Infâmia

Infâmia Ana Maria Machado

Resenhas - Infâmia

JuRodrigues 07/11/2013

Bela obra
Infâmia é um romance contemporâneo que narra duas histórias em que a força da verdade é questionada e em como artifícios e comodismos em não questionar as coisas acabam encobrindo a verdade.
Em cada história uma família é atingida de forma diferente, primeiro pela insinuação de algo não tão exato e em seguida pela inverdade. Cada caso é um caso, mas a narração em paralelo nos ajuda a enxergar mais detalhes de um e do outro.

Num núcleo temos um embaixador aposentado que se sente desconfortável com a repentina morte da filha a alguns anos. Como ele pode não ter percebido a sua fragilidade? Como ele, leitor assíduo, não soube ler as evidências implícitas no comportamento de sua filha?
Uma pasta com fragmentos do cotidiano da sua filha lhe foi recentemente entregue, o que abre um desconforto e uma desconfiança nele e em sua esposa de que o que lhes foi contado durante os últimos anos não era bem a verdade.

No outro arco um pequeno funcionário público se vê incomodado por pequenos incidentes no trabalho que vão crescendo e o levam de intrigado e relator de desvios a acusado injustamente de corrupção.

"Estava aprendendo. Uma lição inesquecível: o crime compensa, a inocência é punida.
Vivia num país sem pena. Sem pena para criminosos. Sem pena das vítimas." - pag. 249

As histórias se tocam, se complementam e trazem para o cotidiano a pesquisa de fundo realizada pelo neto do embaixador sobre as falsas verdades que escandalizam e danificam pessoas e imagens mesmo depois de terem sido desmascaradas.

O texto tem uma leitura rica e gostosa, que nos faz parar para refletir em algumas coisas como na importância de questionarmos e não aceitarmos placidamente o que nos é vendido como verdadeiro. Um ótimo livro nacional!

Dou 4,5 estrelas.

site: http://leiturasdajurodrigues.blogspot.no/

Maria.Jose.Brollo 27/09/2015

atual; intrigante; surpreendente
traz com tema de fundo um assunto muito atual: a manipulação de informações pela imprensa a serviço de poderosos

Cristine 14/05/2019

Infâmia: A falta de perguntas, porque todos nós deixamos perguntas por fazer, seja por conveniência... ou por medo de sairmos de nossa zona de conforto.
Infâmia: sf. 1. Má fama. 2. Perda de boa fama. 3. Ignomínia. 4. Qualidade de, ou ato infame. Desses quatro significados (que praticamente falam a mesma coisa com palavras diferente) o que mais expressa os acontecimentos do livro é o segundo.

O título se vale de uma palavra portentosa e espantosa, e tem a ver com dois crimes morais: um se projeta no passado da família do embaixador aposentado Manuel Serafim Soares de Vilhena, e transcorre na esfera privada (um marido autoritário e violento, também diplomata, levara a filha do protagonista ao suicídio); o outro acontece no presente, a campanha de desmoralização do modesto funcionário público, Custódio Fialho Borges Filho, o qual fora a fonte de uma reportagem investigativa sobre corrupção, desvio de verbas e superfaturamento nas compras do seu departamento. A própria imprensa que utilizará suas informações começa a divulgar inverdades que o comprometem com o “esquema”, alvo de um desses corriqueiros escândalos que acompanhamos nos jornais e pela tevê. Sua vida é destruída.

Quero deixar uma coisa explícita sobre a minha satisfação com essa leitura pois Ana Maria Machado sambou, sapateou, pisoteou e fez moonwalker na cara da sociedade com esse livro, o tema principal abordado na história é a distorção (ou omissão) da verdade:
"Cada vez mais, percebia que nunca o engano estivera tão a solta, jamais fora tão fácil o logro coletivo em tão larga escala. O contrário do famoso axioma: agora poucos enganavam a muitos durante o tempo todo."

Eu particularmente já tinha parado para pensar nas respectivas primeiras-damas,e talvez povoou meu imaginário a ideia de uma vida boa, sem preocupações financeiras, um pouco de glamour. Ana Maria nos traz o outro lado, o casamento de aparências, o rigor do comportamento esperado, as regras que se aplicam ao marido e à mulher, bem diferentes, a opressão sofrida pela filha do embaixador, também ela casada com um embaixador, a depressão subsequente, a manipulação do marido, sua crueldade, a covardia de ambos, o medo da mulher, a falta de visão de alternativas, a opção derradeira. Muita sujeira por baixo do tapete.

Essa possibilidade de ter uma ótica não imaginada é que nos engrandece e flexibiliza, que nos minimiza a chance de cometer infâmias. Clarice Lispector viveu esta situação como esposa de diplomata e nos deixou registrado sua angústia e desamparo.

Quanto à sujeira por baixo do tapete, a sensação é de uma terrível impotência. O verso que traduz o sentimento é do Quintana: "há tanta coisa para denunciar, mas a quem?".

Durante a leitura do livro, fiquei lembrando também da estratégia do Amós Oz: perceber a normalidade em meio à anormalidade, escrever sobre pessoas comuns e seu cotidiano em situações limites para que a poesia e a arte prevaleçam, para não dar vitória à opressão. Como é difícil adotar este olhar que busca a luz...

O livro ratifica minha opinião de que não devemos compactuar com nada que nos traga infelicidade, não esconder os problemas, discuti-los, tentar uma solução que não maltrate o coração, mas se não der, partir para outra, sem a preocupação paralisante do que os outros vão pensar. Isso é um atraso que pode ser fatal e o tempo, sabemos, não para.

13/02/2022

Envolvente
Um livro que trata de temas que são recorrentes no mundo atual, como a calúnia e a frequência com que a verdade é encoberta e modificada.
Junto a isso, fatos da história recente do Brasil são abordados e as histórias das personagens vão se entrelaçando de uma maneira envolvente, onde a cada página que lemos queremos chegar na próxima para descobrir o desenrolar da história.

Super recomendo.

tinhooo 24/08/2022

me surpreendi muito com a leitura! o jeito que a ana maria machado vai entrelaçando às duas histórias é muito bom. tem até mesmo um tom novelístico e eu gosto disso. entendi o final "aberto" porém queria que fosse um pouco além. recomendo, principalmente para os amigos jornalistas!

skuser02844 20/03/2023

É um livro com uma história interessante e que prende o leitor, mas não curti muito a escrita por ser meio confusa...