O Vampiro Lestat

O Vampiro Lestat Anne Rice

Resenhas - O Vampiro Lestat

Raquel 31/12/2023

O Vampiro Lestat, de Anne Rice
Releitura no meu projeto de 2023: “Relendo as Crônicas Vampirescas de Anne Rice”.

Em “Entrevista com o vampiro”, Lestat é retratado como vilão pelo melancólico vampiro Louis. Neste romance, narrado em primeira pessoa, Lestat conta sua fascinante história, desde que era um simples mortal no interior da França pré-revolucionária, e dá a sua versão dos fatos relatados na célebre entrevista de Louis.

Para escapar da rotina da vida no campo, o jovem Lestat de Lioncourt, seduzido pela fulgurante Paris do século XVIII, abandona sua família e segue com uma trupe de atores para trabalhar no teatro. Em Paris, seu talento chama a atenção de Magnus, um vampiro secular que está decidido a dar fim à própria existência, e, para isso, transforma Lestat em vampiro, legando a ele sua fortuna e a missão de encontrar as origens de sua espécie. Em sua busca, Lestat desvela a fantástica mitologia vampiresca que remonta ao antigo Egito e, aos poucos, toma conhecimento de quem é quem na galeria de imortais que habitam os subterrâneos do mundo. Suas aventuras através dos tempos desembocam no século XX, quando o vampiro se torna um ídolo do rock. A partir daí seu grande plano é traçado, cujo foco é revelar ao mundo a existência dos vampiros – basicamente a única regra que jamais deveria ser quebrada ou severas consequências assolariam aquele que a descumprisse – por meio da música, com videoclipes na MTV, filmes, entrevistas, a escrita de seu livro de memórias, artigos de divulgação e campanhas de marketing… tal qual uma verdadeira celebridade em seu intoxicante ápice. Com essa extravagância, no entanto, Lestat acaba quebrando o código de silêncio dos vampiros e provocando a ira de criaturas ainda mais poderosas do que ele. Assim, perseguido pelos imortais e pelos mortais que percebem sua natureza, Lestat percorre o mundo, experimentando os pesares, mas também todos os prazeres que a condição de vampiro pode lhe proporcionar.

O que faz de “O Vampiro Lestat” um dos melhores livros vampirescos já escritos são a sensualidade intrínseca nos personagens que já aparecia em “Entrevista com o Vampiro”, pitadas de inocência e impetuosidade presentes na juventude mortal de Lestat que, apesar de suas dificuldades humanas e do que viria a se tornar como vampiro, possuía uma moralidade relativamente coesa, os tons de mistério que permeiam as entrelinhas onde nosso anti-herói banca o detetive em sua jornada para encontrar outros vampiros ao se ver sozinho em um admirável e cruel mundo novo, suas trágicas escolhas de companhias e todo o misticismo que sempre parece impregnar qualquer lenda vampírica… Tais elementos foram tão belamente trabalhados por Anne Rice que é praticamente impossível largar o livro até sua leitura ser concluída.
Se em Entrevista com o Vampiro a autora nos cativa, neste segundo volume a mortalidade de Lestat, os encontros com outros vampiros - especialmente Marius e Armand- as lendas sussurradas nas criptas de Paris, o balé intoxicante no Teatro dos Vampiros, a loucura e fanatismo das almas condenadas de outros sanguessugas, os passeios pela antiguidade – como os povos Celtas, o Antigo Egito e o Império Romano – concluem a missão de prender o leitor à saga.

Essa foi minha terceira leitura desse livro e com certeza lerei novamente no futuro!

Poli 17/12/2023

Amei!
Esqueci como escreve resenha, mas é muitooo bom!
lestat kingo se errou foi tentando acertar, o livro explica tudo q fica em aberto no primeiro volume e até quando começaram a colocar as explicações com base no egito, achei que ia ficar meio nonsense mas fez super sentido
amei que meu casal divonico reapereceu no final, quase dei um berro

Larissa2526 16/12/2023

O vampiro Lestat
Totalmente envolvente, sedutor e elegante.

