52 MANEIRAS DE FIRMAR SUA AUTO-ESTIMA E AUTO-CONFIANÇA

52 MANEIRAS DE FIRMAR SUA AUTO-ESTIMA E AUTO-CONFIANÇA CATHERINE E. ROLLINS

Resenhas - 52 MANEIRAS DE FIRMAR SUA AUTO-ESTIMA E AUTO-CONFIANÇA

Carla.Parreira 06/11/2023

52 maneiras de firmar sua auto-estima e autoconfiança
O livro é bem resumido e aconselha a optarmos pela verdade, pela alegria (é mais do que a felicidade), por viver tendo um propósito, por estar no presente, por crescer enfrentando mudanças (é preciso viver e não apenas ir levando à vida), por perdoar (sendo promotor e não juiz) e por receber ajuda (ter humildade de pedi-la quando preciso for).
A autora diz que é preciso dizer não perante as declarações negativas a nosso respeito. Não podemos nos subestimar para não acreditarmos na nossa própria baixa-estima. A auto-estima começa a crescer quando encaramos nosso maior medo e o obrigamos a recuar. É preciso parar de comparar, pois as comparações de um modo geral baseiam-se em informações imprecisas e, por isso, são falsas em algum grau. Cada pessoa tem de superar alguma coisa para alcançar o sucesso na vida.
Cada vitória tem seu preço em termos de tempo, espaço e recursos. Devemos, portanto, assumir a culpa por nossos fracassos para sermos capazes de aplaudirmos nossos sucessos. É imprescindível andar de cabeça erguida, sorrir para si mesmo e ao mundo, se auto-elogiar, manter hábitos saudáveis de descanso, lazer, alimentação e sono.
É preciso estar com pessoas de auto-astral, ser indulgentes para conosco mesmos, ressaltar o positivo, fazer trabalhos manuais, cuidar de um jardim, delegar tarefas, agir sozinho com animo e apreciando a auto-companhia, recompensar a si mesmo, buscar novos aprendizados, abandonar relacionamentos de tensão e angustia explicando ao outro o que causa dor, descartar (ignorar) comentários críticos, evitar dividas, manter boa aparência, se propor desafios e enfrentá-los, elogiar os outros com sinceridade, discrição e de forma objetiva, se auto-abençoar na frente do espelho, manter um diário pessoal (isso concede importância à própria vida), listar os aprendizados que teve durante o ano todo, deixar o passado desagradável para trás e, o mais importante, estar com Deus.