O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank Anne Frank...

Resenhas - O Diário de Anne Frank

Craotchky 23/03/2021

O que mais me dói, bem lá no fundo, não é o fato de ter acontecido com Anne aquilo que aconteceu;
minha dor não reside somente no fim que ela teve.
Minha dor tem origem não apenas na morte física da menina,
mas também e sobretudo na morte de seus sonhos,
na morte de seu futuro,
na morte de suas expectativas,
na morte de suas possibilidades,
na morte de sua continuidade,
na morte de seu porvir,
na morte de sua vida,
na morte de tudo o que poderia ter sido e jamais foi.
Pois tive vislumbres da existência promissora de tudo isso.

Minha dor não se limita ao que aconteceu.
Minha dor vai um passo além.
Minha dor é pelo que não aconteceu.
Me dói as manhãs que ela não viu.
Me dói os filhos(as) que ela não teve.
Me dói os amigos(as) que ela não fez.
Me dói a vida que ela não viveu.

O que me dói, acima de tudo, é saber que tudo o que poderia ter sido a vida de Anne
transformou-se em um imenso buraco de vazio e ausência.
Sun's daughter 23/03/2021minha estante
É isso.

Craotchky 23/03/2021minha estante
Olá, Sun. Editei a resenha agora há pouco, portanto depois que você leu. Não posso me comprometer em não editar mais vezes. Acontece que as reflexões a respeito ainda afloram e venho até o texto acrescentá-las, pois fazem parte da linha de pensamento.

Sun's daughter 23/03/2021minha estante
Eu senti um vazio danado depois de terminar esse livro. Não foi ressaca sabe? Foi outra coisa,uma sensação muito estranha e o pensamento por dias em como seria a vida de Anne, se tudo tivesse sido diferente.

Craotchky 23/03/2021minha estante
Sim, fiquei com a impressão que ela teria uma vida muito satisfatória.

Cheshire 24/03/2021minha estante
A sua resenha tá perfeita! Quero muito conseguir ler Anne Frank, algum dia.

Craotchky 24/03/2021minha estante
Conseguir em que sentido, Cheshire? No sentido de julgar ser um livro pesado quanto ao conteúdo abordado?

Cheshire 24/03/2021minha estante
Exatamente. Acho que ainda não me sinto preparada pra tal história. Mas sei que é preciso ler ao menos uma vez na vida

Craotchky 24/03/2021minha estante
Em minha opinião particular, não achei o livro muito pesado. Esperava que fosse bem mais pesado do que foi. Mas claro que isso dependerá da sensibilidade de cada um. Penso que você deve experimentar, começar a ler e ver como se sente.

Josi 27/03/2021minha estante
Li esse livro quando tinha uns 12 anos, lembro que tive essas reflexões também... Mas o que mais me comoveu é a forma que o diário termina, na verdade ele também foi interrompido.

Craotchky 27/03/2021minha estante
Exato. Acho que não poderia ser diferente pelas circunstâncias. Fica perceptível essa término abrupto.

Isabela Comenta 13/04/2021minha estante
Uau, sim! Nunca li este livro, apesar de desejar muito. Mas este seu poema (vejo desta forma) traz a dor de toda vida interrompida por mãos humanas de escolhas maldosas, egoístas e irracionais... doí.

Craotchky 13/04/2021minha estante
Oi, sumida. Saudade de te ver por aqui! Isso, é exatamente isso que você disse, a dor surge ao se observar a indiferença perante o fim de uma vida.

thiago548 26/12/2021minha estante
mas tu deu 3 estrelas pra a vida dela? tu literalmente avaliou a vida de uma pessoa

Craotchky 15/01/2022minha estante
Olá, Thiago. Infelizmente o skoob não notifica comentários feitos direto na página de resenhas, apenas aqueles que são feitos na linha do tempo, de tal maneira que só agora vi seu comentário. De forma alguma minha avaliação em estrelas teve a intenção de avaliar a vida de Anne ou quem quer que seja. Essa avaliação se refere ao balanço do quanto o livro me prendeu, do quanto achei a narrativa boa, do nível de satisfação quanto organização feita pelo pai dela, além de expressar um pouco quanto à edição. Quem sou eu pra avaliar a vida de alguém. Não sei como você chegou a essa conclusão. Por fim, espero que minhas palavras no textos expressem melhor meus sentimentos sobre o livro do que a quantidade de estrelas atribuídas.

Babi159 25/07/2022minha estante
Incrível tua escrita!

Craotchky 29/07/2022minha estante
Obrigado, Raposinha Feliz!

QUEIJO460 15/08/2023minha estante
É bastante perceptível a esperança de Anne crescendo no final do livro. Afinal, a guerra estava prestes a acabar. Mas no meio dessas falas esperançosas... O diário acaba.

Craotchky 17/08/2023minha estante
Pois é, infelizmente foi assim. Obrigado pelo leitura e comentário, Queijo.

Leandro.Bonizi 02/09/2023minha estante
Lindo e comovente comendário! Me identifico. Doía no meu coração enquanto na leitura percebia ela alimentando esperanças e fazendo planos para o futuro quando a resenha já te dá o final.

