O Vampiro Lestat

O Vampiro Lestat Anne Rice

Resenhas - O Vampiro Lestat

ekatherinah 05/03/2023

Um outro ponto de vista sobre o Lestat
Eu sempre tenho dificuldade de resenhar os livros da Rice, sempre me parece que estou chovendo no molhado ou fico pensando "mas eu vou dizer o quê? Vá e leia, você não vai se arrepender" haha'. O que posso dizer sobre O Vampiro Lestat é que eu amei fazer a releitura desse livro. É divertido seguir o Lestat, ver sua personalidade e suas experiências. Eu escrevi que o Louis é um vampiro muito humano e percebo que o Lestat também o é ainda que de modo diferente. O primeiro é muito humano pelo sofrimento enquanto o último é muito humano pela gana de viver.

o ritmo do livro é intercalado entre rápido, devagar e rápido novamente. Quando começa a parte em que Lestat é transformado em vampiro o ritmo diminui e passamos bastante tempo seguindo as consequências dessa transformação ? pessoais e relacionais com outros humanos e vampiros ? e dele lidando com isso (nesse aspecto até que foi bem rápido). Temos bastante presença de outros vampiros, principalmente Armand e Marius, contando a história deles. Aqui a Anne não só constrói o Lestat como também o Armand.

não temos repeteco sobre o período de Nova Orleans e tudo o que já foi dito em Entrevista Com o Vampiro. Aprendemos sobre o Lestat e juntamos as informações tirando nossas próprias conclusões sobre. A parte contemporânea da história, ele decidindo ser uma estrela do rock, é rápida e dinâmica.

o livro termina como se fosse final de temporada de um seriado o que me deixou doida para pegar A Rainha dos Condenados.

