A Espiã Louise Fitzhugh

Resenhas - A Espiã

Ewerton Farias 20/12/2023

A Espiã
"Você é um indivíduo e isso deixa as pessoas nervosas. Vai deixar as pessoas nervosas pelo resto de sua vida. Fique fiel a quem você é, e aceite as custas"

Não estou com tempo pra escrever uma resenha detalhada, por tanto irei fazer só um resumo.

Conheci essa história devido ao filme A Pequena Espiã/Harriet the spy protagonizada pela Michelle Tranchtenberg (conhecida por fazer a série Buffy e o filme 17 outra vez)

Eu amei a leitura do livro por cada página me lembrar os acontecimentos do filme. As diferenças entre as duas mídias é que o filme só descartou cenas que não teriam desenvolvimento e situações que são feitas por outro personagem

O livro foi lançado nos anos 60, devido à personagem Harriet ser uma tomboy, foi retirado de várias escolas por "ensinar" crianças à mentir, falar mal dos outros e desrespeitar (?) os pais

Bom, eu declaro que essas situações são normais para as crianças e o livro é um coming of age leve pra todas as idades

Se você for ler achando que é um livro cheio de acontecimentos, sugiro que esse livro não seja pra você. Basicamente, o livro fala sobre uma menina que quer ser escritora e anota tudo o que as pessoas fazem, pra em seguida, os colegas de classe lerem tudo e praticarem bullying por ela gostar de escrever. O ápice é as intrigas entre os colegas enquanto a protagonista aprende sobre amor próprio por ser ignorada e principalmente perdão

Apesar de ser um livro infantil, é destacado várias índices que a personstem possa ter desenvolvido depressão, mas isso não é o foco da história. É mostrado de forma indireta pela autora (Louise amava escrever história fora do padrão e escrevia de forma indireta justamente por conta da época)

Com certeza é um livro 5 estrelas/ favoritado e levo em conta ao filme também, que recomendo muito

(Ps: o filme e o livro são difíceis de encontrar por ser lost mídia. É possível achar em algum streaming e o livro na Amazon)

Giovanna 06/09/2010

Quando eu era pequena, esse livro era meu favorito.
Lembro que eu quera ser igual à Harriet, e ficar entrando na casa das pessoas pra ver o que elas faziam!
Quando eu terminei de ler, comecei a escrever num diário. Tenho ele até hoje, mesmo escrevendo com pouquíssima frequencia.

Roberta 02/12/2009

Lembro que li “A Espiã” quando tinhas uns 11/12 anos e foi uma leitura muito agradável. Devorei o livro em uma tarde e sempre fiquei com vontade de ler de novo. Harriet é uma protagonista carismática, às vezes bem irritante também. Em alguns momentos você acaba realmente a detestando, mas no fim sempre torce pra que ela consiga consertar suas burradas. Recomendo.

Lu 09/12/2009minha estante
Nossa, eu li esse livro há séculos! O que eu me lembro bem é que a Harriet só comia sanduíches de tomate!

Mileidi 08/12/2012

A Espiã
Eu já li quando era criança, mas não lembrava nadica de nada dele, então pedi para uma amiga pegar na biblioteca da escola onde eu estudava e que ela ainda estuda, neh...
O livro conta a historia de Harriet uma garotinha muito inteligente e super hiperativa, nunca vi alguém correr tanto quanto ela, e me
cansava so de ver ela correndo tanto! (talvez porque eu nunca fui muito fã de nenhum esporte e de ser super a favor do sedentarismo!! \o/)
Enfim, Harriet sonha em ser uma espiã, e anota tudo o que pensa em um caderninho.
Ela observa as pessoas na escola e escreve sobre os seus colegas e amigos, e possui até uma rota de espionagem e observa a vizinhança durante o seu tempo livre.
Sua vida vira de ponta cabeça quando a sua babá vai embora, e durante uma brincadeira ela perde seu caderninho e, quando seus amigos o encontram não perdem tempo e começam a ler, nesse momento todos ficam furiosos com Harriet e se unem contra ela.
Harriet se sente sozinha e muito triste e passa a maior parte do dia em seu quarto, não vai mais a escola, e pra ajudar ainda é pega espiando.
Nesse momento Harriet descobre que se não quiser ficar sozinha ela terá que tomar uma decisão muito importante.
Eu gostei bastante desse livro, mas como disse antes, eu li quando era criança, portante é um livro infantil, uma leitura bem fácil e agradável, e também muito rápida.

