O Vampiro Lestat

O Vampiro Lestat Anne Rice

Resenhas - O Vampiro Lestat

Clio0 23/07/2020

Diferente de Entrevista com o Vampiro - um romance depressivo com um personagem cheio de remorso, o Vampiro Lestat é um terror gótico que prende a atenção, usando e abusando da escrita pseudobiográfica.

Lestat, o narrador, reconta com especial cuidado sua infância e adolescência como um membro da pequena nobreza pré-Revolução Francesa; e Rice faz isso brilhar com um estilo de escrita mais rebuscado, típico da era romântica.

Mas a obra não se limita a vida de Lestat, antes e pós-vampirismo, também somos apresentados a alguns novos vampiros e recebemos o background de alguns personagens que já haviam aparecido anteriormente, como Nicolas de Lenfent.

A propósito, ela conserta várias inconsistências observadas em Entrevista com o Vampiro, justificando que foi escrito com a versão deturpada de Louis.

Embora a ideia de Lestat como um astro do rock possa parecer um pouco absurda, os capítulos finais com o o show são muito bons e a ação se desenrola de maneira frenética, trazendo a história da simples crônica para a ação presente.

É um ótimo livro, principalmente para aqueles que preferem a versão mais clássica dos vampiros.

gabytes 29/08/2023

O primeiro vampiro rockstar?!
Ahh... Por onde começar a falar sobre Lestat?
Que é IMPOSSÍVEL não passar a amar sua rebeldia e energia caótica?
Que é basicamente um adolescente de centenas de anos e vem cometendo, desde sua vida mortal, todos os tipos de transgressões morais (até para os padrões vampiros), fazendo promessas de que não cometerá os mesmos erros e quebrando-as logo em seguida.
Que é narcisista, impulsivo e egoísta, mas apesar de todos esses defeitos -ou por causa deles-, sua maneira apaixonante de enxergar o mundo conquista não só uma legião de fãs fictícios mas também nós leitores. São essas características que formam um abismo de diferença entre ele e Louis, seu oposto polar.

Em "Entrevista", somos apresentados à ponta do iceberg que é o universo das Crônicas Vampirescas sob o olhar melancólico de Louis, porém, nesta sequência temos o privilégio de conhecer o lado excitante desse mundo sobrenatural. Todos os personagens são profundos e realistas em suas diversas camadas de personalidade, e os diálogos fascinantes (em especial entre Marius e Lestat, um dos melhores que já li).

A Anne Rice, grande imaginadora, consegue entrelaçar brilhantemente elementos históricos, mitológicos e religiosos nesse verdadeiro clássico contemporâneo.

"Nenhum de nós realmente muda com o tempo. Apenas nos tornamos mais o que somos."

"Poucos seres procuram realmente o conhecimento neste mundo. Mortais ou imortais, poucos perguntam de fato. Pelo contrário, eles tentam arrancar à força do desconhecido as respostas que já formaram em suas mentes? justificativas, confirmações, formas de consolo sem as quais não podem continuar. Perguntar de fato é abrir a porta para um redemoinho. A resposta pode aniquilar tanto a pergunta quanto o questionador.?

Yasmayfair 02/11/2010

Li o livro tentando deletar aquele ridículo Stuart Townsend tentando ser Lestat em A Rainha dos Condenados. E o li com alguma curiosidade pelo fato de ter aquele chamariz de Lestat, depois de sua, como ele mesmo diz, "Ressurreição", ser o líder de uma banda de rock. Em A Rainha dos Condenados, o filme, fica claro a falta de cuidado que tiveram ao mesclar grande parte de O Vampiro Lestat com A Rainha dos Condenados livro. Portanto, pra quem já assistiu esse horrível filme, aconselho que suma com ele do seu hd mental pra poder ler o livro.

Bem, pra mim não foi difícil, de forma alguma, já que nunca gostei do filme e pra mim, Lestat mesmo, só o Tom Cruise. Logo, lendo o livro, foi ele quem imaginei sendo o vampiro-título, ou imaginava um rapaz bonito com os mesmos traços físicos descritos no livro, só pra variar um pouco.

