Paixão de Primavera Célia Xavier de Camargo

Resenhas - Paixão de Primavera

naniedias 18/02/2012

Paixão de Primavera, de Célia Xavier de Camargo
Ludmila vivia em uma pequena aldeia nos montes Urais, na Rússia, com seus pais. Era uma vida simples, mas tranquila. Porém, a garota não conseguia se sentir feliz.
Até que um dia um grupo de cossacos para na vila para passar a noite e a jovem se apaixona pelo líder do grupo - o valente Yuri.
Por ironia do destino, uma das carroças se quebra e os cossacos são impedidos de partir na manhã seguinte, passando um tempo a mais na aldeia. É o suficiente para que Ludmila e Yuri se encontrem e tenham certeza de que nunca mais serão felizes separados.
Quando o momento de partir enfim chega, Yuri rapta a jovem e leva-a consigo. Entretanto, os pais da garota e os moradores do povoado não poderiam deixar isso acontecer. Dimitri, um valente rapaz que nutria sonhos de se casar com a moça, parte em busca dela, pretendendo trazê-la de volta sã e salva.
O percurso percorrido, porém, não seria simples - muitos acontecimentos aguardam Ludmila.

O que eu achei do livro:
Vou começar essa resenha de maneira um tanto diferente, mas, a meu ver, necessária para que eu possa explicar o que esse livro foi para mim.
Eu sou parceira da Petit e da Butterfly, um selo da primeira, desde o ano passado. Dois livros deles já foram resenhados aqui no blog, ambos escolhidos por mim. No final do ano a editora mandou três livros, entre os quais Paixão de Primavera. Não vou negar que a capa seja belíssima, porque incontestavelmente ela o é. Mas uma capa não faz um livro, não é mesmo?
O meu grande receio quanto a esse livro era o meu ceticismo aliado a um preconceito do qual tenho muita vergonha, mas cuja existência não posso negar. Do que estou falando? Da questão de ser este um livro psicografado e, além disso, ditado pelo espírito de Leon Tolstói. Se acredito nisso? Honestamente não. O que não quer dizer, entretanto, que estou duvidando da médium ou da editora. Nunca tive a oportunidade de ler nada escrito por Tolstói e, sejamos honestos, mesmo que eu tivesse lido seria uma tradução, que por si só já pressupõe uma adaptação, por mínima que seja. Quem sou eu então para dizer que o livro não foi ditado pelo espírito? Ninguém. E por isso mesmo eu não afirmo tal coisa, mesmo que meu ceticismo seja tão grande e que eu não consiga acreditar que ele o tenha feito.
Deixando meu ceticismo de lado, ainda tive que lidar com o preconceito. Sim, preconceito puro pois eu nunca tinha lido um livro psicografado, nem por Célia Xavier de Camargo nem por médium algum. Ainda assim, arraigada em minha mente estava a certeza de que iria detestar a leitura. Por quê? Como eu disse, puro preconceito.
Para minha felicidade e deleite, entretanto, eu estava bastante errada.
O livro traz uma história muito gostosa e bem escrita. Tem uma linguagem bem simples, o que facilita a leitura e a torna bem fluidia. Passada no final dos século XIX na Rússia, mostra um pouco dos costumes e da realidade da época, o que me fascinou muito.
A protagonista, Ludmila, conseguiu ganhar minha aversão logo nos primeiros capítulos, por ser uma menina muito boba, que não dava valor ao que tinha e nutria desejos por mim considerados fúteis. E tenho que confessar que mocinhas bobinhas (que não é o caso da Ludmila) me desagradam, mas mocinhas fúteis me tiram do sério. Entretanto, com o passar da história e ao enfrentar as adversidades a ela apresentadas, Ludmila cresceu muito e evoluiu bastante, conseguindo me conquistar. E ela não é a única personagem que conseguiu o intento. De fato, os personagens deste romance são muito cativantes.
Para quem é espírita ou cristão o livro ainda traz algumas mensagens bem interessantes, belas e reflexivas. Mas para quem não é, o final do livro pode ser um tanto incômodo, pelo alto teor de ensinamentos religiosos. Ainda assim, é interessante pensar nas questões que o livro acaba levantando.
A edição feita pela Petit ficou muito bonita! A capa é maravilhosa, com uma arte linda, alto relevo e verniz localizado. Por dentro, o trabalho gráfico também não deixou a desejar, a abertura dos capítulos é uma imagem floral encantadora. Entretanto, a revisão do livro poderia ter sido um pouco melhor, principalmente no que concerne às vírgulas.
Um ponto que me incomodou um pouco nesta história é o tempo passado do início ao fim - são mais de trinta anos de história! Qual é o problema? Eu senti a falta de um maior desenvolvimento em alguns pontos, que acabaram não sendo explorados.
Paixão de Primavera se mostrou, então, um romance muito gostoso, apesar do meu preconceito inicial. Esperava encontrar uma leitura pesada, lenta e desagradável e acabei encontrando um livro gostoso, com personagens cativantes e uma história muito agradável!

