Xamã

Resenhas - Xamã

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tina 24/03/2024

Uma epopeia americana-indígena
Depois da epopeia medieval iniciada no oriente em "O Físico", chegamos aos Estados Unidos da América nos anos 1800 em "Xamã". Robert Judson Cole, herdeiro do dom de percepção da eminência da morte, foge da Escócia após problemas políticos e finca raízes em Illinois, na região que um dia foi terra dos índios Sauks. De sua amizade com a tribo da região surge uma parceria com Makwa-ikwa, a Xamã da tribo, que passa a viver nas terras de Robert e ajudá-lo no tratamento dos doentes dos arredores.

A difusão de conhecimento médico decorrente dessa parceria permeia todo o livro, sendo uma temática fora do comum e repleta de ensinamentos. Nesse livro, Noah Gordon aborda, além da questão da dizimação dos índios, a escravatura, a Guerra Civil Americana, a cultura judaica, a intolerância religiosa e racial, e a surdez. Sim! Me surpreendi ao encontrar um personagem surdo em minha jornada como leitora. É ele que dá título ao livro.

O primogênito de Robert Judson Cole, Robert Jefferson Cole, fica surdo após contrair sarampo. Mesmo assim, ele não desiste de seu sonho de se tornar médico, como seu pai. Apelidado pelos índios de Xamã, ele cresce acompanhando o trabalho do pai e se apaixona pela Medicina. Um dos pedaços mais bonitos do livro é justamente a infância do menino e
as soluções encontradas para que ele pudesse ler, escrever, falar, e principalmente, sentir os sons. Vencendo preconceitos e limitações, acompanhamos a história desses dois homens dedicados à prática da Medicina ocidental aliada aos conhecimentos indígenas.

Foi uma leitura muito especial, pois tenho um carinho enorme por "O Físico" e estava super ansiosa para ler sua continuação. "Xamã" não parte de onde "O Físico" parou; o que temos aqui é a continuação da linhagem dos Cole em uma história cheia de personagens e assuntos relevantes, que em certos momentos se torna confusa e um tanto monótona. Mas a leitura flui e é bonito de ver o desenrolar da vida dos dois Roberts.

Neto.Antonelli 12/09/2023

A Guerra Norte Sul, os Índios dos EUA e a Medicina
Esse é o segundo livro da trilogia, que comecei do terceiro, fui para o primeiro e encerrei no segundo.

Existe algo de místico na família de Rob J, o dom de sentir o fim da vida, mas a história se pauta dentro de fatos históricos, abordando crenças, valores.

Nesta história, Rob J foge para os EUA após um ato frustrado de rebelião no velho continente e terá que fazer vida no novo país.

Começa em Boston, conhece realidades duras, mas acaba indo para o Oeste. Adquire áreas, apaixona-se, vive dramas locais até que explode a Guerra Civil americana (Norte X Sul).

Questões indígenas são tratadas, novidades da medicina, religiões.

Um livro que não consegui parar de ler.

As três obras são excelentes, em especial os dois primeiros.

Chiabaibr 14/06/2023

Adoro a escrita do Noah Gordon
Eu particularmente adoro livros de ficção história, e o Noah Gordan realmente faz com que nos sintamos dentro da rotina dos personagens. Eu venho lendo o livro Xama todos os dias, um pouquinho a cada dia, e parece que me sinto ali, presente em todos os eventos que acontecem ao decorrer da trama. Apesar de ter gostado mais do primeiro livro, O Físico, que se situa em um período histórico que gosto mais (Idade Média), Xama não decepciona.

Jenner Azevedo 23/05/2023

Ao longo do livro, somos conduzidos por uma trama rica em detalhes e personagens cativantes. A narrativa de Gordon é habilmente construída, mesclando a história de Cole com a cultura indígena e os desafios enfrentados pelos nativos americanos em uma época de mudanças e conflitos. Acompanha Robert J Cole e seu filho na época da guerra civil americana.

É um livro que cativa e emociona, proporcionando uma leitura enriquecedora e inspiradora. É uma obra recomendada não apenas para fãs de Noah Gordon, mas também para aqueles que apreciam histórias sobre como era exercida a medicina no passado

Ayumi.kimura 19/04/2023

Um livro cheio de personagens diferenciados pela sua cultura, política, religião. Uma escrita bem rica e cheio de sensibilidade em meio de uma guerra. Uma história de superação, vontades e muita aventuras.

PatrAcia.Vesperman 12/04/2023

Continuação da saga do Físico o livro mostra como um menino surdo venceu todos os preconceitos e se tornou um médico conceituado . O pano de fundo da Guerra Civil Americana também torna o livro mais interessante. Assim como O Físico, Xamã é fascinante. A continuação da saga dos Cole é uma leitura agradável e, mais, envolvente.

Marcela.Correia 02/04/2023

Fascinante
Como todos os livros de noah gordon, ele consegue transforma a história de um médico de interior. O pano de fundo histórico são as guerras civis do Estados Unidos com perseguições a índios e negros. Um filho que ficou surdo após sarampo e a morte de uma Índia e busca pelos culpados! Incrível narrativa com muita emoção.

Manu 14/01/2023

Amei Xamã tanto quanto amei O Físico. Gostei muito de acompanhar esse contraste de épocas com relação à prática da medicina.