O início do livro retrata a vida de Lestat como filho de nobres donos de terras no interior da Fraça pré-revolucionária do século XVIII, numa família pobre apesar dos títulos, preconceituosa e sem afeto. O jovem Lestat, com 21 anos, era encantado com artes, música, teatro e tudo o que fosse belo, tanto é que mais de uma vez tentou fugir de casa para seguir com o sonho de ser ator, mas sem sucesso. Seu único apoio era sua mãe, e tudo parecia perdido até aparecer Nicolas. Exímio violinista, morador do vilarejo próximo à sua casa, se tornam amigos e compartilham seus sonhos de sair de Auvergne e ir para Paris. Então combinam uma fuga que é bem sucedida. Chegando a Paris com uma mão na frente e a outra atrás, aliás, Lestat e Nicolas começam a tentar a vida com as artes, se tornando, respectivamente, ator e violinista de um pequeno teatro popular. Porém Lestat não sabia que era observado, e em uma noite, por um velho estranho que o espreitava continuamente, acaba sendo transformado em vampiro. Herda então a fortuna do velho e fica incumbido de procurar suas origens vampíricas. A partir daí o livro vai ficando, logicamente, mais movimentado, dada a adaptação de Lestat à nova "vida" e a convivência complicada com seus amigos que ainda são humanos.

Então a história começa a ficar mais interessante, Lestat vai contando sobre sua trajetória até a data onde está já com a banda e você não consegue parar de ler! Queria contar alguns fatos aqui pra aguçar o interesse do possível leitor, mas é melhor não dar spoilers... Só digo que até o final é tanta informação e coisa acontecendo que mesmo em duas páginas você pode perder coisas valiosas.

A relação de Lestat com sua mãe é fofa, e ao mesmo tempo, curiosa. Armand (o Antonio Banderas de Entrevista com O Vampiro, a quem interesse) aparece aqui. Não tenho muita paciência com ele, mas Marius, seu mestre, encontra Lestat mais tarde e aí se segue a parte mais legal de todo o livro: Marius contando a criação de ele próprio como vampiro e a importante missão da qual ele se encarregou, onde se responsabiliza, indiretamente, pela existência de absolutamente todos os vampiros na face da Terra. Anne Rice faz uma ligação interessante entre os povos antigos, como os celtas e os egípcios, para explicar, com clareza, riqueza de detalhes e coerência o mito vampírico: como ele começou, quem foram os primeiros vampiros, como eles se espalharam, e relaciona ainda os antigos deuses que eram venerados como sendo, na verdade, vampiros. E é onde você pensa: "cuma?!", mas depois vê que faz total sentido dada a ligação de crenças com a figura do vampiro, que ela fez.

E à medida que o livro passa, você fica ansiosa para que chegue logo a parte do show de Lestat com sua banda, onde ele, quebrando uma das "leis" vampíricas, desafia publicamente outros vampiros aparecerem, e te espanta o que acontece e quem realmente aparece.

Destaco também determinadas partes onde o livro me deu MEDO, de verdade. Não medinho "oh ele é um vampiro", mas aquele medão que sobe pela espinha, te faz imaginar a cena e te dá um belo nó na garganta, como por exemplo, quase todas as partes relacionadas à Akasha e a Enkil e aos movimentos (físicos, mesmo) deles.

E, pra quem como eu, gostou muito de Louis, em Entrevista com O Vampiro, é agradável a expectativa sobre ele aparecer ou não. E, falando em Entrevista, que é o primeiro da série Crônicas Vampirescas e antecede O Vampiro Lestat, devo dizer que não é tão bom quanto o segundo. Em Entrevista, que é contado pelo ponto de vista de Louis, você apenas enxerga o Lestat cruel, festeiro e sádico, sem saber quase nada dele ou seus motivos. Já em O Vampiro Lestat, os porquês de absolutamente TUDO em Entrevista ficam claros: seu silêncio quando Louis e Claudia o perguntavam de onde vieram os vampiros, seu temperamento, de onde ele conhece Armand e muita coisa mesmo. Lestat vai, visivelmente mudando, mas sem deixar de ser o mesmo, e ao final do livro, o que temos é um Lestat cruel, sádico, mas desafiador, questionador, e pasmem, sensível, como era no começo da história, característica inexistente dele quando é citado em Entrevista.
E isso tudo sem falar em toda a questão filosófica que Anne Rice sempre aborda em seus livros. Sim, porque ser vampiro não é só "tô com fome, vou matar alguém", ou como atualmente Edward Cullen diria: "tô com fome, vou chamar meus irmãozinhos para matarmos ursinhos". Tem a questão dos assassinatos e da profunda crise existencial até você saber de onde veio, o medo de encarar a eternidade e por aí vai. Ser vampiro, ao contrário do que pensam, ainda mais atualmente, não é fácil, colega. Anne Rice está aí pra mostrar isso, e Monsieur Le Rockstar está aí, mais ainda, pra tentar fazer da sua existência cheia de dúvidas, aventuras e glamour, a mais fácil possível - ao menos pra ele.