PS: Uma passagem do texto me chamou muito a atenção.
"- Caro amigo, não sabe como são os jovens de nosso tempo. Preocupam-se apenas em aproveitar a vida, mergulham em farras e orgias, bebem muito, não se interessam por livros e nada aprendem."
Sabe qual o mais curioso deste texto e que acabou por me chamar tanta atenção? É porque apesar do que possa parecer em um primeiro momento, ele não é dito por alguém do nosso tempo, mas sim por um personagem do final do século XIX. Dá para acreditar? Tenho, então, que concordar com as palavras ditas logo em seguida.
"- Conheço bem tudo isso. Contudo, essa não é uma característica de sua época, mas creio que de todos os tempos."
Nota: 7
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com
Viviane.Sansone 01/10/2013minha estante
Parabéns apesar de tudo não deixou seu ceticismo influenciar sua resenha. Ficou ótima e me deixou com vontade de ler.

MárciaDesirée 13/03/2012

Tolstói, Leon (Espírito) – Paixão de primavera / Ditado pelo Espírito Leon Tolstói: psicografado pela médium Célia Xavier de Camargo – São Paulo: Petit, 2011
“Ao aproximar-se a primavera, porém, uma nova esperança surgia no coração, com o prenúncio de melhores dias.” (Pág.302)

Ludmila é uma jovem de quatorze anos que vive com seus pais em uma aldeia de mujiques nos montes Urais, Rússia. Garota de rara beleza e dançarina talentosa encanta a todos, principalmente seu pretendente Dimitri, ainda que seu coração não corresponda. Um dia chega na aldeia um batalhão de cossacos e logo seu líder Yuri, cai apaixonado pela jovem encantadora, arrebatado de amor ele a rapta no momento da partida, pois não consegue mais viver sem seu amor. Mesmo tendo sido extraída do seio familiar contra sua vontade, Ludmila também corresponde ao amor de Yuri e passa a viver com ele pelas andanças, vivendo como nômades, a cada dia em um lugar, e isto é o que mais a deixa agoniada. Dimitri, desesperado pela perda de seu amor, parte em busca de Ludmila e logo se aproxima dos cossacos que estão acampados, mas em um momento de distração é capturado. Esperto, convence que deseja viver entre eles e conquista a confiança de todos, mas suas verdadeiras intenções são outras. Em uma emboscada, tira a vida de Yuri e ao mesmo tempo consegue permissão para deixar o grupo levando Ludmila, certo de ser correspondido. Mas Ludmila sofre pelo amor perdido e não aceita sua oferta de matrimônio e ainda revela que espera um filho de Yuri, tomado pela cólera, Dimitri perde o controle, agride Ludmila e a abandona a própria sorte. Perdida pelas estradas da Rússia, sozinha e grávida, duras serão as provações que Ludmila passará, mas conformada com seu destino, aceita com resignação os desígnios de Deus. Após uma longa estrada de fome, sede e degradações ela conhecerá Gregory, um jovem abastado e honesto que se encantará por sua beleza e disposto a ajudá-la, ainda que mais uma vez a vida lhes reserve outras determinações e longo trajeto para uma nova primavera.
Considerações: A fé das pessoas não está nas igrejas e nos templos, porque primeiramente ela deve estar no coração de cada um. O livre arbítrio foi o presente mais precioso ofertado pelo amor do Pai criador. O aprendizado da literatura espírita é a maior prova deste livre arbítrio e nos faz conhecedores, ainda que em doses mínimas do amor e de aprendizado. A história de Ludmila e Gregory é encantadora pela mensagem de fé, determinação, amor e respeito que todos com certeza devem conhecer. Nossas apologias não devem ser religiosas mas sim de amor e fé.

