O Vampiro Lestat Anne Rice

@eu_rafaprado 26/10/2022

Apaixonado
O Vampiro Lestat.
Anne Rice
Quem diria que uma continuação conseguiria ser melhor do que o livro anterior! Este é o segundo livro das crônicas vampirescas escrita por Anne Rice e publicado em 1985, 9 anos depois do clássico absoluto ?Entrevista com o Vampiro?.
Neste livro vamos descobrir um pouco sobre os primeiros imortais e como essa condição foi transmitida para Lestat, o Vampiro Gay mais sedutor da galáxia!
O que eu gosto na escrita da Anne é que o lance de ser vampiro, beber sangue e viver pra sempre é quase que deixado de lado, Anne percorre as relações, a moral, os costumes de uma época.. questiona o peso da imortalidade, o quanto o ?tempo? passa a ser irrelevante para quem tem todo o tempo do mundo.
As mais de 500 páginas, transcorrem rápidas na leitura, e a vontade de mergulhar nesse universo é fascinante.. impossível não se apaixonar!
?Quando for criar alguém, Escolha-os porque gosta de olhar para eles, gosta do som de suas vozes e eles têm profundos segredos que você gostaria de conhecer. Em outras palavras, escolha-os porque os ama. Caso contrário, você não será capaz de suportar a companhia deles por muito tempo?.
Deve ter sido este conselho de Marius que Lestat seguiu quando criou Louis.

Patricia677 01/01/2022

O Vampiro Lestat
Maravilhoso! Descobrir sobre o passado de Lestat, como foi criado, seu criador e suas criações, esclarecem várias questões e situações que se encontra no livro anterior, Entrevista com o Vampiro!
Passei a ver Lestat com outros olhos, entendê-lo e admirá-lo!
Ansiosa pela leitura do próximo, A Rainha dos Condenados!

Joyce 06/08/2023

" O Rita volta desgramada volta Rita que eu perdou a facada"
O vampiro lestat nos dar uma melhor imersão nas crônicas vampiresca. O ritmo de leitura é bom, mas o que mais me atrai nos livros da Anne Rice é a dualidade dos personagens. O lestat o vampiro egoísta é maligno citado em a entrevista com o vampiro, agora passa a ser o herói da narrativa.

Marcello.Buzon 19/10/2021

Anne em sua melhor fase
É inegável que O Vampiro Lestat é o que há de melhor em leitura vampirica. Aqui a autora sabe exatamente onde quer chegar, tem um proposta clara e com seus personagens mais amadurecidos em sua construção.
Ver as coisas pelo ponto de vista de Lestat não só é muito diferente do apresentado por Louis em entrevista com Vampiro, como é mais coeso e mais charmoso.
Lestat é uma força da natureza e aqui vemos como ele se torna o famoso Príncipe Travesso que só melhora com as sequências. Mas Vampiro Lestat não é somente sobre o protagonista, outras personagens roubam a cena, como o impiedoso Armand, o charmoso Marius e claro o início da criação da mitologia vampirica idealizada por Rice com Akasha e Enkil.
Livro incrível, cheio de filosofia e contemplação. Conseguiu acender ainda mais a chama pra reler a Rainha dos condenados.
Babbarbs 22/10/2021minha estante
????????
Você leu o de Bran Stoker?

Marcello.Buzon 22/10/2021minha estante
Há mtos anos, estou pra reler. Mas amo tbm.

Babbarbs 22/10/2021minha estante
Vou ler esse aí!

Marlon Teske 18/02/2011

Vive la Vida Loca
Há alguns anos tentei ler o Vampiro Lestat e acabei deixando-o de lado em detrimento de outros livros, e no fim acabei abandonando de maneira forçada devido ao vencimento da biblioteca. O tempo passou e agora lembrei de procurar este livro para recomeçar a leitura do ponto onde parei. E foi bom assim, não recomendo em absoluto ler O Vampiro Lestat antes de Entrevista Com o Vampiro. Por que boa parte da mítica da história gira em torno do primeiro.

