Marnie

Marnie Winston Graham

Resenhas - Marnie

Jeison 23/04/2013

Marnie
"Cubra os espelhos, meu bem. Se enxergar o reflexo de um raio num espelho, verá o Diabo espiando você. É a pura verdade. É o jeito de Deus nos mostrar o inferno."
Encontrei esse livro num canto da biblioteca, empoeirado, cara de poucos amigos, pareceu-me apenas mais um em um milhão, mas então eu vi "adpatado para o cinema por Alfred Hitchcock", alguma coisa de bom deve ter afinal, eu pensei, mas sem grandes expectativas.
O livro não tem alguma coisa de bom, o livro é inteiro bom, estupidamente bom! Marnie é uma personagem deliciosamente ambígua e cativante: é uma golpista em trânsito, pratica um grande golpe na empresa que trabalha depois some, desaparece, muda de visual, de nome, identidade e parte pro seu próximo "trabalho", não sem antes tomar um demorado banho de banheira!
Marnie porém é um ser humano traumatizado que sente asco dos homens e um amor tão profundo e verdadeiro pelo seu cavalo que acaba nos comovendo e garantindo uma variedade de facetas à personagem.
As justificativas para essa personalidade inconstante, tresloucada, chegando a beirar a loucura mesmo vem do passado da personagem e de sua familia, que inclusive lhe é desconhecido pois sua mente reprimiu várias lembranças que a traumatizaram na infância. A descoberta desse passado foi o grande boom! do livro, sem qualquer pieguice, um passado à la nelson rodrigues!
Um livro desconhecido, nada comercial, que mostra que livro não se julga pela capa.
Vanessa 30/07/2017minha estante
Eu já li esse livro umas cinco vezes do tanto que gostei, a primejra vez em 2010, meu sonho de consumo é que ele tivesse continuação, sinceramente. Mas amo amo amo esse livro, meu preferido no mundo todo! ?

Maria.Eduarda 13/04/2024minha estante
Concordoooo!!!! Queria tanto uma continuação affff

nicolesantosfern 13/07/2022

Sem dúvidas, um dos melhores livros que já li. A vida de Marnie se mostrou um tanto quanto surpreentendente, colocando em pauta tanto o assunto da cleptomania, quanto o problema da protagonista com homens, mostrando um outro lado dos problemas psiquiátricos e a relação desses com os episódios traumáticos ocorridos com Marnie.

Tha 07/11/2020

Cansada
Talvez eu esteja exigindo demais ao esperar que um homem não tivesse escrito uma história em que o personagem masculino que comete um crime hediondo é tratado com tanta deferência.

Alguém poderia argumentar que essa visão sobre esse personagem se dá por meio de uma síndrome de estocolmo. Contudo, o modo como o autor escolhe narrar os fatos, a escolha de final para a história, até mesmo o fato de o livro ser narrado em primeira pessoa, me dão poucas dúvidas de que ele próprio acreditava ser o crime cometido justificável.

O modo como a trama se desenvolve faz parecer que o autor realmente acredita que Marnie mereceu. Que ela foi culpada de as coisas acontecerem como aconteceram, pois, afinal de contas, em todos os outros aspectos, o tal personagem masculino é praticamente perfeito. Enquanto Marnie... Bem, Marnie é uma ladra.

Ainda que perto do final exista uma revelação e uma conversa que tentem dirimir ou amenizar a culpa de Marnie pelos seus atos, trazendo algo como uma justificativa para seu comportamento, continua evidente que o autor quer e deseja que ela seja penalizada por eles. É como se quisesse que ela sirva de exemplo para todas as mulheres: que fiquem na linha.

Pois a verdade é que eu estou cansada. Cansada de ver essas situações se repetindo nas histórias, e nesse caso nem mesmo como denúncia de um problema social, mas como uma lição de moral. Seja uma mulher boa e comportada e coisas ruins não acontecerão com você. Homens? Não precisamos dar lição de moral neles. O que é um crime hediondo diante de furtos e mentiras? É Eva levando Adão a pecar novamente, só que dessa vez, Eva, se você ouvir o Adão e se arrepender do fundo do seu coração, talvez as coisas mudem pra você e você seja perdoada!

