Norwegian Wood

Norwegian Wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

luannademelo 03/02/2024

Um ótimo livro, história simples e triste...
Esse livro é definitivamente cativante!
Eu sou o tipo de leitora que se cansa com extensas descrições sobre o cenário, personagens e etc, porém nesse livro não foi nada cansativo ler as descrições que o protagonista Toru trazia à tona. O autor sabe como produzir tais descrições sem causar um cansaço ou nos distrair da história principal, amei isso e muito fácil lia 2 a 3 capítulos numa só sentada.

Este é o primeiro livro de literatura japonesa e do Haruki Murakami que leio, acredito que comecei com o pé direito.

Debora411 14/01/2024

"Death exists, not as the opposite but as a part of life"
Livro maravilhoso e comovente, Murakami escreve cenas absolutamente lindas e constrói personagens complexos e interessantes. O personagem principal passa por uma trajetoria tão triste e há vários momentos sombrios onde você se pega lendo deseperadamente esperando um momento em que ele vai ficar bem. Apesar do enredo não incomum, o livro foge de todos os clichês e você aprende quase tanto quanto o personagem principal com o seu sofrimento. Esse foi com certeza o meu primeiro livro de muitos deste autor.

Gabi 11/01/2024

Sobre o fim
Primeiramente, o livro tem uma dinâmica espetacular de leitura, n sei dizer pq mas da pra notar a essência de ser um clássico japonês. O desenrolar da história é ótimo, vc sente vontade de mais e mais só q esse fim, parece q o autor quis se desprender totalmente do q poderíamos pensar q fosse a mente de toru e quis surpreender, n sei, meio estranho

Matheus.Konrad 21/06/2022

Que livro bom, pra ter uma ideia, nem percebi quando terminei ele, terminei e fiquei "tá é isso? Quero mais. Muito mais."

MaPetrini 22/03/2022

Surpreendente
Sempre acho que os livros do Murakami tem algo em comum. Não sei dizer exatamente o que, mas tá sempre lá, esse ar de familiaridade. Mas esse me surpreendeu. Recomendo pra quem gosta de Murakami. ?

Lud 23/06/2021

murakami vá com calma
muito triste o cara tava querendo me matar de depressão apareceu aqui em casa e tudo
Lud 23/06/2021minha estante
não sei como apaga resenha fiz isso só pra testar, nem terminei o livro mas minha opinião segue a mesma!

Roberta 16/06/2021

Amei
Leitura rápida e fluida, os personagens são incríveis, é fácil se apegar por todos. Muito bem escrito, já tô encantada com Haruki.

Ananda 27/05/2013

Esse livro é bem diferente dos outros, uma vez que o realismo fantástico característico do autor não está presente nessa narrativa. A história é sobre Toru, que rememora acontecimentos da sua juventude. Seu melhor amigo Kizuki se suicida quando eles estavam no ensino médio e ele Naoko, a namorada de Kizuki, se reecontram na faculdade e se aproximam numa tentativa de superar o que aconteceu. Naoko entra num processo de isolamento por não conseguir suportar as pressões da vida adulta. Enquanto isso, Toru se abre para novas experiências e conhece uma garota bastante independente e dona de si chamada Midori. Por enquanto é isso. A narrativa é única, belíssima e envolvente como só Murakami consegue ser :)
Sabrina 11/02/2014minha estante
Ananda, Acabei de ler Norwegian Wood, não pude deixar de me apaixonar por Murakami mais uma vez. Procurei essa obra como uma alternativa para conhecer um pouco mais sobre o autor, buscar uma outra opinião depois de ter lido 1q84... A impressão que tive é que os temas são recorrentes, Murakami gosta da solidão, da melancolia e dos gatos, de personagens lacônicos e de ligações telefônicas misteriosas. Parace sempre contar uma mesma história com personagens diferentes em busca de redenção... Foi inevitável não ver na clínica psiquiátrica Sakigake e em Naoko Fukaeri, por exemplo... Talvez seja só teoria da conspiração. O livro é lindo, sem falar na referência à música.