A Noite das Mulheres Cantoras

A Noite das Mulheres Cantoras Lídia Jorge

Resenhas - A Noite das Mulheres Cantoras

Giovanna 09/07/2022

Fraco
Duas coisas me incomodaram bastante durante a leitura desse livro

1. Eu acredito que a autora tinha a intenção de revelar desdobramentos importantes da história de uma forma muito sutil, te deixando em dúvida se o que tinha acontecido no enredo era isso mesmo o que tu estava pensando. Apesar de ter ficado clara pra mim a intenção da autora, infelizmente ela não conseguiu realizar o que se propunha.
Eu digo isso pois trata-se certos temas pesados com muita naturalidade nessa narrativa e porque a autora faz uso de linguagem figurada com frequência (várias vezes eu fiquei pensando ?nossa, mas será que estão falando disso mesmo que estou pensando ou as são diferenças no idioma se manifestando??)
Apesar da possibilidade de dúvida que gera no leitor, a narrativa segue como se o leitor fosse retomar a leitura do próximo parágrafo com a consciência do que aconteceu realmente, sem necessidade de um momento para digerir ou pensar a respeito desse possível acontecimento, que pode soar ou não absurdo.

2. A autora não explorou/desenvolveu de forma alguma o crescimento dos personagens e a relação de uns com os outros. X e Y nunca tinham se falado e na página seguinte já são melhores amigas ou noivos. Me parece que uma vez que o objetivo era recontar a história da formação da banda, ficou faltando bastante informação de como as relações entre os personagens se estreitaram.

luan_dal 14/11/2021

a daisy jones colonizadora, exploradora, imperialista e europeia
Sabe aqueles livros que a gente tem vontade de ler por algum motivo meio desconhecido, mas que a gente sempre deixa pra depois e pra depois, e finalmente lê e se surpreende? "A noite das mulheres cantoras" é um desses.

Depois de uma apresentação de seu grupo de cantoras (tais quais Maísa apresentadora do bom dia & cia), a narradora Solange de Matos reencontra um amigo e volta 21 anos em sua vida para nos contar sobre sua entrada no grupo, quem eram/são suas companheiras, como foi sua vida etc etc.

Com uma escrita lenta, que repete informações várias vezes, descobrimos as paixões de Solange, suas amizades, seu ingresso no grupo e na escrita das músicas na década de 1980, seus namoros e suas outras aventuras.

Como é um livro no qual a personagem relembra seu passado, pulamos do que já aconteceu para pensamentos da Solange no presente, há saltos no tempo, momentos cansativos, passagens poéticas, e uma homenagem à juventude.

Enquanto que a história é sobre o início do grupo, os ensaios e gravações das músicas, as escolhas do final da adolescência, as ansiedades da vida a ser desbravada e os desejos juvenis, o livro me agradou. Talvez porque eu esteja vivendo essa fase e me identifiquei com muitas coisas a respeito das personagens, ou talvez porque a autora saiba passar os sentimentos de maneira eficaz.
Depois, quando Solange já se estabeleceu melhor e passou a ter novas experiências, eu achei que o livro decaiu. E aqui não sei se é porque parei de me identificar com os acontecimentos da história ou porque a qualidade da narrativa diminuiu. Isso é lá pelos 60 ou 70% do livro, e ocorre algumas cenas gigantes com pouca importância e saltos temporais que poderiam ter sido feito de maneira mais interessante.

E também teve algumas coisas que, para mim, foram desnecessárias. O final foi um pouco apressado, com muita coisa a ser contada e pouca página. Podia ter tirado um pouco de várias cenas ou até se alongado mais para não causar essa mudança brusca, mas isso não chega a estragar o livro.

Tirando o final não-tão-satisfatório, o que resta é uma história envolvente que trata sobre escolhas, amizades, sonhos, relacionamentos, recordações e saudade. Nas palavras de Solange, "Como nos adeuses da juventude, uma pessoa diz Adeus, e só passados muitos anos a nossa mão estremece e acena".
E é isso que ela faz: 21 anos depois, ela olha para sua juventude e acena.

[aproveitem que tá no kindle unlimited!! porém é em português de portugal que chamam churros de [*****]]