Márcia 27/02/2023

O Vampiro Lestat - Anne Rice
O Vampiro Lestat, segundo volume das Crônicas Vampirescas, publicado pela Editora Rocco em 1999, traz a história de um dos imortais mais famosos que existem no mundo da literatura fantástica, o Vampiro Lestat.
O Lestat que acorda de seu descanso de anos debaixo da terra é atraído pelo som sensual do rock e se depara com um novo mundo, o vampiro que desde humano é um amante das artes não resiste a essa realidade tão cheia de sons, gostos e liberdade, ele quer cada vez mais de tudo e primeiro vai atrás daqueles que lhe tiraram da letargia de sob a terra, a banda Noite de Satã, a quem propõe uma parceria artística e agora ele se lança a um novo propósito: se tornar famoso ao mesmo tempo em que desafia as regras do mundo dos vampiros e também tenta ultrapassar o seu antigo companheiro que foi audacioso o bastante para trazer a luz os mais obscuros segredos de seus tempos juntos num livro publicado por um repórter chamado de “entrevista com o vampiro”.
Lestat De Lioncourt é um jovem cheio de vida e sonhos que vive em um castelo junto a sua família. A edificação solitária deixada como herança por seus antepassados é lar de inúmeros conflitos entre Lestat e seus familiares. A exceção é Gabrielle, mãe adorada e amiga. Cansado das diferenças relacionadas ao pai e aos irmãos Lestat decide partir por uma nova vida e junto a um amigo violinista vai para a cidade de Paris para tornar-se ator de teatro. Apesar de toda a alegria de Lestat dentro do teatro ele jamais poderia prever que numa noite em que se apresentava a grande mudança de sua vida chegaria numa forma pálida, fria e misteriosa. Lestat atraiu o olhar de Magnus, um vampiro antigo que acaba se encantando por ele e o concede o dom da vida eterna. Sem a instrução do seu criador Lestat acaba descobrindo um mundo inédito através de sua nova existência. Ele havia morrido como humano, mas sua vida como vampiro ganhara o primeiro dia.
Mas Lestat é, também, cheio de dúvidas e questões sobre sua própria vida (ou não-vida), e sente um amor genuíno por sua mãe, doente, que acaba transformando para viver com ele. Vivendo como vive, logo chama atenção indesejada de uma congregação de vampiros que se dizem adoradores do demônio. Neste momento conhecemos Armand, líder da congregação e personagem que já havíamos visto em Entrevista. Armand e Lestat desenvolvem uma relação de atração x repulsa, de ambos os lados, gerando uma série de mortes dos vampiros da congregação, para no fim se entenderem. Armand conta a Lestat sua história, e o filho do marquês se torna obcecado pela figura do mestre de Armand, Marius, outro vampiro antigo que muitos acreditam ter sido morto séculos atrás. Mas Lestat acredita que não. Os membros que restaram da congregação, junto de um Nicolas transformado e transtornado por sua condição de vampiro, formam o Teatro dos Vampiros, que também vimos anteriormente em Entrevista, e Armand passa novamente a liderá-los.
Gabrielle e Lestat partem de Paris pouco antes da Revolução Francesa acontecer. Gabrielle é uma vampira diferente de Lestat: ela quer se afastar dos humanos, quer estar entre a natureza, entre civilizações "primitivas", afastada dos humanos que conheceu. Lestat, entretanto, quer continuar em contato com seus antigos conhecidos, quer notícias de seu pai, e quer, acima de tudo, encontrar Marius. Quando descobre que a mãe estava escondendo sua correspondência, em que o advogado de Lestat contava a ele que toda sua família, exceto seu pai, estavam mortos — assassinatos frutos da Revolução —, e que seu pai havia sido enviado para Nova Orleans em segurança, Lestat resolve partir para protegê-lo, estar junto dele, apesar de todas as desavenças do passado.
Mas, antes de partir, Lestat entra em sua primeira "morte" — ele entra embaixo da terra e permanece sem se alimentar, se tornando uma criatura cadavérica com o tempo. É nesse estado que Marius finalmente o encontra. Marius leva Lestat para sua casa, e apresenta a ele alguns dos mistérios dos vampiros. Marius conta a ele uma longa história sobre sua vida, sobre seu encontro com Aqueles que Devem Ser Conservados, sobre como chegou onde chegou. Lestat conhece muitos segredos dos vampiros, e Marius pede a ele que jure nunca falar nada sobre o que conversaram aqueles dias.
Lestat encarna com perfeição o perfil de rock star ao acordar de sua “soneca” reparadora após os conturbados eventos relatados no livro anterior e nada mais rock’n roll que ser trazido para o mundo dos vivos pela barulhenta e vibrante união dos solos de guitarra e vozes que viriam a compor sua banda, e em seguida ter o seu coração mais uma vez partido ao descobrir que é o objeto central e, em sua mente, injustiçado no tête-à-tête de seu amado Louis com um mero e mortal jornalista. A partir daí seu grande plano é traçado, cujo foco é revelar ao mundo a existência dos vampiros – basicamente a única regra que jamais deveria ser quebrada ou severas consequências assolariam aquele que a descumprisse – por meio da música, com videoclipes na MTV, filmes, entrevistas, a escrita de seu livro de memórias, artigos de divulgação e campanhas de marketing… tal qual uma verdadeira celebridade em seu intoxicante ápice.
Lestat é um personagem completamente diferente do que conhecemos em Entrevista. Ele é mais preocupado, mais carismático, mais interessante . Anne Rice conseguiu expor uma grande área cinza entre o que Louis pensava sobre Lestat e o que Lestat acha dele mesmo. Um exemplo de narrativa, de pontos de vistas diferentes, de mudanças drásticas sobre o que achamos de nós e o que os outros pensam. E, além disso, um exemplo perfeito de como narradores em primeira pessoa podem ser pouco confiáveis. Não confio em todas as palavras de Lestat, mas acredito nele. Mas tudo que ele contou era a verdade dele, como era a verdade de Louis o que lemos em Entrevista, e é algo que o próprio Lestat confirma no epílogo: ele sabe que tudo que Louis contou, contou de sua própria forma, a partir de seus sentimentos.

readingpits 09/11/2021

Vou ter que apelar pra fanfic.
Esse livro tem início e fim divinos, mas os quase 5 meses de leitura do que está entre eles entrega que foi uma experiência quase intragável. Não tenho o menor interesse nos povos egípcios, num Deus que foi [*****] ou em mães incestuosas. Quero só saber de Lestat e de Louis. Louis é sempre o ponto alto de tudo, meu favorito. As cenas do Armand, todavia, também me conquistaram muito. Gostei dele desde o livro anterior e não me decepcionei com as migalhas de exorcismo que recebi.
Senti falta até da Claudia e não sei quando vou reunir coragem pra começar a história da Akasha. Queria mais pedacinhos do casal que demorou tanto pra ficar junto. Em suma, vou ter que ler fanfic.
Thalissa.Betineli 04/12/2021minha estante
Miga, leia fanfic então hahahaha
Digo porque sou fanática pelas Crônicas (não sou tão fã do Louis, prefiro o Lestat e Armand hahah), mas já li e reli toda a série várias vezes, e te digo que se você busca mais participação do Louis e interação entre ele e Lestat, irá se decepcionar.
Sem dar muito spoiler:
Louis mal aparece no livro 3, que será focado em toda a história da Akasha e consequências dos seus planos. O 4 livro entra um novo personagem que eu adoro e que tem uma relação com Lestat, digamos, que é o David...
Se você gostou do Armand, irá adorar o livro dele, é um dos meus favoritos: O Vampiro Armand. E também recomendo Sangue e Ouro, que conta a história do criador do Armand.
Já o Louis, pelo que me lembro sua grande participação se dá no 7 livro, Merrick, e nesse a Cláudia também faz uma ponta.

