O físico

O físico Noah Gordon

Resenhas - O Físico

Mih 17/12/2021

Os caminhos são árduos para quem não desiste!
Eu tive com contato com essa história há muitos anos atrás, quando assisti ao filme pela primeira vez. Fiquei encantada com história e descobri que era baseado em um livro... O filme é muito bom! Por ser baseado na obra, muita coisa é diferente. O livro é maravilhoso, detalhado e de leitura fluída. Indico para todos que gostam de livros que tratam de ir em buscam de um sonho custe o que custar. De longe, um dos melhores livros que li esse ano e na vida.

RanataC. 15/12/2021

Uma jornada epopéica
Acompanhar Rob J. em sua trajetória para tornar-se médico em meio a tantos obstáculos (muitos mesmo) foi uma verdadeira honra para mim. A paixão pela ciência, pela cura, pela vida, sua eterna luta conta o "Cavaleiro Negro" é apaixonante.

Mais do que isso, a obra fisga nossa atenção pelas incríveis descrições de diversos cenários, culturas, personagens tão ricos e tão bem moldados que sentimos que os conhecemos a vida toda. No mais, gostei muito de como foi retratado o "embate" entre ciência x religião na era medieval. O embasamento histórico utilizado para a contrução da ficção é sensacional.

Vou sentir saudade de Rob J. Cole.

"Dizem que certas pessoas nascem com o dom de curar. São escolhidos."

Vanessa.Brizola 06/12/2021

Apenas uma palavra
ESPETACULAR! Estará pra sempre na minha lista de melhores romances épicos junto com Xogum, Pilares da Terra, David Copperfield, e entre outros.

vanessaxclementino 22/11/2021

UMA VIAGEM INCRÍVEL ?
desde a infância, juventude, as primeiras viagens até a aventura de se tornar um médico naquela época e ter uma família. "O Físico" é uma aventura emocionante contando não só a história de uma vida como um trajeto incrível de muitos aprendizados.

"Mas você não deve temer que o estudo se torne parte de você, até ser tão natural quanto respirar. Deve ampliar a mente para absorver tudo o que temos para ensinar."

"A ciência e a medicina ensinam sobre o corpo, ao passo que a filosofia ensina sobre a mente e a alma, e um médico precisa disso, como precisa de ar e alimento."
(pag. 315)

Maria 03/11/2021

Como uma leitora ávida de ficção, "O Físico" me tirou totalmente da zona de conforto, foi uma experiência bem diferente, mas que valeu cada capítulo! O livro é beeem grande (quase 600 páginas) mas a escrita é bem fluida, oq torna a história muito gostosa de ler. Os personagens, principalmente o protagonista, são muito bem construídos, me apeguei e torci muito por eles. O autor entregou tudo nas narrativas, a história da medicina foi oq mais me surpreendeu pois foi contada de uma forma fascinante! Totalmente diferente de tudo que eu já li, uma trama que combina o ambiente surreal da Pércia, embates religiosos e romance. Acompanhar o protagonista desde sua infância torna tudo muito mais real e íntimo... Muito bom, recomendo para todos que estão dispostos a ler, vcs não irão se arrepender!

Carla Sarmento 22/10/2021

Gratificante
Eu demorei muito para terminar essa leitura. Algumas vezes pensei em desistir porque têm algumas descrições com detalhes cansativos. Mas no final a gente descobre o que é o grande desejo de ser médico. Que grande valor tem um médico que trabalha por vocação, por amor e desejo de curar o outro. Esse livro nos faz viver algumas culturas diferentes e mergulhar no mundo da idade média. Quanta coisa mudou de lá pra cá. E o quanto devemos ser gratos a tantas pessoas que não tiveram medo de ousar e fazer grandes descobertas. Terminei com uma sensação de dever cumprido: o meu (por ter chegado ao final) e o do Rob! Valeu a pena!