Gabriel Ferraz 17/09/2022

Excelente
Noah Gordon é um autor especial. Traduz cenários e sensações com grande sensibilidade. Tem uma escrita cativante, que prende a atenção. Em "Xamã", ele conta a trajetória de altos e baixos de um médico e seu filho surdo na prática da medicina em plena Guerra Civil Americana. O livro é a segunda obra de uma trilogia que se inicia com "O Físico", best-seller mundial.

Nesse romance histórico, o autor mescla história e ficção de modo fascinante. Somos inseridos com maestria nesse universo americano de guerra entre brancos e indígenas, unionistas versus confederados, e de diversos outros conflitos, ao mesmo tempo em que acompanhamos uma faceta histórica do desenvolvimento da medicina no século XIX.

Os dramas, alegrias, comportamentos e cotidiano dos personagens desse universo narrativo são transmitidos a nós de modo bastante envolvente e singelo. Gosto muito de como o autor captura com sensibilidade aspectos da vida cotidiana que, por vezes, perpassam a nossa vida sem darmos a menor atenção.

Um excelente livro.

Ruth 24/08/2022

O segundo livro da Trilogia. Não é exatamente uma continuação de "O Físico". É a história de um descendente do protagonista do livro I, mas que vive em outro tempo histórico e outra região também: EUA, início do século XIX. O que traz em comum com o primeiro é o "dom" para a medicina. É um interessante relato histórico, que mostra muito sobre a imigração colonizadora dos Estados Unidos e os conflitos com os índios e também os preconceitos religiosos e rivalidades entre várias culturas diferentes que contribuem para a formação dessa nação, como os judeus, também mostra a guerra de Sesseção. Mas chega a ser cansativo em algumas partes, dado ao aprofundamento da questão histórica, fugindo um pouco ao enredo do protagonista. Embora tenha gostado do livro, ficou abaixo de minhas expectativas e não li o terceiro livro, não fiquei muito entusiasmada para tanto.

Caique.Nascimento 01/07/2022

Quando aprenderam a amputar sem dor
Eis ai uma leitura que recompensa com um status interior de evolução. Há tempos vejo o titulo nas estantes e me pergunto o que as páginas desta história revelam. E então é ofertada uma nova forma (pra mim) de contar histórias usando eventos factíveis da nossa jornada humana. Só este ano tive a mesma experiência em Último Reino e Golem e o Gênio.

É incrível saborear o livro dia a dia e ter a sensação de ler um jornal. O que acontece em Holden Crossing hoje? Estou maravilhado com a capacidade do autor de contar tantas histórias na quantidade de páginas que o livro oferece. Sério. O livro parece um roteiro para uma série de 8 temporadas de tão rico em enredo e acontecimentos relevantes e interessantes.
O autor não economiza enredo. Então as vezes me perguntava qual o objetivo final do livro? Mas não importava, porquê assim como amamos ver o desenvolvimento dos personagens em series como Friends, Pioneiros, etc é legal ver o rumo da vida de Cole e família.

O livro se recusa a terminar. Eu olhava a quantidade de páginas que faltava, e não parecia muito, mas o autor ainda tinha bastante a me dar. E sou grato.
Confesso que demorei para entrar na história. Digamos que demorei pra me importar com o protagonista número um, o Dr. Cole. Estabeleci uma meta. Se o livro não funcionasse até a página 100 ia abandonar. E então cai na história, me importei e me apaixonei.

O livro trata de assuntos contemporâneos, então parece que o ser humano pouco evoluiu socialmente e politicamente de 1850 pra cá.
Enfim. Quero ler mais Noah Gordon, que me ensinou mais sobre Guerra Civil Americana, tratamento dos índios e medicina no século 19.

Gianna.Solera 14/05/2022

Não sei se eh o tempo que passou mas me lembro de haver achado um dos melhores livros de todos os tempos

Myy 18/04/2022

Um livro muito bom
A história trouxe algumas descobertas e evoluções médicas da época. É uma história que retrata muitos temas inclusive sobre a guerra da época. Uma releitura muito boa.

Juliana 20/02/2022

É uma continuação que não é bem uma continuação.....

História é bem interessante, tem a mesma estrutura do físico, mas se passa nos Estados Unidos.

A medicina ainda é o tema central do livro, mas tem um fundo histórico bem interessante sobre a guerra e sobre os nativos americanos.

Heloise 22/01/2022

Uma aula de história americana
Xamã é uma verdadeira aula sobre a guerra civil americana e os conflitos étnicos, religiosos e políticos do século XIX nos EUA.
Assim como no 1º livro da trilogia sobre a família Cole, no MARAVILHOSO ?O Físico? a história está ligada aos desafios do(s) protagonista(s) em se estabelecer como medico(s) que em Xamã, temos dois: pai e filho Robert J. Cole.
A narrativa descreve várias condições de saúde, e seus tratamentos com as limitações impostas na época.
Juliana 22/01/2022minha estante
Recomenda Helo?

Heloise 22/01/2022minha estante
Ju, gostei? acho que vale a pena mas com um hiato grande do 1º livro. Mesmo estilo narrativo de ?O Físico. Como eu gosto mais de história medieval meu coração continua preferindo o 1º livro, mas as descrições e detalhes históricos, conflitos éticos e políticos da guerra civil americana foram muito bem trabalhados pelo autor.

Juliana 24/01/2022minha estante
Legal! Bom saber... quando terminei "O Fisico" recebi várias recomendações para ler esse, mas gostei tanto do primeiro que não quis correr o risco... mas agora vou colocar na lista pra ler! rs... bj

1 | 2 | 3 | 4 | 5