O Vampiro Lestat

O Vampiro Lestat Anne Rice

Resenhas - O Vampiro Lestat

Mandark 13/06/2009

Um personagem marcante, uma história envolvente! O livro que fez eu me apaixonar por histórias de vampiro! Muito bom mesmo! Anne Rice criou personagens que quase saltam das páginas do livro... É viciante!

Dominique 26/11/2009minha estante
com certeza! Anne Rice dá vida a seus personagens.

spacevampiire 03/06/2022

Poderia ser melhor...
O livro não superou as minhas expectativas, pois achei que daria ênfase na carreira de rockstar do Lestat. Pelo término imagino que deve focar isso no próximo livro da saga, que é a rainha dos condenados. Também achei muito arrastado, com momentos bons e outros ruins que quase me fez abandonar o livro, por esse motivo demorei para terminar a leitura.
Vou dar um tempo de Anne Rice e ler outros gêneros, mas pretendo futuramente voltar a ler e terminar a saga, já que amo os dois filmes e estou ansiosa para assistir a nova série que vai ter sobre as crônicas vampirescas.

Lari 15/02/2023

Bafônico
Lestat é realmente uma diva icônica e incompreendida que merece todo o luxo do mundo para suprir suas necessidades vampíricas. A Madonna do mundo literário gótico fictício.

Mariana 24/07/2010

"Quero sua adoração no momento em que eu cravar meus dentes."
O Vampiro Lestat – Anne Rice
Nesse segundo e emocionante volume das Crônicas Vampirescas, a deusa do gótico moderno nos mostra a história de Lestat de Lioncourt, desde seus tempos de humano na França e sua relação não muito boa com seus pais. Lestat era um homem corajoso e destemido, que para salvar sua família e as pessoas próximas a si, caçou e matou oito lobos sozinho, apenas com a ajuda de seus cães. Infeliz com sua vida, ele foge do campo com seu melhor amigo e amante Nick, para ser ator. Lestat é carismático e cativa todos que o conhecem, rapidamente vira um ator prestigiado e alvo de inveja de Nick.
Lestat começa a reparar em um homem estranho que sempre está presente na platéia de suas peças, mas nosso protagonista nunca consegue ver o rosto do tal homem. Até que, este homem se releva para Lestat como sendo o vampiro Magnus, e o transforma. Magnus se mata, deixando todo o seu dinheiro para Lestat, mas não deu explicação nenhuma sobre como viver estando morto. Solitário, Lestat transforma sua mãe Gabrielle em vampira e esta passa a ser sua também amante, e mais tarde ele também transforma Nick, que não agüenta esse tipo de existência e prefere morrer.
Lestat desafia a crença de outros vampiros que vivem no cemitério próximo, conhecendo Armand – poderoso e mais antigo vampiro que ele já conheceu. Armand representa perigo, mas Lestat é inexplicavelmente atraído por ele.
O vampiro resolve ir atrás de outros vampiros, ainda mais antigos que Armand, para descobrir o sentido de tudo, a existência de sua espécie e como surgiu o primeiro vampiro. Ele corre pelo mundo, depois de ser abandonado por Gabrielle, em busca de Marius – criador de Armand e o vampiro mais antigo que ele já ouviu falar. Após muita procura sem sucesso, ele desisti de tudo e se enterra. Lestat é desenterrado por Marius, que finalmente, dá alguma explicação de sua existência ao nosso vampiro favorito e mostra Aqueles Que Devem Ser Conservados, o pai e mãe de todos os vampiros: Enkil e Akasha. Aqueles Que Devem Ser Conservados estão petrificados há anos e ficam sob os cuidados de Marius.
Incrivelmente, a música de Lestat desperta Akasha, quando ele está tocando seu violino. Lestat bebe o poderoso sangue da Mãe de todos os vampiros e se torna um imortal. Vampiros podem ser mortos pelo sol ou pelo fogo, mas quem bebe o sangue de Akasha, não morre nunca. Quem bebe pode passar por todas as torturas possíveis, sair à luz do sol, pegar fogo e mesmo assim não morrerá, no máximo ficará queimado por um tempo.
Então Lestat vai em busca de uma família no Novo Mundo e cria Luis e Cláudia, história que você pode conferir em “Entrevista com o vampiro”, o primeiro volume das Crônicas. Cláudia odiava Lestat por ele a ter transformado enquanto ela ainda era uma criança, sem lhe dar a oportunidade de ter uma vida. Como vingança, ela tenta matar Lestat, mas como o vampiro já havia bebido o sangue de Akasha, ele apenas ficou mais fraco por um tempo. Cláudia é morta por Armand e os outros vampiros que viviam no cemitério e agora tinham o Teatro dos Vampiros, em Paris.
Durante muito tempo, Lestat fica fraco por causa do atentado de Claudia. Quando se recupera, o vampiro cria sua banda de rock e faz sucesso pelo mundo todo. Mas com uma coisa ele não contava: o fato de sua música libertar Akasha de uma vez por todas, que mata Enkil e dá início em seus planos escabrosos, nos quais Lestat está incluído. É aí que começa o próximo volume das Crônicas vampirescas – A Rainha dos Condenados.
Enfim, este livro é a história de Lestat e sua busca por um sentido para sua existência de vampiro. Anne Rice nos dá muito mais do que uma excelente ficção, ela nos remete a tempos antigos, envolvendo a história real de nosso mundo com o sobrenatural. Não é um livro para qualquer um, devo dizer. Impactante e muitíssimo bem escrito, O Vampiro Lestat recebeu cinco estrelas e ótimas recomendações de minha parte. Ao meu ver, o melhor volume da série. Não tem como não se apaixonar por toda a maldade de Lestat e não se deixar levar por sua sedutora decadência vampírica.
Aproveito tudo isso para pedir, implorar, suplicar que a tia Arroz volte a escrever sobre esses seres fantásticos que aprendemos a amar.
> Aqui está um dos meus trechos favoritos do livro:
“Fiz meus dentes cortarem a ponta de minha língua até sentir a dor e o gosto de sangue quente. Em seguida, curvando-me para baixo, deixei que o sangue caísse em pequenas gotículas cintilantes sobre seus lábios. Seus olhos se abriram. Fitaram-me, brilhantes e de cor azul-violeta. O sangue jorrou para sua boca aberta e, devagar, ela ergueu a cabeça para encontrar-se com meu beijo. Minha língua transformou-se na dela. Seus lábios estavam frios. Meus lábios estavam frios. Mas o sangue estava quente e jorrava entre nós.”
É, acho que escrevi demais rs. Agradeço se alguém teve a paciência de ler isso tudo.