Craotchky 07/09/2023minha estante
Obrigado Leandro, pela leitura e comentário. De fato, ver esperança ali e ao mesmo tempo saber do final, não deixa outra alternativa ao leitor(a) que a de sentir algo em relação a isso.

brubs 23/01/2023

Ganhei uma amiga
Ao ler este livro, não pude sentir nada diferente a extrema admiração e um encontro com uma amiga verdadeira. Foi minha companhia por longas semanas e me achei nas palavras de Anne. Me senti compreendida e aprendi muito com essa mente brilhante. Extremamente satisfeita com a leitura.
Thais.Batalha 23/01/2023minha estante

quero ler

Faynna 23/01/2023minha estante
Esse livro é perfeito ?

Eloise.Siqueira 23/01/2023minha estante
Sempre tive uma ligação especial com a Anne
Tudo a obrigou a amadurecer cedo ?

Thiago.Koch 23/01/2023minha estante
O meu livro preferido! De fato a gente se sente como se estivesse ali vivendo com a Anne, e que tristeza foi quando o livro simplesmente acabou, sem mais nem menos, nenhum tipo de despedida.

brubs 14/02/2023minha estante
É impressionante o quanto que a Anne consegue nos encaixar no mundo tão complicado dela e ainda assim nos fazer ver beleza nos mínimos detalhes. Ela é uma garota incrível, o fim do livro dá um aperto no coração enorme. O sentimento de uma vida interrompida no meio, com seus sonhos, objetivos e demasiadas dádivas do viver incompletos.

Thiago.Koch 14/02/2023minha estante
Exatamente

HenryClerval 26/01/2023minha estante
O livro é ótimo e sua resenha é perfeita. ?

Regis 26/01/2023minha estante
Obrigada, Leandro! Esse é um livro realmente muito importante.

Vivi 09/01/2022

Livro triste porém bom.
Óbviamente não poderiamos esperar que O Diário de Anne Frank retratasse algo divertido e feliz, mas ao começar a ler, vemos uma realidade muito mais triste do que podemos imaginar, nele, ela retrata muito bem o seu cotidiano, detalha a sua vida e a das pessoas que convivem com ela, e a cada dia que se passa, mais triste vai ficando.
Esse é um livro bem depressivo e após ler ele, tive uma leve ressaca literária, então para quem gosta de ler livros mais depressivos ou livros com histórias reais, super indico!

m.cIara 21/02/2024

Leitura poderosa e emocionante que exorta.
Ao longo de seu diário, observamos Anne lutando para aceitar sua nova vida, seus relacionamentos e viver em um espaço pequeno com muito poucas provisões. Ao longo dos vários capítulos, vivenciamos as lutas, angústias e humores do dia-a-dia de Anne, bem como seus longos períodos de melancolia. Anne tem que lutar consigo mesma para se recuperar, lidar com seus hormônios e coisas do gênero, sem ajuda ou privacidade. Saber que este é o diário de uma garota real torna o conteúdo ainda mais nítido. É uma leitura educacional que ajuda aqueles de nós que nunca passaram por tais dificuldades a realmente compreender as atrocidades vividas. Mas também tem um vislumbre de esperança ? pois destaca aqueles que se arriscaram para esconder e proteger os judeus. É uma pena que tenha sido em vão para muitas pessoas. Não sei o que esperava, mas o final abrupto do diário me deixou perplexo. Naturalmente, Anne não tinha a menor ideia da descoberta deles e, portanto, não houve nenhuma preparação para isso em sua narrativa. Para concluir mentalmente o livro, pesquisei o que aconteceu com a família após os acontecimentos em seu diário e fiquei triste com a realidade. É triste que alguém passe por isso, mas a verdade é que muitas vidas terminaram de maneira semelhante ou pior. O livro não foi uma leitura fácil para nenhum esforço de imaginação, mas acho que é importante. Dá uma ideia dos horrores que os judeus oprimidos tiveram de viver, e só calçando os seus sapatos podemos compreender como viveram, sofreram e lutaram pelas suas vidas.

Lucas 07/11/2022

A resenha da falta de humanidade nos humanos
Acho extremamente errado dar "nota" a um diário de uma criança,mas mesmo assim dei cinco estrelas, "Anne Frank" é mais do que simples palavras de uma adolescentes, é a verdade nua e crua da maior e mais feia cicatriz na história, a segunda guerra mundial nos olhos de uma criança, pensar que ela imaginava seu casamento, seu futuro, as pequenas partes felizes no início, te fazem entrar em um momento entorpecido, afinal você sabe como acontece as coisas no final, e se sente mais triste por isso.

