44 Cartas do Mundo Líquido Moderno

44 Cartas do Mundo Líquido Moderno Zygmunt Bauman

Resenhas - 44 cartas do mundo líquido moderno

Flavinha 05/04/2024

Recebi como indicação de um professor de história e foi meu primeiro livro nesse estilo e também meu primeiro contato com o autor. Me surpreendeu e acabei me apegando mais no livro do que imaginei, realmente pretendo conhecer mais obras de Bauman.

sofi 08/03/2024

Não é um formato que me agrada
Contos avulsos normalmente não me prendem muito, e por ser uma leitura mais densa demorei um tempinho pra terminar.

Ádria Loiola 03/12/2023

Bauman é Bauman né meus amores, não tem muito o que falar? sinto que esse é quase uma releitura de alguns outros dele, ou talvez eu já esteja acostumada com a escrita e o que o autor fala (eita como é inteirada no assunto)? usei alguns dos textos para trabalhar dentro do meu TCC e foi uma delicinha de ler, sempre termino os livros dele dodói da cabeça ?

silvia 21/07/2023

Esse é o melhor livro pra se começar a ler sobre Bauman, ele aborda todos os temas da atualidade do ponto de vista de uma modernidade líquida, a qual é explicada seu conceito no início do livro. O autor fala sobre relacionamentos, consumismo, trabalho, vício em internet e redes sociais, indústrias e outras pautas. O livro é ótimo para te fazer entender sobre a sociedade atual e refletir sobre o que você quer pra si mesmo: algo sólido e duradouro ou algo líquido e vazio.

Isa 14/06/2023

Reflexivo.
O propósito do livro em si é te trazer reflexão, questionar e observar o posicionamento de Bauman a quesito de vários temas importantes, como política, relações interpessoais, economia e etc. é um livro desbravador e interessante, não é cansativo nem difícil de entender, pode ser que no começo seja meio estranho pegar o ritmo pela forma diferente de leitura mas ao decorrer de cada tema, vai fluindo levemente. Bauman nesse livro não só mostra seu ponto de vista como também cita sociólogos e outros filósofos que lhe influenciam ou inspiram no questionamento decorrente, o que trás mais conhecimento, perspectiva e pluralidade.

Naiara Heres 28/04/2023

Foi um livro muito bom de ler, ainda mais que eu lia uma carta pela manhã e outra pela noite. Gosto muito das reflexões do Bauman, super recomendo esse livro que aborda tantos pontos de vista sobre assuntos diferentes.

Raíssa Ferreira 15/12/2022

Modernidade Líquida
Primeiro livro que leio do sociólogo Bauman.
Este livro fala sobre diversos assuntos como as relações sociais, economia, o mundo globalizado, tecnologia, etc? E isso tudo ligado a teoria do Zygmunt Bauman que é a Modernidade Líquida.
Acho que todos deveriam ler e conhecer um pouco mais sobre esse assunto, se encaixa tanto nos dias atuais e principalmente nas relações humanas.

Thamiris60 19/04/2022

Este livro trata-se de cartas sobre diversos assuntos (solidão, relacionamentos, sentimentos, tecnologia, etc.) e todos ligados a teoria de Bauman, os tempos líquidos. Gosto dos livros do Bauman e, principalmente, dessa teoria porque tudo muda rapidamente, tudo é efêmero, inclusive as pessoas.

Wellington.Gouveia 13/02/2022

Primeira vez que eu leio um livro sobre esse assunto, garante boas reflexões sobre a sociedade atual.

Derick.Guerra 07/04/2021

Incríveis visões
Primeiro livro do Bauman, que me deixou extremamente curioso de ler o resto de suas obras...
Sua visão acerca deste mundo e de atuais comportamentos sociais e pessoais é muito muito explicativo. Leia sem moderação, com calma, que o aprendizado é substancial

Nathalie.Murcia 03/02/2021

Excelente porta de entrada para os escritos de Bauman
Livro excelente para se introduzir nos escritos de Bauman e entender melhor as circunstâncias da nossa época. Os textos tratam de temas diversos, relacionados ao conceito chave de modernidade líquida desenvolvido por Bauman, no sentido de que, as relações humanas, desejos, pensamentos, não ultrapassam a camada da superficialidade. Tudo à nossa volta está em constante mudança e é plenamente descartável, inclusive pessoas.

thelondonriver 14/11/2020

Escolhi este livro para ser meu primeiro contato com Bauman porque pareceu algo mais simples, como testar as águas, uma introdução.

De fato não me arrependi, foi bem interessante, me fez refletir sobre várias coisas que antes não passavam pela minha mente. É sempre válido ter uma visão mais ampla das coisas, pensar em questões que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia.

Porém devo ressaltar que é uma visão bastante realista, e a realidade é dura, então pode parecer um tanto pessimista. Em alguns momentos eu lia pensando "ok boomer".

Uma Sonserina em Narnia 14/11/2020

Ampliando nossa visão de mundo
Bauman tem uma coleção de livros que leva a liquides nos nomes, ele escreveu esse livrinho de cartas como um complemento aos outros da "coleção". Nesse livro em particular as cartas tratam de todos os aspectos em conjunto dos outros livros (que são separados e abordam apenas um tema), mesmo que lendo sem ter lido nenhum dos outros, este livro é essencial para uma visão de mundo mais ampla, para repensarmos nosso dia-a-dia e atitudes tomadas. É com certeza um livro inspirador e cheio de momentos surpresas para o leitor, pois muitos dos "casos" apresentados através das cartas são parte da nossa rotina.

Fernanda Sleiman 04/10/2020

Bauman
Bauman é sempre necessário. Entender o mundo em que vivemos..