Essas crônicas vampirescas passam de modo inimaginável a essência do gótico e do romântico na história do Lestat, desde a sua vida humana como matador de lobos à artista, Lélio, até a sua transformação para a vida noturna e os mistérios e desavenças que encontrou ao longo da sua trajetória.

Lestat foi, e é -ainda mais com a sua própria versão dos fatos- um sonhador e amante da vida. Lestat, cujo coração vampiro canta para a vida, para a arte, para a cultura, para a história, e para a música. Lestat, cujo espírito aventureiro e desafiador sobreviveu mesmo após ser atacado pela sua própria criação. O coração de Lestat também pertence ao Louis, mas isso é uma discussão para outro momento.

Essa obra da Anne Rice é rica e profunda nas questões filosóficas sobre a origem da civilização vampira, sobre os costumes dos Mais Velhos e dos Antigos, além de ser rica em questões sobre o nosso próprio tempo e as mudanças que ocorrem no mundo dos homens. É repleta de desenvolvimento por parte do Lestat, o quanto ele amadureceu com a sua ideia de imortalidade, mas sempre continuando firme aos seus próprios princípios do ateísmo e crítico com si mesmo e com o mundo.

E é muito interessante o desenvolvimento de bem e mal, porque eles não são baseados em pensamentos cristãos, de Céu e Inferno, Deus e o Diabo, como os do Louis, mas sim feitos por um ateu, que segue a própria moral e vai debatendo sobre isso do início ao fim. Ainda mais depois de saber que o surgimento dos vampiros é anterior ao cristianismo e retoma ao Antigo Egito, com todas as suas mitologias e crenças em Ísis e Osíris e o Deus do Sol. Ao longo de toda a história é apresentado vários vampiros com concepções de bem e mal diferentes umas das outras, sacrifícios humanos, na história de Marius, por exemplo.

Essa é um livro esplêndido e deslumbrante! A escrita é algo que atinge profundamente a alma. As palavras são postas de tal maneira a se tornarem elegantes e requintadas, eu me sinto ignorante com o meu próprio vocabulário e escrita.

E cada vez melhora porque esse livro apresenta culturas, cidades antigas, ruas e vielas que realmente existem, arte, filosofia, e a vida de antigas civilizações, e pessoas com paixões e anseios de uma forma tão cru e verdadeira que chega a ser avassalador. Eu me sinto totalmente próxima dos personagens em um nível totalmente diferente de intimidade.

Vários personagens são apresentados e com várias facetas, histórias e conhecimentos. Todos eles deixando seus traços e marcando vários momentos no livro, ainda mais porque Lestat fica os relembrando com saudosismo. Ainda mais quando o final é trágico, como é com Nicki, o primeiro amor de Lestat.

Pessoalmente, a cereja do bolo foi como a história se entrelaçou com o primeiro livro. Lestat explica as coisas que Louis deixou tendensiosamente para o seu lado, porém o fez por não saber toda a verdade, sobre a escolha das suas vítimas, por exemplo, e admite que também houve algumas omissões. De que, por 75 anos, todos eles viveram em felicidade e harmonia. Lestat deixa tudo isso claro explicando que ainda ama Louis e que sente muito a sua falta, triste por pensar que ele está morto.

A maior felicidade dele é quando Louis bate em sua porta perguntando se eles podem "voltar". Lestat ainda pergunta se ele quer retornar a sua vida como dizem os amantes, com extrema felicidade e completamente abobalhado por estar perto de Louis novamente.
Eu confesso ter surtado com o quanto toda essa interação foi fofa. Lestat absolutamente idolatra seu parceiro, e é adorável ler o quanto Louis fica afetado da mesma maneira.

O único ponto triste desse livro é que eu não tenho o próximo da série e ele acaba em suspense e de tirar o fôlego! Eu necessito saber o que acontece depois. O que aconteceu depois do despertar de Akasha? O que ela vai querer com o Lestat? E o Louis vai reagir como a isso? Gabrielle vai ficar dessa vez? Enkil vai querer vingança? Lestat e Louis?

Muitas perguntas sem respostas e eu não vou conseguir dormir sem elas!

Dudasssss 14/12/2023

Mil vezes melhor que entrevista com vampiro
Anne Rice construiu um universo fantástico e sem nenhuma ponta solta.