Notas:
•Anne Rice CAPRICHOU no Lestat. Por culpa desse livro, agora não tenho um, mas três imortais preferidos: Lestat, Louis e Marius.
•QUE FINAL FOI ESSE HEIN TIA RICE? Abalou aqui, deu aquele medão de novo e aquela vontade louca de correr pra estante e começar A Rainha dos Condenados. Mas ele vai ter que aguardar pra ser lido, pus na frente dele dois cuja leitura não posso e nem quero mais adiar.
•Imaginem um filme bem escrito e fiel a esse livro, que maravilha não ia ficar?! Que jogassem A Rainha dos Condenados no lixo e começassem tudo de novo! Mas epa, o Antonio Banderas de Armand eu até posso aceitar que troquem, porque fisicamente ele não ficou parecido com o Armand descrito no livro, mas Brad Pitt TERIA que ser Louis novamente e Tom Cruise TERIA que ser Lestat de novo, também. Se daria certo, agora que estão mais velhos? Talvez sim, nada que uma maquiagem não resolva, mas se não desse, só procurar atores parecidos com Brad e Tom fisicamente e pronto! :)
•Quem é Edward Cullen e cia glitterizada perto de Lestat...? É bom que Stephenie Meyer continue sem ler os livros da Anne Rice, caso contrário vai certamente entrar em depressão e tentar o suicídio (o que seria um benefício pro mundo, aliás), tamanho é o abismo literário que as separa.
Ingrid Santos 08/03/2012minha estante
Concordo!!Eu nem quero ver o filme da Rainha dos Condenados pq [com exceção de Armand] eu tenho em minha cabeça um Louis - Brad Pitt e Lestat - Tom Cruise!

Também prefiro O Vampiro Lestat até agora!mas ao contrario que você não consegui aguardar [mesmo nem tendo o livro e tendo 44354435 na frente dele!!]

Excelente resenha ;D

Sam 06/01/2013minha estante
Boa sua resenha... Bastante detalhista gosto disso! Desperta até a curiosidade daqueles que ainda não leram o livro. E também concordo que a atuação do Tom Cruise seja melhor que a do Stuart Towsand. :)

Juliana Pires 19/01/2013minha estante
Adoro suas resenhas, tão detalhistas, dá vontade de correr para o livro agora. Eu ainda não li a série, esse ano eu começo, por que desde criança eu sou fascinada pelas vampiros da Ane, e se eu li Crepusculo, as Crônicas Vampirescas é obrigação.

Raquel 06/04/2013minha estante
Jun, eu já estava curiosa para ler "O vampiro Lestat", pq apesar de eu não ter gostado muito de "Entrevista com o vampiro", eu quis saber como continuava a história. Depois de ler sua resenha, irei lê-lo com certeza! Amei sua resenha, está de parabéns!

Nih campos 21/05/2013minha estante
Ótima resenha!!!bJOS

Carolina 13/06/2013minha estante
Concordo plenamente! O Lestat que colocaram pra a gente engolir em "A Rainha dos Condenados" é uma falta de respeito ao Lestat por Tom Cruise! E uma coisa que eu acho bacana demais nos dois livros, o primeiro e o segundo, é como você observou, a visão que Louis tem de Lestat é de um Lestat egoísta, mesquinho, que não liga pra as questões que ele se importa, que não está interessado em descobri-las e que não passa de um assassino que mata para saciar a sede dele. Mas quando você vai ver o lado de O Vampiro Lestat você ri da cara de Louis (apesar dele ser meu vampiro preferido e de eu amor ele mais que tudo) pela interpretação totalmente equivocada que ele dá para Lestat. Ele já sabe de todas as questões que Louis se pergunta porque ele já fez todas elas. Nosso querido Lestat é muito, mas muuuuuuuuuuuuuuuito mais além do que Louis mostra que ele seja, e como é!

