Norwegian Wood

Norwegian Wood Haruki Murakami

Resenhas - Norwegian Wood

Narel 19/02/2021

this bird has flown
resolvi ler esse livro puramente baseado no fato de que fui uma pré-adolescente fã dos Beatles, e não me arrependi da decisão. o livro é uma narrativa da vida de Toru Watanabe, e embora seja fictícia, parece uma memória autobiográfica do autor. em alguns momentos quis que a narrativa partisse de outro personagem, mas não porque achei a escrita cansativa e sim porque os personagens são tão bem explorados que em vários momentos a sensação que temos é de que na verdade você pegou o diário do seu amigo pra ler enquanto ele estava no banheiro, então ler sobre todas essas pessoas e o que elas pensam e sentem no mais fundo do seu âmago te faz querer saber mais e mais sobre elas. é um livro sensível e delicado, mas que possui um ritmo próprio.

Ananda 27/05/2013

Esse livro é bem diferente dos outros, uma vez que o realismo fantástico característico do autor não está presente nessa narrativa. A história é sobre Toru, que rememora acontecimentos da sua juventude. Seu melhor amigo Kizuki se suicida quando eles estavam no ensino médio e ele Naoko, a namorada de Kizuki, se reecontram na faculdade e se aproximam numa tentativa de superar o que aconteceu. Naoko entra num processo de isolamento por não conseguir suportar as pressões da vida adulta. Enquanto isso, Toru se abre para novas experiências e conhece uma garota bastante independente e dona de si chamada Midori. Por enquanto é isso. A narrativa é única, belíssima e envolvente como só Murakami consegue ser :)
Sabrina 11/02/2014minha estante
Ananda, Acabei de ler Norwegian Wood, não pude deixar de me apaixonar por Murakami mais uma vez. Procurei essa obra como uma alternativa para conhecer um pouco mais sobre o autor, buscar uma outra opinião depois de ter lido 1q84... A impressão que tive é que os temas são recorrentes, Murakami gosta da solidão, da melancolia e dos gatos, de personagens lacônicos e de ligações telefônicas misteriosas. Parace sempre contar uma mesma história com personagens diferentes em busca de redenção... Foi inevitável não ver na clínica psiquiátrica Sakigake e em Naoko Fukaeri, por exemplo... Talvez seja só teoria da conspiração. O livro é lindo, sem falar na referência à música.