O Último Judeu

Resenhas - O Último Judeu

1 | 2 | 3 | 4

Bruno 10/01/2024

Demais!
Primeiro livro do autor e já me considerando um fã da sua escrita histórica/fictícia que te prende do início ao fim. Sem rodeios, sem palavras difíceis mas com um mergulho intenso na Idade Média, nas dificuldades da população em geral e em especial na difícil jornada dos judeus. Recomendo!

Marcela.Correia 14/05/2023

Ele consegue transformar em epopeia a história de filho de ourives perseguido por sua fé e o desenrolar de sua vida. Fascinante!

Físico Mestiço 03/01/2023

Sou enviesado
Assim, é maravilhoso, recomendo
Mas é plano de fundo q apesar de se passar na Espanha e ter a Inquisição como fonte de medo do protagonista, lembra muito "O Físico" de mesmo autor.

Mas de longe é uma leitura de qualidade, personagens com múltiplas facetas e um protagonista que tem que construir o próprio meio de vida adquirindo todas as habilidades possíveis

Sídnei 29/12/2022

Perseguição Judaica.
O livro basicamente narra a perseguição sofrida pelos judeus nos reinos ibéricos, devido a presença da inquisição. A história se desenrola em torna da vida de Yona Toledano.

Lara 04/08/2022

Um mergulho cultural
Como sempre, Noah Gordan leva o leitor a uma viagem pelo mundo das personagens, descrevendo com encanto seus medos, desejos e resistência cultural. Gostei muito!

Jenner Azevedo 15/07/2022

Segundo livro que leio do autor, este O último Judeu é tão interessante quanto O físico, muito bem escrito e com aquela narrativa empolgante que faz você querer ler a todo momento, o que me fez completá-lo 3 dias após o início. Conta a história de um judeu espanhol que precisa se esconder da implacável inquisição espanhola (que inclusive tem certo papel na colonização do nordeste brasileiro) e na sua jornada se torna peão, pastor, marinheiro, ferreiro e então médico, sempre com a inquisição aos seus calcanhares. Com o passado sempre retornando para sua vida, de forma surpreendente consegue fechar seu ciclo. Recomendo fortemente esse livro que é aquele que você gostaria que dee fizessem uma série ou filme. Pode ser lido em 8 horas

Súh 29/05/2022

Uma viagem ao passado
Com riqueza de detalhes, costumes antigos e uma história cativante, você consegue se sentir caminhando ao lado do protagonista sentindo, seus medos, suas conquistas e toda a sua força. Uma obra impecável !!

Amanda 23/04/2022

Leitura fascinante
O último judeu é mais um livro ótimo do autor de "O Físico". Mais uma vez, a escrita dele tem o poder de nos transportar pra outra época e nos fazer sentir o que as pessoas da época sentiram, com suas descrições bem feitas e bem colocadas na história. Dessa vez, a história nos transportou pra Espanha, na época da Santa Inquisição. Mais uma vez vimos um pouco de como era a vida de um médico nessa época, mas o que mais de destacou foram as histórias da perseguição aos judeus. O autor narra a história e também traz reflexões sobre a intolerância religiosa e o poder. A história é extremamente cativante, tanto é que li em poucos dias (com a vantagem q estava de férias na praia). É um ótimo livro, recomendo!

Bastos 08/04/2022

Uma história que se passa durante o auge da Inquisição espanhola, com uma narrativa frenética e comovente. Gostei bastante do protagonista que mesmo com inúmeras dificuldades sempre se manteve fiel ao que acreditava.

Foi o primeiro livro que li do autor e achei muito bom, com certeza comprarei mais.

Henrique Moutinho 02/03/2022

O livro é legal e trata de diversas temáticas e profissões, mostrando bastante a inquisição da igreja católica contra os judeus. Mas parece carecer de um fio central de desenvolvimento além da simples sobrevivência do personagem principal.

Nara 07/02/2022

Uma verdadeira odisseia do nosso herói Yonah.
É o meu primeiro Noah Gordon e quero ler todos.
Bem que minha irmã avisou que era ótimo!
Com certeza 5 estrelas favoritado...

Sergio 24/11/2021

Intolerância, ganância e ódio na Idade Média
Gordon, autor d' O Físico e Xamã, traça nesse livro a saga de um rapaz judeu que teve a família destroçada pela Inquisição e expulsão dos judeus da Espanha.
Sua luta pela sobrevivência,passando_ se por cristão mas procurando manter sua fé intacta, o leva a trocar várias vezes de identidade e profissão ao perambular pelos país mas sem nunca perder as esperanças de, um dia, reencontrar a paz em sua vida. Com capítulos curtos e linguagem acessível o autor prende a atenção do leitor e proporciona uma leitura prazerosa, apesar do tema pesado.

Felippe.Fagotti 09/07/2021

Camaleão..aprenda a mudar de cor sem deixar de ser você.
De início parece que vai ser aquelas histórias confusas, mas logo você entende os personagens e o texto flui tranquilamente.
Tiro 2 lições do livro. Primeiro, não importa o que você faça, faça com foco e determinação. Segundo, a vida não é engessada, podemos mudar radicalmente, basta agarrar as oportunidades que aparecem em seu caminho. Porém, nunca perca sua essência.
Luana.Kodel 11/07/2021minha estante
Nossa... Vc que escreveu? Kkkk

Luana.Kodel 01/07/2021

História fascinante
Achei muito interessante a leitura. Fatos a respeito de uma época que não vivenciamos, mas que ainda sim traz conteúdos e saberes que permanecem em nosso meio até os dias de hoje. A imposição da religião, dos costumes, a forma que algumas pessoas acreditavam que fora de determinada religião não existiria salvação. Hoje, na grande maioria, somos livres para escolher a religião ou a crença que melhor nos insere no contexto de Deus e criação,mas naquela época você tinha que escolher entre seguir fielmente a causa e morrer por ela,ou viver clandestinamente seus princípios para se manter vivo. A leitura foi muito prazerosa. Recomendo!!!

1 | 2 | 3 | 4