A Grande Fábrica de Palavras

A Grande Fábrica de Palavras AGNES DE LESTRADE

Resenhas - A Grande Fábrica de Palavras

Daniel.Malaquias 04/11/2023

Silêncio pois não há palavras
Nessa cidade, as palavras são fabricadas, em uma grande fábrica de verbetes. Ninguém as possui, ninguém as pronuncia, somente quem as compra e, comprá-las sai caro, principalmente para um menino apaixonado que não tem recursos financeiros suficientes pra dizer à menina amada um simples: Eu te amo. Uma história sensível, emotiva e muito simbólica sobre o poder das palavras pronunciadas e daquelas não ditas.

Águida Moreira 22/10/2023

Um livro infantil com uma crítica social, bom demais!
De forma geral o livro conta a história de pessoas que trabalham muito pra produzir palavras das quais elas não podem fazer uso pois são caras demais. Lembra algo??

No meio de tudo isso tem uma criança que é apaixonado por uma menina e sem poder se comunicar (o pobre não tem um dia de paz) ele fica aflito pensando em como vai dizer a ela o quanto ele gosta dela.

Super recomendo a leitura!

Mi 24/09/2023

O valor dos gestos.
Filipe e Sara vivem em um lugar onde para falar precisa comprar as palavras. Só que nem todos tem dinheiro para tal ?extravagância?.
As vezes até encontram palavras perdidas, mas juntando-as não sai uma frase conexa.

Filipi está apaixonado por Sara e quer comprar palavras para impressioná-la, mas as únicas palavras que ele consegue comprar e dizer são CEREJA, POEIRA, CADEIRA.

Mas o que ele realmente quer dizer custa tão caro?

Maira139 15/09/2023

"CEREJA, POEIRA, CADEIRA"
Philéas é um garoto que mora em um país que as pessoas precisam comprar palavras e engoli-las para poder pronuncia-las.
Ele é pobre então não consegue falar o que sente para sua amiga.
Então no aniversário de Cybelle ele diz as seguintes palavras cereja, poeira e cadeira, as únicas palavras que conseguiu pegar em um dia que estava ventando.

Eruditando trechos de livros 03/09/2023

Resenha
É um livro bem simples, muito colorido, que vai impressionar as crianças. Conta a história de Philéas e Cybelle, onde eles vivem em um lugar que para dizer palavras é preciso comprá-las, engoli-las e dizê-las. Mas nem todo mundo tem dinheiro para isso, então vivem sem dizer nenhuma palavra ou acham as palavras de outra forma, como jogadas no lixo, perdidas no ar ou soltas por aí. Mas essas palavras soltas são totalmente independentes e sem sentido para montar uma frase, mas descobrimos que o que vale é o sentimento. Então Philéas tem uma paixão por Cybelle e quer se declarar, mas como fazer isso se não tem as palavras Eu te amo? Mas existe um vilão que entra no caminho deles, uma pessoa um pouco rica que pode dizer quantas palavras quiser, mas que não sabe o poder das palavras e só maltrata as pessoas. Venha descobrir essa bela história e se maravilhar com esse livro. Até a próxima!

Adri.RMonteiro 15/08/2023

Apesar de ser um livro infantil, traz boas reflexões sobre o uso das palavras. O que dizemos tem muito valor, por isso devemos ter muito cuidado com o que falamos.

Na cidade do livro, só pode ser dito palavras compradas. Os mais ricos tem mais repertório e direito de uso, os mais pobres tem que poupar. Encontram palavras até nos cestos de lixo, nada pode ser desperdiçado

beatrxste 21/03/2023

?Mais?
(leitura acadêmica realizada em sala)

como que pode um livro de literatura com uma narrativa tão bom?
o livro provoca sentimentos tão sensíveis, de empatia, pena e compaixão.
ótimo para utilizar em sala de aula com as crianças

Vicky Fênix 14/02/2023

Incrível
Uma leitura incrível que fiz como acolhida aos meus estudantes do 3°ano.

O livro nos faz refletir sobre a importância das palavras e como devem ser pensadas antes de serem ditas.

As crianças adoraram. Aproveitamos para fazer nossa lista de palavras para o ano. ???

Idma 29/09/2022

Repete??
Li sobre essa historinha num curso de Biblioteca Escolar, achei interessante e vim conferir.
Uma escrita infantil, tocante e com pensamento crítico bem construído. Excelente para trabalhos de contação de histórias!

Olgashion 15/01/2022

Mostrando de forma sutil a diferença entre as classes sociais através de uma história entre crianças

Miriam172 17/08/2021

Muito bom!
As crianças amam esse livro e sempre se divertem com "cocozinho de cabrito" e "pum de coelho". E as ilustrações são lindas!

LariLeitão 05/06/2021

Não subestime
Neste livro precisei ser ensinada a ver, e fui supreendida pelo que estava tão na linha frente e não vi. A arte é encantadora e tem mais que o texto. Recomendo!

Juliana Amaro 13/04/2021

Bom livro
Existe um país onde as pessoas mal conseguem falar. Neste país desconhecido, você deve comprar palavras para serem pronunciadas. O pequeno Philias precisa usar palavras para se abrir para o doce Sebel. Mas se ele quiser gastar muito dinheiro com tudo o que Cybelle diz, o que você deve fazer?

Vanessa Dias 21/08/2020

A grande fábrica de palavras
Belíssimo livro infantil. Uma metáfora da vida capitalista e consumista, mas de maneira leve e fofa.