Carlos.Henrique 14/10/2021

Emocionante!!!
Quase 600 páginas que nos colocam em uma máquina do tempo somando toda a Riqueza cultural do oriente e a história do velho mundo. Mostra que o caminho, a jornada é muito mais relevante e interessante do que o ponto de chegada.

Mayara780 12/10/2021

Desejo, vontade e persistência
O físico conta historia de Rob j. uma criança que perdeu os pais muito novo, foi separado dos irmãos e foi criado por um homem que o ensinou tudo sobre a vida. Cresceu como aprendiz de barbeiro-cirurgião e estava satisfeito com sua vida até descobrir que poderia aprender muito mais entrando em uma escola de medicina. Qnd a pessoa nasce com um dom e persiste em aprimora-lo nada entra no seu caminho para para-lo.
O personagem me ensinou muito sobre persistência.

RafaelM 29/09/2021

Um livro "maduro".
Poucos livros tem uma leitura tão "adulta" como essa maravilhosa obra de Noah Gordon.
Primeiro livro da Tag Curadoria, indicada por Mário Sergio Cortella, estava há tempos em minha infindável lista de leituras e por gratidão ao destino resolvi encarar as quase 600 páginas e desejaria que tivessem mais 600.
A história narra a epopeia de Robert Jeremy Cole, um aspirante a medico (físico), que para exercer o chamado ao seu dom, atravessa o mundo, adotando outras identidades e credos religiosos para estudar na Pérsia, centro de avançados ensinos de medicina na época.
Repleto de perseguições religiosas, burocráticas, conflitos de idiomas, ele mostra o quão fundo alguém pode ir e aguentar ir em nome de uma vocação, um amor.

Não lembro-me de ler um livro tão completo, por isso o título de leitura adulta (sofrida, vencida e perdida).

Em resumo, PERFEITO!

Gio 22/09/2021

História Incrível
Com uma narrativa envolvente, personagens apaixonantes e tema interessante, "O Físico" faz jus aos comentários que ouvi sobre.

Gosto da objetividade do autor, logo nas primeiras páginas já compreendemos o que promete na sinopse e é muito gratificante acompanhar toda a trajetória do protagonista, ele ganha o leitor com um carisma e honestidade que é surreal.

Toda a ambientação é maravilhosa, a riqueza de detalhes fez eu me sentir na história, amei demais.

Sarinha Caldas 20/09/2021

MUITO BOM
Muito conhecimento. A vontade do Cole de seguir o seu sonho e até mesmo arriscar a sua própria vida é admirável. A história de um menino de família simples que mais tarde se torna um barbeiro-cirurgião e que se apaixona pela medicina é envolvente, mesmo o livro sendo, às vezes, devagar.
É um livro muito bom que envolve de tudo um pouco: romance, política e religião, por exemplo.

Carol.Hamano 16/09/2021

Um pouco massante no início, mas depois da metade é impossível largar. Belas reflexões sobre a medicina também, para quem se interessa.

natália rocha 14/09/2021

‘’O físico’’ é o primeiro livro de uma trilogia do escritor e jornalista estadunidense Noah Gordon. Neste volume, conhecemos Rob Cole, um inglês, que após perder os pais e ser separado dos irmãos, torna-se aprendiz de um barbeiro-cirurgião.

Quanto mais observava e aprendia com seu mestre, mais ávido Rob ficava por conhecer as moléstias que se apoderam do corpo humano. Um dia, ouviu falar sobre uma escola médica na Pérsia, onde um dos maiores médicos de todos os tempos lecionava, e decide atravessar o mundo para chegar até lá e aprender o melhor da Medicina da época, mesmo com todos os obstáculos e empecilhos que apareceriam na sua jornada. E é essa jornada que vamos acompanhar ao longo das 590 páginas do livro.

Um trecho que achei muito interessante é quando um médico questiona Rob sobre a sua vontade de ser médico, sendo que teria que trabalhar muito e receberia pouco, quando com a vida de barbeiro-cirurgião tinha uma boa qualidade de vida. Rob responde que é pago mas não sabe ajudar as pessoas, que é um ignorante, e que se tivesse mais conhecimento sobre Medicina poderia salvar muitas vidas.

