A Travessia do Rio

A Travessia do Rio Caryl Phillips

Resenhas - A travessia do rio

Catarine Heiter 30/07/2022

Com uma escrita cativante, o autor soube conduzir a narrativa de forma a hipnotizar o leitor! A escravidão é o pano de fundo e várias são as perspectivas apresentadas, numa metáfora perfeita para este acontecimento infeliz da nossa história. A cada contexto e personagem que conhecemos, vamos viajando e sofrendo com as experiências descritas: três irmãos, vivendo em épocas e países diferentes, e um pai (o continente africano), que lamenta a venda dos seus filhos, dão o tom à esta confluência de histórias sensíveis e intrigantes! Vale muito a leitura!

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL2022, na categoria ‘Prêmio Literário Estrangeiro’

cilia 26/10/2021

Eles chegaram a parte mais distante do rio, e foram amados.
Eu sinto que poderia falar desse livro uma tarde inteira se alguém perguntasse. Eu não sou o público alvo desse livro, não é feito pra me representar, é feito pra fazer as vozes de outras pessoas serem ouvidas e ler sobre coisas que pra mim seriam absurdas mas fazem parte da história de outras pessoas é necessário. Do início ao fim, eu me senti intrigada. É incrível a capacidade de um autor de representar tantas histórias em poucas páginas. Favoritado com certeza, eu amei o livro.

Letícia 02/04/2018

A diáspora africana
A Travessia do Rio, de Caryl Phillips, é uma obra muito interessante do ponto de vista histórico, que trata sobre a população africana escravizada e as consequências disso. A história é contada pelos dramas de Nash, Martha e Travis, irmãos separados simbolicamente por épocas e continentes. De seu sofrimento, ecoa o lamento de arrependimento de seu pai pela venda de seus filhos, alegoria ao continente africano. Além disso, lemos o diário de bordo de um capitão traficante de escravos.
A Travessia do Rio é um livro que te corta o coração, mas é uma obra literária histórica muito interessante devido à pluralidade de pontos de vista. Além disso, o tom da narrativa também está longe de ser sisudo, é um drama bastante atraente. Acesse o link para conhecer a obra em mais detalhes.

site: https://desafiolivrospelomundo.wordpress.com/2018/04/02/a-travessia-do-rio/

BibliotecaCCBNB 07/11/2011

A travessia do rio, finalista do Man Booker Prize em 1993 e vencedor do James Tait Black Memorial em 1994, se estende por 250 anos da diáspora africana ao contar a trajetória de dois irmãos e uma irmã, simbolicamente separados no tempo, em suas jornadas distintas, em épocas e continentes.