A história de Lestat é dividida pela autora - Anne Rice - em vários livros menores que contam a história de Lestat do fim de sua vida mortal até a atualidade quando ele desperta após os eventos vistos em Entrevista. Aliás, as passagens relativas ao tempo atual da história (a década de oitenta, para ser mais exato) são, de longe, as mais enfadonhas e repletas de clichês punks. Talvez como um retrato da própria década de 80, é verdade, mas ainda assim, não fazem jus aos relatos de época dos séculos XVIII e XIX, e alguns ainda mais antigos, relativos a mítica do vampiro desenvolvido pela autora que fala "Daqueles-Que-Devem-Ser-Conservados"

A visão romântica, rebuscada e altruísta da "vida após a morte" de Lestat contrasta muito com o derrotismo e o espírito depressivo de Louis, o protagonista do Entrevista. Também são explicadas, de certa forma, uma série de fatores que separam àqueles predestinados a serem realmente imortais dos vampiros comuns que enlouquecem e morrem poucas décadas (ou, no máximo, um ou dois séculos) após serem criados.

É uma história rica e repleta de passagens memoráveis, mas, na minha opinião, que se perde ao chegar ao tempo atual. Até compreendo a vontade de jogar tudo pro alto de Lestat, mas o processo que o transforma numa espécie de pop-star financiado pela fortuna inesgotável que possui juntamente com a banda de hard-rock de fundo de quintal que o fez despertar para o século XX é bem esquisita, para dizer o mínimo.

Ao fim, essa necessidade de revelar ao mundo que ele é um vampiro (dito em caixa alta várias vezes no capítulo em questão) rendeu uma cena que me lembra muito os filmes do Shrek, onde praticamente todos os personagens principais aparecem juntos num grande palco dançando e cantando. Claro que o livro não termina aqui, há ainda uma boa surpresa para os momentos finais. Mas...

Enfim, um complemento muito bom para o Entrevista, sem o mesmo ar de mistério do primeiro, mas ainda assim uma boa leitura.

Lido em Fevereiro de 2011
Sam 06/01/2013minha estante
Gostei de sua resenha!

Carol 18/05/2016minha estante
Concordo com a sua resenha.
Eu gostei muito do livro, inclusive mais do que o "Entrevista", mas não gostei da parte do astro de Rock. Acho que não ficou bem explicada essa necessidade dele de se mostrar de repente. Ele fica décadas escondendo tudo de Louis, até arriscando o relacionamento deles por nunca mostrar quem realmente era e o que sabia e num belo dia acorda e decide contar ao mundo e ainda ser astro de rock, que ao meu ver, não combina nada com o seu ar aristocrata. Sim, ele gostava de teatro e de aparecer, mas existe uma diferença entre teatro e show de rock e Lestat não entra na minha cabeça como astro de rock, não me parece sua postura.
Achei muito bem escrita a vibração do show (eu, que adoro shows de rock, me senti em um), só não me pareceu encaixar no resto da história.
Quanto ao resto do livro, achei incrível a coragem de ir à raiz da história dos vampiros e adorei a maneira com que faz pensar e refletir sobre a eternidade e a vida. A questão filosófica foi o que mais gostei no livro.
Enfim, gostei muito, mas não consegui encaixar o século XX de Lestat.
Gostei muito de sua resenha.

Dominique 06/08/2009

Delirante...
Vampiro Lestat é sem sombra de dúvidas muito melhor que "Entrevista com um vampiro".

Lestat nasceu para brilhar no século XXI com certeza, ao som do rock pesado e do ofuscante brilho dos holofotes de um palco. O vampiro consegue ser engraçado, misterioso, sedutor, apaixonado, inteligente... tudoooo ao mesmo tempo. É também um pervertido, safado, pois se apaixonou por todos os vampiros (sim, sim, do sexo masculino) do livro. Akasha e Marius são outros dois personagens brilhantes, que adorei.

Consegui, finalmente, entender as motivações de Lestat ao omitir seus conhecimentos de Louis e Claudia.

Enfim, foi meio cansativo terminá-lo, mas adorei o final bombástico.

Mandark 06/08/2009minha estante
^^ Finalmente alguém que compartilhe da mesma opinião que eu... Lesta é realmente muito melhor que o "Entrevista"... =]

^^ Que bom que vc finalmente o terminou!!! xD

Glauber † Binho 15/12/2009minha estante
realmente o vampiro Lestat é bem melhor que o entrevista mais paginas mais personagens vc fica empolgado doido para chegar ao final e o livro contado por Lestat foi ótimo tivemos outra visão do primeiro livro

Evelyn 01/04/2011minha estante
A questão de se apaixonar... bem, o único que ele era apaixonado mesmo era Nicholas. Quando ele fala em se apaixonar, na verdade é de uma maneira um pouco filosófica. Ele se apaixona pelas vítimas dele, por exemplo. Ele fica fascinado, respeita... ou seja, é um ponto mais filosófico.