Vanessa Meiser 25/03/2012

Até agora o mais favorito entre os favoritos de 2012!
Ludmila, uma linda moça de modos refinados apesar do ambiente simples em que cresceu, vivia em uma pequena aldeia nos montes Urais, na Rússia, com sua família.
Em uma tarde de primavera, enquanto o povo da aldeia festejava a chegada do clima propício para o trabalho, Ludmila encanta a todos com sua dança cigana, inclusive um jovem cossaco que chega de surpresa com seu bando deixando a todos amedrontados. Yuri Vanilevitch o líder do bando se encanta por Ludmila e ela por ele, e dão início ali ao amor que levará a moça para longe sua aldeia.
Yuri e seus amigos ficam alguns dias na aldeia mas na hora da partida ele arrebata Ludmila contra a sua vontade para cima de seu cavalo e parte com ela se debatendo em seus braços. Porém, Ludmila ama Yuri e depois de passado o susto, acaba por viver com ele como sua esposa, cada vez mais apaixonada.
Entretanto, seus pais e os moradores do povoado não se conformaram com o ocorrido e sem saber que o casal já se amava, acreditaram que Yuri raptou Ludmila.
Dimitri, o melhor partido da aldeia e pretendente a futuro noivo de Ludmila, inconformado com os fatos, decide ir atrás dela pretendendo trazê-la de volta sã e salva.
Ao encontrar o bando, Dimitri se finge de amigo de Yuri e acaba conseguindo permanecer no grupo a fim de assim que surgir a oportunidade, levar Ludmila de volta apara a aldeia.
Muitas coisas acontecem a partir deste ponto e sem imaginar sorte pior para a sua vida, a moça se vê sozinha no mundo sem coragem de voltar para os pais devido à fuga dela com Yuri.
Ludmila enfrenta muitos problemas e sofre muito, mas ela é incansável e nesta jornada, vai conhecer pessoas iluminadas e que a ajudarão muito as quais Ludmila será eternamente grata.
Bom, fazia muito tempo que eu não tinha o prazer de ler um livro espírita e agradeço muito à Editora Petit pelo envio de Paixão de Primavera, um livro que só de olhar para a capa já me deixou apaixonada. A história é psicografada por Célia Xavier de Camargo e teve a ajuda espiritual do grande escritor russo Leon Tolstói, autor de Anna Karenina e Guerra e Paz falecido em 1910.
O livro é de uma leveza na escrita que encanta e tem uma sutileza que te faz suspirar. É uma história maravilhosa e eu realmente recomendo a todos que gostam de romances espíritas e também para os que nunca leram nada no gênero, garanto que será um livro inesquecível!

