Uma, duas

Uma, duas Eliane Brum

Resenhas - Uma Duas

Vic feitoza 22/04/2024

Caralhoooooooow
Ódio e amor é o que defini a relação dessa mãe e filha. A escrita é porreta, nunca tinha lido nada da autora. Simplesmente cru, visceral. Adorei.

Julianaaires 31/03/2024

Tô sem palavras
Ler esse livro me deixou sem ar, sem palavras, sem reação? A leitura é desconfortável e envolvente, a história é horrível e linda ao mesmo tempo. Não diria que virou um livro favorito, mas inesquecível com certeza ele é

bia | @biatalendo 26/03/2024

Da simbiose intrauterina
Eu perdi meu fôlego muitas vezes lendo Uma, Duas. Quero ler tudo sobre a autora, tudo que ela planejou sobre esse livro. A inovação que essa mulher teve ao escrever tantas narrativas, de tantas formas direntes, não ter medo do cruel, do cru, das vísceras, meu deus isso é literatura.
Há o horror, a imperfeição, os defeitos, o asco, e é isso que constitui uma história tão marcante, tão única (ainda que penso em quantas identificações uma menina pode fazer).

Bom, é risível eu falar de psicanálise aqui. Gente, esse livro é psicanálise pura. E precisa quebrar o conceito de que a psicanálise é apenas para burguês, a psicanálise é para os fodidos que vão se identificar com isso daqui. Ela é viva, é real, tá em nós, a simbiose, as pulsões de morte, estão em nós.

Laisa84 25/02/2024

Obra prima literária brasileira
A partir de agora eu sou grata por viver no mesmo mundo que a Eliane, escritora dessa OBRA PRIMA da nossa literatura. A escrita da Eliane é da mais sensível e humana que eu já li na vida. Uma escrita única que cativa desde a primeira até a última palavra do livro.
A história é narrada tanto pela mãe, quanto pela filha. Além disso, também é narrada em terceira pessoa em alguns momentos. Dessa forma, ao longo da história, acompanhamos tanto a perspectiva da mãe como a da filha, e isso causa uma quebra de expectativas, pois é assim que percebemos que nem sempre alguém é 100% mau ou 100% bom.
Cada frase lida é de girar o fôlego. É uma leitura que você precisa estar preparado, pode não ser uma leitura fácil para muitas pessoas. Mas, com certeza, é inesquecível.

Camillo2 25/02/2024

APENAS LEIAM
AS PESSOAS PRECISAM FALAR MAIS SOBRE ESSA AUTORA, toda essa relação de mãe e filha fez minha cabeça quase explodir, partes chocantes e que te envolvem cada vez mais nessa relação doentia de amor e ódio, recomendo super, principalmente para quem tem problemas com a mamãe.

RaquelSales17 13/02/2024

Impactada
Comecei esse livro sem pretenção nenhuma, e qual não foi a minha surpresa em ver uma história dura, criativa e impactante de uma mãe e uma filha que se veem num dilema existencial e moral.
Vale cada página.

graziiffraga 10/02/2024

Simplesmente Eliane Brum
É por isso que eu amo a literatura nacional. Que escrita absurda, que forma incrível de colocar sentimentos em palavras. Nunca tinha lido algo da autora, mas nossa, me tocou. É absurdo. Me chcou em várias páginas. Mas é um absurdo bom.

Na maioria dos livros sobre relações de mãe e filha, a visão da filha que é abordada. Mas esse livro deu voz à mãe também, com um final que te dilacera. Absurda Eliane.

_ijaqline 04/02/2024

"Você é tudo o que eu sinto de vivo em mim agora que morro."
"Nenhuma vida se completa. Isso ela agora sabe. Como a mãe, ela também vai esperar que algo se complete, mas a vida seguirá até o fim em aberto, inconclusa. A vida humana é a única que acaba sem um fim, porque é a única que o espera."

"Descubro que escrevi sobre a impossibilidade da literatura. O fracasso previamente assumido ao tentar transformar vida em palavra. O que mais importa é o que não pode ser escrito, o que grita sem voz e sem corpo entre as linhas. O para sempre indizível. É melhor assim, que seja assim."

esse livro me fez lembrar o porquê da literatura nacional ser tão única e maravilhosa. que escrita fod4, dilacerante, visceral...
não consigo pôr em mais palavras, portanto levando em consideração todos os sentimentos causados e o quão lágrimas foram derramadas, adorei.

