O Que é Semiótica

O Que é Semiótica Lucia Santaella

Resenhas - O que é Semiótica

ToniBooks 15/05/2021

Como digo o que vejo? Como sinto o que digo?
Nesse livro da popular e saudosa coleção de títulos iniciados com a afirmação "O Que É..." Lúcia Santaella, discorre de maneira sucinta sobre os princípios gerais da Semiótica, ciência que trata dos signos como elemento primordial no processo de construção das identidades individual e social do ser humano. Como compreender os objetos que nos envolvem e nos afetam? Como o ser interpretante apreende os significados dessa relação signo/objeto? São algumas indagações discutidas na obra, dentre outras questões inerentes a essa, que é a ciência mais recente, mas não menos fascinante, pois possibilita tomarmos consciência dos mecanismos utilizados na percepção dos fenômenos de nossa percepção.

Giovanna 08/09/2023

Peguei para ler por causa de uma matéria na minha faculdade e acabei me interessando sobre os outros capítulos que não tinha estudado. É bem interessante.

Mel Brito 02/06/2021

Elucidativo
Me ajudou bastante a compreender o tema, considerando que é o meu primeiro contato com o assunto consegui entender de forma satisfatória.

Prof. Wollace Silva 24/04/2024

Citações
Confesso que espera ser outra coisa, achei pouco interessante esse aprofundamento nos estudos de Peirce fora da linguagem, mas vi a frase mais linda sobre a àrea:

"Sem a linguagem seria impossível a vida, pelo menos como a conceituamos agora: algo que se reproduz, que tem um comportamento esperado e certas propensões. Nessa medida, não apenas a vida é uma espécie de linguagem, mas também todos os sistemas vivos, ou seja, eles reproduzem, se readaptam, se transformam e se regeneram como as coisas vivas."

Sofia 06/03/2023

Um bom livro de introdução
Se você está buscando um livro para te introduzir a Semiótica de Pierce, este é o livro indicado. Ele te ensina o mínimo que você precisa saber do que se trata semiótica. No entanto, acho ele mal distribuído: no início tem pouco conceitos e no final muitos

Raquel.Corteze 07/12/2023

O que é Semiótica
Este livro é um passeio pela mais jovem das ciências humanas, a Semiótica, tendo como guia seu criador, Charles Sanders Peirce. O trajeto proporcionará uma visão panorâmica dos principais fundamentos, das particularidades e fronteiras desta teoria geral dos signos. Convém lembrar que, apesar de o caminho ser difícil, as belezas do lugar são muitas e é bom permanecer com os olhos bem abertos, pois além de escondidas, elas passam muito rapidamente.

bolinja 07/07/2023

Amo a Santaella
Não costumo registrar livros acadêmicos aqui, mas sinto que esse livro transcede a a academia e dá uma introdução muito sensível e amigável à Semiótica Peirceana.
Jonathas 08/07/2023minha estante
Saudade de tu, amigo lindo!

Laisa.Ruiz 19/03/2022

Tive de ler para minha aula de Semiótica em Publicidade e achei o livro bem interessante, porém ainda estou com certa dificuldade de entendimento, por várias vezes tive de voltar e ler novamente. Mas espero que com o tempo haja um clareamento nas minhas ideias.

Samela Bonfim 25/09/2013

Resenha: O que é Semiotica - Lúcia Santaela
Na obra de Santaela, no capitulo Semiótica da imagem, a autora trata de temas complexos, relacionados à semiótica e a ciência da imagem. “Que antes de tudo, é preciso ter uma visão sobre a experiência semiótica implícita e explícita para a teoria da imagem a fim de se chegar a pratica de sua imagem” Pg (35).

Durante a leitura, é possível perceber o embasamento teórico da autora. Principalmente quando é feita referencia da designação icônica relacionada aos autores que propuseram essa tal ciência geral da imagem. Entre os autores citados: Huggins & Entwistle, 1974, Cossette,1982 e Mitchell, 1986.

A base deste capitulo são as referências aos estudos de alguns pesquisadores que dedicam-se à Semiótica da Imagem. Tanto, que foram reservadas parte do capitulo a literatura da mesma.

Entre as referências, a de Eco (1984:2007-26,1985b) chama atenção. Santaella comenta que as obras especulares são examinadas por ele. E que num estudo semiótico, no qual é defendida tese de que o espelho não cria quaisquer sinais, por exemplo, porque estes não são interpretados e não podem “mentir”, remetendo a um objeto de referencia presente e sendo apenas a causalidade dessa imagem.

Entre as abordagens, Santaela esboça a imagem e tenta provar o conceito da mesma, discutindo a qualidade signica. Esse conceito de imagem é dividido no campo semântico determinado por dois polos opostos. Ela comenta que uma se refere a descrição da imagem existente, perceptível. Outra, a imagem mental.

Lucia apresenta o signo icônico e o signo plástico. O primeiro é concebido por Peirce como uma categoria de ícone, mas que compreende também formas não visuais como acústicas, táteis ou olfativas. Já o conceito de signo plástico possibilita a analise semiótica de imagens que não representam coisa alguma. Mas as suas se assemelham, já que as imagens icônicas também podem ser consideradas como signos plásticos.

A autora apresenta ainda a teoria de alguns autores sobre a iconicidade da imagem e a sua convencionabilidade.
Penso que tais constatações são relevantes e de extrema importância para aqueles que pretendem conhecer a Semiótica da Imagem. Apenas, é preciso muita dedicação para entender o tema que é de alta complexidade.

idkvixo 22/03/2021

Por mais que eu tenha aprendido e entendido bastante coisa nova, achei o livro com uma leitura um pouco difícil e por isso demorei bastante pra terminar.

sarita 23/03/2021

ótimo livro
matéria de semiótica eh uma coisa de doido, recomendo pra quem tiver meio tantan das ideias.

Trarte._ 29/05/2021

Eu não sei se eu realmente entendi tudo o que o livro quis passar mas acredito que pelo assunto terei que ler mais de outras fontes para compreender melhor sobre o campo.

André Luiz 23/06/2020

Resumido
Por ser resumido, parte da necessidade de um prévio embasamento de conceitos linguísticos para um bom entendimento da versão Peirceana da semiótica. Ao final instala no leitor a curiosidade pelo entendimento sausarreano do tema.

Paulo 12/01/2021

Todo livro de teoria podia começar descontraído como esse. Ele também começa simples e, claro, bastante didático.
A parte histórica inicial relata o lado interessante de um "gênio incompreendido".
Mas é um livro básico, geral, que tem, portanto, um limite pedagógico, e sendo assim também de certa forma introdutório, é necessário continuar o estudo do tema com outros materiais para aprofundamento, claro.
Natural que o livro também exija conhecimentos prévios de outros temas, como o básico da metafísica, e infelizmente, mas também naturalmente pelo seu caráter didático, fica mais complexo depois da primeira introdução, de tal forma que impossibilita a nossa compreensão de boa parte da teoria.
Mas como se espera de um livro básico, há a exigência de aprofundamento.

linne 05/02/2021

Razoável
Achei que fosse abordar mais o que é a semiótica, mas aprendi bastante com a leitura.