Amazon - Guerreiros da Amazônia

Ronaldo Santana
Ronaldo Santana

Resenhas - Amazon - Guerreiros da Amazônia

EvaíOliveira 09/01/2022

Depois de um acidente de avião no coração da Floresta Amazônica, três jovens perdidos, à beira da morte, são resgatados por índios que os levam para serem curados pelos Amazons, uma civilização secreta. Sobrevivem e são treinados para se tornarem guerreiros com poderes especiais dos animais da floresta. Recebem a importante missão de salvar a Amazônia da destruição e da ganância de um perigoso vilão.

><'',º> 05/03/2018

Com apoio da Triefe, agência de marketing promocional, a RJR Produções vai lançar a segunda edição do livro “Amazon – Guerreiros da Amazônia – O templo da Luz”, primeiro da trilogia que contará as aventuras dos novos super-heróis brasileiros.

Fonte: saraiva.com.br

Nat 28/08/2016

Cynthia, Kleyton e Allan ganharam uma viagem para Manaus e a chance de participar de um congresso sobre o meio ambiente ao ganharem o concurso nacional de frases sobre a Amazônia. Junto com eles estão o Dr. Murilo e a Dra. Jaqueline. Encantados com a visão da selva amazônica, eles percebem que algo está errado quando o avião dá um solavanco e o piloto é obrigado a pousar no rio. Todos se salvam, mas ficam perdidos. Os jovens acabam indo para um lado, enquanto os cientistas e o piloto vão para outro e acabam sendo resgatados pela equipe do Dr. Zach, que eles acabam descobrindo ser um explorador inconseqüente que está em busca do segredo da cidade Amazon. No meio da mata, os jovens perdidos e feridos são resgatados por índios e curados pelos habitantes da cidade lendária, onde eles ouvir o chamado para uma missão muito importante: salvar a Amazônia.

Eu andava querendo ler este livro faz tempo. Na verdade, fiquei muito curiosa desde a primeira vez que encontrei os volumes 1 e 2 na Saraiva. Demorei um tempinho até comprar e mais um tempinho para ler, porque esse é um dos livros (que mais parece uma HQ do que outra coisa) que eu guardo pra poder encaixar em alguma categoria dos desafios literários que participo. Dito e feito. Adorei a história, o tema é muito atual, as ilustrações de Ronaldo Santana são bem legais, esse é o tipo de série que deveria estar presente nas bibliotecas escolares e que os professores poderiam utilizar para dar aula. Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/08/amazon-guerreiros-da-amazonia-1-ronaldo.html

Fernanda 21/11/2013

Resenha: Amazon - Guerreiros da Amazônia O Templo da Luz
Resenha: “Amazon – Guerreiros da Amazônia: O Templo da Luz” de Ronaldo Barcelos, apresenta uma história intensa e repleta de ação. Para complementar ainda há as belas ilustrações de Ronaldo Santana, que valorizam ainda mais a trama, assim como o excelente trabalho gráfico.

Cynthia, kleyton e Allan ganharam uma viagem do 1° Concurso Nacional de Frases sobre a Amazônia, e como recompensa irão passar uma semana em Manaus, além de poderem participar de um congresso acerca do meio ambiente. A narrativa apresenta estes personagens que já se encontram no avião, juntamente com profissionais renomados – os famosos cientistas Dr. Murilo e Dra. Jaqueline Ventura – que também irão participar do congresso, além do piloto.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/11/resenha-amazon-guerreiros-da-amazonia-o.html

Henri B. Neto 07/07/2013

Resenha: ''O Templo da Luz'', de Ronaldo Barcelos
Sabe aquele tipo de livro infanto juvenil que, depois que você lê, acaba inevitavelmente pensando ''Por que não me pediram ele nos tempos da escola''?! Foi mais ou menos esta sensação que tive ao abrir ''Amazon, Guerreiros da Amazônia: O Templo da Luz'', de Ronaldo Barcelos e com ilustrações de Ronaldo Santana. Este é o primeiro volume de uma trilogia, que conta a história do surgimento de um grupo de heróis nacionais, cujo principal objetivo é proteger a Floresta Amazônica, tanto sua fauna quanto sua flora.
A história começa quando os jovens Allan, Cynthia e Kleyton estão fazendo uma viagem para Manaus, mas o avião em que eles estavam sofre uma pane, e os três acabam perdidos na mata - sem orientação, sem comida e sem nenhum tipo de comunicação. Como se não bastasse, o trio também adoece devido à ingestão de alguns cogumelos venenosos. Neste momento eles são achados por um grupo de índios, que percebendo a gravidade da situação deles, resolve levá-los para uma distante e pouco conhecida tribo: os Amazons.

