Uma fração do todo

Uma fração do todo Steve Toltz

Resenhas - Uma Fração do Todo

Patrick 24/02/2022

Quem somos nós?
A leitura de " Uma fração do todo", instiga reflexões interessantes.
Entre elas, o quanto a espécie humana ainda teima em condenar óticas de mundo divergentes da sua: nos surpreendemos realmente com determinados comportamentos alheios? Ou, simplesmente, nos rebelamos com os comportamentos alheios que desafiam os padrões que adotamos?
Como uma criança mimada, quantos homens e mulheres, em seu egocentrismo, não se veem como a "fração mais recheada"deste todo?

Paro por aqui de filosofar, torcendo para que você se apaixone pelos nossos anti heróis Martin e Jasper, no decorrer desta leitura.
Janaina Edwiges 24/02/2022minha estante
Que interessante! Parece que inspira inúmeras reflexões sobre a vida.

Leomar 26/09/2022minha estante
O livro é ótimo. Só fiquei com uma pulga atrás da orelha. O meu termina na página 653, está correto? Porque tem algumas páginas em branco no final do livro.

anna 11/12/2021

Um dos melhores livros que li na vida
O pano de fundo do livro é a vida da familia Dean. Digo pano de fundo porque creio que o principal seja a imersão filosófica que ele nos insere. A começar pelo nome dos protagonistas Martin e Jasper Dean.
Não acredito que tenha sido a toa a escolha dos nomes, mas uma alusão a Martin Heidegger e Karl Jaspers, os dois maiores nomes da filosofia existencialista.
Martin, o pai, um niilista, cheio de ideias, decide fazer de seu filho uma caixa de experiências. Ele é meu personagem favorito, retratado como um anti-heroi, solitário, que por trás de sua capa niilista, esconde-se um incorrigível empático.
Jasper já é mais sonhador e otimista. Como citado por Oscar Wilde (no próprio livro): estamos todos na sarjeta, mas alguns escolhem por observar as estrelas.

Ao longo da história surgem tantos personagens interessantes. Terry Dean, irmão de Martin, um assassino idolatrado na Austrália. Harry, um condenado à prisão perpétua. Anouk, Eddie, Astrid? ninguém passa sem o desenvolvimento de uma grande personalidade nesse livro.
O autor mescla de entre partes de Martin e Jasper de forma tão natural, que de fato eles parecem a mesma pessoa. Como descrito na contra capa ?uma espécie de as mil e uma noite moderno?.

E sobre o título do livro? Está escrito na pág 316: ?No momento em que nos encontramos com alguém, cada um se torna uma fração?. À parte isso, creio que também possa se aplicar à teoria de Hartmann, cuja filosofia diz que somos seres fragmentados(orgânico, inorgânico, espiritual), sendo que cada esfera pode ou não depender da outra.

Apenas leiam ??
Leomar 26/09/2022minha estante

Day 13/11/2021

odiei, 5 (na verdade 4) estrelas
Esse livro é uma jornada completa. Eu odiei e amei ele praticamente pelos mesmos motivos. A primeira parte, contando toda a história do Martin quando criança, daria um livro por si só, mas depois de terminada ainda temos mais de 400 páginas, e ficamos "o que mais vai acontecer?"
Então Jasper acontece. E Astrid, e Eddie, e Anouk.
Eu não me apeguei à ninguém, acho que esse nem era o propósito do autor, mas me apeguei à ideia, ao conceito. Demorei exatos 2 meses pra concluir essa leitura, e sempre que eu olhava pra esse livro na minha mesa eu me recordava de cada parte que já tinha lido. Essa pode não ser uma história favorita, mas é uma história que fica e ecoa pra sempre. Antes de terminar eu já lia minhas marcações das frases filosóficas de Martin Dean.
As partes 6 e 7, no final do livro, me fizeram gostar dele um pouco menos, porque deixou de ser filosófico e virou velozes e furiosos no quesito "plot twists que não fazem o mínimo sentido". E, pensando isso, eu percebi que detesto muito mais o Martin do que o Jasper, mas ao mesmo tempo gosto muito mais do ponto de vista dele do que o do filho.
É realmente uma jornada, e acho que não vou esquecer da longa peregrinação que fiz atrás de Martin Dean.

Paola322 14/09/2021

GENIAL!
Genial, genial, genial, genial! ?
Foi o que assumi depois de meses de ressaca literária e meu deus-
É incrível e me prendeu em cada segundo.
Aprendi a amar o Martin na mesma medida que aprendi a odiar ele. Aprendi a amar o Jasper na mesma medida que aprendi a odiar ele. E o mesmo com todos os outros personagens. Me senti profundamente parte disso, dessa história.
Simplesmente amei e pretendo reler. ?

Katy 10/09/2021

O livro me surpreendeu negativamente, o que talvez seja algo positivo. Como alguém que viveu cob a influência de uma mãe narcisista, ao ler a sinopse do livro imaginei que os conflitos entre pai e filho seriam semelhantes ao que eu mesma vivi, adicionando se muitos gramas de filosofia. Porém, a trama entregue foi caótica, não tão cativante, um embaraçoso caldeirão ondem misturam-se três livros em um só: antes de nascer, ao nascer, após crescer. Em muitos momentos cansativo, porém ainda sim absurdo. Serviu de distração de minha própria realidade.