Maya 16/08/2020

Complexidade
Anne Rice é A escritora. Nunca vi tamanha destreza com as palavras, narrativa e a complexidade da história. Estou relendo essa série pois parei por volta do sexto livro, decidi que só iria voltar quando de fato tivesse tempo para ler um atrás do outro e sem interrupções. Passou anos e agora que voltei continuo com a mesma opinião, Anne Rice supera tudo o que já foi escrito sobre a temática vampiros e ainda enriquece a história com elementos diversos sobre moda, sociedade, psicologia, folclore, história e afins. QUE MULHER.

Adilson22 13/11/2020

Muito bom! Recomendo. Final muito impressionante. Agora vou ler o terceiro livro da trilogia.

diorblushy 03/12/2023

O Vampiro Lestat
Nossa eu comecei esse livro achando uma chatice e sinceramente ele foi uma enorme montanha russa, em algumas partes eu odiava e ficava entediada e em outras eu simplesmente amava e não conseguia parar de ler.
Lestat se mostrou completamente diferente do que o Louis descreveu em Entrevista com o Vampiro, é um personagem muito forte com uma personalidade única.
Confesso que estou obcecada e quero ler As Crônicas Vampirecas por completo mesmo que em algumas partes eu fique entediada pela escrita da Anne Rice.
E nada a dizer da Anne além do óbvio, a escrita dela é incrível, acho bizarro como ela faz o leitor acreditar que tudo aquilo pode ter sido real, a história inteira é completamente palpável.

Fran 06/10/2010

O que foi isso? Que final foi esse? Que doidera foi essa?

Só pelas últimas 150 páginas já vale a pena! Não que o resto não valha, mas as últimas 150 são de matar! De tirar o fôlego! De se apaixonar! E foram elas que garantiram as 5 estrelas.

Quando li Entrevista com o Vampiro, odiei e amei Lestat! Isso porque a gente o vê pelos olhos de Louis, que mostra o quão cruel e extravagante é Lestat, e essas características te fazem ir para sentimentos extremos.

Começando a ler O Vampiro Lestat, parecia que tínhamos um 3º personagem. Senti falta do Lestat de antigamente. Mas no fim ele voltou! E todas as minhas dúvidas foram esclarecidas. TODAS! Isso não é uma beleza?

Demorei pra ler, porque é um livro tão repleto de informação que lendo 10 páginas tu tens coisas pra digerir por um bom tempo.

E vamos combinar hein! Monsieur Rockstar é o máximo! Esse é o Lestat!

Apaixonei por vários, vários personagens! E adorei saber de tudo!
Sam 06/01/2013minha estante
É realmente incrível!

Carolina 20/07/2013minha estante
É incrível, a verdadeira face de Lestat é mostrada nesse livro! Que vai muito além do que Louis escreveu em Entrevista.

Caroline.Dias 11/06/2021

Apaixonada por esse livro
Que leitura sensacional, o coração tá aqui que não aguenta de emoção, e quando acabei, deu vontade de mergulhar de volta pra dentro do livro. ?
Todo o conjunto da obra é simplismente incrivel, o enredo, todos os personagens, e suas reflexões e perturbações, segredos para revelar, a divisão de capítulos e como foi muito bem distribuído com sua ordem entre presente, passado, e presente. E com um final, espetacular, cheio de ação e reviravolta. (Com o retorno de alguém muito inesperado)?
Antes de concluir eu já tinha declarado, esse com certeza é um dos meus livros favoritos da vida ?Dito e feito!?
Só queria ter a oportunidade de encontrar a Anne e dar um beijo nessa mulher! Que livro bom...meu Deus do céu.????

Mawkitas 06/01/2023

O Lestat é impossível
Terror gótico puro, uma pegada completamente diferente de Entrevista com o Vampiro. Lestat consegue ser infinitamente mais interessante que Louis e completamente diferente da forma como foi retratado no primeiro livro.