Jotagê 03/10/2010minha estante
"Rainha das resenhas ataca outra vez"

Como sempre, Marie arrasou nesta resenha. Só cuidado: Você postou bastante spoilers nesta resenha. Mesmo assim, tá ótima.

Beijos.

Mariana 08/10/2010minha estante
kkkkkkkkkkkkkkk Obrigada Guga ^^
É verdade, coloquei muitos spoilers. Entretanto, se tratando de Anne Rice, acho que nenhum spoiler é motivo para não ler seus livros.Simplesmente não vi como falar de O Vampiro Lestat sem contar algumas partes do livro. Mesmo assim, eu deveria ter colocado um aviso de spoiler antes para que as pessoas que não são curiosas como eu, não leiam. Me desculpe.
Obrigada pelos comentários *-*
Bjinhos!

Jotagê 10/10/2010minha estante
Relax, Marie.
Quando estava lendo "Crepúsculo", eu mesmo procurei spoilers de "Amanhecer"! HAHAHA'!
Sua resenha ficou ótima.
Kisses! ;*

Mariana 17/10/2010minha estante
HAUHAUHSU Acho que é impossível não procurar por spoiler de Amanhecer quando se lê Crepúsculo! Pelo menos pra quem gosta...
Obrigada mais uma vez ^^
Beijão!

SGreen 23/09/2021

Que livro foi esse...
Eu definitivamente não esperava o que esse livro entregou.
O Lestat é sem dúvidas meu personagem favorito das crônicas vampirescas até agora, mas também me apaixonei pelo Armand e pelo Marius.
Ansiosa pra começar o próximo livro.

kali 26/06/2021

Que história incrível!
Meu Deus, eu não sei o que falar desse livro tão incrível! Não esperava que a história fosse ser tão profunda assim, indo até a história antiga, até os tempos do Egito Antigo. Eu AMEI. A história do Lestat é extremamente incrível e a de Marius nem se fala? quanto mais eu lia o livro, mais eu queria ler e eu engoli esse livro. Quero começar A Rainha dos Condenados o mais rápido possível porque deve ser tão perfeito quanto O Vampiro Lestat, e eu preciso saber sobre Akasha. Anne Rice se superou nesse livro e, diferentemente de Entrevista com Vampiro, eu dou 5 estrelas pra esse. LESTAT EU TE AMO!

