O Fogo

O Fogo Katherine Neville

Resenhas - O Fogo

Yasmin 15/01/2012

Tão Ótimo Quanto

"O Fogo" é aguardada sequência de "O Enigma do Oito" que demorou mais de vinte anos para ser lançado. Tudo se deve ao fato de que ambos possuem histórias marcadas pelos acontecimentos do mundo. Segundo a própria autora este livro só saiu porque o que aconteceu desde de que o primeiro foi lançado propiciou isto. Guerras, terrorismos, a queda do muro de Berlim e diversos acontecimentos históricos trouxeram de volta a história e os personagens que tanto adorei de "O Enigma do Oito".

Todas as características que adorei no primeiro livro estão presentes nestes e se não tivesse ficado tão arrasada com a morte que acontece logo no prólogo do livro teria prestado mais atenção ao fato que desde o início o assunto "renascer das chamas" não parou de aparecer. Para minha felicidade não só o livro trouxe muitas informações intricadas de história como também terminou de maneira perfeita e sem nenhum dano aos meus personagens preferidos.

Alexandra Solarin é filha dos dois protagonistas do livro anterior e fica desconfiada com o convite para festa de aniversário da mãe que está desaparecida. Tudo piora quando ela descobre a lista de convidados da mãe. Pessoas que nunca tiveram um relacionamento amistoso com sua família e principalmente o adversário do jogo fatídico de dez anos atrás. Envolvida na história que Lilly a conta sobre o jogo Alexandra precisa descobrir que papel desempenha nisso tudo e evitar que os adversários descubram o paradeiro da mãe antes dela. Explicar muito a trama é complicado pois ela gira em torno do que sucedeu "O Enigma do Oito". Com muita habilidade Neville conseguiu reascender a história de maneira original sem depender do mesmo formato já utilizado. Ao invés de seguir a mesma fórmula e mudar o cenário como é comum em continuações ela recriou a história e concluiu muito bem essa nova etapa de proteção do xadrez de Montglane.

Durante todo o livro somos apresentados a fatos e mais fatos sobre cultura árabe, basca e principalmente diversas fórmulas, teorias e enunciados de alquimia, matemática e física. Algumas vezes de maneira simples a autora consegue transmitir a ideia central do jogo, já outras ela complica bastante com extensas narrações. Fato que foi totalmente equilibrado pela parte do futuro, 2003 e a história de Alexandra, Vartan, Nokomis, Nim e todos os outros. Quando os capítulos em itálico apareceram não caiu a ficha de quem estava narrando, mas quando descobri quase dei pulos de alegria e toda infelicidade do prólogo passou.

Resumindo, Katherine Neville é perfeita em seus objetivos. Não conheço escritora que aproveita tão bem história e conhecimento para criar tramas tão intricadas e interessantes. O uso que ela faz de diversas ciências é incrível. Passa de alquimia por física e para mitologia que não tem nem como descrever todo o material que ela apresenta.

Termine de ler em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2012/01/resenha-o-fogo.html

Mateus 04/12/2012

Esta continuação da história corrige o que me incomodava no volume anterior, a citar: o excesso de saltos no tempo na narrativa. É um livro bom, mas o estilo da escrita não é muito cativante. Exigiu bastante esforço para concluir a leitura.

Giro Letra 27/07/2011

O Fogo
O Fogo é a continuação do livro O Enigma do Oito.

O ano é 1993. Vinte anos se passaram desde que Catherine Velis fez seu último movimento no Jogo. Nesse momento, ela está casada com Solarin, com quem teve uma filha, Alexandra (ou, como Solarin prefere chamá-la, Xie). Depois de ter se tornado a nova Rainha Preta, Cat quer apenas manter sua família afastada de todo e qualquer tabuleiro de xadrez. Mas, por ironia do destino, sua filha, que ainda não completou 12 anos, demonstra ter um dom para esse jogo, que pode colocar a todos em perigo.

Apesar dos temores de Catherine, Solarin leva a filha para participar, na Rússia, de um torneio que pode torná-la a mais jovem grã-mestra de xadrez na história do jogo, desde que ela vença o jovem ás do xadrez da Ucrânia, apenas um ano mais velho que Xie: Vartan Azov. Na primeira partida que disputaram, Alexandra tentou uma jogada audaciosa, porém se atrapalhou em um dado momento do jogo e perdeu. A segunda partida seria a decisiva. No entanto, essa segunda partida não aconteceu, devido a misteriosos acontecimentos, que culminam com o assassinato de Solarin.

Leia a resenha completa: http://www.giroletra.com.br/2011/07/resenha-o-fogo.html

Nina.Xaubet 03/10/2018

Interessante e complexo
Eu adoro a tematica do livro, que mistura ficção com fatos históricos e ceia uma trama em cima disso. Contudo, a palavra "mirabolante nunca se encaixou tão bem.

O Fogo é a continuação de O Enigma do Oito, que poderia sim ter tido uma continuação, mas não como está. Talvez uma menor, com uma história um pouco mais direta. O Fogo da voltas. Faz o leitor ficar com dor de cabeça tamanha a sua complexidade e carga de informações.

Dani Fuller 02/01/2012

Quem acompanha o blog já sabe que a principal leitura e destaque de 2011 foi O Enigma do Oito, logo eu estava na expectativa em como seria ler uma continuação lançada 20 anos depois? Por sorte eu não precisei esperar esse tempo todo para seguir nessa incrível jornada que é vista em O Fogo. E mais uma vez não irei comentar sobre o livro em si, e sim de minhas impressões e sentimentos.