skuser02844 22/02/2022

Lestat o vampiro que amava de mais!
Eu já tinha gosta da história de entrevista com vampiro, mas esse livro está em outro patamar!
Esse livro vai muito além de contar a história do Lestat, ele conta sobre os primórdios dos vampiros, quais foram os primeiros vampiros, os segredos que os mais velhos escondem. É também uma viagem na história que vai desde do Egito antigo a Paris, um livro para quem ama história, drama e suspence! Uma história sobre Lestat o mal do Novo século o meu proscrito favorito!

Frases marcantes:
"Foi apenas porque eu havia sofrido daquela maneira, hora após hora, indo e voltando até o círculo do inferno. Eles não conheciam o círculo do inferno. E me senti calma, por completo. Nesse acontecimento comum, nesse ato simples de dar à luz, compreendi o sentido da solidão absoluta."
"Mas nunca mais o céu foi da mesma tonalidade de azul de novo. Quero dizer que depois o mundo pareceu diferente para sempre, e mesmo nos momentos de apurada felicidade, havia as trevas à espreita, a sensação de nossa fragilidade e desesperança."
"E sou por demais escravo de minhas próprias obsessões e fascínios."

Larissa 02/08/2023

Lestat: Ame-o ou ame-o
Em entrevista do Vampiro conheces um Lestat canalha e sem amor.
E no Vampiro Lestat conhecemos um Lestat sensível, amoroso e canalha.
Mas não tem como não ama-lo.

A leitura é bem fluida e aos poucos vamos sabendo o que realmente aconteceu na vida desse vampiro tão sedutor e amavel, a forma da narrativa faz você querer sempre um capitulo a mais e só parar quando o livro chegar a ultima pagina, ou nem isso.
Pois mal terminei o segundo volume e ja iniciei o terceiro.

Anne Rice como sempre, tem uma escrita maravilhosa e cativante.

Lilian 23/02/2022

Amei a leitura, com ela conseguimos enxergar o Lestat de verdade?é muito intenso e desconstrói a imagem dele.

Aline Mendes 24/07/2013

O livro é maravilhoso, tem uma história brilhante. A narrativa da autora, para mim, é viciante.

Am'oonchild 24/11/2022

O novo mal. O vampiro deste tempo. E também o vampiro que ganhou meu coração.
Estou muito segura em dizer que em toda a mitologia vampiresca a qual já consumi não tinha visto ainda um vampiro tão fascinante quanto o nossa querido De Lioncourt. O homem é uma bomba de carisma, sedução, humor e drama. Pegar esse livro e não se apaixonar por ele é impossível e qualquer um que vem direto de Entrevista com o Vampiro fica, no mínimo, atordoado em conhecê-lo de verdade.

Da minha parte, eu já esperava que ia me entregar, pois desde as outras mídias que consumi e as entrelinhas de Entrevista com o Vampiro a sua personalidade já me fascinava. No entanto, ler suas peripécias e questionamentos o fez subir no meu conceito num nível surreal. Gigante. Estratosférico. Eu me encontro apaixonada por ele, assim como ele fica a cada pessoa ou obsessão que toma sua mente. Lestat me sugou por completo.

Eu não posso negar que tenho algumas ressalvas com o livro, que não gosto de como a autora exalta uma visão Ocidental de mundo em detrimento do Oriente ou como descreve personagens que, claramente, seria impossível de serem pessoas brancas. Mas, fico de mãos atadas devido a proporção da história e a potência do Lestat.

Esse cara é o tipo de personagem que sustenta, que faz um livro ser sobre ele, DE FATO. Não apenas porque o título carrega seu nome, mas no sentido de querermos o acompanhar, que tudo que ele faz nos convence de o dar atenção e não é sempre que um protagonista segura as pontas da narrativa assim.

De exemplo, em Entrevista com o Vampiro eu achava muitos parágrafos maçantes e o Louis não me convencia como protagonista, sua personalidade e suas decisões me irritavam, portanto, por várias e várias vezes eu só desejava que a história acabasse logo.