Lestat você sempre foi meu favorito.
Aline Teodosio @leituras.da.aline 17/12/2023minha estante
Ele tbm sempre foi meu favorito. Esse livro tava na minha meta desse ano, mas acabou que não deu tempo. Próximo ano pego ele sim ou sim.

diorblushy 03/12/2023

O Vampiro Lestat
Nossa eu comecei esse livro achando uma chatice e sinceramente ele foi uma enorme montanha russa, em algumas partes eu odiava e ficava entediada e em outras eu simplesmente amava e não conseguia parar de ler.
Lestat se mostrou completamente diferente do que o Louis descreveu em Entrevista com o Vampiro, é um personagem muito forte com uma personalidade única.
Confesso que estou obcecada e quero ler As Crônicas Vampirecas por completo mesmo que em algumas partes eu fique entediada pela escrita da Anne Rice.
E nada a dizer da Anne além do óbvio, a escrita dela é incrível, acho bizarro como ela faz o leitor acreditar que tudo aquilo pode ter sido real, a história inteira é completamente palpável.

lestat_wife 02/12/2023

Eu te amo lestat.
Que a anne ricce escreve com maestria, eu pude perceber em Entrevista com O Vampiro, volume anterior a este, mas jamais me ocorreu que ela pudesse superar de forma tão IMENSA o primeiro livro, que já é consideravelmente bom!

não sou de fazer resenhas, mt menos compridas. mas O Vampiro Lestat merece. personagens interessantes, história bem desenvolvida e cheia de plots realmente incríveis!

sou suspeita para falar do lestat, mas vale ressaltar que ele merece o posto de melhor personagem da saga. vale a pena ler a versão dele dos fatos, e principalmente vale a pena conhecer os novos fatos narrados ;) enfim, fiz essa resenha só pra cadelar por esse livro msm, procurem mais elaboradas por aqui, deve ter. beijos.

mar__ 18/11/2023

Amei, no geral achei mais envolvente do que o primeiro livro
a escrita e a ambientação são perfeitasss?

Cléo 10/11/2023

Mais um incrível livro da Anne Rice
Lestat é um personagem que apaixona desde a história do entrevista com vampiro, e agora vemos seus passos até aquela história. Eu particularmente me peguei ainda mais apaixonada por ele, entendendo suas frustrações e princípios, seus questionamentos e suas aflições. Acredito que seja o personagem que as pessoas mais questionadoras se identifiquem também! A história é coerente e apaixonante. Se tornou meu livro preferido da vida.

ray 09/11/2023

Amorzinho
Esse era um livro que eu queria ler desde o momento em que eu terminei "Entrevista com o vampiro", justamente porque o Lestat foi o personagem que mais me cativou, apesar da personalidade instável dele. Diferentemente do primeiro livro, que tem um tom mais gótico e melancólico devido à narração do Louis, esse livro é, simplesmente, divertido. Acompanhar a trajetória não só do Lestat, mas de outros vampiros que aparecem ao longo da história me rendeu momentos engraçados e emocionantes, porque cada um deles tem um conflito interno que te faz simpatizar com eles de alguma forma. Cada um deles tem uma personalidade bastante única, que ou funcionam quando estão juntas, ou criam um contraste interessante de se observar.
Quanto às origens dos vampiros a qual Lestat despende grande parte da sua existência procurando, eu diria que essa é uma explicação bastante criativa, e o quanto eu me empolguei nas cenas finais, quando tá rolando o show, não tá escrito.
Acho que é exatamente por essa montanha-russa de sentimentos que eu senti enquanto lia que esse virou, em disparada, um dos melhores do meu 2023 ?

Dany.Dessoy 02/11/2023

O livro é incrível, mas a escrita do Louis é muito melhor pra ler, a narrativa é completamente diferente. Mas, para aqueles que leram o livro 1 e se interessaram pelos segredos é perfeito pra saciar toda a curiosidade do leitor.
O Lestat, diferente do que o Louis achava, tinha toda uma filosofia por trás de seu ser, sendo assim, um vampiro com consciência também. A narrativa trás todos os segredos da personagem, tornando-a menos má, visto que suas más ações foram apenas mal pensadas. Ele se mostra um vampiro sentimental que sente falta de sua família, principalmente de sua mãe, e demonstra todo seu amor por Louis, o que o torna muito diferente do que acreditei no livro anterior da saga. Leiam!!! Incrível mesmo que cansativa a leitura!

iloveaeze 15/10/2023

Meu espírito animal ??
Apenas uma coisa: Lestat sou eu e eu sou Lestat. Se ele está de um lado automaticamente eu estou do mesmo.

