De onde vêm as boas ideias

De onde vêm as boas ideias Steven Johnson

Resenhas - De onde vêm as boas ideias

Ricardo.Borges 11/08/2023

Uma provocação para a criatividade
Com muitos bons exemplos bem detalhados, especialmente os biológicos (a origem das espécies é uma excelente base), o texto é de uma leitura enriquecedora e fluida. Além das curiosidades sobre coisas q usamos , talvez, nem saibamos os porquês, o autor se aprofunda sobre os aspectos sociais sobre o momento de cada criação e culmina, ainda, em um modelo de identificação muito bom, sempre mencionando a capacidade criativa, associando-a a intuição, sonhos, serendipitidade, perseverança e outros aspectos não científicos na cadeia de produção.

Eduardo 30/05/2023

Um belo entretenimento
Muito bom livro!
Sobre inovação e criatividade!

Muito interessante o apêndice, com as grandes invenções e descobertas desde os primórdios até o ano 2000!

Lore 19/03/2023

Um aliado para a criatividade!
Este é um livro que fala sobre diversas invenções e como surgiram as ideias. Pode ser um grande amigo para quem costuma ter bloqueio criativo!

Carla.Zuqueti 07/11/2022

Descritivo
?Esse é um livro sobre inespecífico da inovação. Alguns ambientes sufocam novas ideias; outros parecem gerá-las sem esforço.?

Por que alguns ambientes possibilitam mais inovação que outros?

Boas ideias não surgem do nada. São construídas a partir de um grupo de partes existentes que vão se combinando.

A ideia central é descobirr maneiras de explorar os limites de possibilidade ao nosso redor.

?O segredo para ter boas ideias não é ficar sentado em glorioso isolamento, tentando ter grandes pensamentos. O truque é juntar mais peças sobre a mesa.?

Em suma, o ambiente capitalista prejudica um pouco a geração de boas novas ideias. Isso porque as empresas visando o lucro colocam patentes em propriedades intelectuais. Isso acaba dificultando as boas ideias, pois coíbem a colaboração.

A maior parte das ideias inovadoras não surgiram dentro de propriedade privada, mas dentro de ambientes colaborativos, como universidades. Apesar do lucro baixo, a possibilidade das ideias trafegarem livremente e poderem ser discutidas, exploradas, contestadas, criam algo inovador.

Apesar de muito interessante, o livro é bem cansativo. O autor passa boa parte do livro falando sobre como Darwin chegou à teoria da evolução, sobre o processo de descoberta e usa muito a biologia para explicar ambientes colaborativos. Também ressalvo que a teoria não ocupa muito espaço no livro. Cerca de 50% do material é composto por uma relação de inovações em ordem cronológica, com breve descrição e um extenso índice remissivo.

Vale a pena? Não me decidi ainda. Acredito que toda leitura vale a pena, mas é possível abreviar alguns temas.

saitu 11/07/2022

Um dos melhores livros sobre criatividade
Além das histórias serem muito interessantes, o autor explica todo o percurso histórico de como o nosso cérebro de desenvolveu pra tomar decisões criativas e desmistificar a ideia de que criativos tiram as coisas do nada, quando na verdade, o que fazemos, é colar uma coisa na outra de uma forma nova. Vale a pena demais pra todo mundo.

Karina.Hikari 02/01/2022

As analogias com a biologia e também com as cidades são muito interessantes e foram o que mais me instigaram na leitura.
Como o autor pontua, não há uma fórmula para a inovação, mas o que a história nos mostra é que grandes ideias florescem e são moldadas a partir de processos coletivos e de ambientes conectados, e não de forma isolada. Com a internet, as conexões ganham uma dimensão ainda maior, com o intenso fluxo de dados e informações constantes, que, se por um lado podem unir peças para gerar uma grande ideia, por outro podem nos dispersar, sobretudo quando parece haver cada cada vez menos tempo para de fato assimilar ou absorver tudo. De todo modo, a inovação é um processo, fruto de uma conjunção de fatores e associações, que surgem quando exploramos o possível adjacente.

ifcxms 27/08/2021

Comecei a ler por indicação da faculdade, e assim, tem bons insights, mas achei muito cansativo de ler!

Não sei se era apenas cansaço, ou o livro maçante mesmo

Duda 24/05/2021

Desmistificando as ideias
No livro, Johnson desmistifica o processo de criação demonstrando que o momento ?eureka? é, na verdade, a junção de uma série de observações que vão sendo construídas ao longo do tempo e amadurecidas até o momento de concepção da ideia final.
Ele usa como exemplos grandes invenções tais como a teoria de evolução das espécies de Darwin e o surgimento da web.

Apesar de muito interessante, a leitura pode ser um pouco cansativa em alguns momentos.

Eloi 19/09/2020

Inovação dos inovados!
Neste livro Steven Johnson mostra de forma detalhada como que as inovações acontecem. Ele usa como exemplo a prensa de Gutemberg e mostra como foi todo o processo criativo para que aquilo ocorresse. Da mesma forma com o surgimento da internet e Twitter. Um livro divertido mas a leitura cansa um pouco.

site: https://www.instagram.com/p/B43E_VXJsB8/

Bruno 30/06/2020

Uma história da criatividade
Um livro que vale a pena ser lido. Não é um manual sobre como desenvolver a criatividade, mas sim uma apresentação de diversos fatos e dados que alimentam a criatividade e o desenvolvimento. Os paralelos feitos pelo autor são muito felizes e tornam a leitura fácil e instigante. Recomendo a leitura.

Tiago.Torres 26/12/2018

Sensacional
Sem sombra de dúvidas um dos melhores livros que já li.

F. C. Gonçalves 14/01/2018

Como nascem as boas ideias
Johnson tem um texto muito fluido, repleto de insights e contextualizações históricas com áreas da ciência e da tecnologia. O autor nos mostra que boas ideias não nascem do acaso e raras as vezes não tem conexões com outras ideias que a precedem.

Leticia Muniz 02/03/2017

Uma plataforma para boas ideias
Uma leitura agradável e cheia de insights. Em "De onde vêm as boas ideias", Johnson não apenas demonstra como a criatividade viceja em ambientes propícios, descrevendo duas características, como inspira a criar ambientes semelhantes em nossa sociedade e em nós mesmos.
Recomendo a leitura para todas as mentes curiosas por saber como as coisas e as pessoas funcionam, assim como para idealistas como eu, que desejam provocar um impacto positivo no mundo. Interessantissimo.

site: http://lelivros.life/book/baixar-livro-de-onde-vem-as-boas-ideias-steven-johnson-em-pdf-epub-e-mobi/