Daniela 29/08/2016

Primeiro livro
Me fez entrar no mundo da leitura, nunca vou esquecer rsrs

Jéssica 04/10/2021

Legal
História legal, mas a personagem me pareceu meio chata e eu não gostei muito da resolução das coisas.

Lissa - @leiturasdalissa 04/02/2012

Harriet M. Welsh, uma menina chata,
Harriet M. Welsh, a Espiã ou simplesmente uma menina de onze anos muito chata. Essa é a protagonista do livro escrito por Louise Fitzhugh, uma menina que espiona a vida de todo mundo que esteja suficientemente próximo dela e anota tudo em um caderninho secreto.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, conhecemos um pouco da rotina de Harriet: ir para a escola, ser chata, espionar diferentes vizinhos, gritar um pouco com alguém dentro de casa, brincar e anotar coisas em seu precioso caderninho. Ela é cuidada pela Bá, uma babá carismática e atenciosa, que tem uma paciência de Jó ao lidar com essa criança chata que Harriet é. Eu pelo menos não me lembro de ser tão insuportável aos onze anos de idade.

Um dia, por motivos que não vou relatar aqui para não atrapalhar a leitura de quem se interessar pelo livro, a Bá vai embora e Harriet se vê sozinha num mundo onde ninguém mais compreende sua necessidade de espionar e escrever para que se torne bem sucedida no futuro.

Em seu caderninho, Harriet anota exatamente o que pensa. Eu sei que crianças conseguem, muitas vezes, serem muito mais maldosas do que qualquer adulto, e Harriet é assim: alguns de seus comentários sobre as pessoas são grosseiros e rudes, quase que sem fundamento.

Na segunda parte, Harriet tem seu caderninho surrupiado pelos colegas de escola, que lêem sobre tudo o que a garota pensa a respeito deles - coisas extremamente críticas e ácidas. E é muito bem feito quando eles deixam Harriet excluída e de lado.

A menina, porém, sem ter a Bá com quem conversar, entra num estado de leve depressão e rejeição. Seus pais não conseguem a entender e ela deixa de ir a escola por alguns dias, fingindo uma doença que não tem. Enquanto isso, seus colegas planejam uma vingança.

O livro seria muito bom se Harriet não fosse uma nojentinha pirralha mimada que grita o tempo todo. Porém, se ela não fosse assim, a lição final do livro não teria a mesma graça. Devemos aprender a perdoar os erros das pessoas e aceitá-las como são. Eu perdoei o erro da autora em criar uma personagem tão chatinha e, por isso, dou três estrelinhas a esse livro, cujas continuações não estão entre meus desejos de leitura, apesar disso.

Ali 10/06/2020

Divertido e interessante.
Livros no ponto de vista de crianças sempre são muito interessantes, fascinantes, e divertidos, claro.

E "A Espiã" não é diferente.

Nesse livro de Louise Fitzhugh conhecemos a Harriet, uma garota animada, sonhadora e bem maldosa às vezes.

Junto com Harriet em suas aventuras, muitas lições me foram ensinadas.

Amei a leitura. Quem gosta de livros infantis que acontecem através do olhar de uma criança, com certeza irá amar também!

Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2023

Decidida a se tornar uma escritora famosa e grande espiã internacional quando for adulta, a pequena Harriet, de onze anos, espiona a vida de todo o mundo, e tudo o que vê ela anota no seu secretíssimo caderninho.Um belo dia, porém, sua vida vira de ponta-cabeça. Seu caderninho é confiscado, os colegas a põem no gelo e a pessoa de quem ela mais gosta vai embora para sempre. E agora, como será que Harriet, a Espiã, enfrentará essa crise?

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8571646414