O lugar é uma espécie de último refúgio de todos os nativos da região, e lá eles são tratados e curados. Mas o fator mais importante é que nem tudo parece que foi por acaso. Os Amazons possuíam uma antiga profecia, em que dizia que um dia, jovens forasteiros chegariam à tribo e se transformariam em guerreiros - que protegeriam não só o seu povo, como também todo o território. E o grupo acredita cegamente que o trio sejam os primeiros representantes desta predição. À partir deste momento, Allan, Cynthia e Kleyton vão mergulhar à fundo no universo indígena, conhecendo suas lendas, sua cultura e - é claro - os seus inimigos.
Como eu disse no começo, assim que eu comecei à ler ''Amazon'', tudo o que eu queria era poder voltar no tempo e conhecer a história através do meu eu de 11 anos de idade. Nos meus tempos de escola, sofria bastante com as escolhas pedagógicas dos meus livros paradidáticos - e acho que a proposta de educação ambiental presente nas páginas de ''O Templo da Luz'' seria perfeita para ensinar aos alunos o gosto pela leitura, entreter e criar boas discussão para a sala de aula. O livro tem uma narrativa muito fluída e fácil, ideal para o público alvo - sem falar no trabalho incrível das ilustrações (que são lindas, aliás), que fazem o trabalho de descrição do livro e deixam o texto bem mais leve e enxuto. Em nenhum momento a leitura ficou cansativa, e todos os fatos se desenrolam em um ritmo ideal.
O livro é repleto de cenas de ação e aventura, mas o que mais me chamou a atenção foi justamente a cultura indígena. Eu me lembro que, quando era criança, eu simplesmente era apaixonado pelas suas lendas e pelos seus costumes. Este detalhe me conquistou muito, pois fui preenchido com uma sensação de nostalgia que à tempos não sentia - sem falar que eu acabei percebendo que o mercado editorial nacional está necessitado de boas tramas que envolvam mais este nosso regionalismo de forma atraente e diferenciada, assim como ''Amazon''.
Eu não poderia terminar esta resenha sem comentar o brilhante trabalho gráfico apresentado no volume. O livro, além das ilustrações, é bastante colorido e impresso em folha cartonada diferenciada. Toda a diagramação e formatação é muito bonita, capaz de encher os olhos não só dos mais novos, mas de adultos também (assim como eu). Enfim, eu curti bastante ''Amazons'' - e confesso que foi bem mais do que eu esperava. Li o livro todo em uma manhã preguiçosa de domingo, e terminei ele com aquele doce (e inestimável) gosto de quero mais. Super recomendo ele para as crianças de todas as idades, dos 8 aos 80, e nem preciso dizer que preciso da continuação dele para ontem, não é mesmo?!
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2013/07/resenha-amazon-guerreiros-da-amazonia.html#more

House of Chick 19/05/2013

Quando eu li a sinopse desta obra pela primeira vez, logo fiquei muito interessada na história e louca para começar a ler o livro. Por ter um tema tão interessante, já que fala da nossa floresta Amazônica e de um jeito tão diferente, que acho que ele deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas, principalmente porque fala de um assunto tão sério, mas ao mesmo tempo com uma abordagem simples e gostosa que com certeza vai agradar a todas as idades. Agora vou contar para vocês sobre a leitura em si e as minhas opiniões a respeito dela.

O livro começa contando a história de três jovens que após ganharem um concurso cultural têm a oportunidade de viajar para Amazônia para participar de um congresso com as pessoas mais importantes do país na área ambiental. No meio da viagem ocorre uma pane no motor do avião, fazendo com que ocorra um acidente, onde felizmente todos saíram vivos, porém ele deixa nossos três jovens, juntamente com o piloto e mais dois cientistas, “presos” na floresta à espera de um possível resgate.

