Mapas

Mapas Nuruddin Farah

Resenhas - Mapas

Marcus 26/06/2023

Exótico e denso
O livro conta a história de uma menino encontrado e adotado por uma mulher etíope, logo após a morte da mãe dele ao dar-lhe a luz. A criança, nasce adulta, e tem uma relação quase incestuosa com esta mulher. Tempos depois, é adotado por um outro casal e se divide entre ir à luta pela sua pátria ou ir pra Universidade.

O texto é arrastado, mas bem escrito. Por se passar na Somália, um país do qual pouco conhecemos, ganha um atrativo a mais.

Patrick 28/07/2020

Mapas: uma das muitas realidades do continente africano
Acredito que o autor tenha chamado sua obra de mapas, muito além do fato do protagonista ter um gosto especial por este instrumento da Geografia. Askar é um órfão somali, como muitos em seu país assolado por infindáveis guerras, que chega ao mundo sem mesmo ter a chance de conhecer seus pais. Embora ame devotamente sua mãe adotiva, esse vazio parece acompanhá-lo a todo instante: quem sou eu? quem é Askar? Tantas indagações sobre suas origens, a maior parte sem respostas. Se vê sem rumo, sem direção, perdido: como se precisasse de uma mapa a norteá-lo. Inquietações que o irão acompanhar mesmo quando já jovem adulto. O livro tem uma mensagem psicológica intensa, que não ouso opinar por não possuir bagagem para tanto.
Por outro lado, como professor de Geografia, não foi difícil olhar para o aspecto geopolítico daquela região chamada "Chifre da África", onde os interesses imperialistas vão se perpetuando: se alimentado da miséria, da fome e do flagelo de milhões de vidas.
Um livro que irei revisitar no futuro, após a realização de mais leituras.