Pollyanna Reis 01/03/2012

Paixão de Primavera
Ludmila uma moça de quatorze anos vivia em uma pequena aldeia nos montes Urais, na Rússia, com seus pais Boris e Macha. Ludmila atraía a atenção de todos por sua beleza e graça. O mais interessado pela moça era Dimitri Alexeievitch, um jovem trabalhador, honesto e filho dedicado. A família de Ludmila fazia gosto no interesse do rapaz, e todos já imaginavam que o noivado entre ambos já era certo. Mas Ludmila não o amava, assim como não amava nenhum homem. Mas estava disposta a aceitar seu destino se assim fosse.
Ludmila sentia vontade de conhecer outros lugares, novas pessoas, e não conseguia se sentir totalmente feliz. Sua vida era simples e tranquila.
Um belo dia um grupo de cossacos cansados de lutar, pede para acampar na aldeia. Os aldeões ficam com medo e inseguros, mas acabam aceitando. Entre os cossacos havia Yuri, o líder dos guerreiros. A jovem Ludmila não queria admitir, porém sentia-se diferente desde o memento que o viu pela primeira vez. Ludmila não sabia, mais Yuri também só conseguia pensar nela. Os cossacos iriam levantar acampamento no outro dia, mais por obra do destino a carroça deles se quebra, e eles são impedidos de partir. Sem poder se controlar, Yuri vai ao encontro de Ludmila.

"O cossaco abraçou-a com carinho, tentando transmitir-lhe seu calor. A proximidade dele produzia-lhe uma agradável sensação. De repente, ele ergueu seu rosto e beijou-a nos lábios, palpitantes de amor." Pág. 31

Alguns dias depois, a carroça está arrumada e preparada para partir. Ludmila fica agitada só pensar que nunca mais verá seu valente Yuri. Depois de uma conversa, ela diz a ele que não pode deixar seus pais, sua aldeia e amigos, para partir com ele. Yuri fica triste, mais respeita sua decisão. Quando todos os aldeões vão para praça se despedirem dos cossacos, Ludmila e sua família também estão presente. Os dois trocam olhares de dor, desespero e amor. E isso é o bastante para Yuri perceber nela um amor tão intenso, onde havia medo de partir e, ao mesmo tempo, o desejo de segui-lo. E de súbito, toma uma decisão de momento, e rapta sua amada, levando-a em seus braços. Ludmila lutava e gritava, mais Yuri Vanilevitch estava determinado. Seus pais ficam desesperados, e Dimitri inconformado parte em busca dela, acreditando que a trará sã e salva, sem saber que na verdade o destino reservava outras coisas.
Ludmila passa por muitos acontecimentos, muitas lágrimas são derramadas, o percurso é longo é cheio de espinhos, mas também cheio de amor, perdão e conhecimento.

✾✾✾

Este livro é psicografado pela médium Célia Xavier de Camargo e ditado pelo espírito Leon Tolstói. Paixão de Primaveira é um livro espírita maravilhoso. Aborda assuntos como amor, perdão, conhecimento e espiritualidade entre outros. Recebi este romance da editora Petit, parceira aqui do blog. Já tive a oportunidade de ler outros livros espíritas e digo que sou fã de cada um, e afirmo que "Paixão de Primavera" se tornou meu favorito.
O livro traz uma história que tira o fôlego do leitor a cada página virada. De uma linguagem simples, fluída, "Paixão de primavera" me deixou sem palavras. Não sou espírita, mas à algum tempo atrás, conheci uma amiga que é, e desde então comecei a me interessar cada vez mais. (Conhecimento nunca é demais).
O livro é bem escrito, uma leitura leve. Conhecer a história de Ludmila foi maravilhoso. Um livro que te faz chorar, rir, brigar se emocionar de todas as maneiras possíveis. Uma lição de vida, é assim que resumo este livro. Ludmila passou por muito sofrimento, muitas provações... Tinha tudo para se tornar uma pessoa cheia de revoltas, mais ao contrário disso ela aceitava seu destino, aguentou tudo com coragem, superando cada obstáculo. Vencendo ou não, ela soube perdoar as pessoas e principalmente a vida. Este romance traz algumas mensagens interessantes e ótimas para reflexão.

"O Altíssimo sempre nos assiste com infinito amor e nos concede aquilo que precisamos para a elevação de nosso espírito."