O processo de tornar-se médico - ou hakim - não foi algo fácil. Os médicos da época precisavam estudar vários assuntos fora da área médica, como direito, filosofia e religião. A religião muçulmana, assim como a judaica, não permitia a dissecação de cadáver. Assim, Rob e todos os médicos da época e da região estudavam anatomia comparada por meio de animais como porcos. Isso foi algo que Rob sempre contestou, tanto para si mesmo quanto para os outros. Ansiava por estudar o ser humano por dentro, descobrir a origem do mal que extinguia a vida e causava sofrimento.

Notei que para o final do livro, há um maior enfoque na política e nas guerras que estavam ocorrendo na região da Pérsia - particularmente, foi a parte que menos gostei do livro.

Achei o livro muito fidedigno à realidade que estudamos nos livros de história. O autor cria uma ambientação muito fácil de ser visualizada, amarrando descrições com fatos históricos, o que deixou a leitura muito interessante. Também julguei a escrita muito fluida, as páginas passam sem peso, mas com avidez para saber qual a próxima cena na vida de Rob.

Gostei muito do livro, mais do que achei que gostaria. Com certeza é uma inspiração, além de um sentimento de gratidão por todos os médicos que vieram antes de nós e pavimentaram o caminho para que possamos aprender e curar cada vez mais.

JessySkrock 08/09/2021

O FISICO – NOAH GORDON
" - Para ser um bom médico, precisa ser capaz de responder a uma adivinhação sem resposta.
- Qual é a pergunta?
- Talvez um dia você descubra. Faz parte da adivinhação."

Tudo isso é sobre um livro rico em história, cultura, lugares, aventura e medicina da época. A parte medicinal é algo fascinante, com vários conceitos que caíram por terra e outros que perduram até os dias de hoje, além de mostrar o começo das escolas de medicina! Esta é uma verdadeira odisseia em que pulsa realismo e vivacidade, as descrições do livro me fizeram sair de casa e viajar junto com o protagonista Rob, pois as descrições do livro são minuciosas, mas não são cansativas, por mais que eu tenha levado um tempo para conseguir terminar esta obra. Por vezes me questionava o que era ficção e realidade de tão bem construída e costurada que foi a obra.
É incrível ver toda a jornada de Rob, crescendo e amadurecendo após suas perdas e acompanhar sua busca incessante pelo conhecimento e sua determinação e empenho em descobrir aquilo que ainda não se sabe sobre as ciências médicas. Um mundo diferente, mas extremamente fascinante, algo que deixará você atordoado de boas histórias e de um caminho tão lindo para o conhecimento. Ele também deixa um grande questionamento sobre sua jornada.

>>"O conhecimento é como uma parede construída pela contribuição de várias mentes como um tijolo. Este servirá de suporte para o próximo tijolo e assim por diante. "

Nos preocupamos só com o topo da parede e nos esquecemos do restante, porém pequenas contribuições são importantes para que se forme seu alicerce. Portanto cada pequeno tijolo partiu da determinação de um alguém que o fabricou e colocou lá. Essa reflexão vai muito além da medicina, se mostra presente em diversas áreas do conhecimento. Até hoje, estudamos e usamos os pré-socráticos, como o Aristóteles em alguns argumentos, temos princípios descritos por Galileu, Newton e Einstein quando pensamos no funcionamento do mundo e do universo. Às vezes nos esquecemos que só sabemos que nada sabemos e deixamos de agradecer tais verdades do passado, que nos possibilitaram saber o pouco conhecimento que temos hoje.

Lembre-se sempre desta parede, ela ainda não está totalmente erguida. Coloque a mão na massa e contribua com o seu tijolo!

>> “Pela primeira vez pôs a mão no interior de um corpo humano e tocou no coração. ”
Malu.Vilalta 08/09/2021minha estante
esse livro é sensacional

JessySkrock 08/09/2021minha estante
é mesmo! simplesmente adorei tudo nele!