Karine.Maco 20/06/2021

Cansativo...
Esse livro poderia ser resumido nos três primeiros capítulos, no prólogo e no epílogo, que foram as partes que gostei de ler. A autora não seguiu uma sequencia lógica com início, meio e fim, isso me deu agonia. Ao invés de ela focar no Lestat, já que o livro teoricamente é sobre ele, ela ficou divagando e contando a história de vida de todo mundo relacionado a ele. Ou seja, a história ficou sem foco e cansativa. Se ela tivesse escrito sobre as outras pessoas de forma resumida e focado no Lestat, o livro teria ficado mil vezes interessante e a leitura seria gostosa. Enfim, eu planejava ler o próximo da saga que é a rainha dos condenados mas, desisti. Eu não sou tão masoquista assim, prefiro não me submeter a esse sofrimento.

Am'oonchild 24/11/2022

O novo mal. O vampiro deste tempo. E também o vampiro que ganhou meu coração.
Estou muito segura em dizer que em toda a mitologia vampiresca a qual já consumi não tinha visto ainda um vampiro tão fascinante quanto o nossa querido De Lioncourt. O homem é uma bomba de carisma, sedução, humor e drama. Pegar esse livro e não se apaixonar por ele é impossível e qualquer um que vem direto de Entrevista com o Vampiro fica, no mínimo, atordoado em conhecê-lo de verdade.

Da minha parte, eu já esperava que ia me entregar, pois desde as outras mídias que consumi e as entrelinhas de Entrevista com o Vampiro a sua personalidade já me fascinava. No entanto, ler suas peripécias e questionamentos o fez subir no meu conceito num nível surreal. Gigante. Estratosférico. Eu me encontro apaixonada por ele, assim como ele fica a cada pessoa ou obsessão que toma sua mente. Lestat me sugou por completo.

Eu não posso negar que tenho algumas ressalvas com o livro, que não gosto de como a autora exalta uma visão Ocidental de mundo em detrimento do Oriente ou como descreve personagens que, claramente, seria impossível de serem pessoas brancas. Mas, fico de mãos atadas devido a proporção da história e a potência do Lestat.

Esse cara é o tipo de personagem que sustenta, que faz um livro ser sobre ele, DE FATO. Não apenas porque o título carrega seu nome, mas no sentido de querermos o acompanhar, que tudo que ele faz nos convence de o dar atenção e não é sempre que um protagonista segura as pontas da narrativa assim.

De exemplo, em Entrevista com o Vampiro eu achava muitos parágrafos maçantes e o Louis não me convencia como protagonista, sua personalidade e suas decisões me irritavam, portanto, por várias e várias vezes eu só desejava que a história acabasse logo.

Agora nesse aqui... Além de um protagonista cativante, os personagens a sua volta despertavam simpatia, intriga, curiosidade (tais como Nicolas e Gabrielle) e cada parte do livro foi bem arquitetada, nos guiando para aventuras incríveis que revelavam informações cruciais sobre a estrutura fantasiosa deste mundo e é um texto encantador. Não me admira Anne Rice ter influenciado tanto em como o mito do vampiro passou a ser retratado, pois todas as suas explicações foram tão ricas, que quase eu acreditava na existência desses seres. E também temos os embates e discussões a fé, a bondade, a existência divina e a morte que me fizeram marcas páginas e páginas. Então, tudo isso somando, escalonando aos poucos para culminar num final de tirar o folego é demais!

De último comentário, devo dizer que no começo do livro não comprei fácil a ideia dele investir numa banda, ser um rock star, mas quando Lestat subiu ao placo. Eu senti. Senti que fazia total sentido e a sequência final é sensacional, transcendente.

E essas duas palavras servem também para qualificar o livro como um todo. O Vampiro Lestat é uma experiência como nenhuma outra.

Ana Rúbia 01/12/2020

Lestat me surpreende
Durante toda a leitura, não pude parar de ver o Lestat como um rapaz a procura de amor e atenção verdadeira. Ele é um homem que ama profundamento mais do que realmente imaginei que seria, Louis tem uma visão bem errada de quem esse príncipe é. Ele mostrou que o amor pode se manter firme em situações difíceis, inclusive de abandono. Ele é forte e tem sua vida narrada de forma maravilhosa, que prende do início ao fim.
Vou ter todos os livros dela, depois de O Vampiro Lestat, Anne Rice me conquistou de corpo e mente.