"Quando plantamos o mal, prejudicando a outrem, colhemos dores e sofrimentos; quando fazemos o bem, sentimo-nos agraciados, pois infinitas bênçãos vertem sobre nós."

A editora Petit fez um trabalho belíssimo em relação a estrutura. A capa tem uma arte linda em alto relevo, e por dentro a cada capítulo, encontramos uma bela imagem floral. TUDO PERFEITO.
Recomendo com certeza, independentemente de religião, fé ou crença. Deixe lado qualquer preconceito, retire todas as barreiras e se deixe apaixonar pela história de Ludmila.

Sérgio 31/07/2012

UM EXCELENTE LIVRO PARA QUEM GOSTA DE ROMANCE, A NARRATIVA É ÓTIMA. CONTA A HISTÓRIA DE UMA MULHER QUE É ADORADA E DESEJADA POR VÁRIOS HOMENS, MAS ELA AMA UM SÓ! VIVE ALTOS E BAIXOS... VÍTIMA DE TERRÍVEL OBSESSÃO, UMA OBRA MARAVILHOSA.

Vanessa Vieira 27/01/2014

Paixão de Primavera - Célia Xavier de Camargo
O livro Paixão de Primavera, psicografado por Célia Xavier de Camargo e ditado pelo espírito de Leon Tolstói, nos traz um romance espírita bem embasado, que se passa na Rússia do século XIX. A história é norteada por amor e dor, ambos na mesma medida, e nos encanta por ser abrangente e não ficar focada apenas na doutrina espírita, relatando a trajetória de vida dos personagens de forma coesa e fluída.

Um bando de cossacos, cansados de lutar e da exaustão da viagem, resolvem acampar em uma aldeia simples e humilde nos Montes Urais, Rússia. Assim que chega no vilarejo, o líder dos cossacos, Yuri, fica encantado por uma bela jovem que dança lindamente entre os habitantes da aldeia, Ludmila. A atração entre os dois é recíproca, mas o bando de Yuri já tem uma data certa para deixar o local. Quando chega o dia de sua partida, a carroça que os transporta, acaba quebrando, o que adia ainda mais o momento de despedida. Completamente apaixonado e encantado por Ludmila, ele decide raptar a bela camponesa, mesmo contra a sua vontade, e a torna sua mulher.

Dimitri, um jovem que sempre foi amigo de Ludmila e de seus familiares, e que planejava pedir a mão da moça em casamento, fica inconformado com o ultraje dos cossacos e decide resgatar a sua amada, nem que precise derramar muito sangue para alcançar o seu intuito. A inocente e pura Ludmila vive um verdadeiro calvário. De desejada e objeto de adoração, ela acaba sendo traída e passa a padecer de uma vida miserável, cercada por muito sofrimento e dor.

Em Moscou, ela acaba indo parar no casarão de madame Trussot, uma cafetina da pior espécie. Quando a extravagante mulher lhe oferece ajuda, a jovem nem imagina onde está se metendo e acaba tendo que vender o seu corpo para sobreviver. Ela sofre nas mãos do conde Alexander, um homem obsessivo, que sempre a toma com bastante severidade e violência. Porém, em uma noite como outra qualquer, ela acaba conhecendo o rico comerciante Gregory, um homem bem diferente dos usuais que frequentam a mansão e que acaba lhe despertando a esperança de dias melhores. Ludmila é tomada por um sentimento arrebatador, uma verdadeira paixão de primavera, ao mesmo tempo em que tem que lidar com o forte inverno russo, traiçoeiro e destruidor de sonhos...

Paixão de Primavera se mostrou uma grata surpresa para mim. Diferente dos demais romances espíritas que focam na doutrina do espiritismo à todo custo, aqui acompanhamos um verdadeiro romance histórico, bem escrito, com personagens peculiares entre si e dotados de muitos sentimentos, tanto bons quanto ruins. Não que ele fuja do tema central, que é abordar a religião, mas consegue fazer isso de uma forma sutil, sem tornar o enredo pejorativo ou cansativo. Narrado em terceira e também em primeira pessoa, acompanhamos uma história que se passa na Rússia do século XIX, um período de fortes dificuldades financeiras, e que nos traz uma mensagem muito bonita de amor e perdão.