Parabéns pela resenha, adorei! ;**

Edmilson 19/06/2014minha estante
Parabéns pela resenha, definitivamente, O vampiro Lestat da um banho nesses vampirinhos.

Kathy 03/07/2014minha estante
Hahahahaha disse tudo!! O Lestat do filme "A Rainha dos Condenados" não tem nada a ver com o Lestat do livro, nem com o Lestat do livro que "inspirou" o filme. Já o Lestat de Entrevista com o Vampiro (Ton Cruise), tem mais a ver com o Lestat deste livro. Enfim... Não curto a vampiragem, mas a Anne Rice é... Sem comentários. :D

Erika 17/02/2021minha estante
Amo o filme "entrevista com o vampiro. ". Sua resenha me fez querer ler o livro.

Iara 26/05/2021minha estante
Aquele filme é uma porcaria. Da medo qdo eles falaram que vão fazer um filme de algum livro...

Dressa 26/06/2021minha estante
A AMC vai produzir uma série de Entrevista em 2022, espero que seja boa e tenha sucesso para abordar toda As Crônicas Vampirescas, ainda mais que Anne vai ser produtora executiva.

Fernanda 18/10/2021

O Vampiro Lestat
Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2021/10/resenha-o-vampiro-lestat-anne-rice.html

Amy 27/08/2021

"E eu sempre o amei, não amei?, sem me importar com o que aconteceria, e como o amor pode ficar intenso se você tem uma eternidade para nutri-lo".
Lestat se tornou meu vampiro favorito, amo sua complexidade.

Danyelle22 19/02/2023

A versão de Lestat...
Muito melhor do que o "Entrevista com o Vampiro"! Sem sombra de dúvidas!
O Lestat é impulsivo? Com certeza, mas ele é muito mais genuíno! Os momentos em que ele reflete sobre os seus erros só mostram o quanto eles foram importantes para a construção de sua trajetória. Os diálogos durante estes momentos de vulnerabilidade merecem uma atenção especial.
O epílogo em que ele comenta o ponto de Louis em Entrevista com o Vampiro me fez gostar muito mais do Lestat.
E esse fim??? ???
Preciso iniciar imediatamente o "Rainha dos Condenados".

Nathalia 23/08/2022

Tudo que não foi revelado em Entrevista Com O Vampiro?
Após décadas embaixo da terra, Lestat desperta e se depara em um novo mundo, descobre que seu ex companheiro Louis, escreveu um livro (Entrevista com o Vampiro) contando sobre a relação dos dois, uma narrativa repleta de mágoa e rancor.

Lestat entra para uma banda e torna-se uma estrela do Rock.
Ele também decide escrever uma autobiografia contando sua verdadeira história:
como foi sua vida antes e depois de sua transformação.

Nesse segundo volume das Crônicas Vampirescas a história não se limita a Lestat, Anne Rice nos apresenta outros vampiros incríveis (alguns nem tanto) e nos traz mitos intrigantes sobre a origem dos primeiros vampiros e como tudo começou.

Nessa autobiografia conhecemos um Lestat oposto do que nos foi apresentado em Entrevista com o Vampiro e podemos sentir o que Louis e Cláudia realmente significaram para ele.

Pra quem gostou de Entrevista com o Vampiro vale muito a pena dar continuidade nessa saga maravilhosa. ??????

Dy 11/03/2010

Ai, Lestat, Lestat. Estabeleceu todos os meus padrões de vampiro perfeito. Perfeito justamente por não ser perfeito. Cruel, ainda assim sensível. Questionador. Charmoso. Incontestável.

Neste episódio das Cronicas Vampirescas temos a história do ponto de vista de Lestat (o primeiro volume é o Entrevista com Vampiro - ponto de vista de Louis), e para quem quiser acreditar - como eu - na versão de Lestat dos fatos, o matador de lobos arrasa.

A história vai do passado ao presente, e traz agonia e prazer alternadamente. Embora a história de Lestat acabe na ultima página, do meu ponto de vista é obrigatório ler-se a sequência - Rainha dos Condenados.
spessoto 11/03/2010minha estante
Também prefiro a versão dos fatos por Lestat! Muito mais interessante :)

Annie 01/06/2010minha estante
sintetizou o Lestat em poucas palavras!