Elena P. 12/11/2011

O Vampiro Lestat, leitura arrebatadora

Comecei a ler o livro sem saber muito o que esperar. O que eu tinha era um fascínio por Lestat, devido ao livro anterior d’As Crônicas Vampirescas, Entrevista com o Vampiro. Reconheço que achei as primeiras páginas, antes de entrarmos na parte da juventude mortal do vampiro, um pouco sem sentido, mas terminada a leitura, percebi sua importância introdutória do momento presente (década de 80, época em que o livro foi escrito).

A partir do momento em que encaramos o jovem Lestat, com todo seu fulgor, a leitura torna-se arrebatadora. Eu poderia dizer que esse livro transformou-se em um dos meus favoritos pelas personagens interessantes, como Armand, o demônio eternamente infantil e perdido, como Gabrielle e sua crueza e incessante sede de vida selvagem e primitiva, e como Marius e o mistério que o cerca. Mas o que realmente prende a atenção do leitor e o captura irremediavelmente é a personagem título, que é a personificação da vivacidade e da busca apaixonada por prazer e sentido, até mesmo de uma forma inocente, que é cruel, doce e honesto consigo mesmo, e que tenta sobreviver à sua dependência crônica e à louca necessidade de afeto e reconhecimento. Creio que não exista personagem fantástica mais humana. Aliás, penso que isso possa ser dito de todas as personagens de Anne Rice (ao menos as que conheci até agora). Seus vampiros são quase caricaturas dos humanos, com seus medos, suas loucuras, seus amores exacerbados.

Outro ponto interessante do livro é sua reflexão não apenas da imortalidade, ou o que se imagina que ela seria, mas sim da própria vida e daquilo que lhe dá significado, e daqueles que tem ou não a vivacidade e paixão necessárias para lutar contra a inércia, a morte e o esquecimento.

Ao final da leitura, confirmei o que eu já achava de vampiros; não existe nada mais vivo nesse mundo do que eles, mesmo que sejam apenas uma idéia. Nada que viva séculos criando, amando, pensando pode estar morto. O Vampiro Lestat veio para coroar os livros que considero “de cabeceira”. Para os que gostam de fantasia, vampiros e romances delirantes, esse livro é um prato cheio!

Daniele 27/03/2012

mpossível falar de O Vampiro Lestat sem mencionar seu predecessor, Entrevista com o Vampiro. Não apenas por ser a continuação da saga que iniciou-se com a narrativa de Louis, mas também porque as duas histórias são intimamente entrelaçadas. Neste segundo volume das Crônicas Vampirescas, os eventos ocorridos em Entrevista com o Vampiro são retomados, mas agora relatados pelo prisma de Lestat, que inicia sua história revelando ter estado enterrado por mais de 50 anos depois de ter visto Louis pela última vez.
Sentindo-se injustiçado ao acordar e descobrir que o outro vampiro havia produzido um livro com a história da família que formavam, juntamente com Cláudia, Lestat decidiu renovar a idéia, de forma mais ousada, e lançar sua própria autobiografia, enquanto experimentava a adorável volta do espírito livre do seu século agora nos anos 80.
O livro, então, relata toda a longa vida de Lestat até o presente, e revela um personagem um pouco distinto daquele percebido por Louis: uma criatura que descobriu muito mais do que revelava, e que possuía um amor imenso pelos humanos, ao ponto de influenciar toda uma geração de vampiros a aproximar-se da sociedade e dos costumes das épocas, ao invés de viverem proscritos e escondidos em lugares lúgubres, o que deu início a uma nova forma de “mal”.
Contudo, apesar de tão próximos, os dois livros são tão distintos entre si quanto seus protagonistas. Entrevista com o Vampiro é claustrofóbico, repleto de dúvidas e divagações, com poucos personagens, características físicas pouco detalhadas e personalidades pouco compreendidas, tal qual seu introspectivo narrador,Louis; ao passo que O Vampiro Lestat tem um caráter exuberante, fantástico, floreado e revelador, tudo o que torma sua leitura facilmente envolvente, semelhante à natureza de seu “autor”. E, mais uma vez como ocorre com os seus protagonistas, os livros não podem ser separados, de modo que a leitura de um torna diretamente obrigatória a leitura do outro, complementando-se assim.