Minha falta de tempo para seguir com a leitura estava me incomodando demais...principalmente pelo livro necessitar de um acompanhamento mais preciso para que não ficasse tão perdida. Lógico que fiquei e ainda continuo. Foram 24 dias 'lendo' apesar de muitos dias nem conseguir chegar próxima a ele (apesar da vontade eterna). Criei expectativas altas para algo que não necessitava de tanto... sua herança já vale isso... mesmo que o livro não fosse bom... o que a autora desenvolve ou tenta desenvolver faz você sentir um simples mortal ignorante. As faltas que senti em O Enigma do Oito ela tenta suprir aqui, mas conectando ainda as mais diversas situações.

A autora foi ainda mais feliz 'explicando' o que representa o livro O Enigma do Oito e é realmente isso.. ele é tão difícil de explicar.. catalogar.. "Não havia outros livros como aquele. Com duas histórias interconectadas e passadas num intervalo de duzentos anos, sessenta e quatro personagens, todas elas peças no jogo de xadrez que era a trama, narrativas dentro das narrativas, códigos sherloquianos, quebra-cabeças mágicos ao estilo dr. Matrix, parecia mais um mapa interglático de relacionamentos no universo do que um romance."

Meus pontos negativos estão relacionados a trama demorar a desenvolver...e ter muita informação 'histórica' sem eu necessariamente ter subsídios para entendê-los... óbvio que também estar no 'escuro' é o que faz tudo ser ainda mais interessante... fiquei chocada com algumas mortes, alguns aparecimentos, as surpresas.... e fiquei intrigada em tudo que ia desenrolando. A narrativa que marcou no livro anterior, não foi vista exatamente aqui (e eu senti falta). Em O Fogo ficaram inferiores. Mesmo não estabelecendo aquela ligação comigo que o Enigma do Oito fez.... a história do segundo livro entrará, sem dúvida, para o rol de livros especiais. Friamente pensando.... é impossível alguém normal conseguir escrever algo assim.

"A idéia não era possuir poder, mas criar o equilíbrio"

Nos agradecimentos, a autora fala de todos que contribuiram na pesquisa e escrita dela, e você percebe o tempo que ela se dedicou a isso... e o quanto realmente 'o livro' acabou por assumir uma vida própria.

"E se juntarmos todas essas peças e seguirmos as instruções, nada será impossível. Poderemos colocar a nós mesmos e o mundo numa trilha melhor, num 'caminho' de iluminação e alegria."

Mesmo caindo em um total clichê, a conclusão de uma premissa original... deixo a autora e seus livros em uma patamar elevado.. que poucos alcançarão... a facilidade que ela envolveu a ficção e o real... e a sua imposição particular... fazendo eu querer estudar e ler mais sobre tudo que ela fala ali... E mesmo Katherine achando que o livro não merece cair em um ciclo vicioso que acaba gerando uma série/sequências... é tão complicado me despedir dessa família e do xadrez =(... quanto tempo ainda vai demorar para eles lançarem um filme hein!?

"Mas qual é o sentido do idealismo quando os ideais são falsos?

Arte do livro / Capa e interior ★★★★★
Tempo de leitura / Narrativa ★★★★
Objetivo / Impacto ★★★★

Bruna Vedoy 26/06/2013

Novos Objetivos
O Fogo desenvolve a história em torno da filha de Cat e Solarin, protagonistas do Enigma do Oito, entretanto, o mistério e as táticas de jogo fogem da percepção do personagem principal, Xie. As aventuras dos personagens foram modestas comparadas com o primeiro livro.
Parece que o objetivo da autora foi levar a sensação de 'nebulosidade' dos acontecimentos até o leitor, me senti enganada diversas vezes enquanto a história se invertia repentinamente, entretanto, o estimulo da leitura está na frequente injeção de dúvidas e descobertas. Um excesso de informação técnica surge em alguns inícios de capítulo, mas não atrapalha uma leitura fluída e tranquila olhando de uma maneira geral. Alguns pingos nos i's referentes ao Enigma do Oito são colocados fazendo com que a história valesse a pena.

Fer 23/06/2014

assim como no enigma do oito, esse livro tem "duas" histórias paralelas que se interligam. Se assim como eu você acha a katherine uma excelente escritora, não vai se decepcionar com a história, porém acho desnecessária uma "continuação" do enigma, sim é uma história boa mas envolver personagens antigos, pra mim, é complicado porque eu sempre vou querer vê-los desempenhando um papel ativo e não ficando em segundo plano.
Minha dica é que leiam esse livro de mente aberta e "esqueçam" a cat e o solarin.

Linda 10/08/2016

Otimo e surprrendente
Esse livro é uma continuação do "Enigma do oito", outro livro muito bom também, tudo começa com uma fatalidade que acontece com o pai de Katherine Neville fazendo com que a mesma pare de praticar algo tão amado por ela e seu precioso pai: o Jogo de xadrez!
Crescendo longe de tudo e todos ela da continuidade a história de Cat Velis numa trama eletrizante unindo ciência, história e mistério.

Preparem suas peças pois o xadrez de Montglane voltou a ser jogado.

site: lcampos29.blogspot.com
Zana 10/08/2016minha estante
Não sabia que tinha continuação :o

Linda 30/08/2016minha estante
Eu também não Zana e acabei esbarrando nesse livro por um acaso e é tão bom quanto o primeiro!

Linda 24/10/2016minha estante
Tem e é muito bom!

Flavia.Quintaneira 24/11/2023

Livro enorme que podia ser resumido em 200 páginas
Livro cansativo e que, para falar a verdade, não entendi nada. Comecei a ler e terminei de mesmo jeito, sem entender nada. O que tem o enigma do 8 de maravilhoso, tem esse de chato.