Camila Ramos 22/04/2012minha estante
Falou tudo ;D

Sam 06/01/2013minha estante
A versão em que a história é relatada pelo ponto de vista de Lestat é com certeza mais interessante!

Kathy 03/07/2014minha estante
Lestat é o cara. Mas eu adoro o Lois. Adoro os dois. :D

Daiane539 30/06/2021

É muito instigante a escrita da Anne Rice. Esse livro é repleto de cultura, mesmo sendo uma obra de ficção tem muito conhecimento palpável, mitologia, filosofia, debate de questões religiosas. Anne rice nos proporcina uma viagem incrível por países belíssimos.
Eu já simpatizava com Lestat desde de "Entrevista com o vampiro", olhar para ele sob essa lupa só me fez amá-lo ainda mais. Foi um prazer te conhecer melhor, Lestat!?

lorranavi 08/03/2023

Queria ter gostado mais de O Vampiro Lestat porque eu amo esse personagem, ele é maluco e eu gosto dele assim, mas achei o livro um pouco tedioso em algumas partes que me davam sono, mas num geral é interessante conhecer a história de Lestat, além de se aprofundar no universo dos vampiros da Anne Rice.

DraRaísa 12/03/2021

Um clássico
Ponto de vista do personagem interessante. Envolvimento de locais e Deuses de forma inteligente. Uma aventura diferente.

Dudasssss 14/12/2023

Mil vezes melhor que entrevista com vampiro
Anne Rice construiu um universo fantástico e sem nenhuma ponta solta.

Lestat você sempre foi meu favorito.
Aline Teodosio @leituras.da.aline 17/12/2023minha estante
Ele tbm sempre foi meu favorito. Esse livro tava na minha meta desse ano, mas acabou que não deu tempo. Próximo ano pego ele sim ou sim.

Mandark 30/06/2023

O melhor personagem da terra!!!
Lestat está no imaginário vampiríco do mundo e é impossível não se apaixonar por sua figura emblemática em "Entrevista com o Vampiro"... Mas é em "O Vampiro Lestat" que ele alcança novos patamares como o grande narrador que nos apresenta verdadeiramente para a mitologia incrível com que Anne Rice nos presenteou com suas Crônicas Vampirescas.
O livro segue sua jornada desde a juventude humana até seu retorno triunfal ao mundo depois de anos de recolhimento, como os antigos sempre acabam fazendo. O livro termina com um plot simplesmente avassalador e uma mistura infinita de espectativa e desespero.
Um dos livros da minha vida, ele foi também minha primeira incursão na narrativa da Anne Rice, muitos anos atrás, presente de uma grande amiga da adolescência.
É fenomenal poder relê-lo tantos anos depois e reviver toda a ansiedade e emoção que essa grande história proporciona. Já estou louco pra reler "A Rainha dos Condenados" pra dar continuidade a essa saga que marcou minha vida desde o primeiro momento em que botei as mãos em um título da rainha!! Apaixonante!!

Juliana1915 12/04/2021

Um livro de quase 500 páginas, mas que parece ter 1000
Esse livro...eu não sei nem como começar a descrever. Sim, a sensação que dá é que ele é muito maior do que o que é, mas por alguma razão isso não é ruim.
Esse livro é denso, perturbador, sofrido, sensual....eu poderia passar o resto dessa resenha dando vários outros adjetivos e ainda não o descreveria por completo.
O Lestat é um personagem simplesmente icônico, eu não lembro de outro personagem como ele na literatura, eu acho ele bem único.
Esse livro tem cenas de uma perturbação, e as vezes de uma nojeira, que deixa o Stephen King no chinelo.
Acontece tanta coisa, são tantas histórias, tantos personagens interessantes, que a impressão que dá é que o livro tem o dobro do tamanho que tem, mas é justificável, afinal ele está descrevendo SÉCULOS de existência. No começo me incomodou pq eu não reconheci o Lestat de Entrevista com Vampiro, mas como ele mesmo explica, ali era o ponto de vista do Louis e era compreensível que ele interpretasse vários acontecimentos de uma forma diferente.
A única crítica que eu posso fazer e o motivo de eu não ter dado 5 estrelas é a escrita demasiadamente descritiva da Anne Rice, que torna uma história já muito densa ainda mais difícil de avançar, de resto é simplesmente uma obra icônica, e eu acho injusto que não tenha o mesmo, ou até maior, reconhecimento que 'Entrevista com Vampiro'.
Maravilhoso!
Caio 12/04/2021minha estante
Resenha gostosa de ler. Parabéns

Juliana1915 13/04/2021minha estante
Ai, obrigada ???