Quando Lestat termina suas memórias e retorna a 1984, transcende o mais inesperado grau de ousadia que um ser das trevas jamais alcançou: torna-se um rockstar para que, através de sua música, de sua autobiografia e de sua própria imagem de vampiro auto-confesso, o universo dos imortais tal qual conhecia fosse escancarado e finalmente deixasse de existir apenas à margem da vida mortal. Mas este é o vampiro Lestat – o “novo mal” dos séculos, eternamente renovado, sempre brincando entre os humanos, no limiar do perigo, contrário a toda razão.
Então, como desfecho de seus planos, Louis e Gabrielle voltam para os seus braços, para juntos lutarem contra a fúria daqueles outros de sua espécie, indignados com a sua inescrupulosidade. Além do que, uma estranha força mística parece ter sido despertada pelos fatos, trazendo a iminente morte a Lestat em seu leito.
E “O sol se erguera no horizonte”. Fim de mais uma noite.

Davi.Dallariva 24/11/2022

Que livro fascinante! Acho que o Lestat se tornou um dos meus personagens favoritos de todos os tempos. A prosa é bonita, as discussões sobre o que significa ser um vampiro são muito interessantes. Amei descobrir, junto com o Lestat, os antigos mistérios. E amei o epílogo com o Lestat dando a sua versão sobre os acontecimentos de Entrevista Com O Vampiro.

Clelson 24/05/2021

muito bom, só conhecia as obras pelos filmes clássicos "Entrevista com o Vampiro" e "Rainha dos Condenados". A obra me fez ter uma visão bem diferente do Lestat, antes eu via puramente como um vilão sem escrúpulos, e nessa obra focada na historia dele descobri que ele se tornou amargurado devido as circunstancias da vida kkkk minha única decepção foi descobrir que na versão literária a Akasha é branca, esse detalhe "preconceituoso" sobre a etnia da personagem que é egípcia quebrou um pouco o clima.

Marques 23/07/2022

Certamente quem leu a 'Entrevista com Vampiro' pôde compreender daquela figura enigmática e, até mesmo, caótica, que era Lestat sob a ótica de Louis. Neste segundo volume de suas crônicas, Anne Rice não teve pressa - o que faz a obra se alongar mais do que deveria - em explicar a origem de Lestat, seus infortúnios, suas motivações, amores e decepções.

Há muitas resenhas aqui comparando as obras escritas com suas adaptações no cinema. Não vejo problema algum em coexistirem, afinal é apenas ficção. Faz de conta. Sem influência no mundo concreto, real. A exigência da solidez de qualquer obra deve ser dentro de sua esfera, no caso, deve-se exigir que as histórias em mesma mídia não desminta a outra.

Por conta disso, é engenhosa a estratégia de Anne Rice de continuar sua saga vampiresca sem correr o risco (ou muito risco) de cometer atos falhos, criar lacunas ou desdizer o que foi estabelecido na obra anterior. Simples, admito, mas eficaz: apenas assumiu que se trata da perspectiva de um personagem. Pronto. Qualquer erro poderá ser justificado assim.

Apesar de haver aqueles que fiquem incomodados com a afetividade entre os vampiros e para comos mortais, continuo recomendando o livro (e seu anterior) por ser uma boa história, com a preservação de alguns arquétipos clássicos e tentativas aqui e ali de desconstruir outros.