Agora nesse aqui... Além de um protagonista cativante, os personagens a sua volta despertavam simpatia, intriga, curiosidade (tais como Nicolas e Gabrielle) e cada parte do livro foi bem arquitetada, nos guiando para aventuras incríveis que revelavam informações cruciais sobre a estrutura fantasiosa deste mundo e é um texto encantador. Não me admira Anne Rice ter influenciado tanto em como o mito do vampiro passou a ser retratado, pois todas as suas explicações foram tão ricas, que quase eu acreditava na existência desses seres. E também temos os embates e discussões a fé, a bondade, a existência divina e a morte que me fizeram marcas páginas e páginas. Então, tudo isso somando, escalonando aos poucos para culminar num final de tirar o folego é demais!

De último comentário, devo dizer que no começo do livro não comprei fácil a ideia dele investir numa banda, ser um rock star, mas quando Lestat subiu ao placo. Eu senti. Senti que fazia total sentido e a sequência final é sensacional, transcendente.

E essas duas palavras servem também para qualificar o livro como um todo. O Vampiro Lestat é uma experiência como nenhuma outra.

Aline 06/03/2022

Como se fosse um outro Lestat
Bem, a impressão que eu tive foi que Anne Rice meio que tentou neste livro consertar o Lestat de Entrevista com o Vampiro. Pois são completamente diferentes e não faz nenhum sentido e sequer foi explicado porque Lestat se comportava daquela maneira egocêntrica e amoral. Mas este livro me agradou pois pude conhecer a origem e trajetória inicial de vários dos principais vampiros da Saga de As Crônicas Vampirescas e acima de tudo conhecer a origem de tudo, quais os primeiros vampiros que deram origem aos demais. Em algumas partes há alguns diálogos longos e meio desnecessários que davam aquela sonolência sim mas no geral foi satisfatória o desenrolar de tudo. Espero ter coragem para prosseguir no próximo livro: A Rainha dos Condenados que já averiguei é um calhamaço de quase 600 páginas.

Ana Rúbia 01/12/2020

Lestat me surpreende
Durante toda a leitura, não pude parar de ver o Lestat como um rapaz a procura de amor e atenção verdadeira. Ele é um homem que ama profundamento mais do que realmente imaginei que seria, Louis tem uma visão bem errada de quem esse príncipe é. Ele mostrou que o amor pode se manter firme em situações difíceis, inclusive de abandono. Ele é forte e tem sua vida narrada de forma maravilhosa, que prende do início ao fim.
Vou ter todos os livros dela, depois de O Vampiro Lestat, Anne Rice me conquistou de corpo e mente.

Ariadna Oliveira 18/09/2021

Eu era o Vampiro Lestat outra vez. Estava de novo em ação.
Olá pessoal! Como vocês estão?

Hoje vamos dar continuidade ao universo das Crônicas Vampirescas de Anne Rice. Dessa vez, com o livro O Vampiro Lestat, na minha opinião uma leitura bem mais complexa e intrigante em relação à Entrevista com o Vampiro, pois ele desconstrói muitas das divagações que Louis tinha a respeito de Lestat. Não consigo decidir se gosto mais desse livro ou do próximo, que é A Rainha dos Condenados, por enquanto acredito que eles estão empatados.
O livro conta a história de Lestat, personagem que conhecemos no primeiro livro da série já como um vampiro, mas aqui, veremos toda a trajetória de vida de Lestat, desde sua infância. Lestat teve uma desilusão tão grande com todos os tormentos que passou em razão da perda de Cláudia e consequentemente de Louis, que percebemos que esse livro se inicia não muito depois dos acontecimentos do final do livro anterior, com Lestat debaixo da terra, sem se alimentar.
Acontece que durante todo o momento em que ele passou debaixo da terra, permanecia consciente do que ocorria ao redor. E ouvir todas as mudanças e promessas do século XX, fizeram com que ele sentisse novamente vontade de despertar. Principalmente após conhecer o Rock ‘N’ Roll, através do som das bandas que chegavam até ele. Realmente, quando dizem que o Rock tem o poder de levantar defunto, não é brincadeira!
Ele acorda do estado petrificado com vontade de ser o vampiro Lestat de sempre, à procura de confusão. E logo dá um jeito de formar sua própria banda de rock, a banda O Vampiro Lestat (humildade que fala né).
Pretende levar essa banda ao sucesso absoluto, não apenas em razão do seu desejo de ser amado e reconhecido (que sempre esteve com ele desde que ainda era um ser humano) mas também, devido à vontade de acordar todos os vampiros da terra, inclusive os mais antigos e perigosos. Ele também quer que os seres humanos saibam que eles existem, o que, inevitavelmente, pode acabar culminando em uma grande guerra. E, é óbvio que os outros vampiros não vão gostar nada da ideia de Lestat, e, bem, você terá que ler para saber.
Na busca pelo sucesso, Lestat escreve a sua própria biografia, que se inicia com a história da sua juventude. Ele nos conta que aos 16 anos, ele fez amizade com Nick, um aristocrata que foi à Paris estudar violino, e, cansado da vida monótona que tinha na casa de seu pai, Lestat e ele resolvem fugir juntos para Paris, onde Lestat pretende estudar teatro.
Um dia, durante uma de suas apresentações como ator, Lestat observa um rosto muito branco e estranho na multidão, mas não consegue encontrá-lo, pois ele sempre desaparece logo em seguida. O rosto começa a perturbá-lo todos os dias, e é aí que a aventura começa!
Na biografia que escreve, Lestat revela aos seus fãs humanos todos os segredos mais obscuros que envolvem as criaturas vampíricas. Você não vai querer perder!
E aí? Gostou da resenha? Pretende ler O Vampiro Lestat? Me conte nos comentários que eu vou adorar saber!

