Para Sempre de Azul

Para Sempre de Azul Ann Brashares

Resenhas - Para Sempre de Azul

Camila 26/03/2010

Para Sempre de Azul
Assim que terminei de ier esse livro me dei conta do quanto vou sentir falta de Bee, Lena, Carmem e Tibby. Acompanhar a vida e a amizade delas ao longo dos quatro volumes foi extremamente gratificante. Me alegrei com suas conquistas e sofri suas dores. Uma série maravilhosa que fez com que eu me lembrasse do mais inocente prazer de ler!

Luana 10/02/2020

Lena se deu conta de que também não queria ir já para casa. Apanhou as
Calças e as ninou um instante. Não era capaz de descrever com exatidão a sensação.
Só sabia não ter sentido aquilo antes em relação às Calças. Já sentira gratidão,
admiração, confiança. O que sentia agora ainda continha isso tudo, mas se misturava
a um leve sabor de desespero.
Se não as tivéssemos, não sei o que faríamos, viu-se pensando, enquanto Bee fechava
a porta da academia da Gilda, e elas desciam devagar a escada escura.

Mih Del Debbio 03/05/2010

Amizade Eterna!
Amei o final da serie.

Neste livro as meninas estão com vidas totalmente diferentes e separadas, passam por varias dificuldades e por grandes acontecimentos e nem sempre a calça esteve presente...

Elas amadureceram muito e aprenderam a superar a distancia, conseguiram superar a si mesmas e passar os obstaculos da vida.

**SPOILLER**
(IN)felizmente as Calças foi perdida na Grecia, mas isso também foi bom pois elas conseguiram se unir mais uma vez e aprenderam que a mágica está no sentimento que as une, no amor a irmandade!!

Ameiii e recomendo a todos!

Mari 12/12/2012

Um ótimo livro destacado por uma amizade perfeita!!!
É possível sim, manter a chama de uma amizade verdadeira independente das adversidades do mundo e das pessoas.
Sério!! Vou sentir falta da Tibby, Bee, Lena e Carmem.
Ain!! Bem que a Ann podia dá continuidade e essa história...

Adriana 17/07/2012

Enfim chegamos ao quarto e último volume da série A Irmandade das Calças Viajantes. Vocês conheceram a trajetória das quatro amigas: Carmem, Lena, Tibby e Bridget ao longo de minhas resenhas de A Irmandade das Calças Viajantes, O Segundo Verão da Irmandade e Meninas de Calças. Por isso, hoje estou aqui para falar um pouquinho sobre o desfecho que a autora Ann Brashares deu a estas doces amigas-irmãs.

Após um verão de despedidas, cada uma das meninas seguiu rumos diferentes. Por isso, não é surpresa que agora, com a chegada do verão, elas não tenham conseguido se encontrar e não tenham perspectivas de se reunirem tão cedo.

A principal causadora disto é Carmem, a integrante da irmandade que mais mudou durante o ano. Em sua faculdade, aquela garota inteligente, alegre e divertida perdeu o brilho, não tem amigos e se exclui de todos. Até que uma garota popular um dia lhe dá atenção e então Carmem se devota a ela de corpo e alma. A devoção é tanta que ela aceita participar de um curso de verão em teatro, matéria que nunca lhe interessou.

Carmem se afastou da amigas e acredita que as Calças ainda as mantenham unidas, mesmo que não se vejam. Porém, sua depressão está em nível tão profundo que ela nem veste as Calças quando as recebe, acreditando que não deve ficar bonita nelas.

Já Lena continua no mesmo drama de sempre, como eu comentei com vocês, apesar da indireta que a autora deu no final do segundo livro, parece que ela se esqueceu disso e seguiu na mesma linha Lena-Kostos. Só que agora a menina está muito mais madura e decidida do que quer. Depois de enfrentar o pai para conseguir estudar sua amada pintura na faculdade de artes, ela mergulha neste mundo para tentar esquecer um amor do passado. E o colega extremamente talentoso e lindo que aparece em sua turma pode ser aquele gatilho que ela esperava para conseguir tirar Kostos de vez da cabeça.

Tibby é uma das mais dramáticas do livro. Eu realmente achei que ela tinha aprendido a lição no livro anterior, mas adolescentes são assim mesmo, sempre tropeçando em uma pedra e não aprendendo a evitá-la na próxima passagem. Tibby se mostrou bastante ingênua e criança neste volume, mas apesar dos pesares, continuo gostando da personagem.

Por fim Bridget, outra que consegui ter tudo que queria e colocar por um fio!!! Este é mais um exemplo de pessoa que não aprende na primeira vez a não cometer erros. O cenário dela foi o que eu mais gostei, visto que ela viaja para fazer escavações para a faculdade de arqueologia. Achei bem interessante a forma como a autora colocou isto no livro.

Eu amei o final da série porque foi inovador e ao mesmo tempo já esperado (?). As Calças provaram que sempre estiveram ao lado das meninas para apoiá-las e uni-las, mesmo que não desse do jeito que elas pensavam. Porém, achei este volume bem fora de sintonia com os outros e infelizmente não pude dizer que é um dos meus favoritos como volume único.

A série, como um todo, é o que mais me agrada. E é por isso que não posso deixar de elogiar e indicar aos quatro ventos! Leiam!!!

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=4288

Taby Igrejas 10/07/2013

Simples Leitora - http://simplesleitora.blogspot.com.br/
O último livro, o quarto e último verão da Irmandade das Calças Viajantes. As meninas cresceram e estão na faculdade, distantes umas das outras elas só tem as calças para salvá-las. O livro começa já mostrando a dificuldade... O "ritual" na Academia da Gilda onde elas acendiam as velas, comiam minhocas de goma e salgadinhos já estava diferente: Carmen não estava presente. Cada uma com sua vida, com uma faculdade a cursar, precisavam pegar aviões, ônibus etc. E o único dia que conseguiram marcar para o ritual da Irmandade não tinha a presença de Carmen. Desanimadas, elas mantém o mesmo rodízio de quem vai vai enviar e receber as calças e vão embora. A vida adulta não é fácil, a separação terrível. Se antes separavam-se apenas durante os verões... Agora viveriam separadas.

(...) (Leia a resenha completa no blog: Simples Leitora)

O livro é maravilhoso, e mais uma vez as garotas passam por desafios e tem que ser manter unidas para enfrentá-los. Ler a série A Irmandade das Calças Viajantes é se ver diante daqueles problemas e aprender junto com elas, não tem como não se apaixonar pela história! Pontos negativos? Eu diria que seria a questão da Lena, pois sempre foi a mais complicada e depois de tudo parece que seu problema não foi resolvido, concluído direito.

site: http://simplesleitora.blogspot.com.br/2013/06/resenha-para-sempre-de-azul-o-quarto.html

Cady 09/10/2018

Terminou!
É uma série boa. Não espere grandes coisas! A parte de Bee sempre foi a mais desinteressante de todas. Carmen melhorou muito nesse último livro e a parte dela junto com a Lena foi a melhor do livro! Tibby ficou chata a partir do segundo livro, era a mais interessante, aqui ela usa o pobre coitado do Brian como quer. Gostei do final, apesar de que queria um final mais fechadinho para Lena. Mas, tudo bem. Nem sempre na vida temos uma conclusão para algo. É uma boa série para passar um tempo.

Sariitinha 26/06/2023

Oxe e já é o último livro?
Que isso Bee que sacanagem
Carmen tava ainda mais ou menos
Tibby segue sendo o ápice das emoções
E lena superaaaaaa
Gostei muito não