Gilvan Gomes 06/03/2015

Surpreendente!
Anne Rice, mais uma vez caprichou. Nesse livro, ela mostra um Lestat diferente daquele que nos foi apresentado pelo vampiro Louis em Entrevista Com o Vampiro. Aqui, a verdadeira face de Lestat é mostrada: um jovem do interior da França no seculo XVIII, membro de uma família nobre, porém falida. Na organização familiar, a ele cabia somente o papel de caçador, provendo assim, o alimento para a casa, e defender as terras de seu pai, já que viviam tempos de muita insegurança. Más, mesmo como principal força de sustento familiar, Lestat sofria com a frieza de seu pai e com a pouca aproximação de seus irmãos, restando-lhe assim, apenas o amor incondicional de sua mãe.
Más ele é um jovem sonhador e apaixonado pela arte, pelo música e pelo teatro. Apesar de ser tão dedicado filho, ele é, severamente impedido por sua família, de ter acesso à todas essas coisas, de viver e realizar seus sonhos. É nesse cenário que Lestat conhece Nicolas, que o tira de sua letargia e desesperança, mudando sua vida por completo. É com Nicolas que ele vive um amor proibido, é com ele que Lestat passa muitas noites de bebedeira e "conversas". Dialogavam sobre o bem e o mal à luz de velas, e ao som do violino que Nicolas tocava. Cansados da falta de liberdade do interior e de suas famílias retrógradas, eles decidem fugir para Paris. É nessa cidade que Lestat é transformado em vampiro, pelo secular vampiro Magnus. Tal acontecimento o obrigado a afastar-se de Nicolas e a viver na solidão, fatos que o levam a passar por vários conflitos existenciais. Lestat, sofre com sua nova condição. Más, ao longo dos séculos, vivendo com a herança de magnus, que cometeu suicídio, ele, mesmo conseguindo manter sentimentos humanos dentro de si, aperfeiçoa a "arte" vampiresca, transformando-se num exímio predador e esbanjando crueldade, sadismo, transgressão e astúcia. Tudo isso, acredite, sem perder a sensibilidade. A história mostra, porque Lestat apresenta comportamentos típicos de um grande vampiro, ao mesmo tempo em que não perde a essência humana.
No decorrer de sua vida, Lestat, vai conhecendo melhor o obscuro mundo dos vampiros, mundo do qual faz parte, más pouco sabe à respeito. Ele relaciona-se com outros de sua espécie, relações nem sempre armoniosas; faz as suas primeiras crias: sua mãe Gabrielle e seu amado Nicolas. Gabrielle, torna-se um ser egoísta e arredio, logo afasta-se do filho para viver uma vida solitária; Nicolas, nunca aceita-se como vampiro, logo enlouquece e dá fim à própria vida. Lestat, segue em sua vida solitária, vez por outra, encontrando algum vampiro e buscando explicação sobre sua espécie; até que ele encontra-se com Marius, o mais antigo vampiro que se conhece, ele lhe conta a história dos primeiros vampiros, desde a origem no antigo Egito. Marius também lhe revela um segredo, conta-lhe sobre a existência de Akasha e Enkil (rainha e rei), os mais antigos entre todos os vampiros existentes, esses, de tão antigos, já estão tornando-se estátuas vivas. Marius, zela por eles, cuida para que aquelas lendas vivas, aquelas criaturas inanimadas não sejam perturbadas e não corram nenhum perigo. Ao som de violino que ele aprendeu tocar com Nicolas, Lestat consegue acordar a rainha Akasha por alguns instantes.
Nessa fase da história, Lestat mergulha num mundo de descobertas sobre sua espécie e sobre si próprio. Descobertas que despertam nele, sentimentos controversos como: alívio e satisfação por um lado, más também desapontamento e medo por outro.
A cada capítulo, o leitor vive com Lestat, situações de fortes emoções em aventuras inesquecíveis. Após deixar Marius, Lestat se vê sozinho outra vez e, resolve vir para o novo mundo, onde ele encontra Louis e o transforma em vampiro. O tempo passa e, já em nosso seculo, nosso vampiro decide ser cantor de rock numa banda chamada Noite de Satã. Para isso, ele usa sua voz sobrenatural, sua beleza e principalmente seus poderes. O sucesso é estrondoso com a venda de milhões de discos e shows super lotados.
Novamente ele consegue, mesmo à distancia, acordar a rainha Aksha com sua música, más dessa vez ela briga com Marius e seu marido Enkil, e sai à procura de Lestat para poder governar o mundo.
Esse livro, como todos de Anne Rice, nos trás uma discussão filosófica interessante e nos inunda com uma história carregada de força e marcas que ficarão em nossas mentes por muito tempo.
Diego 05/01/2017minha estante
Nem preciso mais ler o livro ?

Gilvan Gomes 06/01/2017minha estante
Boa noite Diego.
Leia o livro! Apesar da minha resenha ter sido
extensa, no livro, ah muito mais para ser lido. Esse
é um livro que, com certeza, te trará muitas emoções
e grandes surpresas.
Essa história, já está entre as minhas favoritas.
Um abraço.

