Marnie

Marnie Winston Graham

Resenhas - Marnie

Thais 14/03/2023

A dor enraizada
Nossa eu amei esse livro, claro que tem que se ignorar algumas situações que hoje em dia não caberiam em um livro. Claro que tem um ponto de vista machista no meio, muitas coisas.
Mas a história dessa mulher, a forma que foi contado e principalmente a forma que descobrimos tudo aos poucos é de se aplaudir de pé.
O livro tem seu ritmo próprio, mas nunca é desinteressante, Marnie esconde tudo de todos, esconde dela, esconde da gente.. então a cada revelação, cada lembrança, cada choro ao lembrar de algo surpreende a nós, a ela e aos outros personagens, somos todos pegos de surpresa.

"Há apenas uma solidão na vida e esta é a solidão de todo mundo" - Marnie.

Luana 11/02/2023

Interessante
Uma leitura um tanto quanto interessante, nos faz entender um pouco como é a visão de uma mulher astuta em questão de roubo, mas totalmente inocente em questão do que houve com ela na infância. O livro até sua metade conta um pouco de como Marnie age quando quer atingir seus fins, a outra metade contém um plot twist que deixa a leitura intrigante, o final deixou a desejar, pois deixa a cargo do leitor imaginar qual será o seu fim.

PAVED 27/11/2022

Para ser sincera, comprei só por causa da capa.
Tentei ler, no começo estava "legalzinha" e abandonei na metade. Cansei.

Marina 06/11/2022

Faz tempo que li. Lendo outras resenhas fiquei com a impressão de que eu deveria ler novamente. Mas a marca que ficou em mim depois de mais de 12 anos, foi que a Marnie é retratada dentro dos limites que um homem consegue retratar uma mulher e seus traumas: de maneira machista e estereotipada. Se já partirmos desse pressuposto, pode-se dizer que é um livro interessante.

nicolesantosfern 13/07/2022

Sem dúvidas, um dos melhores livros que já li. A vida de Marnie se mostrou um tanto quanto surpreentendente, colocando em pauta tanto o assunto da cleptomania, quanto o problema da protagonista com homens, mostrando um outro lado dos problemas psiquiátricos e a relação desses com os episódios traumáticos ocorridos com Marnie.

Letícia 27/05/2021

Porque não falam mais sobre esse livro??
[mais no meu instagram literário @geekcatowner]
"você é uma estranha criatura, a mais estranha que encontrei até hoje"

Eu nunca havia ouvido falar de "Marnie", e Comecei a ler o livro sem pretensão nenhuma. no começo, fiquei um pouco atordoada.
Mas o livro me conquistou.
Eu achei surpreendente como Winston, apesar de ser um homem, retratou Marnie como uma mulher comum, não uma mulher idealizada.
Marnie é o tipo de mulher que eu consegui me identificar, algo que raramente acontece quando elas são protagonistas.
Este é o tipo de livro que se termina em um dia. [mini spoiler] O final é aberto, o que me deixa um pouco frustrada, mas nada que prejudique a história :)

Tha 07/11/2020

Cansada
Talvez eu esteja exigindo demais ao esperar que um homem não tivesse escrito uma história em que o personagem masculino que comete um crime hediondo é tratado com tanta deferência.

Alguém poderia argumentar que essa visão sobre esse personagem se dá por meio de uma síndrome de estocolmo. Contudo, o modo como o autor escolhe narrar os fatos, a escolha de final para a história, até mesmo o fato de o livro ser narrado em primeira pessoa, me dão poucas dúvidas de que ele próprio acreditava ser o crime cometido justificável.

O modo como a trama se desenvolve faz parecer que o autor realmente acredita que Marnie mereceu. Que ela foi culpada de as coisas acontecerem como aconteceram, pois, afinal de contas, em todos os outros aspectos, o tal personagem masculino é praticamente perfeito. Enquanto Marnie... Bem, Marnie é uma ladra.

Ainda que perto do final exista uma revelação e uma conversa que tentem dirimir ou amenizar a culpa de Marnie pelos seus atos, trazendo algo como uma justificativa para seu comportamento, continua evidente que o autor quer e deseja que ela seja penalizada por eles. É como se quisesse que ela sirva de exemplo para todas as mulheres: que fiquem na linha.

Pois a verdade é que eu estou cansada. Cansada de ver essas situações se repetindo nas histórias, e nesse caso nem mesmo como denúncia de um problema social, mas como uma lição de moral. Seja uma mulher boa e comportada e coisas ruins não acontecerão com você. Homens? Não precisamos dar lição de moral neles. O que é um crime hediondo diante de furtos e mentiras? É Eva levando Adão a pecar novamente, só que dessa vez, Eva, se você ouvir o Adão e se arrepender do fundo do seu coração, talvez as coisas mudem pra você e você seja perdoada!

Me poupe.

Nathan.Siervuli 15/09/2018

Envolvente
Herdei este livro de meu avô que comprou um livro do reader's digest onde a história Marnie veio incluída. Eu achei o livro bem envolvente, me permitiu imaginar o cenário e criar um filme em minha cabeça e degustar essa história incrível. Com o passar das páginas você acompanha a história de Marnie com sua personalidade marcante e toda sua rota marcada por "mini tragédias" que contribuem para a parte final da história e sua personalidade é colocada em cheque.

Eu recomendo muito esse livro para as pessoas que gostam de história peculiares e de suspense. A temática policial está presente mas acredito que não foi uma das coisas mais marcantes da história, mesmo compensa para fãs do gênero conferir.

Ellen 03/08/2018

Diferente, com um ritmo próprio, surpreendente! Muito bom!

neia 16/03/2018

"HÁ APENAS UMA SOLIDÃO NA VIDA, E ESTA É A SOLIDÃO DE TODO O MUNDO"
Imagina essa historia tão diferente quando peguei esse livro para ler, não achava que essa ladra estivesse tão perdida em seus dramas, uma leitura boa, sem muitas aventuras mirabolantes, nem paixões arrebatadoras!!!

Alcione13 24/06/2017

Excelente
Adoro livros em que a gente torce pelo vilão!!Não é spoiler kk.Mas Marnie tem tudo pra ser detestada,mas eu ao contrário,a amei e torci por ela.Bem construído,interessante,diferente.Recomendado.

vanessa 20/11/2016

adorei esse livro. intenso e profundo,faz você se sentir na pele da personagem. otimo livro e pouco valorizado.