Me poupe.

Thais 14/03/2023

A dor enraizada
Nossa eu amei esse livro, claro que tem que se ignorar algumas situações que hoje em dia não caberiam em um livro. Claro que tem um ponto de vista machista no meio, muitas coisas.
Mas a história dessa mulher, a forma que foi contado e principalmente a forma que descobrimos tudo aos poucos é de se aplaudir de pé.
O livro tem seu ritmo próprio, mas nunca é desinteressante, Marnie esconde tudo de todos, esconde dela, esconde da gente.. então a cada revelação, cada lembrança, cada choro ao lembrar de algo surpreende a nós, a ela e aos outros personagens, somos todos pegos de surpresa.

"Há apenas uma solidão na vida e esta é a solidão de todo mundo" - Marnie.

Goldenlion85 12/04/2009

Uma visão diferente da Família...
Gostei muito...
mostra uma mulher independente e com alguns traumas causados por sua mãe, bem psicológico...
Mark e Marnie são um casal bem incomum...
só os diálogos são um poucos simples,
O final é bem diferente e interessante.
vale a pena ser apreciado.

Tiago 21/02/2015

Comecei a ler este livro de forma despretensiosa. Em uma tarde em que o tédio era a palavra do dia. Ele não me pareceu promissor, pois os outros livros que li da coleção ao qual o mesmo foi lançado, só me deixaram sonolento. De maneira surpreendente, me vi absorvido totalmente pela história, de modo que em apenas um dia concluí a leitura. Me encantou a maneira como o livro lhe absorve, torcendo e vivenciado a vida de sua controversa protagonista, e esperando que a história do livro coincida com o que arquitetamos no íntimo. Um belo livro, que embora pareça um simples romance, por vezes nos faz refletir sobre temas incutidos na trama pela boca dos personagens, tudo escrito de uma maneira maravilhosamente simples pelo autor. Uma ótima opção de leitura.

PAVED 27/11/2022

Para ser sincera, comprei só por causa da capa.
Tentei ler, no começo estava "legalzinha" e abandonei na metade. Cansei.

sara 05/09/2013

Isso so acontece nos livros
Essa personagem é incrível, ela engana todo mundo, sempre consegue oque quer, o livro é absolutamente espetacular.

Vanessa 29/06/2014

Marnie não é nenhum destes best-sellers que vemos na atualidade, mas pode ser muito melhor. É sem dúvidas alguma meu livro favorito, estando no topo em primeiro lugar indiscutivelmente. Seu enredo conta a história de uma mulher fria, assexuada e que mesmo assim é capaz de encantar ao leitor.Cada parágrafo torna-se uma surpresa, a expectativa é sempre maior, não se consegue tirar os olhos do livro até chegar ao final dele e quando se chega ainda assim se quer mais. Marnie é capaz de despertar o lado bom e o lado mal, envolvente e sedutora, ela é inteligente. A história não traz começos e nem finais felizes, mas traz realidade e desperta curiosidade de quem começa a ler. Super recomendo.

neia 16/03/2018

"HÁ APENAS UMA SOLIDÃO NA VIDA, E ESTA É A SOLIDÃO DE TODO O MUNDO"
Imagina essa historia tão diferente quando peguei esse livro para ler, não achava que essa ladra estivesse tão perdida em seus dramas, uma leitura boa, sem muitas aventuras mirabolantes, nem paixões arrebatadoras!!!

Ellen 03/08/2018

Diferente, com um ritmo próprio, surpreendente! Muito bom!

Nathan.Siervuli 15/09/2018

Envolvente
Herdei este livro de meu avô que comprou um livro do reader's digest onde a história Marnie veio incluída. Eu achei o livro bem envolvente, me permitiu imaginar o cenário e criar um filme em minha cabeça e degustar essa história incrível. Com o passar das páginas você acompanha a história de Marnie com sua personalidade marcante e toda sua rota marcada por "mini tragédias" que contribuem para a parte final da história e sua personalidade é colocada em cheque.

Eu recomendo muito esse livro para as pessoas que gostam de história peculiares e de suspense. A temática policial está presente mas acredito que não foi uma das coisas mais marcantes da história, mesmo compensa para fãs do gênero conferir.