Teologia do Antigo Testamento

Teologia do Antigo Testamento Walter Eichrodt

Resenhas - Teologia do Antigo Testamento

Lucas 11/12/2021

Walther Eichrodt – Teologia do Antigo Testamento - RESENHA
Eichrodt não produziu uma teologia bíblica do AT típica. Na verdade, o livro inteiro trata da contextualização, construção histórica e comparação das instituições israelitas com as demais culturas à sua volta nos diversos períodos do AT.

Para quem não está acostumado com a abordagem diacrônica (ao invés da sincrônica), o estudo de Eichrodt pode ser bastante confuso. Para explicar brevemente, a tese para a abordagem é que muitíssimo de um registro escrito só pode ser compreendido à luz do contexto histórico, o que faz necessário entender a situação mais específica do narrador e do narratário, tal qual à das nações à volta. O processo civilizacional constrói o imaginário, que corresponde à resposta da mensagem no registro.

A Teologia do AT de Eichrodt apresenta uma grande pesquisa que explica muitos comportamentos (inclusive cerimoniais) das instituições de Israel, mas que, ao invés de uma teologia bíblica, constantemente parece apenas uma explicação histórica, o que não deve assustar o leitor.

A parte mais profunda e relevante nesse livro me parece ser a análise acerca dos videntes e profetas tanto de Israel quanto das outras civilizações do Antigo Oriente Próximo.

Um dos pressupostos que é construído/descoberto e percorre o livro inteiro é a Aliança. O livro explora os aspectos fundamentais da aliança entre Deus e o homem e seus desdobramentos em categorias teológicas em todos os livros do AT para daí mostrar como emergem toda a justificativa da religião do Primeiro Templo.

O livro está estranhamente dividido em 2 partes, cada qual recebendo seu próprio sumário (o primeiro no início; o segundo, apenas lá no meio, logo antes da segunda parte), como se fossem dois livros aglutinados.

Na primeira parte, os assuntos que ganham pesquisa são: a revelação da aliança, os seus estatutos, os nomes do Deus da aliança, a natureza da mesma, seus instrumentos, a violação e o juízo, sua consumação.

Na segunda parte, os assuntos são: Deus e o mundo, as forças cósmicas de Deus, sua sabedoria, cosmologia e criação, o lugar do homem na criação, a conservação do mundo, o mundo celestial, o mundo inferior, a relação do homem e sua comunidade no AT, relação pessoal com Deus no AT, a piedade e a moralidade do AT, pecado e perdão, comunhão e imortalidade.

Leia mais em: www.editoramentecrista.com

site: https://editoramentecrista.com/walther-eichrodt-teologia-do-antigo-testamento-resenha/