Contos e Lendas da Europa Medieval

Contos e Lendas da Europa Medieval Gilles Massardier

Resenhas - Contos e Lendas da Europa Medieval

Reno Martins 23/07/2014

Um arremedo

Esse livro não é um resgate de contos e lendas medievais, como promete sua orelha. Ao lê-lo, você não é levado ao imaginário e aos valores da época. Os textos usam temas, nomes e até narrativas medievais, mas contadas sob um ponto de vista do autor contemporâneo. A ironia com as intituições e o deboche com os costumes da época, apesar de sutis em alguns momentos, são perceptíveis desde as primeiras histórias.

Infelizmente, o autor Gilles Massardier só alerta sobre as manipulações em seu posfácio, sob o título "Uma História Sem Fim". Contos e Lendas da Europa Medieval deve ser encarado como um livro de contos comum, do autor, e não como janela para outro tempo mais antigo.

A edição em si é tecnicamente boa, com o tamanho das letras um pouco exagerado para as páginas. O estilo de Massardier é juvenil, sem brilho particular. Os desenhos de Arnauld Rouèche são bons, mas menos geniais para ilustrar as histórias do que fazem crer sua irreverente biografia no final do livro.
Gabriela 01/04/2015minha estante
me decepcionei :( quando vi esse título vim correndo ler as resenhas achando que ia ser algo legal. obrigada por avisar. vc sabe de algum outro livro sobre esse tema?

Bru 06/12/2021

Livro bem interessante sobre as histórias contadas na Idade Média.

Não foi uma obra a qual me apeguei muito, não me relacionei com os contos como aconteceu com toda a história de "O nome da rosa", mas o contexto ainda me chama muito a atenção.

Espero ler mais livros sobre essa época da Europa ocidental.

Hendrio 13/11/2009

Contos e lendas
Existem histórias, grandes histórias, que achamos que conhecemos apenas por termos visto filmes a respeito, ou ouvirmos outras pessoas comentarem, e nunca nos damos o trabalho de pesquisar essas histórias de forma mais profunda e original. O livro trás essa oportunidade, a oportunidade de conhecer histórias que fizeram e fazem parte da nossa cultura popular, mesmo que herdadas dos nossos antepassados europeus, o que para alguns poderia soar xenofilia. Pessoalmente, recomendo o livro.

Biblioteca Álvaro Guerra 20/02/2024

"Agora ,entendo por que não estou morto nem vivo, comentou Artur consigo mesmo , numa voz apenas audível , melancólica .
Majestade , o senhor nunca vai desaparecer totalmente , asseverou Ludovico .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/853590204X

Fimbrethil Call 30/01/2016

Bom e muito interessante, adoro ler sobre a vida e a história na Idade Média.