44 Cartas do Mundo Líquido Moderno

44 Cartas do Mundo Líquido Moderno Zygmunt Bauman

Resenhas - 44 cartas do mundo líquido moderno

notexist 31/12/2019

Nossa sociedade atual
Enquanto ia descobrindo um pouco sobre o conteúdo das novas obras que ia organizando, deparei-me com esta, e chamou-me a atenção a respeito de sexo virtual. Li-a em separado e depois fui me concentrar em outras prioridades.
Mas, reli o livro inteiro. Talvez movido por curiosidade em saber do que falaria em outros tópicos. Confesso que achei mais longo do que esperava. A verdade é que eu estava impaciente durante a leitura.
Ainda sim, lê-lo foi uma boa experiência, ao qual só reforçou aquilo pela qual já pensava sobre esse mundo -- a nossa estranha, mas previsível sociedade. Prevista em seus valores, ainda que eu não queira generalizar, pois há muito espaço para fatos bons acontecerem, basta que estejamos preparados e não antecipemos as coisas com preconceitos ou com rápidas respostas de indiferença e afastamento. Coisa que tenho procurado corrigir.

Digredi muito, então voltemos para o primeiro capítulo que mencionei: sexo virtual. Ele te surpreende? Não. É, já tornou-se banal hoje em dia. Pois temos a nossa disposição uma poderosa ferramenta na obtenção de parceiros sexuais. O outro, sempre foi o alvo da busca para satisfazer o instinto. O problema é quando ele não é o motivo dessa busca. Não é pela pessoa em si, apenas pelo instinto insatisfeito.
Contudo, quantos que caem nessa tentação. Sem dúvida, que a moral vigente da sociedade assimilou essa ideia. Tente lutar em si contra ela para ver que não é fácil vencê-la. Sempre foi difícil lutar contra a corrente, e ser fiel a valores e sobretudo, a alguém.

Por sorte, diferente do viés analisado por Bauman, há uma probabilidade, ainda que pequena, de se encontrar alguém virtualmente, e à partir disso conviver fisicamente com ela de modo feliz. Sempre houve exceções à regra.
Contudo, o que o bom senso nos diz sobre o campo virtual, é que deveríamos ser mais confiantes em relação ao que a própria vida nos atrai através do nosso cotidiano, e agirmos de um modo digno, o mais próximo daquilo que modelamos idealmente. Assim sempre estaremos tranquilos quanto ao que poderíamos ter agido nessa ou naquela situação. E, no geral, pelas redes sociais durante essa busca por um companheiro, pode haver um conflito interno, que se expressa por um sentimento de humilhação em sujeitar-se aos moldes daquilo que o outro deseja de nós. Mas, como dito antes, varia de pessoa pra pessoa.

Enfim, alonguei-me bastante. Irei, por fim comentar sobre outras questões levantadas pelo autor. Que é a respeito da arquitetura que se adequou as necessidades das pessoas atualmente. Ele cita que o que elas desejam agora é um conceito de casa na qual se sintam o mais seguras possível. E isso se revela em condomínios cada vez mais com aparatos tecnológicos para coibir possíveis agressões. Quando isso se dá nos prédios espalhados pelas grandes cidades, os muros são cada vez mais altos, revelando serem cada vez mais intransponíveis. Afugentando, desse modo, o público do particular. É o que numa sociedade do consumo, egoísmo e da proteção se deseja, no fundo, isolar-se ao máximo quando for conveniente.

Também ocorre o mesmo na propaganda e facilidade aquisitiva concedida de automóveis, ao qual se enfatiza a aquisição de SUV (lembrando um tanque, que por sua vez reforça a ideia de segurança). Como entre tantos outros aspectos estudados por Bauman.

Concluindo, apesar de seu ceticismo quanto a natureza humana e suas relações com o meio, diz que para enfrentarmos essas dificuldades, os espaços públicos (que diminuem cada vez mais nas cidades) terão um grande papel para o convívio e, diminuição desse temor humano pelo desconhecido, que é o outro, mas que somos nós ao mesmo tempo.
Rafael Bonfim 20/02/2020minha estante
Esse livro é tão maravilhoso e tão atual. Muito usado em nossas aulas de Filosofia da Educação aqui no Curso de Letras. Se poder leia "Amor líquido".

notexist 20/02/2020minha estante
opa. Esse entrará pra listinha, Rafa ^^

matlima 30/03/2016

Para entender o mundo à nossa volta
Livro de agradável leitura, que reúne pensamentos filosóficos com uma escrita estilosa e ao mesmo tempo simples.
Em seus 44 textos, o autor trata de temas comuns do nosso cotidiano, tais como a família, o amor e a internet.
De um modo geral, o autor faz uma inteligente e bem-humorada crítica ao consumismo do mundo capitalista, trazendo reflexões sobre o impacto que o avanço tecnológico vem causando na sociedade.
Joel Domingos 26/08/2016minha estante
Gostaria de saber qual seu livro favorito de Bauman, estou lendo as 44 cartas e concordo plenamente com teu comentário sobre a obra.

