O Vampiro Lestat

O Vampiro Lestat Anne Rice

Resenhas - O Vampiro Lestat

Douglas Brilhante 07/04/2024

?O Vampiro Lestat?, de Anne Rice, conta a história de Lestat, introduzida em ?Entrevista com o Vampiro? da mesma autora. De forma pseudoautobiográfica, Lestat nos conta desde sua infância na França pré-revolucionária aos seus dias nos tempos contemporâneos na América. A ambientação é maravilhosa, a fluidez é incrível e o enredo é quase que perfeitamente redondo.

É uma história sobre vampiros, mas também não é, pois os principais conflitos do personagem parecem ser fruto de uma essência marcadamente ?humana?.

Qual é a característica que mais nos define como seres humanos?
Lestat, ao se tornar vampiro, tem a oportunidade de sair da ilha [ser humano/mortal] para contemplá-la em sua plenitude, embora algo substancial pareça lhe faltar.

E é a curiosidade, o ceticismo e a vontade inesgotável de saber os porquês que melhor vão definir o herói (ou anti-herói) desse livro. Os porquês de sermos, o porquê de as coisas serem como são (sem aceitar explicações de que são porque são, porque assim foi dito ou porque é além da compreensão e isso basta); e coragem pra romper as convenções humanas e vampirescas.

Tem ação, tem drama, tem filosofia... tem tudo.

Doug indica MUITO.

Vanessa1973 03/04/2024

O matador de lobos
Uau! Lestat é muito mais do que aquilo que imaginamos. Inteligente, charmoso e persistente. Ver a transição dele de humano para vampiro e sua busca de conhecer o mundo, o mundo vampírico, é eletrizante.

Personagens bem definidos e desenvolvidos. Tenho tanta coisa para falar sobre esse livro que nem sei por onde começar! Leitura muito boa e fácil, rápida conexão não apenas com o personagem principal, com todos os personagens inclusive aqueles que aparecem muito pouco. Um universo vampiresco muito interessante e misterioso. Eu tô babando por esse universo e claro pelo casal Louis e Lestat que espero ver mais ainda nos próximos livros.

Amei!

yuki32 23/03/2024

ABSOLUTELY CINEMA.
Bom, eu sou suspeito pra falar de qualquer coisa que envolva o Lestat. Mas esse livro..foi definitivamente chocante em vários âmbitos.
Tem história, tem conflito interno, tem ambientação, tem tudo! E TEM LOUSTAT!
Definitivamente o que mais me chama atenção são as ambientações, os cenários que passamos pelo livro: a França, as catacumbas, florestas, casas antigas, Grécia! e muito mais.. você consegue ter uma boa noção de como os personagens estão co-ligados com o cenário no qual se encontram.
Os personagens também são muitíssimos interessantes e podemos INCLUSIVE saber de suas histórias nesse livro (por exemplo o Armand que tinha aparecido em entrevista com o vampiro quase como um santinho), o que nos deixa mais curiosos de ler o restante das crônicas vampirescas.
Esse livro é definitivamente para pessoas que gostam de um bom livro de vampiros pois tem elementos SENSACIONAIS, tem goticismo, tem conflito interno de personagem, tem briga, mistério, bruxaria, homossexualismo, (...incesto..?, isso me deixou meio chocado, mas é tudo bem explicado, MAS BIZARRO.), muito vampiro brigando e questões sobre cristianismo x ateísmo.
Recomendo muito, eu amo a saga Entrevista com o Vampiro.

jamine 12/03/2024

Gosto do estilo de escrita da Anne Rice. A narrativa é interessante, possui desfechos inesperados. O final, porém, me frustrou bastante.

Emmylly.Veloso 07/03/2024

Gay, depressivo, loiro e oportunista? Amo
Eu, uma mera humana que até pouco tempo só havia assistido o filme e a série de Entrevista Com O Vampiro, ainda estou chocada com os livros. Nunca se passou pela minha pequena cabeça que eu me identificaria tanto com essa praga loira, mas cá estou eu.

DomeniqueAlioth 05/03/2024

Simplesmente uma aventura
A leitura desse livro foi uma experiência simplesmente incrível, não só porque Lestat é uma criatura magnífica, mas porque tudo é tão lindamente escrito. É impossível dizer que a leitura desse livro não foi simplesmente encantador.
Cada parte da história do vampiro Lestat encanta e nos puxa cada vez mais para esse universo.

BloodyMaster 08/02/2024

A M E I
Cada narração de espaço, sensação e filosofia nesse livro me fez ter arrepios, extremamente bem escrito, acabou de se tornar um dos meus livros favoritos. 1000 vezes melhor que Entevista com o Vampiro
Boa leitura :)

Pois0nB4by 03/02/2024

Meu livro preferido. Abençoada seja Anne Rice por ser responsável por escrever um personagem tão maravilhoso e complexo como o Lestat

R J Junior 29/01/2024

Respostas
Enquanto Entrevista com o Vampiro se baseia em uma discussão sobre a bondade, os limites e a maldição que os homens empregam a si mesmos, Vampiro Lestat busca respostas e ao fazer isso discute proposito.

Qual o proposito de estarmos aqui?
Quem é o nosso pai?
Porque afinal viver para sempre?