Priscila.Mastranto 30/01/2024

Amar e odiar...odiar é amar...
Primeiro livro que li de Eliane Brum. E que livro...meio sem palavras pra descrever. O melhor que li até agora em 2024. Quando vi que tratava da relação mãe e filha não imaginei que fosse ser tão intenso. A autora inova quando da voz tanto para a filha quanto para a mãe. Geralmente esse tema é tratado somente ou pela mãe ou pela filha nos livros que eu costumo ler. Essa forma de abordagem me fez refletir que ninguém é de todo bom ou ruim, que nós somos uma junção de pensamentos e atitudes, que moldam quem nos tornamos para o mundo. Apesar de todas diferenças e todo ódio, o amor entre Laura e Maria Lúcia transborda de uma forma muito emocionante nas páginas de Uma Duas. Histórias de vidas difíceis e laços criados a partir dessas trajetórias definem o que uma representa para outra. Super indico. E com certeza vou procurar mais livros da autora.?

raissa752 24/01/2024

Ainda não.
Talvez em algum momento da minha vida eu consiga colocar para fora o que esse livro foi para mim. Talvez em alguns anos, meses. Amanhã. Não sei. Mas agora não posso, não consigo. Eliane Sabe. E que bom que pude Saber também.

the1nterrupted 18/01/2024

Entre nós as verdades nunca vieram pelas palavras. Mas as verdades estão entre nós, nesse ar que ambas respiramos, naquilo que não pode ser dito, naquilo que às vezes fizemos para não ter de dizer.

Geovana.Menossi 16/01/2024

Em filmes e livros que abordam relacionamentos conturbados entre mãe e filha, na maioria das vezes é a visão da filha que predomina. achei interessante que nesse livro é apresentado a nós, leitores, o lado da mãe também, tornando as duas personagens apenas humanas e mostrando que sempre vai existir sofrimento em ambos os lados. outro ponto também que eu achei que a autora acertou muito foi no fato que mesmo as duas se odiando muito, quando perceberam que iriam perder uma a outra admitiram que apesar de tudo, elas se amavam com a mesma intensidade.

bruna 10/01/2024

Você é tudo o que eu sinto de vivo em mim agora que morro
Tentei ler este livro há uns dois anos, mas uma cena em específico e meu momento de saúde mental não deixaram. Ele ficou parado na minha estante e eu sempre olhava pra ele, sabendo o que me esperava em parte, mas também ansiando porque eu sabia que seria uma leitura intensa, e única, e foi exatamente isso.

Uma duas é sobre a relação conturbada de uma mãe, Maria Lúcia, e sua filha Laura. Bastante conturbada. Nenhuma das duas é o que podemos chamar de uma boa pessoa, mas, no final, são exatamente isso, pessoas, humanas não perfeitas, cada uma tentando sobreviver. Esse livro conta com as perspectivas das duas personagens, e é um livro cru, repleto de sentimentos abruptos e muitas vezes bizarros. Não é um livro leve, deixo aqui meu alerta pra gatilho de abuso, automutilação, suicídio, maus tratos, infanticídio? Por mais que seja um livro pequeno, é muito denso, e eu usei vários marcadores pra destacar tantas e tantas frases.

5 estrelas, não tenho nem como pensar em outra nota.

spidersonny 01/01/2024

"você é tudo o que eu sinto de vivo em mim agora que morro"
Eu fiz pouquíssimos comentários durante essa leitura. parei de vez depois da página 90, porque foi tudo tão intenso que não deu tempo de pensar e filtrar o que eu deveria comentar primeiro. a eliane sabe usar as palavras muito bem, talvez da melhor forma possível. ela escreve de forma consciente, com propósito, faz o leitor entrar na história, sentir o que o personagem sente, levar sua vida em consideração enquanto lê. falei muito aqui mas não tenho o que falar, acho que só quem lê pode entender o quanto a escrita é preciosa, dentro e fora da ficção.