Triscian 26/08/2021

Um livro repleto de altos e baixos. Nada do que eu imaginei que ia acontecer aconteceu, o que é legal pelo elemento surpresa, mas em alguns momentos a leitura fica chata e cansativa. Terminei na força do ódio.

karol 13/09/2020

Vida real.
Entramos na loucura da família Dean. Relações familiares complicadas, histórias de vida peculiares, tristeza, solidão.

A escrita do autor é deliciosa, delicada, profunda, complexa. Eu simplesmente amei. Faz refletir muitas coisas, a relação entre pai e filho, principalmente. Reflexões sobre vida e morte. Sobre o leito da morte.
Morte por todos os lados. Solidão. Angústia.

Uma lição sobre aceitação, amor até.
Aceitar que não somos grandiosos, mas sim apenas uma fração de um todo.

Michel 08/08/2020

Genial
Salvou a minha quarentena. Com certeza está nos top 10 entre os 650 livros que eu li. Me arrependo de não ter grifado as centenas de trechos que me fizeram sorrir, gargalhar e parar para refletir, gostaria reler esses trechos. Pena que não há outros livros em português deste escritor.

BArbara317 20/05/2020

Personagens estranhos. Parecem até reais por isso...rs
"Quando você vê a vida em sua totalidade pela primeira vez e sente um amor genuíno por essa totalidade, a paz interior parece uma espécie de objetivo pequeno e mesquinho." 650 páginas intensas. Personagens tão, tão, mas tão loucos... que parecem reais. Uma ficção que mostra o pior lado do ser humano. O que, infelzmente, ja não parece tão fictício assim. Mais uma daquelas histórias pesadas, que embrulham o estômago e te fazem pensar sobre muita coisa.

Lilian 07/04/2020

Saga
O livro é grande porque conta a história de uma vida inteira, e que vida! Cheia de aventuras e reviravoltas

IsoMaximous 25/09/2019

Reflexão
O livro conta uma história absurda, cheia de autos e baixos, surpreende e bizarro ao mesmo tempo. Vários trechos são dignos de parar a leitura para refletir. No geral achei o livro longo demais, chato demais, mas com pontos geniais, que valeram a leitura!

Henrieth Hasse 23/05/2019

Open your mind
Que caras legais esses Dean, heim. Todos da família tem uma declarada aversão a humanidade porém tenho a impressão que são os que mais compreendem o que acontece com ela.
O livro e seus personagens são geniais. Tem um humor ácido e vilões com pinta de herói e uma loucura tão real que nos questionamos se essa realidade que vivemos é que é o imaginário, com tanto faz de conta pra se manter em "equilíbrio" a sociedade.
Isso que eu falei parece sem sentido? O livro desperta algo filosófico na gente, um questionamento, um... Bom, nem sei...além de boas risadas por tanta coisa sem noção/com noção.
Depois de ler cheguei a conclusão que a grande maioria das pessoas são um tédio e usando uma frase sobre o mundo do Martin " esse lugar é uma merda, vamos reformá-lo"

pmilao 14/01/2019

Cutuque a estrutura de si mesmo
Este é um livro tão bom que te desconcerta ao mesmo tempo que te faz rir. Por meio das afirmações dos personagens Toltz provoca o leitor, testa-o, o faz refletir. Que perigo, não?

O enredar da história é um detalhe quando comparado ao desdobrar da mente inquieta do misantropo (eita palavra que aparece!) e desafortunado Martin Dean. Como todo bom personagem, ele é um mosaico que reflete bem a desconcertante coragem (ou seria covardia?) que há no ser humano.

site: instagram.com/pmilao

Cristina.Bertelle 28/09/2017

MELHOR LIVRO DOS ÚLTIMOS TEMPOS!!!
Um dos melhores livros que eu li nos últimos tempos.
Esse livro ficou por meses aguardando para ser lido...se eu soubesse como era bacana teria passado ele na frente de alguns outros, rs.
Leitura envolvente, personagens super interessantes enfrentando problemas internos, imaginários ou não, criados ou realmente existentes.
A leitura é cativante, e realmente o autor Steve Toltz domina a arte de escrever uma história dentro da outra. São situações emblemáticas e atípicas enfrentadas ao longo de duas gerações por essa família australiana.
Jasper Dean, trava uma luta hercúlea para entender sentimentos contraditórios e intensos, enfrentando a dualidade em não saber se ama ou odeia seu pai Martin, que é um excêntrico misantropo e vive buscando alternativas através de projetos mirabolantes para gerar sentido para sua vida, ou simplesmente para aplacar o tédio, projetos esses que invariavelmente acabam fracassados.
Steve Toltz consegue envolver o leitor trazendo de forma alternada as narrativas do personagem principal – Jasper Dean – e seu pai Martin Dean. Mistura de forma criativa a história dos dois, afunilando cada vez mais suas personalidades e levantando questionamentos sobre o peso da genética em nossas vidas e até que ponto ele influencia nosso comportamento, e até que pontos estamos realmente vivendo nossas vidas, ou simplesmente passando por elas como mero espectadores.
Em muitos diálogos me pegava realmente fazendo parte da história e me via como mais um personagem do livro e na minha opinião isso é fantástico, pois ria das piadas, sofria com os as dúvidas e com todas as dificuldades enfrentadas pela família Dean e também pelos poucos amigos que estiverem presentes nessa jornada.