Essas questões aprofundam muito a discussão do livro anterior e demonstram o quanto Anne Rice compreende o discurso do que é ser vampiro.
Porque se como humanos somos atormentamos com a morte e seu mistério, assim como com a vida e seu mistério, porque quando somos imortais essas duvidas acabariam? Porque seria festa a eternidade?
Ao mesmo tempo ela questiona que o propósito pode não ser encontrado mesmo ao encontrar respostas.
Belissimo, apesar de lento, e um livro muito mais próximo de um Frankestein do que de um livro de vampiros cheio de ação. Apesar da ultima parte! Grande ultima parte!

Meca1 18/01/2024

É sempre um prazer ler os vampiros da Anne Rice
O Vampiro Lestat conta a história do personagem que conhecemos apenas pelos olhos de Louis, em Entrevista com Vampiro. E que honra é saber mais sobre a história desse personagem, que tem uma consciência extraordinária do que é, do que faz, dos erros e acertos da sua jornada, e isso não diminui em nada seu impulso de enfrentar tudo e todos que o desafiam. É uma delícia entrar nas suas memórias e aprender mais sobre não só sua origem e sua criação (humana e vampira), mas também do próprio universo que a Anne Rice modela em torno desse tema tão comum da literatura mundial, os vampiros.

Acompanhamos o despertar de Lestat no século XX, depois de ter ?entrado na terra? após os acontecimentos em Entrevista com Vampiro. Lestat é acordado pelo som de uma banda de rock que ensaia perto do seu local de repouso, e a sonoridade da música o afeta tanto que ele resolve se juntar a banda, gravando álbuns, clipes e escrevendo sua biografia. Não vou mentir que esse início, com o Lestat tentando virar um rockstar, é bem lento e me afastou bastante do personagem. Mas a história começa de verdade com suas memórias, e essa parte sim vale cada página. Cada um dos sujeitos com quem o Lestat cruzou em sua vida mortal e imortal é tão bem escrito que parece que conhecemos os personagem intimamente. O Lestat em especial chega um momento que conhecemos ele tão profundamente que sabemos exatamente o que ele irá fazer diante de cada desafio e situação.

Mas pra ser sincera o que realmente me cativou no personagem foi ver uma facete sua totalmente diferente do que foi apresentado no livro anterior. É a sensibilidade e a maneira como ele consegue se conectar com tudo e todos (até seus inimigos) que faz toda essa jornada valer a pena. O Lestat, apesar de dizer que o Louis é o vampiro mais humano que conhece, leva essa título para mim. Ele ama tudo que está relacionado a mortalidade, e para além, ele a compreende intimamente. Ler esse livro foi uma baita experiência.

Além de toda a qualidade literária que faz parte do trabalho da Anne Rice, uma fonte incrível para o estudo de espaço literário, personagem e narrador. É importante falar como a escritora consegue alimentar críticas aos mais diversos temas (apropriação cultural, religião, indústria artística) em um livro de temática considerada tão sem importância ou prestígio, sem em nenhum momento falar abertamente sobre essas coisas, é necessário observar as entrelinhas e perceber a sutileza de suas afirmações, que vão crescendo a medida que se passa a compreende-las.

Nezuminos0 16/01/2024

Lestat teria sido um grande fã de new order e nada minha cabeça! Quase a bíblia dos vampiros, tantas emoções e reviravoltas. Lestat você é muito mais que apenas um rosto bonitinho que gosta de encrenca, você é grandão! Não nego que quando Gabrielle virou vampira o livro meio que perdeu sentido pra mim, não via sentido a não ser Anne bancando Freud, já a transformação do Nicolas foi essencial e óbvio que isso teria consequências futuras (Louis!). Adorei quando chegou Marius, ele, pra mim, é o vampiro dos vampiros! O final, aparentemente, é esquema de pirâmide. Enfim, gostei em partes do livro, ainda não sei definir direito.

mizuos 12/01/2024

Lestat meu amor
Acho magnífico esse livro, não me deu tanto tédio de ler como foi com a "entrevista com o vampiro". Gostei de como mostraram o passado do desquerido lestat, então passei a ter mais afeição por ele porque em "entrevista com o vampiro" o louis descrevia o lestat como um verdadeiro demônio, mal amado, endiabrado e canalha, mesmo ele sendo realmente tudo isso ai ele tem uma certa personalidade e não é só mais um canalha.
O que mais me incomodou nesse livro foi a relação dele com a gabrielle, tinha tudo pra ficar pomposo porém ficou desconfortável ? sei que isso pode acontecer em certos livros envolvendo vampiros então só ignorei (com peso na consciência) e marius por outro lado é um personagem meio chato, tenta ser misterioso mas acaba sendo tedioso. O mais engraçado nesse livro é como o lestat é apelao, marius dizendo que não era pra contar um monte de coisa, ditando várias regras que no caso, o lestat quebrou todas ?. No aguardo pro próximo livro ser tão bom quanto o vampiro lestat.

Sarita Helena 08/01/2024

Entrevista com o vampiro é um dos meus livros favoritos, mas só atrapalhou, me fez criar expectativas elevadas.
Iniciei, parei e recomecei a leitura algumas vezes. Não chamei ler o livro inteiro. Li o começo até por volta da página 170 com muito custo.
Muitas coisas me irritaram, principalmente Gabrielle e Armand. Acho que teria me irritado mais com outros personagens, mas preferi pular para o fim e ler Entrevista com o vampiro pela ótica do Lestat.
Definitivamente As Crônicas Vampiresca não são pra mim, apenas Entrevista com o vampiro mesmo.

Juliano.Ramos 07/01/2024

Livro sobre as primeiras peripécias do melhor pior vampiro do mundo, lestat, da sua transformação ao estrelato.