condenado à cadeira elétrica, um seqüestro, uma bomba prestes a explodir no centro de Nova Iorque, um serial killer...

A simples enumeração desses elementos pode despertar a curiosidade: como a autora vai combinar isso tudo em uma só história?

A resposta está nesse livro. Comecei achando a leitura morna, mas a chapa foi esquentando a tal ponto que terminei esse livro às cinco da manhã, depois de uma noite inteira virando páginas.
(24.12.10)

Araggorn 13/02/2011

Um fôlego!
Vou começar essa resenha concordando com as pessoas que dizem que este romance não tem grandes pretensões. Realmente ele não é aquele tipo de romance policial que você vai descobrindo segredos sinistros até um final surpreendente. O final deste não é surpreendente, mas...
Eu estava de folga do trabalho e resolvi dar uma relaxada na Livraria da Travessa de Ipanema, me esbaldar em seu ótimo ar condicionada e pegar algum livro ao acaso para ler no segundo andar onde tem o agradável restaurante Bazzar. Eis que me surge Mary Higgins Clark. Nunca li nenhum dela e resolvi pegar este. Não sei como li de uma tacada só entre cafés espressos, cheesecake e Ice tea gelado, mas sei que devorei o livro.
O mérito é todo da autora que é dotada de uma narrativa enérgica e intensa, criando um clima de thriller de suspense até o final. Mesmo que logo nas primeiras páginas você já saiba quem é o assassino, parece um bom filme, onde cada segundo pode ser fatal para salvar as vidas que estão em jogo.

Erick 25/07/2020

Gosto muito da Mary Higgins Clark, recomendo esse livro pra quem quer iniciar no gênero de suspense.

Elis 27/04/2010

De se ler em uma sentada!

Esse suspense envolvente, onde um jovem pode ser morto por pena de morte, nos deixa vidrados.
Sharon querendo salvar Ronald da cadeira elétrica, acaba condenando-o a mesma por usar mal suas palavras.
Steve defende a pena de morte, afinal quer a justiça pelo assassinato de sua jovem mulher.
Neil um garoto que sabe bem mais do que pensa, sofre no meio disso tudo.
O que eles todos não sabiam é que o terror estava prestes a retornar a suas vidas.

Mary H. Clark, a autora, me conquista a cada história, pois ela sabe transmitir a emoção e o suspense em cada capítulo.

Recomendo....Nota 10!!!

Beijokas elis!!!!!!

Xandy 10/08/2009

Foi um dos primeiros livros que lí, e me fez gostar e ter o genêro como meu preferido. Meio fantasioso, mais envolvente.

Lucas Garcia 08/07/2023

É bom
É legal, o começo é incrível, mas vai chegando no final, começa a ficar forçado, com muitas coincidências, pra história se desenrolar.
O final não curti muito não podia ser melhor trabalhado. E o vilão tem hora que é inconsistente, as vezes super inteligente e metódico, outros um imbecil completo.

Siqueira 31/01/2021

Gostei
História bem contada, vale como entretenimento, gostei dos personagens, a trama evolui bem. Recomendo

Bia09 11/05/2009

Fraco!
Apesar de eu ser uma grande admiradora do trabalho de Mary Higgins Clark, esse romance não me prendeu. Achei-o superficial e completamente diferente dos outros da autora.

Bandin 17/02/2010

legal.
Um mistério intrigante com uma trama bem amarrada. Vale perder o seu tempo lendo.

Mari 11/06/2011

o que pode acontecer?
Uma história despretenciosa, mas cheia de issues!

Mais uma vez, a autora dá show em seus livros! Adorei! Um suspense de não conseguir parar de ler!

Valeu!

Alexandre Moro 29/03/2012

Previsível
Totalmente previsível e entediante, se comparado à tv diria que é um filme ideal para a "Sessão da Tarde".

Denise 08/08/2020

Um bom livro
Um livro gostoso de ler. Capítulos curtos e escrita fluída, mas sem grandes surpresas. Não chega nem perto dos outros livros da autora. Serve apenas como entretenimento. Não espere grandes surpresas.

Camila Regiani 02/06/2021

Gostei bastante do licro.
Confesso que no começo não estava me interessado muito e bem me prendendo.
Mas, a partir de determinada parte, me prendeu de vez e eu só consegui parar quando acabei!
Adorei.

Sandro 12/02/2022

Personagens bem construídos, Com histórias independentes que se conectam, Alguém Espia Nas Trevas nos faz prender a respiração Nos faz criar empatia por vários personagens e nojo por outros. Livro curto com poucas páginas, gosto de leitura assim, emocionante, sucinta e sem muita embromação com páginas e mais páginas,