eneida 11/07/2016

Um pouco além da minha capacidade de compreender, me senti muito por fora, estou na dúvida se o problema é o livro que é chato, fala muito e diz pouco, ou se sou. Eu que não tenho capacidade para entender.
X 21/02/2020minha estante
O livro é maravilhoso. Bauman tem essa excelência em relatar e colocar o pensamento dele de uma maneira que o leitor possa refletir. Leia aos poucos e faça uma analogia com o mundo ao redor e deixa fluir. Se mesmo assim não compreender, pode não ser o seu momento para esse livro. Leia outras coisas e em uma nova oportunidade volte neste. Uma dica de leitura de outro livro dele um pouco mais curto é Tempos Líquidos, um tema só e o livro é bem pequeno.Boa sorte!

Eduardo 12/11/2011

Não tá muito líquido demais, não?
É um livro fascinante, provocativo e perturbador. Eu não tinha a dimensão da liquidez o mundo moderno em nosso cotidiano onde Bauman procura dissertar em suas cartas ou, como ele mesmo comentou na introdução deste livro, "um relato de viagem" sobre o mundo líquido na modernidade Contudo, há alguma coisa que fica no senso comum e/ou muito complexo o seu entendimento. Ademais, a sua leitura vale a pena.

Sandrinha 30/01/2013

Em um breve comentário à carta 12, eu acredito que uma pessoa com 30 anos pode ter uma lista de elementos essencias à vida muito semelhante ao da primeira geração ( a geração "baby boomers" ). Afirmo também que os elementos de maior importância dessa lista não deveriam ser estudados tomando-se como base somente "as gerações". Há um leque de análises... É, também, uma questão de prioridades que cada país oferece (como saúde, educação, segurança), uma questão de valores familiares, uma questão pessoal , uma questão de experiências que cada ser humano tenha vivido, entre outros.

Paulo 18/07/2015

O assustadoramente dinâmico mundo líquido moderno
O que mais me chamou a atenção foi o alerta sobre como nossos medos já naturais se potencializam nesse novo mundo feito de areia movediça e de como estamos já sendo cobrados pelo que ele demanda e não estavamos preparados a enfrentar. É hora de parar, analisar, somar-mos esforços para que tenhamos novamente um alicerce capaz de nos dar mais segurança.

Hester1 20/02/2018

Gostei bastante. O autor analisa e nos ajuda a compreender o comportamento do mundo moderno.

monique.gerke 06/09/2018

Primeiro livro que li do sociólogo Bauman.
Esse livro é uma coletânea das 44 cartas escritas por Bauman ao público italiano, nos anos de 2008 e 2009. As cartas tratam sobre os sentimentos de insegurança, solidão, desesperanças, os falsos relacionamentos e sentimentos de completude que sentimos com a modernização da tecnologia, os falsos e aparentes sentimentos de pertencer a um grupo, as crises econômicas.. Enfim, temas presentes nesse mundo líquido moderno em que vivemos, tão inconstante, mas que Bauman trata de forma concisa e com um raciocínio espetacular.

Daniel.Simoes 16/01/2019

44 pequenos ensaios sobre a vida líquida moderna. Discussões e divagações sobre o consumismo e a volatilidade do mundo atual. Destacaria as cartas 21, 22, 23, 24 e 25, além das últimas 41, 42, 43 e 44 como os ápices deste livro.

GleiciM 19/08/2019

Primeira leitura de Bauman
Em 2016 conheci um pouco sobre o sociólogo Bauman, em uma aula de Sociologia na faculdade. Fiquei interessada deste aquele momento em conhecer um pouco mais sobre esta personalidade. Finalmente, acabo de ler o primeiro livro de Bauman, em que pude entender um pouco sobre esse "mundo líquido" e complexo em que vivemos "sempre em mudança, confuso, desordenado e cheio de brumas, imprevisível, em que abundam armadilhas e ciladas". Uma visão um tanto pessimista, porém realista, se considera de forma global. Ele apresenta nas 44 cartas temas diversos, mas que fazem parte do nosso cotiano. Aborda, por exemplo, sobre o consumismo, moda, política, desigualdade, relacionamento, gerações, economia, etc. Sua abordagem pelo entendimento do momento em que vivemos torna-se reveladora. Quero ler os outros livros de Bauman!

Adrian.Daniel 10/05/2020

Um tanto enjoativo
Aa cartas publicadas relatam a nossa sociedade moderna e a sua forma de lidar com diferentes situações de forma superficial, oa relacionamento são colocados em questão e o nosso contato com a tecnologia é refletido.

Jack 26/06/2020

Bauman
Livro ótimo, de fácil leitura e compreensão, que deve ser divulgado, Bauman escreve pequenos ensaios de nossa realidade. Uma análise muito atual.

Mileise.Soares 28/07/2020

Livro interessante que mostra o mundo líquido pensado no dia a dia.