Sem saber quanto tempo pode demorar para o resgate chegar, o grupo vai em busca de um abrigo (já que o avião acabou explodindo) e de comida, e durante essa procura na floresta os jovens acabam se perdendo dos cientistas, fazendo com que eles se sintam ainda mais perdidos. Sozinhos no meio da floresta e cada vez mais doentes pelas condições em que se encontram, os jovens recebem a ajuda de um grupo de índios que vivem no meio do local.

Com estados de saúde bem fragilizados, os jovens são enviados para o topo da montanha, um local bem isolado, onde vive um povo misterioso. Nesse enredo conhecemos uma lenda antiga, um cientista vilão que quer explorar a floresta de várias formas ilegais e uma trama surpreendente, que sempre tem novos acontecimentos fazendo com que ela não fique nem um pouco cansativa, nem parada.

A narrativa é rápida e fluida, e a história é tão incrível que a gente não consegue largar até a última página. São poucos os livros que eu termino em apenas um dia, e esse foi um deles, pois eu não conseguia parar de ler até chegar ao final. Agora eu quero muito ler a continuação, que promete ser tão boa quando este primeiro volume e que vai continuar contando a história dos nossos guerreiros. Bastante coisas vão acontecer no próximo volume e estou louca para descobrir algumas delas, que ainda não tiveram conclusão neste exemplar.

O livro é todo feito em papel couché, aquele igual de revistas só que bem mais grosso, e produzido por fontes responsáveis (o que eu achei bem legal, já que o livro trata do assunto Amazônia), e além de ser todo colorido ele conta com diversos desenhos que ajudam a complementar a história e dão um toque ainda mais legal para a narrativa. As páginas contém um efeito para parecer tipo papel antigo, e por isso são quase em um tom de amarelo. A diagramação está perfeita, com letras bem espaçadas que dão uma certa comodidade na hora da leitura, fazendo com que nossa vista não canse mesmo lendo por um tempo maior.

Recomendo este livro para todo mundo que gosta de uma história ecologicamente responsável, cheia de ação e aventuras, com super-heróis dispostos a salvar a floresta amazônica, vilões malvados e personagens incríveis que conseguem nos cativar e nos proporcionar ótimos momentos de leitura e, claro, para todos que adoram conhecer trabalhos de autores nacionais.

Confira outras resenhas no blog: www.houseofchick.com

Ju Oliveira 16/10/2012

Amazon - Guerreiros da Amazônia é um livro recheado de aventuras. A história toda se desenrola no interior da floresta Amazônica.

Tudo tem início quando três jovens, Cynthia, Kleiton e Allan, vencem um concurso cujo prêmio era uma viagem à Floresta Amazônica. Mas um terrível acidente aéreo acaba mudando o rumo de suas vidas.

Felizmente todos sobrevivem à queda e explosão do avião, mas os três jovens acabam se separando dos outros três passageiros do avião, dois cientistas e o piloto. Perdidos na floresta e cada vez mais adoentados e fracos os jovens recebem uma inesperada ajuda de alguns índios que vivem no meio da floresta.

Ao perceber que o estado de saúde de um dos jovens é extremamente delicado, os índios os encaminham a um misterioso povo que vive totalmente isolado no topo de uma montanha.

Uma história repleta de aventuras, lendas da floresta amazônica e muitos personagens cativantes. Super heróis dispostos a salvar a Floresta Amazônica e um terrível vilão a fim de destruí-la. É um livro infantil muito bem escrito, com linguagem simples e de fácil entendimento pelas crianças. O que mais chama atenção, além da idéia da história que eu achei super original, são as ilustrações estilo HQ. Praticamente todas as páginas tem ilustrações, muito bem feitas por sinal, que com certeza prende a criança na leitura, mesmo sendo um livro relativamente longo (182). Além de um Glossário nas últimas páginas com todas as principais dúvidas que uma criança possa ter ao longo da leitura.

Na minha opinião, Amazon seria uma ótima dica de leitura escolar. Pois a criança aprende e se diverte ao mesmo tempo. Em nenhum momento a leitura se torna cansativa, pois não é aprofundada em muitos detalhes, que certamente deixaria uma criança enfadada. Meu filho de 10 anos leu o livro todo e adorou! Li para minha filha de 5 anos que também adorou. Enfim, uma ótima dica de leitura infantil. Sem dúvida vai agradar, principalmente os meninos fãs de super heróis. Recomendo!

Mais resenhas: http://juoliveira.com/cantinho