Gramatura Alta 31/03/2021

Em ENTREVISTA COM O VAMPIRO, o personagem principal se chama Louis, o vampiro do título, que compartilha suas memórias com um repórter. Suas amarguras se iniciam com a morte acidental do irmão, e continuam quando Lestat, um outro vampiro, o transforma nessa criatura da noite sedenta de sangue. Apesar de Louis ser o narrador da história, quem realmente chama a atenção é Lestat. Sua presença é forte em todos os capítulos em que aparece, um personagem muito bem construído e cheio de camadas, que esse primeiro livro apenas deixa vislumbrar.

Agora, em O VAMPIRO LESTAT, o leitor tem a chance de conhecer todas essas camadas, desde o nascimento do personagem, até o ponto logo após Louis concluir sua narrativa. Mais de 200 anos de uma história cheia de descobertas e de mortes. Começando na Paris do século XVIII, quando Lestat abandona a família e ingressa em uma trupe de atores de teatro. Em uma das apresentações, Lestat é visto por Magnus, um dos mais velhos vampiros de todos, que se encanta com o jovem e o transforma. Em troca da vida eterna e de uma imensa fortuna, Magnus pede apenas a paz eterna, ou seja, que Lestat o mate.

Após conceder o destino de Magnus, Lestat descobre que existem muitos outros como ele, e começa uma busca incansável para encontrar a origem dos vampiros. Nessa jornada, ele transforma a mãe em vampiro, quando ela está à beira da morte, devido a uma doença. Eles encontram Armand, um outro vampiro muito antigo, e dão origem ao Teatro dos Vampiros. Armand e o Teatro apareceram no livro anterior, e o Teatro é palco de um dos mais dramáticos e sangrentos trechos do livro. Lestat chega até o Egito, onde finalmente encontra parte das respostas da origem dessas criaturas, além de conhecer um casal que podem ser os primeiros.

A história começa no século XX, retrocede com as memórias de Lestat, e no final continua no presente. Nesse ponto, Lestat fica revoltado com a publicação do livro ENTREVISTA COM O VAMPIRO (sim, o segundo livro considera que a história de Louis foi publicada) e decide tornar públicas suas próprias memórias. Mais do que isso, ele se apaixona pelo rock e decide formar uma banda, que se torna muito famosa e corre pelo mundo. Só que toda essa exposição, levanta a revolta de outros vampiros.

Lestat realmente é um personagem bastante complexo. Nada nele é simples de compreender. Ele é nitidamente bissexual, mas também sobre de um profundo Complexo de Édipo. Seus pensamentos sobre a mãe, navegam entre a admiração, até à luxúria, com descrições provocativas e sensuais de sua aparência e físico. Não fica claro na história se essa paixão é consumada, mas também não fica claro se não é. Ele se apaixona por Louis, por Armand, num vai e vem de intensos sentimentos, sempre descritos detalhadamente pela autora.

Aliás, Anne Rice não se contém na forma como constrói os vampiros em criaturas sem qualquer moralidade ou conceitos de gênero. Eles são criaturas além do mundo humano, e por isso não se prendem a barreiras criadas pelos humanos, principalmente com relação a propriedade e relacionamentos. Se eles sentem desejo, seja por quem for, eles se entregam a esse sentimento com total dedicação e desprendimento. Os vampiros de Anne Rice não podem ser julgados por esse comportamento, porque nós, como humanos, dificilmente conseguiríamos compreender a forma como eles se veem e veem o mundo. Isso fica claro, muito bem explicado, em cada descrição que a autora faz de seus pensamentos e ações.

O VAMPIRO LESTAT consegue ser tão bom quanto o primeiro livro, e vai além na questão de liberdade de sentimentos e de ações sem qualquer moralidade. Lestat faz jus à fama que ganhou, indo de alguém cheio de paixão, até um outro alguém sem qualquer compaixão, capaz de atitudes que podem ser consideradas cruéis, mas apenas por quem é humano. Vale a leitura de cada uma das páginas, e é uma leitura obrigatória para qualquer fã dessas criaturas.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/03/31/o-vampiro-lestat/