Ludmila, no início do livro, é inocente demais, ao ponto de chegar a ser até mesmo boba. Porém, com as dificuldades que surgem em seu caminho, acaba amadurecendo e se tornando uma mulher de fibra. Ela sofre demais e precisa lutar muito para sobreviver, mas independente das mazelas que enfrenta, não perde a sua doçura e pureza de caráter.

Um fato interessante sobre o livro, que vale a pena ser destacado, é que o espírito que dita o romance é nada mais nada menos do que Leon Tolstói, o escritor russo conhecido por suas aclamadas obras literárias, entre elas, Anna Karenina. Ele nos revela - a grosso modo, já que se trata de um personagem secundário e também interlocutor da história - um pouco da sua jornada tanto no mundo físico quanto no espiritual e até a grave depressão que sofreu, o que acabou sendo uma espécie de canal para que ele buscasse a religião.

Em síntese, Paixão de Primavera nos traz uma história profunda e bem arquitetada sobre amor, perdão, e acima de tudo, esperança e fé. O livro foi muito bem escrito, de uma forma simples e fluída, o que torna a leitura um tanto quanto prazerosa. Como eu disse anteriormente, apesar do embasamento espírita, a trama consegue ser bastante abrangente, se tornando uma espécie de romance histórico. A capa é linda e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações florais no começo de cada capítulo. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2014/01/resenha-paixao-de-primavera-celia.html

Guilherme Ramos 06/02/2018

Indico para pessoas impulsivas !!!

A história se passa na Rússia do século XIX, nos montes Urais onde vivem uma pequena aldeia de pessoas simples, porém muito apegadas uma às outras, parecem todos uma só família. Na aldeia vive uma moça chamada Ludmila, amada e respeitada por todos, exímia dançaria, muito alegre e cativante, sempre embala as festividades nas aldeias com seu ritmo de dançar, sua energia e beleza envolvidos na dança. Ludmila é doce e muito inocente, está praticamente prometida a se casar com Dimitri, seu amigo de infância. Não há porém, nenhum documento ou acordo oficial que os obrigam à se casarem, porém as famílias são muito amigas e esse é o desejo de ambas. Dimitri nutre profunda paixão por Ludmila, porém ela só o enxerga como amigo e nutre carinho pelo mesmo. Mas, após um dia extenso d e trabalho árduo nos montes Urais, na parte noturna a aldeia é surpreendida por um bando de Cossacos, ordem de homens sem terra, vagantes, conhecidos por suas selvagerias, pois onde passavam, roubavam, saqueavam e muitas vezes estupravam as mulheres por onde passavam. Todas as aldeias os temiam, pois eram praticamente imbatíveis, eram homens fortes e dotados de armamento pesado e sem pudor algum, dificilmente perdiam uma batalha. Embora conhecidos por suas selvagerias, os Cossacos chegam abatidos, cansados, embora em suas mentes já mirabolavam a ideia de saqueamento contra aquela pequena aldeia.

Por medo, toda a aldeia os recebem bem, tratando de fazer festa e farta comilança, desarmando por completo os Cossacos, pois não esperavam a recepção, esperam guerra. E é nesse instante que Ludmila aparece irradiante à dançar próximo à uma fogueira até seu olhar se cruzar com Yuri, líder do bando de Cossacos e seu coração simplesmente balançar. Yuri é jovem, forte, másculo e possui olhar felino, sedutor, nesse instante Ludmila entende que ele é o amor da sua vida e de outras vidas também. Em outro lugar, outro momento Yuri com certeza a sequestraria, senão a estupraria como tantas vezes outras com outras garotas de outras aldeias e lugares, mas, Ludmila era diferente, aquela gente era diferente. Decide não atacar aquela aldeia que passava por grandes crises (todos esperavam que os Cossacos fossem embora r& aacute;pido, pois não possuíam muitos recursos e o inverno se aproximava, precisavam estocar alimentos e os Cossacos consumiam muito). Decidem ir embora no outro dia pela manhã e deixar aquela aldeia em paz, mas, por ironia do destino a roda da carroça principal do bando se quebra no outro dia pela manhã, impedindo que o bando se retire do local, com o ocorrido Yuri e Ludmila certamente se aproximarão.