Veronica 17/04/2015

Devo relatar, antes de mais nada, que já havia lido Entrevista com o Vampiro e A História do Ladrão de Corpos. Também li alguns trechos de Sangue e Ouro. E todas essas leituras complementam cada detalhe desta obra, mesmo que, algumas, tenham sido escritas após a publicação de O Vampiro Lestat. Assim como tenho certeza que este livro complementará todos os outros das Crônicas Vampirescas.
Com seus belos cabelos louros e sua personalidade cativante, como um felino que encurrala suas presas, Lestat de Lioncourt nos convida para conhecer sua surpreendente história.
Há duas coisas principais que você deve saber sobre esta obra. A primeira é que, Lestat não apenas faz sua autobiografia, mas também revela segredos que ficaram escondidos por séculos de existência sobrenatural. E a segunda é que, com isso dito, grandes perigos e nomes antigos surgirão.
Nosso adorado personagem principal nos guia por suas experiências em vida humana e vampiresca. Conta-nos sobre seus filhos e seus antigos. Leva-nos até o fundo de relatos tão incríveis e radiantes quanto a sensação do primeiro momento como Filho das Trevas. E finalmente, nos destrói com um fim tão explosivo que automaticamente você sente que precisa de mais daquele personagem, daquela história, daqueles mistérios!
Novamente, pergunto-me o quanto deste livro é classificado como ficção e fantasia, e quanto realmente é um material que serve de bom uso para uma profunda reflexão de vida.
Até onde devemos nos satisfazer considerando que Lestat é apenas um personagem fictício, que não pode nos ensinar coisa alguma?
Acredito que nunca devemos ler um livro e apenas aprender sobre a história. Como no caso de O Vampiro Lestat, cada personagem tem tanto para contar, para ensinar! Quase não nos damos conta quando vemos o quão fundo esses ensinamentos chegam a atuar em nossas vidas.
Anne Rice mais uma vez trás, com esta obra, questões insistentes. Perguntas que surgem na mente de todos os vampiros. Vieram para Louis, para Lestat, para os antigos, e assim elas alcançarão você...
A imortalidade, afinal, é uma bênção ou uma maldição? Nossos amados Filhos das Trevas terão paz? Todo esse Dom tem algum motivo? E Deus? O Diabo é o pai de nossos elegantes bebedores de sangue?
Talvez não desvende todos os grandes mistérios lendo apenas O Vampiro Lestat. Mas as dicas estão lançadas em suas páginas.

SakuraUchiha 24/05/2015

Capa maravilhosa.
Na verdade esta é uma releitura, já que ganhei a edição nova deste livro que vem com uma capa impecável. Eu li a primeira edição que a editora lançou em 2001, com uma capa não muito agradável.
Como já há uma resenha de outra edição aqui, deixo apenas o link para que possam ler.
Super recomendo esta série e esta edição. A editora caprichou nos novos relançamentos de Crônicas Vampirescas. Eu praticamente renovei toda a minha coleção já.

site: https://bookzinga.wordpress.com/2006/01/29/o-vampiro-lestat/

Valeria.Mattioli 18/01/2016

ESTOU APAIXONADA!!!
RESENHA DE LIVRO NÃO, VOU CONTAR A HISTÓRIA DA MINHA VIDA, haha...
Pensa em um livro que me deu trabalho... precisava completar as crônicas, achava TODOS para vender, menos esse bastardinho. Fiquei meses loucaaaa atrás desse livro (e detalhe: tinha que ser nessa capa), mandando email atrás de email pra tudo que é livraria, editora e afins, quando finalmente tive a ideia de ver aqui no Skoob quem estava trocando esse livro e por um milagre divino, um menino me mandou essa maravilha...

Gente, foi o melhor livro que li na vidaaaaa. E confesso que amei mais ainda por finalmente ter ele em mãos... Lestat é DEUS, meu vampiro favorito desde sempre. Sempre falo que livros muito bons não devem ser resenhados, pois nenhuma palavra vai ser suficiente para descrevê-lo...

Então nada de resenha pra esse.. apenas tirem um tempinho na vida e bora pra leitura!!!
VinAcius.Leite 11/02/2016minha estante
Valéria, como eu faço pra fazer isso que você fez? Eu estou na mesma situação que você! Já mandei email, procurei em sebos na minha cidade e até online e não achei esse livro! Por favor, me ajuda...