Para mais conteúdo, acesse: www.lendosoboluar.com/wixsite/ariadnaoliveira

Ka Antonelli 25/04/2020

Meu vampiro amado.
Anne como sempre impecável e
m sua escrita. As crônicas vampiresca é uma de minha coleções preferidas. Mas esse livro em especial ganhou meu coração.
A história de Lestat é de longe a melhor!! Me apaixonei por ele, em cada nova página. Ansiosa pra terminar a coleção ?

Eloisa166 26/06/2020

Meu vampiro favorito
Minha história com Lestat começou em 1998 quando assisti o filme Entrevista com o vampiro e me apaixonei pelo Tom Cruise. De lá pra cá, os vampiros e o Tom Cruise se tornaram minha obsessão e parte de minha personalidade se deve ao meu amor por vampiros. Eu li entrevista com o vampiro em meados de 2003 em uma versão em PDF e em seguida adquiri os quatro primeiros volumes das crônicas vampirescas. Minha edição de o vampiro Lestat traz na capa uma pintura com motivos azuis e artes nos capítulos. Entrevista com o vampiro sempre será minha obra vampiresca favorita, devido sua tradução feita por Clarice Lispector e toda sua ambientação gótica. Mas o vampiro Lestat nos faz entender porque ele é o protagonista da saga.

Lázara 10/01/2023

Termino mais essa obra de Anne Rice, O Vampiro Lestat, e, do meu ponto de vista -- e unicamente dele --, entendo que ela é um pouco menos inspirada e encantadora do que Entrevista com o Vampiro.

Mas ainda é Anne Rice em sua mais profunda essência: o furor descritivo, que nos transporta para os locais que ela constrói, quase da mesma maneira que seus monstros mitológicos são capazes de transmitir imagens mentais uns para os outros; a sensualidade reprimida e; uma dose cavalar de encantamento com aquilo que Eça de Queirós, em Os Maias, chamou de ?luxo morto?, que nada mais é que aquela nostalgia meio tacanha das decadentes monarquias europeias, em especial a francesa. Nada disso, no entanto, é problemático. É característico, apenas.

É importante, no entanto, não perder de vista, que a obra sofre um pouco com as consequências de ter nascido quando nasceu e de ser da autoria de quem é e, com isso, quero dizer que, em alguns momentos, ela pode soar constrangedoramente racista e machista. Senso crítico, portanto, é o que recomendo para quem for iniciar a leitura.

Brunna Fernanda Freire 03/10/2021

O Vampiro Lestat
Impossível dar outro título para a resenha.
O livro definitivamente se tornou um dos meus preferidos, por tantos motivos que nem sei por onde começar.
A profundidade, a filosofia, a complexidade, a humanidade e a paixão desse livro não tem limites. Lestat não tem limites.
Em entrevista com o vampiro eu odeie Lestat, mas eu não o conhecia de verdade, ou melhor, não o compreendia de verdade, o ser irreverente que é Lestat.
Aparências enganam, o mundo e as pessoas nele são muito mais complexas e profundas do que normalmente pensamos.
Uma livro que ao falar de vampiros, fala de humanos.