Ludmila chega a ser um personagem irritante a princípio, com suas escolhas erradas, mas, ao longo da história a personagem cresce de forma surpreendente e começamos à admirá-la. É um livro muito forte e envolvente, é quase um estilo da própria Célia Xavier, mesmo trocando-se os autores espirituais.

Destaco:

É importante frisar que o espírito que dita o romance é simplesmente Leon Tolstói (1828-1910), o grande escritor russo conhecido por suas aclamadas obras escritas entre 1867 e 1910, entre elas: “Cossacos”, “Onde existe amor,aí Deus está”, “Anna Karenina”, “Guerra e Paz”, “Depois do baile”, dentro outros. Que foram eternizadas no universo da literatura.

O livro Aborda assuntos como amor x paixão, ilusão, perdão, importância da família, amizade, vingança, prostituição, sequestro, dentre outros.

Indico a leitura para pessoas impulsivas que muitas vezes não medem as consequências a curto, médio ou em longo prazo sobre atitudes tomadas depressa ou simplesmente sem pensar. O livro nos trás uma lição de como a vida pode ser amarga quando não se há planejamento, vigília ou boa conduta. Amei a escrita, a desenvoltura do enredo e a reflexão que nos provoca.

Allan.Silva 22/02/2020

Que livro maravilhoso!!!
Sem palavras pra descrever tamanho sentimento, gente que romance é esse à Médium Célia Xavier de Camargo parabéns!!!
Estou encantado, que sensação boa que estou sentindo...Preciso melhorar muito meu grau evolutivo e urgente...
Ludmila, que mulher excepcional, foi sequestrada, se apaixonou pelo seu sequestrador, viveu anos longe de sua família, Coisas terríveis aconteceram, e ainda assim, não perdeu a fé, nem a esperança conheceu pessoas boas, Nesse instante, não pude deixar de admirar a imensa bondade e misericórdia do Criador, porque quando buscamos caminhos, e encontramos soluções que Sequer imaginamos...
Ódio, ciúmes e desejo de vingança, aproximando os adversários de tempos passado em uma nova experiência terrena... nascendo assim um elo de amizade e companheirismo.
Muito lindo esse livro
Eu recomendo!

Archanjo 20/08/2020

Ludmila uma linda e jovem russa, filha única vivia com os pais mujiques em um pequeno vilarejo nos montes Urais no leste da Rússia no final do século XIX.
Ela é raptada por Yuri, um jovem, líder de grupo de cossacos que se encanta ao vê-la dançando na tradicional festa que a comunidade comemorava a chegada da primavera. Com quem ela se apaixona.
Dimitri, amigo de infância e provável pretendente a marido, vai atrás do grupo para tentar resgata-la.
Quando consegui êxito e retornando com Ludimila se desentende com ela e a abandona na estrada.
A partir desse momento ela começa a caminhar sem rumo até parar, sem querer, em Moscou que era um sonho desde criança.
Nessa empreitada ela encontra muitos desabores, mas também encontra muita solidariedade e faz muitos amigos de verdade.
Tolstoi, autor espiritual, relata algumas passagens de sua vida enquanto encarnado.
O narrador fala das dificuldades na época. Ele conta como viviam o russos tanto no campo como na capital.
As distâncias dos lugares, as dificuldades de acesso principalmente devido ao rigoroso inferno. Deixa claro também a solidariedade dos camponeses, apesar de tudo.