And.passos 10/02/2022

Querida Kitty
Uma leitura leve e pesada ao mesmo tempo
Anne é tão inteligente amava viver espontânea e carismática que as vezes nem lembrava q era uma não ficção
No Posfácio foi como um soco no estômago que me trouxe pra realidade
Todo o sentimento que ela colocou se transparece
Uma leitura muito importante
Maymay10 10/02/2022minha estante
leitura que o Monark deveria fazer urgentemente! Chorei muito com esse livro

Guilherme 30/05/2021

Poderoso
Um livro poderoso, desses que todos deveriam ler. Toda a perspectiva de uma criança crescendo durante a segunda guerra mundial, que mesmo com toda dificuldade possível e inimaginável, nunca perde a fé, a pureza, a esperança, enfim uma grande lição de vida para qualquer pessoa. Com toda certeza Anne Frank teria se tornado uma grande escritora, caso tivesse sobrevivido... Impossível não se emocionar.
Fabi 30/05/2021minha estante
????????

@cacaleitura 15/10/2020

Intenso
Impossível não se emocionar e se encantar por Anne. Tantos são os ensinamentos desse livro.. Mas em especial aprendemos que os sonhos na?o tem limites! Apesar de tudo o que viveu, ela continuava com uma esperanc?a inabala?vel no amanha?.

filipebarretto 02/08/2021

Livro que todas as pessoas deveriam ler!
Com certeza um dos livros mais conhecidos e comentados. Já conhecia a história há anos, mas só agora parei para de fato ler o livro. O livro vai em uma linha diferente do que eu imaginava. Pensava que teria mais detalhes específicos sobre a guerra, mas o mais interessante do livro é justamente o olhar de uma menina de 13 anos, vivendo no contexto em que estava. Desde os conflitos familiares, intensificados pelo confinamento, até preocupações amorosas e descobertas, naturais de uma menina da idade. Mesmo tão jovem, a sua visão e força são inspiradoras. Acredito ser um livro que vale a pena ler mais de uma vez, em momentos diferentes da vida, pois sempre trará diferentes aprendizados.
Karlla.Maevah 02/08/2021minha estante
Esse livro é incrível!

Maria 31/01/2023

O diário de Anne Frank
" Mas não se esqueça: vivo numa época louca e em circunstâncias loucas. Que sorte poder escrever o que penso e sinto. Se não fosse isso, ficaria sufocada".

Malumali 01/03/2024

Anne M. Frank
O triste fim de Anne já é conhecido até por aqueles que não leram o seu diário, mesmo sabendo como seu fim seria trágico, foi um grande balde de água fria ao ler, Anne tinha um futuro brilhante pela frente, sua escrita é encantadora. Anne me cativou com sua personalidade, com seu humor, com seu sarcasmo, que antes de ler essa prévia do diário, pensei que seria totalmente diferente.
Em algum momento vou ler o diário original, e vai ser outro balde de água fria.

The Magic From Books 03/02/2024

Relatos,tristeza,alegria em momentos de dor e esperança!
"O Diário de Anne Frank" é um relato comovente e poderoso da vida de uma jovem judia durante a Segunda Guerra Mundial. Anne Frank, uma adolescente alemã, narra suas experiências, medos e esperanças enquanto sua família se esconde dos nazistas em Amsterdã. O livro oferece um olhar íntimo sobre as dificuldades e os desafios enfrentados por Anne e sua família durante esse período sombrio da história.

A escrita de Anne é cativante e revela sua perspicácia, humor e força interior, mesmo diante das circunstâncias mais difíceis. Ela compartilha seus pensamentos mais profundos, suas observações sobre as pessoas ao seu redor e suas reflexões sobre a guerra e a humanidade. A leitura do diário de Anne Frank é uma experiência emocionante que nos faz refletir sobre a resiliência humana, a injustiça e a importância da esperança mesmo nos momentos mais sombrios.

No entanto, a tristeza permeia toda a narrativa, pois sabemos o destino trágico de Anne e sua família. A sensação de perda ao terminar o livro é palpável, mas também nos deixa com um profundo apreço pela coragem e pela voz única de Anne.

"O Diário de Anne Frank" é uma obra atemporal que continua a tocar os corações dos leitores, lembrando-nos da importância de nunca esquecer os horrores do Holocausto e de valorizar a liberdade e a dignidade humana.

Considerações Finais?

Lido no meio de janeiro até o começo de fevereiro de 2024??
Ebook (Grátis no BibliON)??
Leitura Demorada (Pois aproveitei muito a escrita relaxante e envolvente de Anne)??
Favorito(Ele Ganhou Meu Coração)??
Recomendo este livro a todos que desejam compreender melhor esse período da história e se inspirar pela força do espírito humano em face da adversidade.??
Regis 03/02/2024minha estante
Parabéns, gostei muito da resenha! Li esse livro e também adorei. ?

The Magic From Books 03/02/2024minha estante
@Regis De nada Amiga! Eu Amei também!?

Isa 24/07/2021

Choro, muito choro
É bem difícil de acreditar que uma menina daquela idade passou por tudo isso. É muito triste pensar que tanta gente morreu executada só por ser quem é. E se a gente parar pra pensar não faz tanto tempo assim. Se a Anne estivesse viva, ela teria a idade da Fernando Montenegro (atriz bem famosa). Enfim, é um livro extremamente necessário, todos deveriam ler.
Biagventura 24/07/2021minha estante
um dos meus favoritos ?