Adrianne6 14/10/2023

Muita polêmica, confusão e emoção
A narração de Lestat me prendeu do começo ao fim. Foi muito interessante aprofundar mais neste personagem, ler suas origens, suas teimosias, seus amores... Um livro recheado e plot twists, encontros, desencontros e reencontros. Nota 10!

GuilhermeFaDeBrasCubas 25/09/2023

Eu amo o Lestat, adoro como a autora fez dele um vilão babaca se tornar um personagem melhor do que o Luiz. Tudo apresentado no primeiro livro é melhorado nesse, principalmente o mundo, ele é fantástico e extremamente imersivo.
Eu não tenho duvida que esse livro é a melhor obra de Vampiro que já existiu.

ticia5 25/09/2023

Eu acabei o livro. acabei um mês perfeito da minha vida.
no começo, eu tava MUITO receosa em começar ele, porque né, o Lestat ia virar um astro do rock em 1984 (e realmente, essa parte é retratada as últimas 30 páginas do livro e é bem paia) mas excluindo esse final do livro, é uma coisa perfeita.
como eu AMO o Lestat, meu Deus, e sinto muitíssimo pela imagem horrenda que o Louis fez dele, mas no final do livro eles se reencontraram e foi só amores.
eu amei o Nicki, odiei a Gabrielle, amei e odiei o Armand, amei o Marius, amei e me decepcionei com o Louis, e obviamente, me apaixonei mais ainda pelo meu vampiro Lestat.
eu amei passar esse mês nessa maravilhosa companhia, me ajudou MUITO em inúmeros momentos difíceis, e o livro pra sempre vai ficar marcado na minha memória, e eu pra sempre sentirei falta desse universo que tanto me cativou...
eu amei amei amei amei o livro, a história, Aqueles Que Devem Ser Conservados, TUDO! (menos a parte do astro do rock)

e Lestat, meu grande amor, muito obrigada pelos momentos que passou ao meu lado, pelas histórias que compartilhou comigo, pelos sentimentos que me fez sentir junto contigo. eu te amo, tens meu coração. ?

Ps: dormir agarrada no meu livro depois de ler é uma coisa fantástica, e em uma noite que eu tava em crise dormi agarrada nele, e foi tão bom, é um sentimento tão macio, tão suave, eu nunca quero esquecer...

"E eu sabia que não iria passar e que nada por enquanto poderia fazer-me esquecer, mas o que sentia era uma gratidão inexprimível pela música, que naquele horror pudesse haver algo tão belo quanto ela."

"A música era um fogo que nos consumia a todos."

"Creio que me ouvi dizer:
? Marius.
E ele respondeu:
? Sim."

"Aqueles Que Devem Ser Conservados estão em paz, ou em silêncio. Mais do que isso talvez nunca saibamos."

" ? Então você precisa ir embora ? ele disse. ? Vamos encontrar-nos de novo daqui a um século, talvez menos. Não estarei nessa ilha. Terei levado Aqueles Que Devem Ser Conservados para outro lugar. Mas onde quer que eu esteja e onde quer que você esteja eu o encontrarei. Então serei eu quem não vai querer que você me deixe. Serei eu quem vai implorar para que você fique. Eu me apaixonarei por sua companhia, sua conversa, a simples visão de você, sua energia, sua imprudência e sua falta de fé... todas as coisas que são você e que me fazem amá-lo com tanta intensidade.
Mal pude ouvir isso sem sucumbir. Queria implorar para que ele me deixasse ficar."

" ? Ora, se não é o vampiro Lestat ? eu disse."

"Havia tanta coisa para dizer e eu não falei nenhuma palavra
Nós nos abraçamos durante um longo momento, em seguida me virei e comecei a descer devagar, sabendo que ele